“Carranca”: com coprodução de Josyara, Andrezza Santos libera segunda parte do disco EUTRÓPICA

EP explora estilos como o samba de coco e a ciranda

 

Carranca é o amuleto de boa sorte e proteção típico dos barcos que navegam o Rio São Francisco e, dada a força do símbolo na cultura local, Andrezza Santos escolheu para o título da segunda parte de seu novo álbum este nome que diz muito sobre a vivência baiana e pernambucana, os mitos, os rituais e crenças.

 

Em “Carranca”, conjunto de quatro faixas que a cantora apresenta agora, a vida no interior é o tema central, a cidade de Juazeiro como cenário, banhada pelo Velho Chico, com seu “tempo dilatado”, diferente da capital São Paulo, onde nasceu Andrezza e para quem ela dedicou a primeira parte de EUTRÓPICA, “Sapopemba”, que simulava a toada caótica das grandes cidades.

 

“Carranca” é o oposto. O clima relaxante é influenciado pelas paisagens do Vale do São Francisco e trazem um colorido extra que inspira as harmonias abertas, coros cheios e timbres mais brilhantes na guitarra, que é “pra dar um calor” no trabalho.

 

Já na abertura, “Eu vou, você vem?”, Andrezza convida Josyara, juazeirense renomada, para dividir uma neo psicodelia com o samba de coco. O convite à Josyara se estende também para a coprodução musical de “Carranca”, feita de maneira online e um verdadeiro exercício de criatividade para ambas.

 

Josyara comenta que foi um processo muito diferente para ela, que compôs a partir do fluxo de ideias de uma outra pessoa: “Acho que conseguimos, a partir de um lugar de que não nos conhecíamos, não tínhamos intimidade, nos aprofundar nas nossas vivências, que são parecidas. Fiquei muito contente e surpresa com o pouco tempo que tivemos para desenvolver algo que fale sobre a gente e que, musicalmente, na questão de arranjo, passasse essa ideia de um lugar que é esse ponto de encontro, o Rio São Francisco, o ponto de saída e o ponto de chegada, lugar de contemplação, lugar de onde se navega para todos os cantos. Eu que saí de Juazeiro e agora moro em São Paulo, e Andrezza, que fez o caminho inverso, saiu do Sudeste para Juazeiro, foi interessante que a gente conseguiu falar de um movimento tão importante para nossas vidas, que revolucionou em vários âmbitos nossas carreiras, e traduzir isso em canções”.

 

A partir do ponto de vista de Andrezza, a parceria vem para abrilhantar seu trabalho e reforçar Juazeiro como pólo musical, de onde já emergiram nomes como João Gilberto, Ivete Sangalo e Luiz Galvão (Novos Baianos). “Desde meu primeiro encontro com o trabalho de Josyara, quando estávamos na mesma line-up do festival Umbuzada Sonora (2017/Juazeiro), fiquei impressionada com a grandeza daquela mulher que ocupou o palco apenas com voz e violão, aquilo me inspirou e acompanho de perto tudo que ela faz desde então. Em uma conversa com o produtor Geraldo Júnior, percebi que temos histórias que se entrelaçam, apesar de serem inversas. Ela foi buscar minha terra natal, São Paulo, e eu, a dela. É por isso que cantamos nesta música: ‘O ponto de partida é o ponto de chegada’; é este o ponto que nos conecta. Minha intenção com EUTRÓPICA é justamente este! CONECTAR. Conectar profissionais de estados diferentes, conectar histórias e conectar experiências. Tê-la como parceira de composição foi muito produtivo, foram dias de trabalho de muita leveza, ideias, sons e escuta. Logo, fico muito feliz e agradecida por toda a generosidade da parte dela e também a de Iago Guimarães (produtor musical), que, através da tecnologia, tornou viável esta troca”.

 

 

Nas faixas seguintes, “Carranca” tem desde flertes com o xote em “O Aquário e O Caranguejo”, uma balada romântica-surrealista que ganha volume com várias camadas vocais, até a lullaby “Revoada” (canção exclusiva do espetáculo “Revoada”, do coletivo de bailarinos TRIPPÉ, da região do Vale). Em “Ciranda Feminina”, como já entrega o título, deixa aflorar a grande influência da música pernambucana, combinando a rítmica da ciranda com sequenciadores, guitarra, arranjo de metais e uma levada de axé music.

 

Com “Carranca”, EUTRÓPICA vai ganhando forma e mostrando seus desdobramentos: o movimento urbano que se torna calma interiorana que deságua no mar, tema da próxima e última parte do disco.

 

O projeto EUTRÓPICA tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

 

EUTRÓPICA: Carranca já está disponível: https://tratore.ffm.to/carranca

 

Ficha técnica:

 

Produção artística e executiva: Rouxinol Produções Musicais

Produção musical: Iago Guimarães

Coprodução musical: Andrezza Santos

Coprodução e participação especial na faixa “Eu vou, você vem?”: Josyara

Baixo: Marcelo Vidal

Teclado: Soneca Martins

Samplers/sintetizadores: Iago Guimarães

Guitarra: Andrezza Santos e Iago Guimarães

Guitarra e violão na faixa “Eu vou, você vem?”: Josyara

Bateria: Fernando Nunes

Mixagem e masterização: Iago Guimarães

Concepção artística e design gráfico: Dandara Almeida e Bruno Biano

Materiais gráficos digitais: Vitória Oliveira

Marketing digital: Carter Music

 

EUTRÓPICA: Sapopemba está disponível em: https://tratore.ffm.to/sapopemba 

 

Clipes de “Sapopemba”:

 

A Gente Ia Longe

Vagão Vazio

 

 

Siga Andrezza Santos: Instagram | YouTube | Spotify | Facebook

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: www.supernova.mus.br –  Comunicação e produção cultural

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 18/12, é aniversário do cantor e compositor Alejandro Sanz @alejandrosanz que completa 57 anos.

#alejandrosanz #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 18/12, é aniversário da cantora e compositora Billie Eilish @billieeilish que completa 24 anos.

#billieeilish #happybirthday
Hoje, 18/12, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Papas da Língua @papasdalinguareuniao Serginho Moah @serginhomoahoficial que completa 61 anos.

#serginhomoah #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 18/12, é aniversário do guitarrista Keith Richards @officialkeef da banda The Rolling Stones @therollingstones que completa 82 anos.

#keithrichards #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 17/12, é aniversário do ex-baixista da banda R.E.M, Mike Mills que completa 67 anos.

#mikemills #rem #happybirthday
Hoje, 17/12, é aniversário do cantor e compositor Paul Rodgers @paulrodgersofficial que completa 76 anos.

Foi vocalista das bandas Bad Company e Free.

#paulrodgers #happybirthday
#boomerangmusic
Hoje, 14/12, é aniversário do baixista e compositor Cliff Williams @cliffwilliams_official ex-integrante da banda AC/DC @acdc 

#cliffwilliams #acdc #happybirthday
Em 14/12/1979, há exatamente 46 anos atrás era lançado o terceiro álbum de estúdio da banda The Clash @the_clash "London Calling".

The Clash

Joe Strummer – vocais, backing vocals, guitarra rítmica, piano
Mick Jones – guitarra solo, piano, harmónica, backing vocals
Paul Simonon – baixo, backing vocals, vocal em "The Guns of Brixton"
Topper Headon – bateria, percussão

Músicos adicionais

Mick Gallagher – órgão
The Irish Horns – metais

Tracklist 

1. London Calling
2. Brand New Cadillac
3. Jimmy Jazz
4. Hateful
5. Rudie Can’t Fail
6. Spanish Bombs
7. The Right Profile
8. Lost In The Supermarket
9. Clampdown
10. The Guns Of Brixton
11. Wrong ‘Em Boyo
12. Death Or Glory
13. Koka Kola
14. The Card Cheat
15. Lover’s Rock
16. Four Horsemen
17. I’m Not Down
18. Revolution Rock
19. Train In Vain

#theclash #londoncalling #boomerangmusic