Camaleão é o título do novo álbum de Leo Quintella, que chega hoje às plataformas de música.

Álbum completo apresenta várias facetas do cantor, compositor e instrumentista. Lançamento será com show presencial no Blue Note em São Paulo, dia 20 de outubro

 

Ouça o single: https://orcd.co/camaleao

 

Assista ao vídeo de Camaleão : https://youtu.be/tGPlr0H96U8

 

Por Chris Fuscaldo, jornalista e biógrafa

 

Chamam de “camaleão” aquele que circula por diversos meios e se adapta a todo tipo de situação. Algumas linhas da Psicologia reconhecem essa capacidade como uma maturidade do ser humano. A metáfora veste como uma luva o trabalho do cantor, compositor e multi-instrumentista paulistano Leo Quintella, que chegou no mercado profissional mostrando que sua música é diversa e transmite o equilíbrio de seu autor. Ele já lançou os singles Jangada (ijexá repaginado), Slowmotion Cameraman (folk moderno) e a releitura de Meu Sangue Ferve por Você (mistura house e disco music), nessa ordem, e agora chega às plataformas digitais com as outras faixas de Camaleão. O álbum é o resultado das múltiplas influências desse artista que é moderno e retrô ao mesmo tempo, ouve de tudo e transforma todas as experiências em melodia boa e letra inteligente.

 

“Minhas músicas trazem as percepções que tenho. Minha composição é uma busca incessante por encontrar a mim mesmo”, avisa ele.

 

Além de nome do álbum, Camaleão é também a quarta faixa e representa a versatilidade de Leo Quintella para a composição e para a vida: “Me desculpa se eu mudo de cor / Troco o meu sentido, troco o meu amor / É que eu sou tipo um camaleão / Que corre sem juízo numa direção”, canta ele sobre uma melodia simples – mas que pega o ouvinte – ao estilo Paul McCartney, um de seus ídolos. Não é sempre assim que acontece, mas Camaleão parece ter sido psicografada e, de tão natural, resume a história de Leo Quintella: “Eu me escondi demais na vida e agora eu vou me achar”, canta ele em um outro trecho.

 

A música apareceu em sua vida na adolescência, quando descobriu os Beatles e ganhou uma guitarra de um dos irmãos. Na faculdade, reconheceu seu próprio valor quando sua primeira canção viralizou: depois que compôs Menina, trazida agora para o disco, Leo Quintella passou a gostar de administrar sua própria criatividade – por sinal, muito elogiada pelo cantor Sidney Magal depois do lançamento do clipe de Meu Sangue Ferve por Você. “Esse reconhecimento, em 2014, fez com que eu me sentisse renascendo. O hábito de compor ao violão passou a fazer parte da minha vida”, conta Leo, que adorou a nova roupagem de Menina, dançante e charmosa, inspirada em Gilberto Gil e produzida por Juliano Cortuah no NAVE 33 Studio.

 

Assim como Bob Dylan, Beatles, Rolling Stones, David Bowie e The Doors, Gil e outros ícones da música brasileira são forte inspiração do artista. Seu trabalho dialoga também com nomes contemporâneos, como Tim Bernardes, Gilsons e Silva. O violão brasileiríssimo poderia contrastar com as roupas de inverno que Leo adora usar, mas ele não tem preconceitos: ouve (e compõe) rock, funk, country, samba e o que vier. O timbre vocal de Leo Quintella, assim como a “retro modernidade” que sua imagem apresenta, é o que faz suas faixas dialogarem entre si e seu trabalho ter uma unidade.

 

A facilidade para a composição é fruto de uma capacidade de criação que ele carrega desde a infância, quando ainda montava grandes negócios com caixas de sapato e brincava de idealizar logomarcas, personagens e até diálogos. “Eu sempre fui criativo. Gostava de contar histórias, de desenhar”, lembra Leo, que herdou do avô o gosto pelo jazz, da mãe a bossa nova e a MPB, do pai a música clássica e dos irmãos o rock. Prédios de Papel, nona faixa do álbum, vem com a herança de quem também aprendeu em casa a pensar no outro: “Um amigo trabalhou no projeto Um Teto para o Meu País, que construía casas populares para sem tetos. Ele ia pintar e eu ia junto, levando comida, violão… Meu pai era envolvido com questões do meio ambiente, e eu trabalhei com ele. Essa música é sobre tudo isso”.

 

Eu Vi Você Mudar de Cor já traz a perspectiva de Leo Quintella sobre religiosidade: “O céu que trouxe à tona as novidades / que fazem essa gente evoluir”, canta ele. Já Ritmo é uma bela e envolvente canção de amor composta para uma namorada e inspirada nos anos de vai e vens. Qualquer Coisa Boa também é sobre o amor, e o título já diz tudo. Festa encerra o álbum em ritmo dançante, misturando rock, soul e MPB. A faixa foi resgatada do repertório de shows de Leo por ser a mais pedida quando ele está nos palcos. Foi composta em uma escaleta e conecta o músico de hoje ao artista de antes, em formação.

 

Camaleão é uma boa analogia ao próprio Leo Quintella, que não segue um estilo único, tem várias influências, passeia por vários gêneros musicais, adora ler biografias (Nelson Motta, Zuza Homem de Mello e Ruy Castro estão entre seus favoritos) e mistura tudo isso de forma criativa e original.

 

 

 

 

 

 

Com informações: Assessoria Biscoito Fino – Coringa Comunicação

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Hoje, 18/12, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Papas da Língua @papasdalinguareuniao Serginho Moah @serginhomoahoficial que completa 61 anos.

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Em 14/12/1979, há exatamente 46 anos atrás era lançado o terceiro álbum de estúdio da banda The Clash @the_clash "London Calling".

The Clash

Joe Strummer – vocais, backing vocals, guitarra rítmica, piano
Mick Jones – guitarra solo, piano, harmónica, backing vocals
Paul Simonon – baixo, backing vocals, vocal em "The Guns of Brixton"
Topper Headon – bateria, percussão

Músicos adicionais

Mick Gallagher – órgão
The Irish Horns – metais

Tracklist 

1. London Calling
2. Brand New Cadillac
3. Jimmy Jazz
4. Hateful
5. Rudie Can’t Fail
6. Spanish Bombs
7. The Right Profile
8. Lost In The Supermarket
9. Clampdown
10. The Guns Of Brixton
11. Wrong ‘Em Boyo
12. Death Or Glory
13. Koka Kola
14. The Card Cheat
15. Lover’s Rock
16. Four Horsemen
17. I’m Not Down
18. Revolution Rock
19. Train In Vain

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Hoje, 12/12, é aniversário da cantora e compositora Dionne Warwick @therealdionnew que completa 85 anos.

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