“DOCE CARNAVAL”: Novo projeto da cantora e compositora ALEXIA BOMTEMPO revisita canções carnavalescas

O primeiro single do álbum, “Banho de Cheiro”, com a participação de Roberta Sá, será lançado em todas as plataformas de streaming nesta sexta-feira (29/4), via LAB 344 e Ropeadope

 

Ouça ou baixe aqui: https://lab344.lnk.to/banhodecheiro

 

Spotify: https://lab344.lnk.to/banhodecheiro/spotify

 

Deezer: https://lab344.lnk.to/banhodecheiro/deezer

 

Apple Music: https://lab344.lnk.to/banhodecheiro/applemusic

 

Alexia Bomtempo é reconhecida por sua voz doce e por sua interpretação elegante em canções que transitam entre a bossa nova e o jazz. A cantora e compositora norte-americana foi criada no Brasil, onde teve sua formação cultural bastante influenciada pela música brasileira. Com mais de 12 anos de carreira, e há quase 10 anos morando em Nova York, Alexia se prepara para lançar seu novo projeto, o álbum “Doce Carnaval”, onde revisita canções carnavalescas com novos arranjos.

 

O primeiro single, “Banho de Cheiro” (Carlos Fernando), sucesso na voz de Elba Ramalho, ganhou uma versão bem suave na voz de Alexia e da cantora Roberta Sá, que participou da faixa com lançamento previsto nas plataformas digitais nesta sexta-feira (29/4). Amiga e parceira de longa data de Alexia Bomtempo, Roberta falou um pouco dessa parceria: “Estar ao lado de mulheres que admiro potencializa meu canto. Portanto, homenagear Elba Ramalho, esse furacão nordestino que abriu porta para tantas gerações de cantoras, ao lado da Alexia que é de uma voz doce, firme e encantadora, além de ser uma amiga muito querida, reforça que a união feminina traz força e coragem pra enfrentar os dias. ”, diz Roberta.

 

Uma das primeiras músicas a serem incluídas no disco, “Banho de Cheiro” foi gravada em Nova York e no Rio de Janeiro, no auge da pandemia. A produção de Alexandre Vaz e Jake Owen trouxe um formato mais sensível e feminino para a canção. “Eles fizeram uma desconstrução do arranjo original e acho que alcançamos um lugar de tanta delicadeza que a música se revelou de uma maneira completamente nova pra mim. Eu fico encantada quando isso acontece”, revela Alexia.

 

A ideia da colaboração surgiu quando Roberta Sá estava fazendo um show em Nova York e Alexia participou: “Cantamos juntas num show dela aqui em Nova York e o Alexandre Vaz (produtor), que também mora aqui, estava fazendo a direção musical. Então já tinha um ‘namoro colaborativo’ no ar. Essa música nos levou para um lugar de muito afeto, num momento de tanta angústia, preocupação e saudade”, conta Alexia.

 

A canção também ganhou um videoclipe, assinado pelos cineastas Cadu Fávero e Fabrício Tadeu, que será lançado em breve.

 

O álbum “Doce Carnaval” conta com outras participações especiais e terá nove faixas no repertório com a produção de Alexandre Vaz, que já assinou trabalhos de artistas como Marcelo D2, Lulu Santos e Fernanda Abreu, Jake Owen (Augustana, Stephen Barber e Mannarino), coprodução de Mauro Refosco (David Byrne, Red Hot Chilli Pepers, Atoms For Peace e Bebel Gilberto), mixagem de Scotty Hard (NY), Mario Caldato JR. (CA) e masterização de Michael Fossenkemper (NY). E ainda tem a força de vários nomes de excelência do cenário musical como Kassin, Philippe Powell, Jaques Morelenbaum, Alberto Continentino, Stéphane San Juan, Jorge Ailton, Milton Guedes, entre outros. O álbum será disponibilizado em junho no Brasil, pelo selo LAB 344, e terá lançamento mundial simultâneo em formato físico (CD e LP) através do prestigiado selo americano Ropeadope.

 

Mais sobre Alexia Bomtempo

 

Alexia Bomtempo

 

Filha de pai brasileiro e mãe americana, já lançou 4 álbuns de estúdio e teve seus trabalhos divulgados por veículos importantes, nacionais e internacionais, incluindo O Globo, Estado de São Paulo, G1, Washington Post, NPR, New York Times, DownBeat, KCRW, All Access Music e American Songwriter.

 

Cantora-compositora, Alexia já abriu shows de Rita Lee e Ney Matogrosso, e rodou o mundo em turnês, dividindo o palco com nomes como Caetano Veloso, Roberta Sá, Anat Cohen e Djavan. Fez residências no Japão, onde lança seus álbuns até hoje. Tem parcerias com nomes como Dadi Carvalho, Mauro Refosco, Alberto Continentino, Domenico Lancellotti e Jesse Harris, além de um projeto paralelo com o renomado pianista de jazz americano Orrin Evans.

 

Seu quarto e mais recente álbum de estúdio, Suspiro, traz convidados como Michael Leonhart (vencedor do Grammy e colaborador de Steely Dan, Mark Ronson). No elogiado I Just Happen to Be Here (2012), produzido por Dé Palmeira e Felipe Abreu, Alexia recriou canções que Caetano Veloso escreveu em inglês, entre 1969 e 1972 durante o exílio londrino. Alexia lançou também Astrolábio (2010) e Chasing Storms and Stars (2017).

 

Capa do single “Banho de Cheiro” – Alexia Bomtempo e Roberta Sá – crédito: Luan Lopez

 

Links para a artista:

 

Site: https://www.alexiabomtempo.com

Instagram: https://www.instagram.com/alexiabomtempo

Facebook: https://www.facebook.com/alexiabomtempomusic

YouTube: https://www.youtube.com/user/alexiabomtempomusic

 

“Banho de Cheiro” por Bernardo Canto

 

“’Banho de Cheiro’ é, ao mesmo tempo, didática e nostálgica. Afinal, que beabá é esse? Que, em plena pandemia, suou sem roçar, sangrou à distância e choveu sem curar a seca do sertão? Talvez, um dos maiores trunfos do primeiro single oficial de ‘Doce Carnaval’ seja, justamente, propor o resgate desse exercício lúdico de soletrar algo indizível sobre o Brasil — e sobre cada um de nós. No plano atemporal dos blocos de rua, desejos, fantasias e veias abertas, por onde histórias, saudades e amores se interconectam enroscadas em serpentinas, o ‘cheiro’ do título nada mais é que a vontade irracional de dar e receber carinho apesar das máscaras e da natureza efêmera dos sonhos que elas ostentam. ‘Banho de Cheiro’ exala fé e dor, magia e luta, é suave nos ouvidos, mas não se engane: a faixa revela grandes contradições da alma humana, nos deixando com uma espécie de torpor existencial, que vai aumentando a cada batida vigorosa no surdo ou toque despretensioso no tamborim. ”

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Luana Ribeiro – Assessoria de Imprensa e Comunicação

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 18/12, é aniversário do cantor e compositor Alejandro Sanz @alejandrosanz que completa 57 anos.

#alejandrosanz #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 18/12, é aniversário da cantora e compositora Billie Eilish @billieeilish que completa 24 anos.

#billieeilish #happybirthday
Hoje, 18/12, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Papas da Língua @papasdalinguareuniao Serginho Moah @serginhomoahoficial que completa 61 anos.

#serginhomoah #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 18/12, é aniversário do guitarrista Keith Richards @officialkeef da banda The Rolling Stones @therollingstones que completa 82 anos.

#keithrichards #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 17/12, é aniversário do ex-baixista da banda R.E.M, Mike Mills que completa 67 anos.

#mikemills #rem #happybirthday
Hoje, 17/12, é aniversário do cantor e compositor Paul Rodgers @paulrodgersofficial que completa 76 anos.

Foi vocalista das bandas Bad Company e Free.

#paulrodgers #happybirthday
#boomerangmusic
Hoje, 14/12, é aniversário do baixista e compositor Cliff Williams @cliffwilliams_official ex-integrante da banda AC/DC @acdc 

#cliffwilliams #acdc #happybirthday
Em 14/12/1979, há exatamente 46 anos atrás era lançado o terceiro álbum de estúdio da banda The Clash @the_clash "London Calling".

The Clash

Joe Strummer – vocais, backing vocals, guitarra rítmica, piano
Mick Jones – guitarra solo, piano, harmónica, backing vocals
Paul Simonon – baixo, backing vocals, vocal em "The Guns of Brixton"
Topper Headon – bateria, percussão

Músicos adicionais

Mick Gallagher – órgão
The Irish Horns – metais

Tracklist 

1. London Calling
2. Brand New Cadillac
3. Jimmy Jazz
4. Hateful
5. Rudie Can’t Fail
6. Spanish Bombs
7. The Right Profile
8. Lost In The Supermarket
9. Clampdown
10. The Guns Of Brixton
11. Wrong ‘Em Boyo
12. Death Or Glory
13. Koka Kola
14. The Card Cheat
15. Lover’s Rock
16. Four Horsemen
17. I’m Not Down
18. Revolution Rock
19. Train In Vain

#theclash #londoncalling #boomerangmusic