Vetinflix e Máquina de Louco lançam videoclipe do BaianaSystem gravado em Fortaleza
O filme de Catraca tem a co-direção dos realizadores Léo Suricate, Renata Monte e Mumutante.
Clipe: https://youtu.be/trkjbdPUCs8
Uma bandeira do Brasil preta, uma sucata de ônibus, palhaços, mascarados incendiários, muito fogo e diversas simbologias marcam a narrativa do mais novo clipe do grupo BaianaSystem, gravado em Fortaleza – uma parceria entre os selos Máquina de Louco, Vetinflix e a produtora cultural Peixe-Mulher. O grupo lançará o novo trabalho no próximo dia 12 de agosto, às 10h, no canal do Youtube.
O clipe, repleto de dança e humor cearense, conta a história de um passageiro de ônibus, vivido pelo multiartista Abu, e que em sua viagem acaba experimentando um psicotrópico. Em transe, ele se une a um grupo de revolucionários, dispostos a romper fronteiras e destruir um dos ícones da segregação: a catraca.
Dirigido pelos artistas Léo Suricate, Renata Monte e Mumutante, o clipe reuniu diversos nomes da periferia, de diferentes linguagens artísticas, como Maurício Batuta, Blecaute, Fluxo Marginal, Larissa Ribeiro, Princesinhas do Passinho, Jamaicano e Helen de Sá, além da Direção de Fotografia de Murilo da Paz.
A iniciativa da parceria partiu de Léo, co-criador da Vetinflix, ainda em 2021, quando se deu o início do processo. “A ideia inicial era que o Catraca fosse um clipe de dança, focava no corpo e no ritmo da música, mas à medida que outras pessoas se uniam ao projeto, ele ficava maior. Depois de nove meses e um lockdown, chegou Renata e Mumu pra tocar a direção comigo”, explica.
Para Renata, da Peixe-Mulher, o processo de realização do clipe quebrou com a lógica comum de produção audiovisual. “Grande parte da equipe teve sua estreia neste projeto. Houve uma troca muito potente entre quem estava aprendendo com a prática e profissionais com anos de mercado, onde os veteranos eram responsáveis pelo suporte e o protagonismo estava nas mãos dos estreantes. Foram cerca de 40 pessoas envolvidas no set”, analisa a diretora.
Por trás das câmeras, Luana Caiubi e Rafael Neves assinam a produção geral. O artista visual e designer Zé Filho desenvolveu a pesquisa, figurino e identidade. Os registros de todo o processo foram documentados pelos fotógrafos Jeny Sousa, Lucas Calisto, Tainá Cavalcante e os filmmakers Uirá Dantas e Felipe Pinto.
As máscaras do clipe são pontos altos do projeto, com forte influência do afrofuturismo. Feitas a partir de materiais recicláveis, como relógios, placas de computador e fitas de rádio, as “cabeças” foram criadas e produzidas pela figurinista cearense Cris Rodrigues.
Parte do clipe foi gravada em uma garagem de ônibus, em meio às carcaças dos veículos, outra parte filmada no conjunto habitacional José Euclides, no bairro Jangurussu, com o auxílio e os olhares curiosos dos moradores do local, especialmente das crianças da comunidade.
Essa não é a primeira parceria entre o BaianaSystem e a Vetinflix. Em 2020, Léo protagonizou o clipe de Cabeça de Papel, do remix com Tropkillaz, em conjunto com a página de humor Suricate Seboso e o selo Máquina de Louco.
A música Catraca faz parte do disco OXEAXEEXU, resultado de uma experiência realizada em 2020, dividida em três atos – Navio Pirata, Recital Instrumental e América do Sol – e que agora forma um álbum de 21 faixas.
FICHA TÉCNICA
Roteiro e concepção: Léo Suricate, Renata Monte, Mumutante e Zé Filho
Colaboração de roteiro: Filipe Cartaxo, Russo Passapusso, Luana Caiubi e Rafael Neves
Direção: Léo Suricate, Renata Monte e Mumutante
Assistente de Direção: Luana Caiubi
Elenco: Batuta, Abu, Mumutante e Léo Suricate
Bailarinos: Larissa Ribeiro, Jamaicano, Georgia Pinheiro, Thays Martins e Ruivinha
Produção Executiva: Rafael Neves
Coordenação de produção: Luana Caiubi
Produtor de Set: Cris Rodrigues, Íris Rebecca e Jeny Sousa
Direção de Fotografia: Murilo da Paz
Assistente de Câmera: Dudu Barbosa
Assistência de fotografia: Luandell Lucena
Direção de Arte: Zé Filho e Cris Rodrigues
Figurino: Zé Filho
Maquiagem: Princesinhas de Favela, Helén de Sá e Lavínia Vieira
Máscaras: Cris Rodrigues
Fotógrafas de Still: Jeny Sousa, Tainá Cavalcante e Lucas Calisto
Making of: Uirá Dantas e Felipe Pinto
Montagem e finalização: Murilo da Paz e Uirá Dantas
Equipamentos de câmera e luz: Cine Boutique
Intervenções: Fluxo Marginal
Color Grading: Pedro Antino
Intervenções do ônibus: Blecaute
Equipe elétrica e maquinaria: Eliezo Silva, Luiz Ribeiro e Tata Jean Tubarão
Motion: Jonathas Alpoim
Brigada de incêndio: Rilmar Saneyberg e Alex Almeida
Assessoria de imprensa: Bebel Prates e Renata Monte
Teasers: Uirá Dantas e Rafael Neves
Marcas apoiadoras: Cervejaria Capitosa, Delivery Menu, Take a Juice, Vai Terminar em Pizza e Terra Vista Filmes
Agradecimentos: Mulher Barbada, Marcelo Monte, Max Filho, Francisco Santiago, Sérgio Farias, Dudu Suricate, Érico Praça, Camila Monteiro, Cecília Sernache, Lohana Schalken, Paulo Vasconcelos, Aluísio, C.T.A.S. Anti Sinistro, Cidade Nova Transportes e moradores do Residencial José Euclides.
CATRACA (Russo Passapusso / SekoBass / Tonho Matéria / Ubiratan Marques)
Sample: Buzu – Banda Fuzuê
Voz – Russo Passapusso
Participação especial – Tonho Matéria
Baixo, programação de beat e synths – SekoBass
Cavaquinho – Pretinho da Serra
Percussão – Ícaro Sá e Japa System
Teclados – Ubiratan Marques
Gravado nos estúdios Ilha dos Sapos e Casa das Máquinas
Mixado por Daniel Ganjaman
Masterizado por Fernando Sanches
Produzido por Daniel Ganjaman
Com informações: Bebel Prates Assessoria de Comunicação