Tori antecipa álbum em single “Descese”, com participação de Bruno Berle

Canção é a faixa-título de álbum produzido por Bem Gil, Bruno di Lullo e Domenico Lancellotti

 

 Tori celebra o terreno, o mundano e o profano em seu primeiro lançamento solo em cinco anos. A musicista e cantora sergipana Vitória Nogueira, que circula na cena independente nacional com projetos elogiados como a banda Ipásia, agora prepara seu primeiro álbum completo como Tori. “Descese” ganha produção de três nomes de peso da música brasileira – Bem Gil, Bruno di Lullo e Domenico Lancellotti – e tem, no primeiro single, a participação especial de Bruno Berle. A faixa-título já está disponível para streaming, via PWR Records.

 

Ouça “Descese”: https://links.altafonte.com/descese 

 

Enquanto “ascese” é um termo amplamente difundido para dar sentido à ascensão, ao crescimento espiritual e transcendência rumo ao etéreo, “descese” vai no caminho inverso, em busca da imanência, de descender, comungar com a matéria. “Descese / Cada vez mais gente / Um degrau abaixo do mundo / É quente”, canta Tori.

 

O termo, embora não dicionarizado, é utilizado pela crítica literária e psicóloga brasileira Yudith Rosenbaum para se referir às epifanias vividas pelas personagens de Clarice Lispector.

 

“O sentido da palavra no processo de G.H [personagem de ‘A paixão segundo G.H’, de Clarice Lispector] seria mesmo de uma busca para dentro da realidade […] a partir da imanência, uma ascese para baixo, para o terreno onde está a barata. O divino, talvez, não seja encontrado no alto, mas na passagem pelo que rejeitamos, pelo abjeto, pelo arcaico. Afinal, todos descendemos da matéria bruta e ela está por perto!”, resumiu a própria Yudith em uma troca de emails com Tori.

 

A canção inaugura um novo momento em uma trajetória já elogiada. Tori lançou um EP solo, “Akoya”, em 2016, além de dois álbuns à frente da banda Ipásia – “Ignatia,” (2019) e “Voragem” (2021), ambos também pela PWR Records. Agora, a artista se debruça sobre suas referências que gravitam em torno da MPB.

 

Para apresentar essa nova fase, em “Descese” Tori toca violão e divide os vocais com Bruno Berle, artista alagoano que acabou de lançar seu álbum “No Reino dos Afetos” pela Far Out Recordings. Na bateria e percussão, Domenico Lancellotti; no baixo, Bruno di Lullo e na guitarra Bem Gil. Já o arranjo dos metais ficou a cargo de Aquiles de Moraes, que toca trompete ao lado de seu irmão Everson de Moraes, trombonista.

 

O lançamento abre os caminhos para o álbum “Descese”, a ser lançado ainda este ano pela PWR Records. Enquanto isso, é possível ouvir o primeiro single nas principais plataformas.

 

Ficha técnica

 

composição: tori

arranjo de metais – aquiles de moraes

baixo – bruno di lullo

bateria e percussão – domenico lancellotti

guitarra – bem gil

trompete – aquiles de moraes

trombone – everson de moraes

violão – tori

voz – bruno berle e tori

produção: bem gil, bruno di lullo e domenico lancellotti

 

gravações entre agosto de 2021 e janeiro de 2022 no RockIt, por Estevão Casé e Fabiano França (baixo, violão, percussões e voz principal de Tori); Palco, por Leo Shogun (voz de Bruno Berle e guitarra); Orí, por João Mário (backing vocals); Roma 49, por Bernardo Barata (bateria) e homestudios de Everson de Moraes (trombone) e Aquiles de Moraes (trompete).

 

mixado por Estevão Casé e masterizado por Fabiano França

 

capa do single: fotografia de Elisa Maciel e direção de arte de Clara Acioli

 

Letra

 

Maneira de sentir

O artífice

Reserva do que é gente

Manutenção do ver em tudo

A criação pungente

 

Descese

Cada vez mais gente

Um degrau abaixo do mundo

É quente

 

Desdobrar-me de mim

Deslocar-me de mim

Desdobrar-me de mim

Deslocar-me de mim

 

Maneira de sentir

O artífice

Contorno frágil e rente

No inferno da matéria ele se diz

Criar o inexistente

 

Descese

Cada vez mais gente

Um degrau abaixo do mundo

É quente

 

Desdobrar-me de mim

Deslocar-me de mim

Desdobrar-me de mim

 

Rumo a tudo o que não

Me vê

Rumo a tudo o que não

Me vê

 

Acompanhe Tori:

https://www.instagram.com/torimusica/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: BUILD UP MEDIA

#SIGA NO INSTAGRAM
Em 30/09/1978, há exatamente 48 anos atrás era lançado o álbum de estreia do cantor e compositor Gary Moore “Back On The Streets”.

Integrantes:

Gary Moore (vocals, guitars, bass, mandolin, accordion)
Phil Lynott (vocals, guitars, bass)
Don Airey (keys)
John Mole (bass)
Simon Phillips, Brian Downey (drums)

Track list:

	1.	Back On The Streets
	2.	Don’t Believe A Word
	3.	Fanatical Fascists
	4.	Flight Of The Snow Moose
	5.	Hurricane
	6.	Song For Donna
	7.	What Would You Rather Bee Or A Wasp
	8.	Parisienne Walkways

#garymoore #backonthestreets #phillynott #donairey #simonphillips briandowney johnmole
Em 30/09/1985, há exatamente 41 anos atrás era lançado o 3° álbum de estúdio do cantor e compositor Stevie Ray Vaughan @stevierayvaughanofficial e sua banda Double Trouble "Soul To Soul".

Double Trouble

Stevie Ray Vaughan – guitar, vocals, drums on "Empty Arms"
Tommy Shannon – bass, vocals on "Say What!"
Chris "Whipper" Layton – drums, vocals on "Say What!"
Reese Wynans – keyboards, vocals on "Say What!"
Additional personnel
Joe Sublett – saxophone on "Lookin' Out the Window" and "Look at Little Sister"

Tracklist:

1. Say What! 
2. Lookin' Out The Window 
3. Look At Little Sister 
4. Ain't Gone 'n' Give Up On Love 
5. Gone Home 
6. Change It 
7. You'll Be Mine 
8. Empty Arms 
9. Come On (Part III) 
10. Life Without You

#soultosoul #Boomerangmusic #stevierayvaughan
Em 30/09/1988, há exatamente 38 anos atrás era lançado nos cinemas dos Estados Unidos o filme Heartbreak Hotel, em português Uma Noite com o Rei do Rock.

Filme brilhante dirigido por Chris Columbus @chriscolumbus 

Estrelado por David Keith, Charlie Schatter e grande elenco.

#Heartbreakhotel #umanoitecomoreidorock #Boomerangmusic
Hoje, 30/09, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Detonautas @detonautas Tico Santa Cruz @ticostacruz que completa 49 anos.

#ticosantacruz #boomerangmusic
Em 30/09/1982, há exatamente 44 anos atrás era lançado o 6° álbum de estúdio do cantor e compositor Bruce Springsteen @springsteen "Nebraska".

Bruce Springsteen e banda

Track List: 

1.	Nebraska
2.	Atlantic City
3.	Mansion on the Hill
4.	Johnny 99
5.	Highway Patrolman
6.	State Trooper
7.	Used Cars
8.	Open All Night
9.	My Father’s House
10.	Reason to Believe

#brucespringsteen #nebraska #Boomerangmusic
Em 30/09/1988, há exatamente 38 anos atrás era lançado nos cinemas dos Estados Unidos o filme Elvira, Mistress Of The Dark, em português Elvira a Rainha das Trevas.

Dirigido por James Signorelli

Estrelado por Cassandra Peterson e grande elenco.

#Elvira #Boomerangmusic
Em 30/09/1991, há exatamente 35 anos era lançado o 5° álbum de estúdio da banda IRA! "Os Meninos da Rua Paulo".

Produzido por Pena Schmidt e Geraldo D’Arbilly
Integrantes:

Nasi: voz
Edgard Scandurra: guitarra e backing vocal
Ricardo Gaspa: baixo
André Jung: bateria

Tracklist:

1. Rua Paulo (Edgard Scandurra)
2. Imagens de Você (Pictures Of A Matchstick Men) (Francis Ross / Versão: Edgard Scandurra / Nasi)
3. Amor Impossível (Edgard Scandurra)
4. O Tolo dos Tolos (Edgard Scandurra)
5. O Ladrão Era Eu (Edgard Scandurra)
6. A Etiópia e os Meus Problemas (Edgard Scandurra)
7. Você Ainda Pode Sonhar (Lucy In The Sky With Diamonds) (Lennon / McCartney / Versão: Raulzito)
8. Um Dia Como Hoje (Edgard Scandurra)
9. Prisão das Ruas (Edgard Scandurra)
10. Cavalos Selvagens (Edgard Scandurra)
11. Não Matarás (Edgard Scandurra)
12. Os Meninos da Rua Paulo (Edgard Scandurra / Nasi / Ricardo Gaspa / André Jung)

#ira #osmeninosdaruapaulo #boomerangmusic
Em 30/09/1991, há exatamente 35 anos atrás era lançado o 4° álbum de estúdio da banda Simply Red @simplyredofficial "Stars".

Integrantes:

Mick Hucknall - vocal
Heitor T. P. - guitarra
Fritz McIntyre - teclado e vocal
Tim Kellett - teclado e trompete
Ian Kirkham - sax
Gota - bateria
Shaun Ward - baixo

Faixas:

Something Got Me Started 4:00
Stars 4:08
Thrill Me 5:36
Your Mirror 3:59
She s Got It Bad 3:45
For Your Babies 4:15
Model 3:52
How Could I Fall 4:45
Freedom 3:52
Wonderland 3:49

#simplyred #boomerangmusic #stars