Anka Brasil lança novo álbum “Amor Sem Fronteiras”

Unindo a música regional gaúcha com o rock’n’roll, albúm novo promete traduzir corações com uma sonoridade que alterna o folk com pegadas mais elétricas

 

Em “Amor Sem Fronteiras” deixo claro após me apresentar com “Noite Fria” quem é Anka Brasil.  Trago comigo a essência do cheiro da terra, das coisas simples da vida – talvez por isto minha inspiração seja a simplicidade do amor – pois não pensamos quando sentimos, ele te toma inteiro e pronto, não adianta fingir. Mas ao pegar a estrada e percorrer os quilômetros que unem o campo a cidade, como se entrasse em um túnel, sou influenciado pelo som das noites roqueiras de Porto Alegre”, declarou Anka para o Boomerang Music.

 

O título “Amor sem Fronteiras” não deixa dúvidas sobre qual é o elemento de Anka Brasil: o cantor e compositor fala dos sentimentos e dores, das alegrias e tristezas, dos encontros e infortúnios dos amantes. Mas o nome do seu segundo disco indica também outra característica da trajetória desse intérprete de voz grave e poderosa: se a poesia de Anka tem como destino único o coração, sua música percorre muitos caminhos até chegar ao fundo do peito.

 

Desde o final dos anos 1980 emprestando seu registro de baixo-barítono para releituras de temas de ícones como Beatles, Stones, Creedence e, especialmente, Elvis Presley, o vocalista estreou seu trabalho autoral solo em “Noite Fria”. No álbum lançado em 2021, essas influências do rock pop internacional conjugavam-se com referências da música regional sulista como Cesar Passarinho, Leopoldo Rassier e João Chagas Leite – compositores e cantores de vozes igualmente marcantes. Em “Amor sem Fronteiras”, Anka amadurece esse projeto artístico em 11 baladas cuja sonoridade evoca estilos das mais variadas origens – traçando uma espécie de viagem musical que vai do Sul ao Norte das Américas.

 

Responsável pela sonoridade semiacústica de “Noite Fria”, o multi-instrumentista Veco Marques responde de novo pela produção em “Amor sem Fronteiras”, destacando outra vez a presença de violões, guitarras, teclados e acordeões na instrumentação das músicas. A jornada romântica se inicia com o folk rock de apelo radiofônico “Incerteza” e segue com a canção despudoradamente popular “Amor Proibido” – tema que chama para a pista de dança e flerta com gêneros latino-americanos como a guarânia, o bolero e a rancheira. A bússola volta a apontar para a América do Norte no country estradeiro “Vai Querer de Novo”, que desliza conduzido pelos acordes estendidos da guitarra slide de Veco.

 

“Mi Pecho de Acero”, com sua letra em espanhol e guitarra de timbre semelhante ao do mexicano Carlos Santana, propõe uma curiosa mistura bailante de bolero com milonga. Já “Luz de Neon” volta a namorar com o pop rock, unindo guitarras melodiosas com o acordeão e ecoando a banda norte-americana R.E.M. –acrescentando ainda ao molho multicultural o toque do violão flamenco. O rock sessentista, porta de entrada de Anka Brasil na carreira de intérprete, é a pegada de “Champagne e Caviar” e “No Vazio que Me Cabe” – esta última remetendo saudosamente às canções do beatle George Harrison.

 

A empolgante “Bate Asa o Coração” é outra prova do ecletismo do álbum, casando o chamamé gaúcho-argentino com o rasqueado pantaneiro e celebrando as pontes culturais nos versos “A saudade é traiçoeira, no Goiás ou na fronteira / Do Uruguai ao meu sertão, todos têm uma paixão”. Depois da balada pop derramada “Ilusão” – outro tema feito sob medida para tocar no rádio e no coração –, Anka interpreta a única composição que não é de sua autoria no disco: a clássica “Medo da Chuva”, de Paulo Coelho e Raul Seixas, em uma versão que enfatiza o espírito de rock rural desse hit do “maluco beleza”. “Amor sem Fronteiras” se encerra em tom maior com mais uma balada, “Ninguém É Sozinho”, tema folk rock com direito a órgão de música gospel ao fundo e letra inspiradora: “Não conte dinheiro, conte as estrelas / (…) / Encontre o caminho, ninguém é sozinho / Se acreditar”.

 

Andarilho das paixões, Anka Brasil convida o ouvinte a embarcar em seu “Amor sem Fronteiras” e passear pelas várias trilhas do romantismo sem pressa – como ele mesmo canta em “Incerteza”: “Não quero andar ligeiro / Quero ser mais um passageiro / Desta estação”.

 

Ficha Técnica

 

Artista: Anka Brasil

Gênero: Vocais/easy listening

Gravadora: Ímã Records

Produção Musical: Veco Marques

Letras do novo álbum: http://ankabrasil.com.br/

 

Créditos release: Roger Lerina – Jornalista Cultural

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Luana Dourado – Márcia Stival Assessoria

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 18/12, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Papas da Língua @papasdalinguareuniao Serginho Moah @serginhomoahoficial que completa 61 anos.

#serginhomoah #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 18/12, é aniversário do guitarrista Keith Richards @officialkeef da banda The Rolling Stones @therollingstones que completa 82 anos.

#keithrichards #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 17/12, é aniversário do ex-baixista da banda R.E.M, Mike Mills que completa 67 anos.

#mikemills #rem #happybirthday
Hoje, 17/12, é aniversário do cantor e compositor Paul Rodgers @paulrodgersofficial que completa 76 anos.

Foi vocalista das bandas Bad Company e Free.

#paulrodgers #happybirthday
#boomerangmusic
Hoje, 14/12, é aniversário do baixista e compositor Cliff Williams @cliffwilliams_official ex-integrante da banda AC/DC @acdc 

#cliffwilliams #acdc #happybirthday
Em 14/12/1979, há exatamente 46 anos atrás era lançado o terceiro álbum de estúdio da banda The Clash @the_clash "London Calling".

The Clash

Joe Strummer – vocais, backing vocals, guitarra rítmica, piano
Mick Jones – guitarra solo, piano, harmónica, backing vocals
Paul Simonon – baixo, backing vocals, vocal em "The Guns of Brixton"
Topper Headon – bateria, percussão

Músicos adicionais

Mick Gallagher – órgão
The Irish Horns – metais

Tracklist 

1. London Calling
2. Brand New Cadillac
3. Jimmy Jazz
4. Hateful
5. Rudie Can’t Fail
6. Spanish Bombs
7. The Right Profile
8. Lost In The Supermarket
9. Clampdown
10. The Guns Of Brixton
11. Wrong ‘Em Boyo
12. Death Or Glory
13. Koka Kola
14. The Card Cheat
15. Lover’s Rock
16. Four Horsemen
17. I’m Not Down
18. Revolution Rock
19. Train In Vain

#theclash #londoncalling #boomerangmusic
Hoje, 12/12, é aniversário da cantora e compositora Dionne Warwick @therealdionnew que completa 85 anos.

#dionnewarwick #happybirthday
Hoje, 12/12, é aniversário do ex guitarrista da banda Kiss @kissonline Bruce Kulick @bruce.kulick que completa 72 anos.

#kiss #brucekulick #happybirthday