Rio Montreux Jazz 2022 – apresentação única de Toquinho e Yamandu Costa

A celebração marca a consolidação do sucesso do Rio Montreux Jazz Festival

 

Em 2019, o Rio de Janeiro foi palco de um dos mais icônicos eventos musicais do mundo. Pela primeira vez o Montreux Jazz Festival, criado em 1967 na Suíça, teve uma edição completa na América Latina. Foram 3 palcos no Píer Mauá e 5 palcos gratuitos em diferentes bairros da cidade, com mais de 25 shows de grandes nomes da música brasileira e internacional.

 

Em 2020, quando o mundo “parou” e eventos passaram para as plataformas digitais, o Rio Montreux Jazz Festival seguiu seu compromisso de realizar shows com grandes nomes da música e encontros inéditos para o público brasileiro — que foram transmitidos online. Entre esses shows, o primeiro encontro de dois ícones da música instrumental – Toquinho e Yamandu Costa. Se o mundo parecia parado, a cultura e a arte estavam mais vivas do que nunca e a gravação desse dueto resultou no álbum “Bachianinha: Toquinho e Yamandu Costa Live at Rio Montreux Jazz Festival”, grande vencedor do Latin Grammy na categoria “Melhor Álbum de Música Instrumental”.

 

No dia 03 de dezembro de 2022, Montreux e Rio de Janeiro entram em sintonia novamente e respiram juntas a harmonia da música com a realização do Rio Montreux Jazz, em uma edição CELEBRAÇÃO. Um dia inteiro para reverenciar as manifestações musicais, começando com agenda de apresentações gratuitas no quiosque Tropik, na altura do posto 6 da Praia de Copacabana, com apresentações de novos artistas da música brasileira.

 

No fim da tarde, a programação chega ao Fairmont Rio de Janeiro Copacabana com apresentação do Duo Gisbranco na área da piscina. Formado pelo duo de pianistas Claudia Castelo Branco e Bianca Gismonti, filha do renomado Egberto Gismonti, o Duo Gisbranco interpreta músicas de Moacir Santos, Chico César, Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal e Astor Piazzolla, além de composições próprias.

 

À noite, acontece o encontro de Toquinho e Yamandu Costa, pela primeira vez aberto ao público. Uma ode à música brasileira. O show único terá a abertura do Amaro Freitas Trio. Amaro Freitas é pianista e compositor e uma das grandes revelações do jazz brasileiro contemporâneo. Tornou-se conhecido internacionalmente ao se apresentar no Rio Montreux Jazz Festival em 2019 sendo convidados para a Montreux Jazz Festival Academy, na Suíça, que mostra uma clara conexão da marca, de fazer este intercâmbio cultural pelo mundo. Depois disso, conquistou espaço na mídia internacional especializada tornando-se um dos maiores instrumentistas de jazz da nova geração. A apresentação será na Sala Rio de Janeiro, no próprio Fairmont.

 

Os ingressos serão vendidos no site a partir do dia 21 de outubro.

 

O Rio Montreux Jazz Festival Celebration que acontece em 2022 será uma consolidação da marca no Brasil. Um dia inteiro de música, cultura e jazz que chega com a força de uma CELEBRAÇÃO. Esse momento representa muito para todos nós. Trazer o festival de Montreux para o Rio de Janeiro foi meu grande sonho, realizado em 2019 com o apoio de grandes profissionais. Não podíamos deixar essa chama apagar e hoje voltamos aos palcos mais fortes e com muita esperança no futuro. Trazer para os palcos e para as pessoas esse show tem um significado muito importante — a música sempre encontrará um caminho e um formato de chegar ao público”, diz o idealizador do Rio Montreux Jazz Festival, Marco Mazzola.

 

Hoje, o CEO do Montreux Jazz Festival, Mathieu Jaton, tem o prazer de compartilhar esta jornada musical no Brasil: “O Montreux Jazz Festival sempre teve uma relação muito especial com músicos brasileiros e é uma honra para nós podermos reunir mais uma vez muitos artistas talentosos no Rio. A edição de 2019 foi um grande sucesso e, desde então, a equipe conseguiu manter esse ímpeto vivo com ideias criativas em tempos conturbados. Sem a paixão e dedicação deles, a premiação de Toquinho e Yamandu Costa no Grammy Latino não teria sido possível. Obrigado novamente ao meu querido amigo Marco Mazzola e toda sua equipe MZA Music!”

 

Bachianinha — Latin Grammy 2021

 

O álbum “Bachianinha: Toquinho e Yamandu Costa Live at Rio Montreux Jazz Festival” foi lançado em maio de 2021 e é composto por 10 canções, incluindo canções próprias, além de novas versões de clássicos de Luiz Gonzaga, Dorival Caymmi, Vinicius de Moraes, Baden Powell entre outros renomados compositores brasileiros.
A gravação do show foi durante a última edição do Rio Montreux Jazz Festival, quando as apresentações foram transmitidas online. Toquinho, que levou suas referências da bossa nova e MPB, e Yamandu Costa, que tocou estilos diversos no violão de sete cordas, proporcionaram um dos momentos mais icônicos do violão no Brasil, com muitos improvisos e experimentações sonoras.

 

Sobre o Montreux Jazz Festival

 

Criado em 1967, o Festival acontece na cidade suíça de Montreux, com 25 mil habitantes, vista para os Alpes e às margens do lago Leman. Por ano, recebe cerca de 250 mil pessoas para acompanhar os shows e programações culturais que acontecem durante as duas semanas de festa.

 

Nos seus mais de 50 anos de história, o Montreux Jazz Festival se diversificou e passou a incorporar novos ritmos, gêneros e linguagens artísticas. Em seus palcos se apresentaram grandes nomes da música mundial como: Nina Simone, Ray Charles, Miles Davis, Adele, Stevie Wonder, Prince, Pharrell Williams, David Bowie, Phil Collins, entre outros.

 

Em 1978, aconteceu a primeira participação de artistas brasileiros no Montreux Jazz Festival, graças ao incentivo do produtor musical Marco Mazzola, que intermediou essa aproximação com Claude Nobs, idealizador do Festival. O primeiro nome da música nacional a se apresentar em Montreux foi Gilberto Gil, que tocou em uma noite brasileira, que ainda teve nomes como a banda A Cor do Som e Silvinho. Desde então, a participação de ícones da música brasileira no Festival se tornou constante. O público assistiu shows memoráveis de Elis Regina, Hermeto Pascoal, Chico Buarque, Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Milton Nascimento, Gal Costa e outros nomes da música nacional.

 

Sobre a MZA Music

 

A MZA Music é uma das principais gravadoras e produtoras de conteúdo artístico no Brasil. Há mais de 20 anos no mercado, já lançou projetos premiados dos maiores artistas da música como: Sepultura, Capital Inicial, Skank, Cássia Eller, CPM22, Martinho da Vila, Zeca Baleiro e Jota Quest. É responsável por grandes eventos da música nacional, como a DMX Brasil (Digital Music Experience), evento que acontece anualmente responsável por trazer conteúdo musical e cultura.

 

O CEO da empresa, Marco Mazzola, é considerado um dos produtores musicais mais renomados do país e responsável por sucessos de artistas nacionais como Milton Nascimento, Elis Regina, Raul Seixas, Gilberto Gil, Djavan, Ney Matogrosso, Ivete Sangalo, além de internacionais como Paul Simon.

 

SERVIÇO

 

Dia 03 de dezembro – 21h

Toquinho e Yamandu Costa

Sala Rio de Janeiro – Fairmont Rio de Janeiro Copacabana – Av Atlântica 4240

 

Ingressos no site do Rio Montreux Jazz Festival – a partir do dia 21 de outubro
Dia 03 de dezembro – 19h

 

Apresentação do Duo Gisbranco, formado pelo duo de pianistas Claudia Castelo Branco e Bianca Gismonti, na área da piscina do Fairmont Rio de Janeiro Copacanana – Av Atlântica 4240

 

Para reservas – eventos@fairmontrio.com ou pelo telefone 21.2525-1232
Dia 03 de dezembro – das 14hs às 18hs

 

Apresentações de novos artistas da música brasileira

Quiosque Tropik, na altura do posto 6 da Praia de Copacabana

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Assessoria de Comunicação FleishmanHillard

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje (09/07), é aniversário do brilhante ator e produtor Tom Hanks @tomhanks que completa 68 anos.

#tomhanks #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (09/07), é aniversário do cantor e compositor Jack White @officialjackwhite que completa 49 anos.

Fundador das bandas The White Stripes e The Raconteurs

#jackwhite #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (09/07), é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Siimple Minds @simplemindsmusic Mr. Jim Kerr @jim_kerr_official_  que completa 65 anos.

#jimkerr #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (09/07), é aniversário do apresentador e ex-baterista das bandas Titãs e IRA!, Charles Gavin @charles_gavin que completa 64 anos.

#charlesgavin #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (30/06), é aniversário do cantor e compositor Phil Anselmo que completa 56 anos.

Vocalista da banda Pantera @panteraofficial

#philanselmo #happybirthday #Pantera #boomerangmusic
Hoje (30/06), é aniversário do guitarrista, compositor e escritor Tony Bellotto @tonybellottooficial dos Titãs @titasoficial que completa 64 anos.

#titas #boomerangmusic #happybirthday
Hoje (29/06), é aniversário do cantor e compositor Colin Hay @colinhay da banda Men At Work @menatwork que completa 71 anos.

#colinhay #boomerangmusic #happybirthday
Hoje (29/06), é aniversário do guitarrista, compositor de trilhas e integrante da Legião Urbana Dado Villa-Lobos @dadovillalobos que completa 59 anos.

#dadovillalobos #happybirthday #boomerangmusic