Sesc Santo Amaro traz destaques da música instrumental em abril
Além do Projeto Música ao Cair da Tarde, estão programados shows do Retirante Cósmico e do Fruto de Macombé; todos os shows têm entrada gratuita
Abril chega no Sesc Santo Amaro embalado por uma mistura de ritmos brasileiros, além de muita música instrumental. Todas as apresentações têm entrada gratuita.
Já no começo do mês, o Fruto de Macombé, encabeçado pela atriz e cantora Tâmara David, mostra ao público o som de poesia, candombes, cocos, pontos de terreiro e samba. 6/4, sábado, às 17h. Diretamente das ruas de São Paulo, Retirante Cósmico propõe um passeio através de sua guitarra psicodélica, interpretando de músicas autorais a clássicos da MPB, além do repertório de guitarradas, forró, lambadas e mais uma porção de outros ritmos brasileiros. 27/4, sábado, às 17h.
Com uma proposta que valoriza a música instrumental brasileira, o Sesc Santo Amaro promove o tradicional projeto Música ao Cair da Tarde, evento realizado sempre às sextas-feiras, às 19h, na área de Convivência da Unidade. No mês de abril se apresentam: Vaisy Alencar Trio (5/4), Regional Violão Brejeiro (12/4), Akshara – Percussão Cósmica (19/4) e Stephanie Borgani e Luis Chamis (27/4).
Mais informações sobre as atrações:
Vaisy Alencar Trio – Música ao Cair da Tarde
Sexta, 05/4, 19h. Livre. Convivência. Grátis – sem retirada de ingressos.
A clarinetista começou sua trajetória musical aos 12 anos de idade, sempre transitando entre o erudito e o popular. Se formou na Escola do Auditório Ibirapuera e graduou-se no Instituto de Artes da UNESP. Depois de alguns anos tocando em grupos de diversas formações e repertórios, ela passou a focar na música brasileira. Primeiro o Duas, duo de música brasileira e agora com o “Ponto de Partida”, projeto que traz um repertório que perpassa por diferentes ritmos da música brasileira, experimentando arranjos próprios que homenageia nomes como Guinga, Pixinguinha, Radamés Gnatalli, Dominguinhos, entre outros. O trio é formado pela clarinetista Vaisy Alencar, pelo baixista Fernando Brandt e pela baterista Carol Calê.
Fruto de Macombé
Sábado, 06/4, 17h. Livre. Praça Coberta. Grátis – sem retirada de ingressos.
Encabeçado pela atriz e cantora Tâmara David, o grupo traz o encontro de músicos que bebem e se inspiram na música afrodiaspórica, como sembas, poesia, candombes, cocos, pontos de terreiro e o bom e velho samba de cada dia. No repertório estão canções de autores como Clementina de Jesus, Aurinha do Côco, Luedji Luna, Carlinhos Brown, Martinho da Vila, João Nogueira, Jackson do Pandeiro e compositoras como Jacke Severina e Célia Santos.
Regional Violão Brejeiro – Música ao Cair da Tarde
Sexta, 12/4, 19h. Livre. Convivência. Grátis – sem retirada de ingressos.
Para enaltecer o violão solista brasileiro, João Pellegrini formou um regional (formado por dois violões, cavaco e pandeiro) para destacar a sonoridade, o vocabulário e o sotaque do instrumento quando tocado em uma roda de choro. No setlist estão composições originais de violonistas de diferentes épocas, incluindo grandes nomes que contribuíram para a projeção internacional do instrumento, tais como João Pernambuco, Dilermando Reis, Garoto, Raphael Rabello, Yamandu Costa, Marco Pereira. Com João Pellegrini e Matheus Caitano (violão 7 cordas), Emerson Bernardes (cavaco) e Fernando Miranda (pandeiro e percussão).
Akshara – Percussão Cósmica – Música ao Cair da Tarde
Sexta, 19/4, 19h. Livre. Convivência. Grátis – sem retirada de ingressos.
Levando a percussão a um patamar que vai além do acompanhamento rítmico de canções, o Akshara traz uma singular atmosfera de timbres não convencionais, interações artísticas surpreendentes e uma riqueza de sons, ritmos e movimentos que encantam o público por onde passa. O Akshara trabalha as diversas facetas do universo percussivo, desde as melódicas e paisagens sonoras, até os ritmos e timbres das mais diversas culturas, criando assim uma linguagem inovadora e uma experiência sinestésica com elementos trazidos tanto da “world percussion”, quanto do soundscape e do sound healing (terapia do som). Com Fábio Bergamini e Marcus Simon (percussão).
Stephanie Borgani e Luis Chamis – Música ao Cair da Tarde
Sexta, 26/4, 19h. Livre. Convivência. Grátis – sem retirada de ingressos.
O duo, formado pela Stephanie (compositora, pianista e cantora instrumental) e pelo Luis (compositor e pianista), está lançando seus recentes discos “Respiro, vol. 1” e “Respiro, vol. 2”. Esse repertório foi tocado em versão expandida no Instrumental Sesc Brasil e abre caminhos para a diversidade na música instrumental, na medida em que o Luis foi o primeiro transmasculino band leader a se apresentar no projeto.
Retirante Cósmico
Sábado, 27/4, 17h. Livre. Praça Coberta. Grátis – sem retirada de ingressos.
O projeto do músico Rafa Moraes – que saiu de Maceió para São Paulo – mistura influências de jazz, guitarrada, rock psicodélico, lambada etc. Neste show estão, além das músicas de seu primeiro disco (lançado em 2017), clássicos da MPB, além do repertório de guitarradas, forró, lambadas e mais uma porção de outros ritmos brasileiros.
Sesc Santo Amaro
Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro, São Paulo (SP)
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h30 | Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h30.
Como Chegar de Transporte Público: 300m a pé da Estação Largo Treze (metrô), 900m a pé da Estação Santo Amaro (CPTM), 350m a pé do Terminal Santo Amaro (ônibus)
Acessibilidade: A praça dá acesso a todos os andares (subsolo | térreo | 1º pav. | 2º pav.) do prédio e aos espaços de atividades por meio de dois elevadores. A Unidade possui banheiros e vestiários adaptados para pessoas com mobilidade reduzida, espaço reservado no Teatro e conta com seis vagas especiais no estacionamento.
Com informações: Assessoria de imprensa Sesc Santo Amaro