Acessibilidade e inclusão marcam clipe “A gente ia longe”, de Andrezza Santos

Cantora estreia primeira música do novo disco, Eutrópica

 

 Preparando o lançamento do álbum Eutrópica, Andrezza Santos apresenta o clipe de “A gente ia longe”, definido por ela como “uma fusão do tango, bossa nova, rock pop samplers de elementos percussivos de música indiana”. A improvável combinação adianta o clima de Eutrópica: uma viagem pela geografia e pelos estilos musicais que percorrem o Brasil e o mundo, relacionando os sons e ruídos das grandes capitais com o bucólico dos interiores, pontuado por paralelos entre música latina e brasileira.

 

Visualmente inspirado nas películas com cores fortes e muitos contrastes de Pedro Almodóvar, o clipe guarda outras semelhanças com o trabalho do diretor espanhol, como as cenas passionais de um final de romance, interpretadas por Andrezza e pelo ator surdo Anderson Silva, que contracenam como se estivessem na grande tela.

 

A participação de Anderson colabora para o avanço das artes mais acessíveis e traz a inclusão como pauta de destaque. O vídeo tem tradução em libras e todo seu material de divulgação nas redes sociais segue as diretrizes da campanha nacional #pracegover, chegando também aos deficientes visuais.

 

Para Andrezza, que é professora (graduada em licenciatura em Música pelo Instituto Federal Sertão Pernambucano – Campus Petrolina), produzir esse clipe com proposta inclusiva é uma conquista para a cultura local – a cidade de Juazeiro e toda a região do Vale do São Francisco, norte da Bahia. “Esse videoclipe é um primeiro passo que estou fazendo para pensar minhas criações com mais acessibilidade comunicacional e colocando a comunidade surda como protagonista de minha música”, conta ela sobre uma questão fundamental do disco Eutrópica, que é trazer conscientização para que outros artistas também produzam considerando os públicos minoritários.

 

Eutrópica é uma trilogia e será lançada ao longo de 2021. A primeira parte do disco, composto por quatro faixas, tem lançamento marcado para 20 de maio. Adiantando o álbum, a cantora também está lançando uma série em vídeo em que revisita sua trajetória em quatro capítulos. A série pode ser acompanhada no YouTube e IGTV, e tem mais dois episódios a serem liberados às quintas-feiras, 6 e 13 de maio.

 

O videoclipe “A gente ia longe” foi contemplado pelo edital “Usinas Culturais” e tem apoio financeiro do município de Juazeiro, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

 

“A gente ia longe” está disponível em https://youtu.be/ctTju0hMrBM

 

Ficha técnica do videoclipe:

 

Direção: Adriano Alves e Pablo Luan

Foto: Adriano Alves

Produção: Pipa Produções

Captação das imagens: Tássio Tavares

Edição: Paulo César

Ator: Anderson Silva

Atriz: Andrezza Santos

Maquiagem: Alzyr Brasileiro

Figurino: Fexô Brechó

Intérprete de libras: Rejane Silva

Agradecimentos: Pollyanna Mattana e Julia Gondim

 

Ficha técnica da música:

 

Composição: Andrezza Santos e Sibelle Fonseca

Produção musical, mixagem e masterização: Iago Guimarães

Coprodução musical: Andrezza Santos

Teclados: Soneca Martins

Baixo elétrico: Ana Karina Sebastião

Guitarra e violão: Dego Leal

Bateria: Fernando Nunes

 

Siga Andrezza Santos: Instagram | YouTube | Spotify | Facebook

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Supernova – www.supernova.mus.br   – Comunicação e produção cultural