ÀIYÉ inicia turnê europeia com shows, discotecagens e residências artísticas

Artista prepara lançamentos para os próximos meses

 

A instrumentista, artista sonora e performer Larissa Conforto abre os caminhos de 2022. Ela se prepara para pegar a estrada em sua primeira turnê européia com seu aclamado projeto solo ÀIYÉ. A carioca fará shows, discotecagens e residências artísticas entre maio e agosto com datas confirmadas em Portugal, Espanha e Dinamarca e ainda outras a serem anunciadas em um total de sete países. A tour servirá para explorar novas facetas artísticas em seu espírito inquieto e testar as novas sonoridades que ÀIYÉ tem trabalhado.

 

Confira o trabalho da artista: https://myurls.co/aiyemusic

 

“Essa turnê está abrindo os caminhos de algo que eu percebo como uma nova fase da ÀIYÉ e no fundo só reforça mais a própria essência do projeto. Cada vez mais vou me dando conta do quanto a minha própria trajetória artística habita uma encruzilhada, no sentido mais simples e no mais divino da palavra! É uma reflexão não só do meu trabalho como musicista, produtora musical e artista sonora, como performer, pesquisadora, DJ… mas também na minha vida pessoal, nos olhares para religiosidade e ancestralidade. Sinto que me encontro nos entres, me firmo nesses cruzamentos, e me permito ser mais leve, mais eu”, reflete a artista.

 

Formada em Produção Fonográfica, Larissa atuou como produtora artística em discos de Gilberto Gil, Chico Buarque, Moraes Moreira e Alceu Valença, e produz musicalmente diversos nomes da cena indie brasileira, tendo co-produzido o disco “De Lua”, de LAZULI (Ju Strassacapa); produzido “Ascensão”, primeiro single da Romã (Roberta Ditz, da Canto Cego) e composto a trilha “Não Foi Minha Culpa”, para a Disney, com Natália Carrera e direção musical de Flavia Tygel.

 

Premiada na categoria Melhor Instrumentista do Prêmio RIFF e indicada na mesma categoria ao WME Awards, Larissa integra a banda de Paulinho Moska e já acompanhou Marcelo Yuka, Tiê, a francesa Laure Briard, entre outros. Com sua antiga banda Ventre, lançou dois álbuns cultuados e esteve presente no lineup de diversos festivais como Lollapalooza, Popload, Bananada e Coquetel Molotov, entre outros.

 

Mas foi como ÀIYÉ que ela se reinventou. O nome vem do plano terrestre da mitologia iorubá e a artista usa esse projeto para uma ponte entre o material e o imaterial, o sagrado e o profano, o transcendental e o futurista.

 

“A ÀIYÉ funciona pra mim como um espaço interno de transbordamento e autoconhecimento, mesmo. Lugar de reconhecer o que me guia, da onde eu vim e por onde eu vou”, conta ela.

 

Após uma série de experimentações performáticas que incluíram uma camada de happening e instalações sonoras para o trabalho da artista, ela gravou seu álbum de estreia solo entre turnês e estradas entre Rio, São Paulo, Lisboa e Paris. Intitulado “Gratitrevas” (Balaclava Records) e lançado no conturbado ano de 2020, o disco reúne espiritualidade, ritmos de resistência e experimentação eletrônica em um universo solitário e urgente. O resultado conquistou público e crítica, marcando presença na lista de melhores lançamentos musicais da APCA.

 

ÀIYÉ esteve presente em grandes festivais e eventos online, como Bananada BR (GO), Um Quarto (Lisboa), SIM São Paulo, Feira Noise (BA), Até O Tucupi (AM), Levada (RJ), Manaflor (RO), Miragem (PB), Balaclava Digital (SP), Elas na Catraca (SP) e Locomotiva (SP).

 

Agora com show e o disco amadurecido, Larissa prepara seus novos lançamentos refletindo uma artista que tem plena consciência de si mesma.

 

“Sinto que esse trabalho novo traz um momento em que estou me sincerando em mim mesma, simplificando as palavras, me achegando para mais perto de uma Larissa que talvez tenha ficado escondida atrás da necessidade de ser levada a sério, ou de ser respeitada. Acho que estou conhecendo uma versão de mim que brinca, que ri mais do que briga, que se vê refletida nas entidades e forças da natureza, não só na grandeza e na beleza, mas na simpleza de só aceitar como as coisas são”, reflete a artista, que recentemente iniciou o projeto Barra, ao lado de Saskia e Desirée Marantes.

 

Com uma série de singles de diversos projetos e participações especiais previstos para 2022, a turnê se inicia no dia 11/05, em Lisboa.

 

Datas confirmadas da turnê:

11.05 – Lisboa – DJ Set @ VALSA 

14.05 – Aveiro (PT) ACÚSTICO HERAS.  

14.05 – Aveiro (PT) _ ÀIYÉ & Throes + The Shine @ GrETUA  

20.05  –  Santiago de Compostela (ES) _ ÀIYÉ + Néboa @ Riquela 

21.05  – Esposende (PT) _ÀIYÉ  + Sús @ Atlantic Sessions 

22.05 – Cambados (ES)  ÀIYÉ  + Sús @ Krazzy Kray 

25.05 – Lisboa  (PT) _ ÀIYÉ @ Maus Hábitos *

26.05 – Porto (PT) _ÀIYÉ + Sús @ Maus Hábitos 

15.06 – Copenhagen (DK) _Encontro/ensaio Aberto ao Público – Parte do projeto ENTRETELA

17.06 – Copenhagen (DK) _ENTRETELA (Residency Performance) @ ALICE 

 

Siga ÀIYÉ:

 

https://www.instagram.com/aiyemusic/

https://www.aiyemusic.com/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: BUILD UP MEDIA