Alceu Valença lança nova versão de “La Belle de Jour” com a cantora francesa Zaz
Ouça aqui: https://alceuvalenca.lnk.to/Zaz_LaBelleDeJourPR
Assista o webclipe aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Lurh6bzT5u4
Inspirada no filme clássico de Luis Buñuel, a “La Belle de Jour” de Alceu Valença ganha versão em francês, no dueto bilíngue de Alceu com a cantora francesa Zaz.
O que um consagrado artista brasileiro tem em comum com uma das maiores estrelas contemporâneas da música francesa? Além da admiração que um nutre pela obra do outro, o cinema francês e a praia de Boa Viagem são os pontos de convergência que unem Alceu Valença e Isabelle Geffroy, a Zaz, em dueto no novo single “La Belle de Jour (mon bel amoureux)”, versão bilíngue de um dos maiores sucessos do cantor e compositor pernambucano.
Foi a própria Zaz quem escreveu os versos franceses para a canção de Alceu, que conduz a musa existencialista da Nouvelle Vague pelas ensolaradas tardes de domingo azul no Recife – ou um “après-midi merveilleux d’un dimanche bleu”, na adaptação livre criada pela cantora francesa. “O Brasil sempre terá um lugar especial no meu coração. E eu fiquei muito lisonjeada quando Alceu Valença me convidou para colaborar em sua canção mais mítica. Coloquei minhas palavras e meu coração, deixando-me guiar pela magia e pela atmosfera do seu “hino”. Não vejo a hora de nos encontrarmos no palco, no Brasil, e sei que isso acontecerá em alguns meses”, comentou Zaz.
Alceu conta que conheceu Zaz pelo Youtube. “Fiquei encantado pela maneira com que ela cantava uma de suas canções nas ruas de Paris. Desde então, fiquei pensando o quanto gostaria de fazer um dueto com ela. A ideia se tornou realidade quando enviamos La Belle de Jour para ela e ela própria verteu os versos para o francês, de uma maneira personalíssima. Zaz é uma artista verdadeira, entrega-se inteiramente às canções que interpreta. É como se ‘La Belle de Jour’ tivesse sido feita para ela”, elogia Alceu, que convive com a capital francesa desde 1979, período em que passou na cidade uma temporada determinante para os rumos que sua carreira tomaria a seguir. A partir desta interação em urbes paralelas – Recife e Paris – surgiu a “La Belle de Jour” original, concebida em 1991.
“La Belle de Jour (mon bel amoureux)” é um lançamento da gravadora Deck.
Com informações: Piky – Mariana Candeias