Alvenaria Espaço Cultural apresenta último mês do Projeto Musicaria
Espaço em Perdizes destaca as apresentações de Álefe Passarin, Helena Pappini, Selma Fernands, Laís Gomes e Fla Mingo
O projeto Musicaria Visibilidade chega ao seu último mês e agora em outubro tem uma programação diversa com MPB, blues e glam rock. As apresentações se realizam no Alvenaria Espaço Cultural (Rua Turiassu, 799, Perdizes), com show sempre às 20h30. Com apoio da Lei Aldir Blanc foi possível oferecer nesta edição ajuda de custo no valor de R$ 400 para cada apresentação, fotos, vídeo ao vivo e assessoria de imprensa profissional. Além da apresentação no Alvenaria, todos os shows também acontecem no sistema pague quanto puder e toda a verba arrecada segue diretamente para a banda em questão.
No dia 2 de outubro, Álefe Passarin abre a sequência de shows, tocando o que ele chama de “música Agrestina pernambucana”. Recém chegade na capital paulistana, Álefe apresenta ao lado da flautista Clara Cury e da percussionista e cantora Siba Puri, o Projeto “Aqui Basta” que une poesia e música. Suas canções autorais evocam profundidade e escuta ativa da poesia que perpassa pássaros, sapos, jaqueiras e encantarias de sua terra.
Helena Papini tem uma longa trajetória na música nacional, já tocou nas bandas A Banca (com integrantes do Charlie Brown Jr.), Bula e, nos últimos 5 anos com a Francisco, El Hombre. No dia 9 de outubro, ela se apresenta no Alvenaria com o show de seu mais recente álbum solo “Tudo eu?”, que foi lançado em maio deste ano.
“Eu comecei a experimentar o que viria a ser o “Tudo eu?” na pandemia, durante um processo depressivo bem profundo que eu tava vivendo, como uma forma de me salvar mesmo. Só depois, quando tava quase terminando de gravar de fato as canções e entendendo que tinha na mão o meu primeiro álbum solo, que eu fui percebendo que nessa produção eu também tava apresentando pra um público que me conhece como baixista há mais de 20 anos, as minhas outras muitas facetas musicais: a faceta arranjadora e produtora musical, a guitarrista, a baterista, a cantora e pra mim uma das mais especiais: a compositora”, comenta a artista.
Para este show, ao invés de guitarras e muitas experimentações, ela faz um formato voz e violão, dando um ar mais intimista e mostrando como nasceram as canções de “Tudo Eu?”, álbum que também ganha este nome por ter Helena tocando muitos dos instrumentos e também trabalhando em várias funções. O rock aqui, dá lugar a canções sinceras e sobre seus últimos anos de vida.
Dia 16 de outubro, Selma Fernands sobe ao palco do Alvenaria ao lado de Daniel Conti. Conhecida por sua participação no programa Te Voice Brasil em 2015, a artista lançou seu primeiro disco em 2019, “Samba de Maria” (2019), álbum dedicado à sua irmã falecida em 2014, com canções que abordam temas como igualdade e a necessidade de menos sectarismo no amor, na política e na vida, que entrou para a lista Melhores Discos de 2019. Juntamente com Daniel Conti, Selma lançou mais três singles, que trazem uma nova sonoridade e apresenta essas e outras canções em seu show “Mangas Bufantes”. Em sua música destaca compositores mineiros, blues e jazz.
Laís Gomes é a atração do dia 23 de outubro, a cantora e compositora de Teresina (PI), é vencedora do concurso “Francis Hime quer conhecer novos letristas” (2020) tornando-se parceira deste consagrado compositor brasileiro. Em 2024, lançou o EP “Costurando a Sombra” com canções que toca em seu show homônimo. Dentre seus demais trabalhos lançados, destacam-se o álbum autoral “Tripas coração” (2019) e o álbum “Ô de fora, vamos entrar” (2023). Com forte interpretação, a artista navega pela MPB de artistas como Guinga, Quinteto Armorial e Novos Baianos.
E fechando a programação do mês, no dia 30 de outubro, o glam rock do Fla Mingo, faz a festa no Alvenaria. Conhecidos pela sua visceralidade no palco, o grupo é comandado pelo paraibano radicado em São Paulo Flaviano André. Além das maquiagens e dos paetês, apresentam músicas que tratam de um mundo doloroso, com esperanças perdidas, corações partidos e personagens suburbanos como travestis, prostitutas e demais figuras ignotas. Em 2022, o artista lançou em parceria com a Baratos Afins, “Esquina” primeiro álbum trazendo canções autorais e releituras da Star61, sua banda anterior com quem colecionou demos, EPs, videoclipes e participações em eventos de música independente como Festival Mada (RN), Festival Do Sol (RN), Abril Pro Rock (PE), Claro Que É Rock (SP), Virada Cultural (SP), entre outros.
Iniciado em 2018, juntamente com o Alvenaria Espaço Cultural, o projeto Musicaria segue firme e forte durante o decorrer do ano e já recebeu mais de 150 shows de nomes como Jéssica Areias, Dessa Brandão, André Abujamra, Joe Abujamra, Theo Werneck, Talita Avelino, Chico Salem, Felipe Antunes e muitos outros. Esta edição conta com o apoio do Governo Federal, do Governo do Estado de São Paulo, da Política Nacional Aldir Blanc, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e do Fomento CULTSP, dentro do projeto de Manutenção e Modernização de Espaços Culturais do #ProAC2024.
Para quem quiser conhecer todas as bandas do projeto, pode conferir a playlist no Spotify organizada por Bia Toledo Tati Bueno, as curadoras do projeto e sócias no Alvenaria.
Serviço:
Projeto Musicaria Visibilidade 2025
Local: Alvenaria Espaço Cultural (Rua Turiassu, 799, Perdizes)
Horário: A partir das 18h, com show sempre às 20h30
Ingressos: Pague quanto puder
Não recomendado para menores de 18 anos.
Outubro
Shows com:
02/10 – Álefe Passarin
09/10 – Helena Papini
16/10 – Selma Fernands e Daniel Conti
23/10 – Laís Gomes
30/10 – Fla Mingo
Com informações: Favorite Assessoria