
ANNÁ lança o EP “DEUSA”, inspirado no sincretismo cultural
Lançamento aborda a espiritualidade sincrética brasileira, construindo pontes entre as distintas manifestações da fé
Para escutar o EP: https://open.spotify.com/intl-pt/album/7iLCpVClNBDEHFLXYIbq9u
“Existirmos, a que será que se destina? De onde viemos? Para onde vamos? Nossa espécie homosapiens questiona e se angustia por não saber responder logicamente o sentido da nossa existência no planeta Terra. A espiritualidade é uma ferramenta que dá estrutura e um mínimo conforto no vazio dessas perguntas sem respostas certas.” (ANNÁ)
É no meio deste vazio sem respostas certas que a multiartista ANNÁ apresenta o seu novo EP “DEUSA”, primeiro ato do seu novo álbum “Deusa Diaba da Terra do Sol”. O disco será lançado em três atos, ao longo deste ano, e disponibilizado nas plataformas de streaming. O processo de criação do EP reflete as diversas experiências espirituais da artista em sua busca por explicações de mundo, e une elementos da religiosidade afro-brasileira, cristã, e, também, fundamentos da física quântica.
Dos terreiros, das igrejas, da lua cheia, da chama de uma vela, das galáxias e do universo, “DEUSA” constrói uma noção de sagrado que não coloca muros entre a sexualidade e a espiritualidade. Fruto de uma bem sucedida colaboração com os produtores Helô Ferreira, Rafa Castro, DU4ARTE e Allan Gaia Pio, ANNÁ solta o seu novo trabalho na pista. As faixas do EP são alegres e festivas, marcas características dos festejos populares. A inovação e mistura entre gêneros mostra a vitalidade e a qualidade musical desta paulista nascida e criada em Mococa.
Em cada faixa, a multiartista passeia pelas suas influências entre samples e arranjos modernos, fazendo uma combinação de elementos que vai dos primórdios baião e ijexá ao uso de sons contemporâneos como funk e piseiro. Um mix de passado e presente no decorrer das quatro músicas, totalmente diferente das abordagens anteriores da artista, onde fragmentava diversos ritmos sonoros dentro de uma mesma música, criando o que ela chama de “colagens musicais”. Neste novo trabalho, a cantora se permite a ficar mais tempo em cada ritmo, e este caldeirão de ritmos é apresentado por partes, como se cada canção fosse um mosaico de referências que no final reflete a riqueza e a diversidade da fé brasileira. Do tambor ao beat, “Deusa” explora todas essas possibilidades e reflete a sonoridade que ANNÁ vem desenvolvendo ao longo de sua trajetória: uma música que transita por diferentes expressões de fé, e que neste EP vem com muita força e legitimidade.
Sobre a artista:
A paulista Anná, natural de Mococa (SP), estreou com “Pesada”, EP que tratou de temas como gordofobia e brasilidade com influências do samba e do forró. Já em 2020, nasceu “Colar”, seu primeiro álbum solo, que fez florescer uma verdadeira explosão de ritmos, no que a artista chama de “música de colagem”, em que ela se desprende dos gêneros e linearidades, fluindo em levadas alternantes, passando numa mesma faixa por funk, tango, ijexá, reggae, rock e outros. No ano de 2022, foi a vez do “Brasileira”, disco que homenageia cada década da música nacional tendo o samba como fio condutor. Agora, a multiartista lança o seu EP “DEUSA”, primeiro Ato do álbum “Deusa Diaba da Terra do Sol”, trabalho que expressa a diversidade sincrética da espiritualidade brasileira contemporânea.
Ficha Técnica:
ATO 1 – DEUSA
1- DEUSÉ BRASILEIRA
composição: ANNÁ e Gabriel Muca
voz: ANNÁ e Dona Neide
arranjo: Helô Ferreira
Bateria: Matheus Marinho
Baixo: Beatriz Lima
Violão: Samuel Silva
Trompete: Reinaldo Izeppi
Trombone: Conrado Bruno
Rabeca: Filpo Ribeiro
Cavaco: Igor Nikolai
Coro: Ana Helena Zamarian e Helô Ferreira
Percussão: Pedro Américo
Mixagem: Thiago Babalu
Masterização: Thiago Babalu
Produção executiva: ANNÁ é Helô Ferreira
Direção Musical: Helô Ferreira e Anná
2 – BOM ASTRAL
composição: ANNÁ e Sarah Roston
produção musical: Rafa Castro
Mixagem: Thiago Babalu
Masterização: Thiago Babalu
Produção Executiva: Anná e Helô Ferreira
Direção Musical: Helô Ferreira e Anná
3 – PIPA AVOADA
composição: Márcio Espírito Santo
produção musical: DU4RTE
trombone: Conrado Bruno
Mixagem: DU4RTE
Masterização: Thiago Babalu
Produção Executiva: Anná e Helô Ferreira
Direção Musical: Helô Ferreira e Anná
4 – TODO MUNDO TÁ OK
Composição: ANNÁ e Sarah Roston
Produção musical / programações: Allan Gaia Pio
Direção artística
Voz: ANNÁ Voz: Sarah Roston
Sanfona: Pablo Moura
Baixo: Geraldine Ruiz Cavaquinho
Bandolim: Caio Cury Mix
Master: Malka Julieta
Com informações: Titita Dornelas – News Assessoria & Comunicação