Antonia Medeiros lança álbum autoral, trazendo feats com Zélia Duncan e Juliana Linhares

‘Operária da Canção’ é o segundo disco da cantora e compositora carioca e conta com sete faixas inéditas

 

OUÇA “OPERÁRIA DA CANÇÃO” NAS PLATAFORMAS DE MÚSICA:  https://onerpm.link/298614877687

  

O nome do segundo álbum da cantora e compositora carioca Antonia Medeiros resume um pouco da sua trajetória e do seu amor pela música: “Operária da Canção”, com produção musical de Gabriel Quinto, lançado recentemente, com sete faixas autorais inéditas, repletas de ritmos brasileiros como baião, samba e samba-rock, alinhadas em letras que trazem o bom humor e a sutileza característicos do seu trabalho, mas também canções densas e de desabafo, mostrando o amadurecimento da artista de 27 anos, aclamada nas redes sociais, com uma legião de mais de 1 milhão de seguidores.

 

Os feats de “Operária da Canção” são uma atração à parte. A canção que dá título ao álbum, já lançada previamente como single, tem a luxuosa participação de uma das maiores referências de Antonia, Zélia Duncan. E na música “Será”, ela divide os vocais com outro grande talento, Juliana Linhares.

 

“Quis apresentar um álbum com uma variedade estilística e linguística. Tem muitos ritmos brasileiros, de formas diversas, dentro dessa grande mãe que é a MPB. É um álbum que reflete o meu atual momento musical”, afirma.

 

Feats com Zélia Duncan e Juliana Linhares brilham no disco

 

Em sua canção mais ouvida, “Salve Todas”, lançada em 2022, e que soma cerca de 5 milhões de execuções, Antonia cita nomes de mulheres que a inspiram. Uma delas é Zélia Duncan que, ao receber o convite para cantar com a artista em “Operária da Canção”, se identificou imediatamente com o tema da música: os altos e baixos da vida do artista independente, cantados com sarcasmo e bom humor.

 

“É um prazer e uma honra ter uma artista como a Zélia, que eu sempre admirei, cantando uma música minha, no meu disco! São as minhas palavras, meus acordes, minhas notas! E eu sempre quis compor algo que falasse sobre a minha experiência, pois apesar de vivermos num país muito cultural, o nosso meio é bastante precarizado. A música é quase um papo reto para aqueles que, algum dia, me propuseram permuta”, brinca Antonia, que é filha da harpista Cristina Braga e do músico Ricardo Medeiros.

 

Já ao lado de Juliana Linhares, ela apresenta a faixa “Será”, uma canção densa, de protesto, e que ganhou vida quando Antonia se sentiu atravessada por notícias sobre estupro, além do impactante caso de uma jovem de 11 anos que engravidou ao ser violentada e que foi coagida a desistir do aborto por uma juíza.

 

“Como mulher, artista e compositora, não tem como isso não me afetar. E convidei a Juliana para gravar, não apenas por considerá-la a melhor cantora da nova geração, mas também por sentir que ela carrega a técnica e a carga emocional necessária para essa letra. A Juliana canta com a alma e interpretou cada palavra com muita verdade”, afirma.

 

Relação com a internet inspira uma das músicas mais divertidas do disco

 

Antonia Medeiros tem uma relação íntima com os seus fãs na internet. A artista é dona de números impressionantes na rede: são mais de 800 mil seguidores no TikTok e 5 milhões de likes em seus vídeos; 1,6 milhões de views no YouTube; quase 2 milhões de streams no Spotify. A relação com as redes sociais foi a inspiração para a bem-humorada “Essa Vida de Internet”.

 

“Esse álbum é um compilado de desabafos e essa música fala, de maneira leve, sobre a relação conflitante e ambígua que eu tenho com as redes. Eu sou extrovertida, gosto de estar no holofote, mas ao mesmo tempo, essa vitrine que a internet se tornou, é um produto do capitalismo e a gente precisa estar sempre lá, com frequência, planejamento. Alimentar e ser alimentado. É bom, mas também gera angústia”, relata.

 

 

Samba feminista e muita sensibilidade

 

Outros destaques de “Operária da Canção” são as faixas “Esse Rapaz”, single lançado previamente e inspirado no relacionamento de Antonia com o músico Guilherme Imia; e “Razão de Ser”, faixa sensível que fala sobre aceitar, dentro de si, os sentimentos conflitantes e aquilo que te atravessa.

 

“Essa é uma música que fiz com a intenção de conversar com as gerações mais novas. No TikTok, estamos em contato com pessoas que estão vivendo a adolescência, e a gente vê como a ansiedade e a depressão são os maus dessa geração, talvez deste século. Na faixa, eu canto que é possível abraçar os sentimentos conflitantes. Isso traz uma visão de conforto, uma sensação de que vai ficar tudo bem”, explica Antonia.

 

Completam o álbum “Água”, uma singela canção cantada com um coro e toda à capela; e “Novas Linhas”, um samba feminista que evoca a união das mulheres.

 

FAIXAS

 

1 – Operária da Canção, com Zélia Duncan

2 – Esse Rapaz

3 – Razão de Ser

4 – Água

5 – Novas Linhas

6 – Essa Vida de Internet

7 – Será, com a Juliana Linhares

 

FICHA TÉCNICA

 

Voz e composições: Antonia Medeiros

Participações: Juliana Linhares e Zélia Duncan

Produção musical: Gabriel Quinto

Engenheiro de som, mixagens e masterizações: Tércio Marques

Produtora fonográfica: Antonia Medeiros

Violões e guitarras: Gabriel Quinto

Bateria: Estevan Cípri Barbosa

Percussão: Pablo Carvalho

Pandeiro solo: Tom Andrade

Baixo: Edu Simões e Ricardo Medeiros

Teclado: Rodrigo Tavares e Gabriel Quirino

Arranjo de sopros e trompete: Diogo Gomes

Saxofone: Jorge Continentino

Trombone: Marlon Sette

Piano: Antonio Guerra

Coro: Beatriz Coimbra, Katarina Assef, Luísa Lacerda, Déborah Cecília, Sanlai Fernandes, Carol Vanni, Mari Jasca, Gustavo Pereira, Cadu Fausto, Tom Andrade, Matias Corrêa, Zé Motta, Guilherme Imia, Gabriel Ruiz

Arranjo vocal e cordas: Alexandre Queiroz

Cavaquinho: Gustavo Pereira

Violinos: Gabriela Queiroz e Luísa de Castro

Viola: Samuel Passos

Violoncelo: Lisiane de los Santos

CAPA de ‘Operária da Canção’ – Foto de Aloysio Araripe

 

SOBRE ANTONIA MEDEIROS:

 

Antonia Medeiros é cantora, compositora, atriz e professora de música. Em março de 2021, lançou seu primeiro álbum autoral de 7 faixas intitulado “Motriz”, disponível em todas as plataformas de música. Filha de pais músicos, nascida no Rio de Janeiro, teve sempre a arte por perto na infância e adolescência. Fez aulas de violão, piano, flauta, violoncelo, harpa e canto. Sua primeira apresentação musical foi aos 4 anos na Sala Cecília Meirelles. Integra os grupos vocais Ordinarius e Consoantes, com os quais faz shows regularmente.

 

Com o Ordinarius, fez shows pelo Brasil e uma turnê internacional por 23 cidades do Japão em 2019. Integra também o duo 2 a 2, com o namorado Guilherme Imia, com o qual lançou composições inéditas, gravações e clipes. Formou-se em bacharelado em canto pela Unirio em 2019. Ao ingressar na faculdade de música em 2015, começou a se interessar pela composição e, atualmente, coleciona canções autorais. Em 2020, passou a se inscrever em concursos e festivais de música e, desde então, vem se destacando com suas composições, sendo “Salve Todas”, seu maior hit, que viralizou nas redes sociais, atingindo milhões de execuções. Dá aulas particulares de canto e violão, trabalha como professora de canto e ukulele na CIA Musical Andrea Lobato e foi monitora durante dois anos do Coro Cênico da Cesgranrio. Nesta instituição apresentou-se com o espetáculo “Raízes Indígenas” e participou do processo do espetáculo “Terra Brasilis”.

 

SIGA ANTONIA MEDEIROS:

 

Instagram: https://www.instagram.com/toniabmedeiros/

YouTube: https://www.youtube.com/c/AntoniaMedeiros

TikTok: https://www.tiktok.com/@toniabmedeiros

Facebook: https://www.facebook.com/medeirosantonia

 

ACESSE:  https://www.antoniamedeiros.com.br/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COM informações: Assessoria de Imprensa | PRISMA COLAB

#SIGA NO INSTAGRAM
Em novembro de 2007, há exatamente 18 anos atrás era lançado o 8° álbum de estúdio da banda Charlie Brown Jr. "RITMO, RITUAL E RESPONSA", produzido por Chorão e Thiago Castanho.

Integrantes:

Chorão: vocal
Thiago Castanho: guitarra
Pinguim: bateria
Heitor Gomes: baixo

Tracklist:

01. Pontes Indestrutíveis
02. O que Ela Gosta é de Barriga
03. Não Viva em Vão
04. Ritmo, Ritual e Responsa
05. Be Myself
06. Uma Criança com Seu Olhar
07. Liberdade é Tudo
08. O Universo a Nosso Favor
09. Ninguém Entende Você
10. Quando Tudo Aconteceu
11. Beco Sem Saída
12. Sem Medo da Escuridão (Part. MV Bill)
13. Nua, Linda e Inigualável
14. Vida de Magnata (Part. de João Gordo)
15. Que Espécie de Vermes São Vocês?
16. Buscando um Novo Rumo
17. Vivendo a Vida Numa Louca Viagem
18. Curva de Hill
19. Direto e Reto Sempre
20. Skateboard Amor Eterno
21. Café Fundation
22. Paranormal
23. Senhor do Tempo

#ritmoritualeresponsa #charliebrownjr #boomerangmusic
Em 15/11/1983, há exatamente 42 anos atrás era lançado o 3° álbum de estúdio do cantor e compositor Ozzy Osbourne “Bark At The Moon”

Integrantes:

Ozzy Osbourne (vocals)
Jake E. Lee (guitars)
Don Airey (keys)
Bob Daisley (bass)
Tommy Aldridge (drums)
Additional musicians: Louis Clark (strings)

Track list:

	1.	Bark At The Moon
	2.	You’re No Different
	3.	Now You See It (Now You Don’t)
	4.	Rock ‘N’ Roll Rebel
	5.	Centre Of Eternity
	6.	So Tired
	7.	Slow Down
	8.	Waiting For Darkness

#ozzyosbourne #ozzy #barkatthemoon #jakeelee #bobdaisley #tommyaldridge #donairey #boomerangmusic
Em novembro de 1988, há exatamente 37 anos atrás era lançado o álbum de estreia do duo Milli Vanilli @millivanilli.official "All Of Nothing"

Integrantes:

Milli Vanilli

Rob Pilatus 
Fab Morvan 

Tracklist:

Lado A

1- Can't You Feel My Love 3:34
2- Boy In The Tree 3:11
3- Money 4:11
4- Dance With A Devil 4:11
5- I'm Gonna Miss You 4:00
6- All Or Nothing 3:44

Lado B

1- Baby Don't Forget My Number 4:08
2- Dreams To Remember 3:57
3- Is It Love 3:24
4- Ma Baker 4:23
5- Girl, You Know It's True 4:12

#millivanilli #boomerangmusic #allornothing
Em novembro de 2000, há exatamente 25 anos atrás era lançado o sexto álbum de estúdio da banda The Offspring @offspring "Conspiracy OF One", pela Columbia Records.

Integrantes:

Dexter Holland – Vocal e guitarra rítmica
Noodles – Guitarra líder e vocal de apoio
Greg K. – Baixo e vocal de apoio
Ron Welty – Bateria

Tracklist:

Lado A

1. Intro 0:05
2. Come Out Swinging 2:47
3. Original Prankster 3:40
4. Want You Bad 3:22
5. Million Miles Away 3:39
6. Dammit, I Changed Again 2:48
7. Living In Chaos 3:28

Lado B

1. Special Delivery 3:00
2. One Fine Day 2:44
3. All Along 1:38
4. Denial, Revisited 4:32
5. Vultures 3:34
6. Conspiracy Of One 2:17
7. 80 Times 2:05

#conspiracyofone #boomerangmusic #theoffspring
Em 15/11/1986, há exatamente 39 anos atrás era lançado o álbum de estreia da banda Beastie Boys @beastieboys "Licence To III".

Produzido por Rick Rubin

Integrantes:

Michael Diamond (Mike D)
Adam Yauch (MCA)
Adam Horovitz (Ad-Rock)

Tracklist:

"Rhymin & Stealin"
"The New Style"
"She's Crafty"
"Posse in Effect"
"Slow Ride"
"Girls"
"Fight for Your Right"
"No Sleep Till Brooklyn"
"Paul Revere"
"Hold It Now, Hit It"
"Brass Monkey"
"Slow and Low"
"Time To Get Ill"

#licencetoIII #boomerangmusic #beastieboys
Em novembro de 1985, há exatamente 40 anos atrás era lançado o álbum de estreia do duo The Jesus And Mary Chain @jesusandmarychain "PsychoCandy".

The Jesus and Mary Chain

Jim Reid – vocals, guitar
William Reid – vocals, guitar
Douglas Hart – bass
Bobby Gillespie – drums

Tracklist:

1. Just Like Honey
2. The Living End
3. Taste The Floor
4. The Hardest Walk
5. Cut Dead
6. In A Hole
7. Taste Of Cindy
8. Some Candy Talking
9. Never Understand
10. Inside Me
11. Sowing Seeds
12. My Little Underground
13. You Trip Me Up
14. Something's Wrong
15. It's So Hard

#thejesusandmarychain #psychocandy #boomerangmusic
Em 13/11/1981, há exatamente 44 anos atrás era lançado o álbum de estreia da banda New Order @neworderofficial "Movement", pela Factory Records.

Integrantes:

New Order

Bernard Sumner – lead vocals, guitars, melodica, synthesisers and programming
Peter Hook – 4- and 6-stringed bass, lead vocals ("Dreams Never End" and "Doubts Even Here") and backing vocals
Gillian Gilbert – synthesisers and programming, guitars, spoken words ("Doubts Even Here")
Stephen Morris – drums, synthesisers and programming

Tracklist:

“Dreams Never End” 3:13
“Truth” 4:37
“Senses” 4:45
“Chosen Time” 4:07
“ICB” 4:33
“The Him” 5:29
“Doubts Even Here” 4:16
“Denial”

#neworder #movement #boomerangmusic
Em 12/11/1996, há exatamente 29 anos atrás era lançado o 2° álbum de estúdio do cantor, compositor e rapper Snoop Doggy Dogg @snoopdogg "The Doggfather".

Tracklist:

1        Intro    
2        Doggfather
3        Ride 4 Me
4        Up Jump Tha Boogie
5        Freestyle Conversation

6        When I Grow Up
7        Snoop Bounce
8        Gold Rush
9        (Tear 'Em Off) Me & My Doggz
10        You Thought
11       Vapors
12        Groupie
13        2001
14        Sixx Minutes
15        (O.J.) Wake Up
16        Snoop's Upside Ya Head
17        Blueberry
18        Traffic Jam
19        Doggyland
20        Downtown Assassins
21        Outro

#snoopdogg #thedoggfather #boomerangmusic