Aos 77 anos, Cátia de França lança disco que traduz sua relevância para a música brasileira

Cantora celebra meio século de carreira e mantém forte influência sobre artistas de diversas gerações.

 

OUÇA AQUI “No Rastro de Catarina”: https://tratore.ffm.to/norastrodecatarina

 

Um disco que une o passado e o presente, que resgata memórias e perspectivas ao longo de 77 anos bem vividos. Em 12 faixas inéditas, músicas que revelam desde os sentimentos juvenis até às incertezas da censura imposta aos artistas brasileiros. ‘No Rastro de Catarina’, novo disco da multiartista paraibana Cátia de França, chega no próximo dia 19 de abril às plataformas digitais com toda força e vitalidade de uma artista com influências em diversas gerações da música brasileira.

 

O lançamento do disco será em São Paulo, com dois shows no SESC Pompeia, nos dias 19 e 20. Os ingressos começam a ser vendidos no dia 9.

 

Meio século de carreira musical é um marco emblemático na vida de qualquer artista do ramo. Com seis discos lançados entre 1979 e 2016, Cátia de França ultrapassa gerações e transita entre palcos e parceiros musicais dos quatro cantos do país. Sua história envolve evolução de ritmos, experimentações e parcerias com artistas como Zé Ramalho, Dominguinhos, Sivuca, Lulu Santos, Chico César, Elba Ramalho e Bezerra da Silva em seus discos.

 

Poética e sonoridade

 

A faixa que dá nome ao disco é um jogo de palavras a partir do trecho “No Raso da Catarina/ O que vejo é nossa sina/ Enxergo a caatinga/ Branco hospital”, presente na canção autoral ‘Quem Vai, Quem Vem’, do disco ‘20 Palavras ao redor do Sol’ (1979).

 

‘No Rastro de Catarina’ é uma obra completa que expõe a poética e sonoridade múltipla de Cátia de França em mais de meio século de carreira. Abrindo com “Fênix”, um manifesto sobre si mesma e de seu regresso depois do apagamento, o disco percorre toda a história da artista, desde ‘Indecisão’, um poema de amor escrito quando Cátia tinha 14 anos e só agora musicado, ao mergulho em seu envelhecimento com ‘Malakuyawa’, cantando sobre seus cabelos brancos, veias aparentes e sorriso sem dentes.

 

Faixas como ‘Espelho de Oloxá’, ‘Bósnia’ e ‘Negritude’ abordam entre outras temáticas sua veia política e a identidade negra, além da forte característica da referência literária em sua arte (a faixa ‘Eu’, por exemplo, traz um poema da portuguesa Florbela Espanca), apresentando canções que, como crônicas, contam o mundo através das lentes da compositora. Entre as doze canções estão parcerias com Khrystal, Regina Limeira e Socorro Lira.

 

Uma volta ao início de tudo

 

O disco ‘No Rastro de Catarina’ foi integralmente gravado ao vivo em João Pessoa, terra natal da cantora, no Estúdio Peixeboi. O disco foi produzido pelo selo fonográfico Tuim discos, também da Paraíba, e tem o lançamento assinado pela Tratore distribuidora digital.

 

A banda também foi composta só por músicos paraibanos, o que Cátia de França classifica como “uma fórmula que dá certo”. “Chegou um momento em que percebi uma cobrança por um novo trabalho, que vinha sempre acompanhada do questionamento se eu havia parado de compor. Esse disco foi regado por sentimentos de entrega, vontade e confiança. Por isso, eu apostei numa fórmula que deu certo, que é fazer disco novo com músicos paraibanos”, contou.

 

 

A banda é formada por Cristiano Oliveira (viola, violão e violão de aço), Marcelo Macêdo (guitarra e violão de aço), Elma Virgínia (baixo acústico, baixo elétrico e fretless), Beto Preah (bateria e percussões) e Chico Correa (sintetizadores e samplers), que também assina a produção musical do disco ao lado de Marcelo Macêdo. ‘No Rastro de Catarina’ conta ainda com participação de Gláucia Lima no vocal, Dina Faria na direção artística e Felipe Tichauer na masterização, vencedor do Grammy Latino em 16 oportunidades.

 

50 Anos de carreira

 

Alfabetizada por sua mãe Adélia de França, a primeira educadora negra do estado da Paraíba, por meio de canções, Cátia de França, ou Catarina Maria de França Carneiro (João Pessoa, Paraíba, 1947), costuma contar que em sua casa “podia faltar manteiga, mas jamais faltaria um livro”.

 

Apadrinhada pelo compositor e produtor Zé Ramalho, gravou ‘20 Palavras ao Redor do Sol’ (1979), seu primeiro trabalho pela CBS, que conta com a participação de Sivuca, Dominguinhos, Sérgio Boré, Chico Batera, Lulu Santos e Bezerra da Silva. Em 1980, lança o álbum ‘Estilhaços’.

 

Cátia também gravou o LP ‘Feliz Demais’ (1985) e ‘Olinda’ (1986), que teve a participação da Banda Azymuth. Já em 1998, lança o CD ‘Avatar’ (1998) pelo selo CPC Umes, do qual participam Chico César (1964-), Xangai (1948-) e Quinteto de Cordas da Paraíba.

 

Em 2005, grava o CD ‘Cátia de França Canta Pedro Osmar’, interpretando músicas do cantor, compositor e instrumentista paraibano. Em 2012, lança o CD independente ‘No Bagaço da Cana / um Brasil Adormecido’, com a Camerata Arte Mulher, formada por musicistas eruditas da Paraíba e inspirado em textos de José Lins do Rego.

 

Com o patrocínio da Natura Musical, Cátia de França apresenta a seus fãs o CD ‘Hóspede da Natureza (2016)’, inspirado na obra do escritor Henry David Thoreau (1817-1862) e com uma musicalidade que transita do reggae ao blues, passando por bossa nova, rock e bumba meu boi.

 

Redes sociais:

 

IG: https://www.instagram.com/catiadefrancaoficial/

X: https://twitter.com/eucatiadefranca

Soundcloud: https://soundcloud.com/catiadefranca

Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/0Pn49e9KBqcekfXpSAGgAM?si=LlmgXzhxQtqBTuMNZVpNpQ

Youtube: https://www.youtube.com/@catiadefranca4055

Linktree: https://linktr.ee/catiadefranca

 

‘No Rastro de Catarina’ – Ficha Técnica

 

Voz e violão de nylon: Cátia de França

Viola, violão de nylon e violão de aço: Cristiano Oliveira

Guitarra e violão de aço: Marcelo Macêdo

Baixo acústico, baixo elétrico e fretless: Elma Virgínia

Bateria e percussão: Beto Preah

Sintetizadores e samplers: Chico Correa

Vocais: Gláucia Lima

Composições: Cátia de França (todas), Khrystal e Regina Limeira (“Espelho de Oloxá”), Socorro Lira (“Em Resposta”) e Florbela Espanca (“Eu”)

Direção Artística: Dina Faria

Produção Musical: Chico Correa e Marcelo Macêdo

Arranjos: Cátia de França, Marcelo Macêdo e Cristiano Oliveira, exceto: Cátia de França e Daniel Cahon (“Bósnia” e “Negritude”), Cátia de França, Cristiano Oliveira e Daniel Cahon (“Espelho de Oloxá”)

Gravação: Peixe Boi Estúdio (João Pessoa – PB)

Técnicos de Som: Hugo Limeira e Teo Filho

Mixagem: Chico Correa e Marcelo Macêdo

Masterização: Felipe Tichauer (Red Traxx Mastering)

Editora e Selo: Tuim Discos

Direção de Produção: Atua Comunicação Criativa

Produção Executiva: Dina Faria

Produção e Edição de Conteúdo: Gi Ismael

Assistência de Produção: Michele Vasconcelos

Design: Luyse Costa

Fotografia e Direção Artística (foto de capa): Murilo Alvesso

Figurino (foto de capa): João Pimenta

Produção Fotográfica (foto capa): Ester Dias

Assistência de Fotografia (foto capa): Jéssica Murta

Fotografia (estúdio): Fabi Vellôso

Vídeos e edição: Gi Ismael

Assessoria de Imprensa Regional: Lide Comunicação

Assessoria de Imprensa Nacional: Bebel Prates

Agradecimentos: Daniel Cahon, Wiliam Belle e Coquinho

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Lide Comunicação

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 20/11, é aniversário do cantor, compositor e guitarrista Digão @digaoraimundos da banda Raimundos @raimundosrock que completa 55 anos.

#digão #raimundos #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 19/11, é aniversário do baterista Matt Sorum @mattsorum que completa 65 anos.

Colaborador em várias bandas - Velvet Revolver, Guns N' Roses entre outras.

#mattsorum #happybirthday #boomerangmusic
Em novembro de 1991, há exatamente 34 anos atrás era lançado o 7° álbum de estúdio da banda U2 @u2 "Achtung Baby", pela Island Records.

Produzido por Daniel Lanois e Brian Eno.

Integrantes: 

Bono Vox 
Adam Clayton 
The Edge 
Larry Mullen Jr.

Tracklist:

1. ZOO STATION 4:36
2. EVEN BETTER THAN THE REAL THING 3:41
3. ONE 4:36
4. UNTIL THE END OF THE WORLD 4:39
5. WHO’S GONNA RIDE YOUR WILD HORSES 5:16
6. SO CRUEL 5:49
7. THE FLY 4:29
8. MYSTERIOUS WAYS 4:04
9. TRYIN’ TO THROW YOUR ARMS AROUND THE WORLD 3:53
10. ULTRA VIOLET (LIGHT MY WAY) 5:31
11. ACROBAT 4:30
12. LOVE IS BLINDNESS 4:23

#achtungbaby #u2 #boomerangmusic
Em 18/11/1985, há exatamente 40 anos atrás era lançado o primeiro álbum do cantor e compositor Cazuza @cazuza.oficial "Exagerado".

Produzido por Ezequiel Neves e Nico Rezende @nicorezendeoficial

Banda

Cazuza – vocais
Nico Rezende – piano (Yamaha CP-80) e sintetizador (Yamaha DX-7, Roland JX-3P)
Décio Crispim – baixo
Rogério Meanda – guitarras
João Rebouças – teclados
Fernando Moraes – bateria e percussão
Zé Luiz - saxofone

Tracklist 

Lado 1
Exagerado
Medieval II
Cúmplice
Mal Nenhum
Balada de um vagabundo

Lado 2
Codinome Beija-Flor
Desastre mental
Boa Vida
Só as Mães são Felizes
Rock do descerebração

Para comemorar essa data a Som Livre @somlivre prepara várias ações, entre elas o relançamento do album totalmente remasterizado e um documentário. 

#cazuza #Exagerado #40anos #boomerangmusic
Em 17/11/1998, há exatamente 27 anos atrás era lançado o 5° album de estúdio da banda The Offspring @theoffspring "WELCOME TO AMERICANA".

Integrantes:

Dexter Holland – vocal, guitarra
Noodles – guitarra, vocais de apoio
Greg K. – baixo
Ron Welty – bateria

Tracklist:

01 Welcome
02 Have You Ever
03 Staring at the Sun
04 Pretty Fly (for a White Guy)
05 The Kids Aren’t Alright
06 Feelings
07 She’s Got Issues
08 Walla Walla
09 The End of the Line
10 No Brakes
11 Why Don’t You Get a Job?
12 Americana
13 Pay the Man

#theoffspring #welcometoamericana #boomerangmusic
Em 17/11/1987, há exatamente 38 anos atrás era lançado o primeiro álbum de remixes da cantora Madonna @madonna ‘You Can Dance’.

Tracklist

1. Spotlight” Madonna / Stephen Bray / Curtis Hudson / John “Jellybean” Benitez 6:23
2. “Holiday” Hudson / Lisa Stevens / Benitez 6:32
3. “Everybody” Madonna / Mark Kamins / Bruce Forest / Frank Heller 6:43
4. “Physical Attraction” Reggie Lucas 6:20
5. “Over and Over” Madonna / Bray / Nile Rodgers / Steve Thompson / Michael Barbiero 7:11
6. “Into the Groove” Madonna / Bray / Shep Pettibone 8:26
7. “Where’s the Party” Madonna / Bray / Patrick Leonard / Pettibone 7:16

#Madonna #youcandance #boomerangmusic
Em 16/11/2000, há exatamente 25 anos atrás era lançado o 3° álbum de estúdio da banda Charlie Brown Jr.  @charliebrownjr "Nadando com os Tubarões".

Produzido por Tadeu Patolla @tadeupatolla 

Formação

Chorão: vocal
Champignon: baixo, vocal e beatbox
Marcão Britto: guitarra
Thiago Castanho: guitarra
Renato Pelado: bateria

Tracklist 

01 Rubão
02 Ralé
03 Não é Sério
04 O Penetra
05 A Banca
06 Tudo Mudar
07 Fichado
08 Ouviu-se Falar
09 Amor Pelas Ruas
10 Essa é por Quem Ficou pra Trás
11 Transar no Escuro
12 Fundão
13 Somos Extremes no Esporte e na Música
14 Talvez a Metade do Caminho
15 Pra Mais Tarde Fazermos a Cabeça
16 No Desafio, Ibiraboys ( Vinheta ) / A União Prevalece
17 Trocando uma Idéia com Deus

#charliebrownjr #nadandocomostubarões #boomerangmusic
Em 16/11/1987, há exatamente 38 anos atrás era lançado o álbum de estreia do cantor e compositor Rick Astley @officialrickastley "Whenever You Need Somebody".

Tracklist

A1 – Never Gonna Give You Up – 3:32
A2 – Whenever You Need Somebody – 3:53
A3 – Together Forever – 3:25
A4 – It Would Take A Strong Strong Man – 3:40
A5 – The Love Has Gone – 4:20
B1 – Don’t Say Goodbye – 4:08
B2 – Slipping Away – 3:52
B3 – No More Looking For Love – 3:13
B4 – You Move Me – 3:42
B5 – When I Fall In Love – 3:02

#rickastley #wheneveryouneedsomebody #boomerangmusic