Arthus Fochi cria um Rio de Janeiro melancólico em EP com saxofonista norte-americano Scott Hill

Pensado como uma suíte, “Quadrados na Bola” é um lançamento da Cantores Del Mundo

 

O cantor e compositor Arthus Fochi traz um olhar melancólico e pouco “maravilhoso” para o Rio de Janeiro, em seu novo trabalho. Em parceria com o saxofonista americano Scott Hill e gravado em takes únicos, “Quadrados na Bola” é um EP pensado como uma suíte com lançamento do selo Cantores del Mundo.

 

Ouça “Quadrados na Bola”: https://ingrv.es/quadrados-na-bola-p6y-r 

 

“Sou filho de imigrantes de distintas gerações, minha filha e sua mãe são frutos de imigração. A distância e o pertencimento para mim são eternas construções. Mapear a cidade o tanto que pude e descobrir seus corredores, fiz ao lado de imigrantes. E assim, como artista, frequentei amizades de diversas ampolas urbanas e sociais. O Rio de Janeiro tem seus corredores e suas dificuldades para quem não cresceu ali e frequentou suas ampolas”, conta o artista, que nasceu no Rio mas cresceu na Região dos Lagos.

 

Para o projeto, Arthus contou com a parceria com Scott Hill, também com seu olhar de estrangeiro e parceiro de múltiplos projetos. O americano é fruto da tradição do improviso no jazz e trouxe isso para as canções de Fochi.

 

“Sempre gostei de conhecer expressões e pessoas. Tudo no Rio é dicotômico, é feliz e triste, sem escapatória, é torpor e perseverança. No Rio, em meio à obrigação da festa ou da militância, há uma luta constante por mobilidade social, fama ou notoriedade. Julgamento e auto-julgamento em retroalimentação. ‘Quadrados na Bola’ é um pouco dessa experiência de vida cosmopolita e extremamente urbana, um pouco da dificuldade de associação nesse projeto de vida, um pouco da tristeza coletiva e individual de muitos que sonham com um lugar mais justo e melhor e se perdem em si”, completa Fochi, que hoje vive na Dinamarca.

 

 

O projeto veio para somar a uma trajetória já experiente como compositor, poeta, músico, pesquisador, professor e historiador. Todas essas são facetas presentes na aura artística de Arthus Fochi, um carioca filho de pai guarani paraguaio, que convergem na música. Como autor, lançou dois livros independentes: “Afasia” (2010) e “Poema Poeira” (2012), com apoio técnico e parceria da Editora Cozinha Experimental. Em 2018, lançou também “Ao amor imigrante”, pela Editora Urutau.

 

Fochi faz de seu trabalho uma coleção de referências musicais e poéticas, brasileiras e latinoamericanas, folclóricas e modernas há mais de 10 anos. Desde 2007, ele investiga ritmos da América do Sul, em viagens e residências artísticas. É articulador e fomentador da cultura hispano-americana no Rio de Janeiro. Ao lado de Guilherme Marques, desenvolve como diretor geral a label Cantores del Mundo, cedido a Arthus em 2015 por Tita Parra (neta da folclorista icônica Violeta Parra).

 

Já participou de peças teatrais como diretor musical e ator (entre elas, “Xambudo”, montagem da Cia. Bananeira e dramaturgia de Aderbal Freire Filho, vencedora do Festival de Teatro do Rio 2010). Em 2015, atuou e fez trilha sonora para o curta-metragem “Sopro, uivo e assovio”, de Bernard Lessa. Em 2013, iniciando a carreira musical, lançou o primeiro disco, “Êxodo Urbano”, gravado a convite de Juan Alcón na IEMF Los Carmeles (Madri).

 

Em 2017, lançou seu segundo álbum, “Suvaco do Mundo”. Fochi lançou ainda o registro “Arthus Fochi e Os Botos da Guanabara – Ao vivo no Barbatana” e uma série de singles, incluindo faixa “Tro på dig selv”, em homenagem à sua filha recém nascida, já morando em solo dinamarquês.

 

Recentemente, ele lançou “Ano Sabático”, plural álbum com colaborações com José Delgado (Venezuela), Lívia Nestrovski (EUA), Fred Ferreira (Portugal), Juliana Linhares (RN), Duda Brack (RS), Tyaro (PE), Déa Trancoso (MG), Qinhones, Ana Frango Elétrico, Chico Chico, Júlia Vargas e Ivo Vargas (RJ) e “MASSAMBARÁ” com o arranjador, cantor e trompetista Pedro Paulo Junior.

 

Ouça “Ano Sabático”: https://ingrv.es/ano-sabatico 

 

Ouça “MASSAMBARÁ”: https://ingrv.es/massambara 

 

“Quadrados na Bola” está disponível em todas as plataformas de música.

 

 

Siga Arthus Fochi:

 

Instagram: http://www.instagram.com/arthusfochi

Facebook: https://www.facebook.com/arthusfochi

Twitter: http://www.twitter.com/arthus_fochi

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: BUILD UP MEDIA

#SIGA NO INSTAGRAM
Em 09/07/1982, há exatamente 43 anos atrás,  era lançado nos cinemas dos EUA o clássico de ficção científica, o filme "Tron". 

No papel principal o ator Jeff Bridges @thejeffbridges 

#tron #43years #boomerangmusic
Em 09/07/2002, há exatamente 23 anos atrás era lançado o 8° álbum de estúdio da banda californiana Red Hot Chili Peppers @chilipeppers "By The Way".

Produzido por Rick Rubin

Anthony Kiedis – vocais
John Frusciante – guitarra, back vocal
Flea – baixo
Chad Smith – bateria

Track Listing

By the Way – 3:37
Universally Speaking – 4:19
This is the Place – 4:17
Dosed – 5:12
Don't Forget Me – 4:37
The Zephyr Song – 3:52
Can't Stop – 4:29
I Could Die for You – 3:13
Midnight – 4:55
Throw Away Your Television – 3:44
Cabron – 3:38
Tear – 5:17
On Mercury – 3:28
Minor Thing – 3:37
Warm Tape – 4:16
Venice Queen – 6:07

#bytheway #boomerangmusic #redhotchillipeppers
Em 09/07/1971, há exatamente 54 anos atrás era lançado o 5° álbum de estúdio da banda DEEP PURPLE @deeppurple_official "Fireball".

Componentes:

Ian Gillan - Voz
Ritchie Blackmore - Guitarra
Roger Glover - Bajo
Ian Paice - Batería
Jon Lord - Teclados

Tracklist

1. Fireball (3:24)
2. No No No (6:54)
3. Demon’s Eye (5:19)
4. Anyon's Daughter (4:42)
5. The Mule (5:21)
6. Fools (8:18)
7. No One Came (6:24)

#fireball #deeppurple #boomerangmusic
Hoje (09/07), é aniversário do apresentador, compositor e baterista Charles Gavin @charles_gavin que completa 65 anos.

Foi integrante dos Titãs @titasoficial e atualmente toca no Pop3 @pop3.oficial

#charlesgavin #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (09/07), é  aniversário do cantor e compositor Jack White @officialjackwhite que completa 50 anos.

Vocalista das bandas The Racounters @theraconteurs e The White Stipes @thewhitestripes

#jackwhite #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (09/07), é aniversário do cantor e compositor Jim Kerr que completa 66 anos.

Vocalista da banda Simple Minds @simplemindsmusic 

#jimkerr #simpleminds #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (08/07), é aniversário do saudoso cantor e compositor Moraes Moreira @moraesmoreiraoficial que completaria 78 anos.

#moraesmoreira #happybirthday ##boomerangmusic
Em julho de 1991, há exatamente 34 anos atrás era lançado nos cinemas dos EUA, "Point Break", em português "Os Caçadores de Emoções".

Filmaço com os astros Patrick Swayze e Keanu Reeves.

#boomerangmusic #pointbreak #34years