Autor de hits da MPB, samba e pagode, Ronaldo Barcellos lança “Ubirajara e Janaína”

Single fala sobre racismo e desigualdade social

 

Um dos principais hitmakers da música brasileira, Ronaldo Barcellos lança nas plataformas digitais o single “Ubirajara e Janaína”, uma mistura de disco music com bateria de escola de samba, para contar a história de um casal de estudantes negros que enfrentam a injustiça e o racismo.

 

Ouça nas principais plataformas de música

 

Ouça no YouTube

 

Barcellos foi um dos oito finalistas do The Voice+ na Rede Globo (2021) e passou na primeira fase do programa cantando Cada Um, Cada Um (A Namoradeira), sucesso de sua autoria conhecida na voz de Claudio Zoli.

 

Desde a década de 70, quando compôs “Black Coco”, com Lincoln Olivetti, vem emplacando hits e foi Estandarte de Ouro de melhor Samba-Enredo, em 2017, como um dos autores de “Iracema, a virgem dos lábios de mel”, da Beija-Flor. Autor de temas de novelas como Dancin’ Days e Pulo do Gato, foi gravado por Julio Iglesias, Wilson Simonal, Emílio Santiago, Tim Maia, Elza Soares, Arlindo Cruz, Alcione e outros ícones.

 

Compôs, com Délcio Luiz, alguns hinos do pagode anos 90, como “Eu e Ela”, “Marrom Bombom”, “Cilada”, “Paparico” e “Desliga e Vem”, e hoje tem músicas nas vozes de Diogo Nogueira, Maria Rita, Ferrugem e Zeca Pagodinho.

 

Ubirajara e Janaína

 

O single, gravado e mixado entre Brasil e EUA, tem participações de Davi Moraes, na guitarra e, nos vocais, de Pedro Ferreira e Jussara Lourenço (Trio Ternura). Com distribuição pela ONErpm, é uma das oito faixas do álbum que o artista lançará neste semestre, reunindo composições recentes.

 

Inspirada no cotidiano e nas notícias sobre racismo, a letra descreve o amor entre um motoboy estudante de engenharia ambiental e uma ativista e cotista de universidade pública. Ele, filho de Xangô, ela, filha de Iansã. Contudo, o romance é interrompido quando Bira é preso injustamente numa blitz e Jana se casa com um “figurão” para tirá-lo da cadeia. Os detalhes da trama ficam nas entrelinhas.

 

“Pra gente é tudo mais difícil / Nosso futuro é duvidoso / É corda bamba e precipício / Sobreviver é perigoso” dizem os versos finais.

 

“A história de Ubirajara e Janaína acontece diariamente com jovens negros no Brasil e no mundo. E a discussão sobre perfilamento racial em abordagens policiais, iniciada no STF, é muito importante para colocar esse assunto em evidência. Até agora, jovens pretos são jogados numa viatura porque têm a foto confundida com a de suspeitos, são condenados sem julgamento, e muitos futuros doutores aumentam a legião de negros aprisionados”, descreve o cantor. Ao citar Xangô, orixá da justiça, Barcellos diz que a intenção é condenar arbitrariedades.

 

Ficha técnica

 

  • Produção: Ronaldo Barcellos e maestro Pedro Ferreira
  • Arranjo, teclados, piano Rhodes e programações: Pedro Ferreira, no Take One Estúdio
  • Guitarra: Davi Moraes, no Savalla Records
  • Trompete: Moisés Alves
  • Percussão: Kadu Silva
  • Vocais: Ronaldo Barcellos, Jussara Lourenço e Pedro Ferreira
  • Voz: Anderson Pereira, no Stúdio 3
  • Mixagem: Pedro Ferreira, no Take One Estúdio
  • Masterização: Felipe Tchauer, no Redtraxx Mastering, Miami (EUA)
  • Foto da capa: Daniel Faria / Dom Produções
  • Arte da capa: Gaveta Produções

 

Biografia

 

Ronaldo Barcellos (Duque de Caxias, RJ, 20/05/1953) é musicista, compositor, cantor e jornalista. Estudou trompete e teoria musical na Escola Nacional de Música, atual Escola de Música da UFRJ, onde foi colega de Lincoln Olivetti. Seu maior sucesso como cantor foi “Feliz Aniversário” com o grupo Ronaldo e os Barcellos, nos anos 90, formado por ele e seus filhos, hit levado para as rádios e programas de TV, e que foi número 1 nas paradas.

 

Com mais de 600 composições gravadas, começou como trompetista e cantor em conjuntos de baile, entre eles, “Lincoln Olivetti”. Nos anos de 1977 e 1978 lançou 2 LPs pelo selo CBS, ambos chamados “Ronaldo”, com músicas como “Black Coco” e “Kitch Zona Sul”.

 

Participou, como vocalista, de LPs, CDs e DVDs de Raul Seixas, Roberto Carlos, Gilberto Gil, Gloria Estefan, Lulu Santos, Milton Nascimento, Gal Costa, Daniela Mercury, Cazuza, Xuxa, Erasmo Carlos, Jorge Ben, Barão Vermelho, Chitãozinho e Xororó, Sandy e Junior, Zélia Duncan, Mart’nália, Martinho da Vila e Marcelo D2, entre outros artistas.

 

Sozinho, ou com parceiros, tem canções gravadas por Sandra de Sá, Xande de Pilares, Exaltasamba, Vanusa, Fundo de Quintal, Banda Black Rio, entre outros.

 

No The Voice + integrou o time da cantora Claudia Leitte. Com a virada de cadeira de todos os jurados e repercussão positiva da audiência, ganhou cerca de 10 mil seguidores nas horas seguintes à exibição do programa. Depois da participação no programa, lançou o single “Vê se me quer”.

 

Redes sociais do artista:

Instagram, YouTube, Facebook

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Agência Guindaste

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje (09/07), é aniversário do brilhante ator e produtor Tom Hanks @tomhanks que completa 68 anos.

#tomhanks #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (09/07), é aniversário do cantor e compositor Jack White @officialjackwhite que completa 49 anos.

Fundador das bandas The White Stripes e The Raconteurs

#jackwhite #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (09/07), é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Siimple Minds @simplemindsmusic Mr. Jim Kerr @jim_kerr_official_  que completa 65 anos.

#jimkerr #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (09/07), é aniversário do apresentador e ex-baterista das bandas Titãs e IRA!, Charles Gavin @charles_gavin que completa 64 anos.

#charlesgavin #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (30/06), é aniversário do cantor e compositor Phil Anselmo que completa 56 anos.

Vocalista da banda Pantera @panteraofficial

#philanselmo #happybirthday #Pantera #boomerangmusic
Hoje (30/06), é aniversário do guitarrista, compositor e escritor Tony Bellotto @tonybellottooficial dos Titãs @titasoficial que completa 64 anos.

#titas #boomerangmusic #happybirthday
Hoje (29/06), é aniversário do cantor e compositor Colin Hay @colinhay da banda Men At Work @menatwork que completa 71 anos.

#colinhay #boomerangmusic #happybirthday
Hoje (29/06), é aniversário do guitarrista, compositor de trilhas e integrante da Legião Urbana Dado Villa-Lobos @dadovillalobos que completa 59 anos.

#dadovillalobos #happybirthday #boomerangmusic