“Baladas Sortidas”, de LEONI, traz participações e parceria com CAZUZA

OUÇA AQUI: https://go.nikita.com.br/BaladasSortidas_Leoni

 

O novo EP de Leoni“Baladas Sortidas”, chega às plataformas de áudio com músicas que vinham sendo lançadas, como singles, desde o final do ano passado. Mas também traz novidades: “Incapacidade de Amar”, canção composta com Cazuza e gravada com as participações especiais de George Israel, Leo Israel e Antonio  Leoni, e “Fazia sentido no papel” (Leoni/Rômulo Fróes), com participação do parceiro, juntam-se, agora, aos singles que já constam nas plataformas e têm sido muito acessados pelos fãs.

 

“Quem nos dera” (em parceria com Zélia Duncan, e dueto inédito com a cantora), “Tenta” (em parceria com Henrique Portugal, do Skank), “Nuvem Vermelha” (regravação da canção composta por Ana Frango Elétrico, Marina Nemesio e Bruno Berle) e “Te entendo cem por cento” (composição feita com George Israel e Frejat, e dueto inédito com Zeca Baleiro), os singles que já tinham sido lançados, complementam o repertório do EP.

 

AS NOVAS FAIXAS DO EP, SEGUNDO LEONI

 

” Incapacidade de Amar” não é inédita, foi gravada no primeiro álbum do Heróis da Resistência, em 1986. É a minha segunda parceria com Cazuza (a primeira foi “Exagerado”). Ele recitou esse poema nos meus ouvidos, e disse que gostaria de fazer a canção comigo. Não foi a música de trabalho do “Heróis”, porém, apesar de gostar muito dela, acabou ficando meio esquecida. Tempos depois, comecei a tocá-la, mas só quando fiz o show em homenagem ao Cazuza, aquele do holograma, com participações de diversos parceiros dele, eu conversei com o George Israel para fazermos um novo arranjo da música por conta dos arranjos de metais do show que eu tinha curtido. Muito tempo depois, resolvemos gravá-la. E, pra mim, ficou melhor que na gravação original, mais pra cima… O George t em melodias de sax que grudam no ouvido, desde os primeiros discos do Kid Abelha. E esse naipe que ele bolou foi muito marcante, gostei demais.

 

Na faixa, toco baixo, Antonio guitarra, Léo teclado e bateria magnificamente, e George sax, além de ter feito os arranjos para metais. Antonio e Leo também ficaram encarregados pela produção e mixagem da canção”.

 

“Fazia sentido no papel” é uma parceria que eu fiz com o Rômulo Fróes, artista paulistano maravilhoso, que trabalhou com Elza Soares, Macalé, e foi diretor artístico do premiado álbum “Mulher do fim do mundo”, além de fazer parte do grupo inacreditável que formou o “Passo Torto”… É uma galera que eu curto bastante. Eu tinha essa letra que falava sobre as diferenças entre um poema escrito no papel e uma letra de música. No papel, você lê quantas vezes quiser e entende quando se corta um verso no meio e continua-se em outra linha. Na melodia não, como vem de forma oral, se você não entender, terá que ouvir a letra diversas vezes e, mesmo assim, talvez não consiga entender. A ideia era essa  mesmo, de brincar que eu escrevi no papel, musiquei e que o poema deixou de fazer sentido quando foi cantado por conta dos recursos poéticos típicos do poema impresso. E achei que era uma letra muito adequada para entregar a um compositor que, normalmente, tem características de vanguarda.

 

A ideia nem era inserir no EP, mas ficou tão legal que resolvemos colocar como faixa bônus. E chamei o Rômulo para gravar comigo. Antonio e eu gravamos tudo (ele mais do que eu). Eu gravei violão e baixo e o Antonio fez o resto todo. O Rômulo veio aqui, gravou rapidíssimo. Como tem uma voz grave, eu também cantei mais no grave e nossas vozes se parecem nesse registro. Fiquei muito feliz com o resultado. Ela não terá versão em single até por sua estranheza, mas estará no EP dando mais consistência, profundidade às “Baladas Sortidas”. É um outro estilo de balada com outro tipo de assunto, tudo completamente diferente. E isso tem sido bacana também porque as letras têm temas diferentes. No “Te entendo cem por cento” tem aquela estória de conversar com o Camões sobre o acaso, a esperança. É uma letra mais filosófica. Esta é quase uma metalinguagem sobre poesia e letra de música, bem diferente dos caminhos usuais das baladas, que falam de relacionamentos e de amor. No “Baladas Sortidas”, alguns temas fogem desse universo e ampliam um pouco a esfera do universo pop”.

 

 

“Baladas Sortidas”, o EP de LEONI

 

O novo projeto de Leoni reúne uma coleção de baladas, cada uma trazendo uma cor única para os singles, assim como as balas sortidas que inspiram sua estética. Com quatro singles já lançados e duas faixas ainda a serem reveladas com o EP, o projeto é uma celebração das parcerias e da riqueza criativa que marcam a trajetória do artista.

 

As faixas, com suas diferentes nuances e colaborações, criam um mosaico sonoro que reflete a capacidade de Leoni ao explorar novas possibilidades musicais sem perder a essência lírica e melódica que o define. “Baladas Sortidas” é mais do que uma coleção de músicas, é uma viagem sensorial através dos sabores e cores da música contemporânea brasileira, guiada pela sensibilidade de Leoni.

 

A ideia surgiu da associação entre os termos baladas e balas sortidas, que são coloridas, variadas e surpreendentes, assim como as canções. Cada capa de single é uma foto vibrante de balas coloridas, com diferentes formas e sabores, simbolizando as nuances e as emoções distintas que cada música transmite.

 

Já a capa do EP é a foto de um baleiro clássico, com todas as balas usadas nos singles, simbolizando a reunião de todas as faixas lançadas no projeto em um só lugar.

 

Além do cantor e seus parceiros, que também participaram como instrumentistas e/ou vocalistas, também figuram na ficha técnica os músicos Antonio Neves (trombone), Dudu Santana (trompete) e a backing vocal Marina Nemesio (também compositora e uma das autoras de “Nuvem Vermelha)”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Eulália Figueiredo Assessoria de Imprensa

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje (10/06), é aniversário do saudoso cantor e compositor João Gilberto que completaria 94 anos.

#joãogilberto #happybirthday #bossanova #boomerangmusic
Lançado nos cinemas dos EUA em 08/06/1984, há exatamente 41 anos atrás era lançado o filme Ghostbusters, em português Os Caça Fantasmas.

Filmaço de suspense, aventura, comédia e terror, dirigido por Ivan Reitman e com um elenco de primeira- Dan Aykroid,  Bill Murray, Harold Ramis, Rick Moranis, Ernie Hudson e Sigourney Weaver.

#Ghostbusters #41years #boomerangmusic
Lançado em junho de 1984, há 41 anos era lançado nos EUA, o filme "Gremlins".

Dirigido por Joe Dante e escrito por Chris Columbus @chriscolumbus 

Clássico!!!

#gremlins #41years #boomerangmusic
Em 07/06/1985, há exatamente 40 anos atrás,  era lançado nos EUA, o clássico filme The Goonies, produzido por Steven Spielberg e dirigido por Richard Donner.

The Best movie!!! 

#thegoonies #richarddonner #40years
Hoje (08/06), é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda The Calling @thecallingmusic Alex Band @alexband que completa 44 anos.

#alexband #thecalling #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (08/06), é aniversário do cantor, compositor e vocalista do Simply Red @simplyredofficial Mike Hucknall que completa 65 anos.

#mikehucknall #happybirthday #boomerangmusic #simplyred