Banda de Pau e Corda lança álbum de inéditas depois de 29 anos

Grupo pernambucano imprime sua marca em temáticas regionais, canções românticas e letras de cunho político

 

Ouça o álbum no link:  https://orcd.co/missaodocantador

 

Em atividade desde 1972, a Banda de Pau e Corda é um dos grupos mais longínquos da música popular brasileira. Integra um movimento que criou uma canção popular urbana com características marcadamente nordestinas, ao lado de nomes como Quinteto Violado, Geraldo Azevedo e Alceu Valença. Após quase 30 anos sem gravar um álbum de inéditas, o grupo lança Missão do Cantador, título também da  faixa de abertura do projeto que marca o retorno da Banda de Pau e Corda à sua essência. O álbum sai pela Biscoito Fino, com produção de José Milton e capa de Elifas Andreato.

 

Apesar das mudanças em sua formação original, o grupo se mantém fiel à sonoridade que o colocou no rol dos clássicos da música popular brasileira. O diálogo entre a flauta e a viola, os vocais sempre presentes e, sobretudo, a maestria de sua “poesia cantada” – como frisou Gilberto Freyre no primeiro disco do grupo. Para isso, o grupo contou com a produção de José Milton, responsável por lançar, ainda em 1973, o grupo no mercado fonográfico. Profissional de longa e importante história na MPB, José Milton iniciou sua trajetória como produtor musical justamente com a Banda de Pau e Corda, e com ela seguiu caminhando junto nos primeiros 7 álbuns.

 

Das 13 canções que integram o trabalho, apenas 2 possuem assinatura de Waltinho, um dos fundadores da Banda e arranjador de todos os trabalhos anteriores. Inspirado na estética definida por Waltinho ao longo de décadas, Zé Freire criou os demais arranjos tentando construir pontes entre o passado e o presente, mas também apontando caminhos futuros. E esse diálogo entre gerações também se faz notar na escolha das participações especiais. O paraibano Chico César é o convidado em “Fogo de Braseiro”. “Trata-se de uma letra com forte teor político e Chico é um dos artistas que melhor consegue traduzir isso em suas canções”, destaca Sérgio Andrade, cantor, compositor e um dos fundadores da Banda.

 

Outro artista convidado a participar foi o maranhense Zeca Baleiro, que divide os vocais com a Banda de Pau e Corda na canção Tudo Num Balaio Só, música inédita de autoria de Murilo Antunes em parceria com Natan Marques. “Quando Murilo me apresentou essa música, a primeira voz que eu imaginei foi a de Zeca Baleiro”, revela Andrade. Para fechar a lista de participações, a Banda de Pau e Corda convidou o cantor Marcello Rangel, integrante da nova cena da música pernambucana, para gravar voz e violão no frevo “Quer Mais o Quê?”, de sua autoria.

 

A capa do álbum Missão do Cantador, assinada por Elifas Andreato, reedita uma parceria que teve início em 1978, quando o artista plástico criou uma de suas obras mais icônicas para o LP Arruar,  marco na trajetória do artista e da Banda.

 

Ainda em 1973, Roberto Andrade –  fundador do grupo falecido em 2017 – já destacava: a Banda de Pau e Corda canta o Nordeste de hoje porque é nessa região que ela vive e busca suas inspirações. Mas sua música não se pretende regional. É música popular nordestina e brasileira. É a Banda de Pau e Corda de hoje e de sempre.

 

FICHA TÉCNICA

Missão do Cantador (Biscoito Fino)

 

Produzido por José Milton

Capa: Elifas Andreato

Arranjos: Zé Freire (exceto faixas 2 e 12) e Waltinho (faixas 2 e 12)

Participações Especiais: Mestre Gennaro (em “Estrela Cadente”), Zeca Baleiro (em “Tudo Num Balaio Só”), Chico César e Alexandre Rodrigues (em “Fogo de Braseiro”) e Marcello Rangel (em “Quer Mais do Quê?”).

Músicos convidados: Corró Zabumbeiro (em “Estrela Cadente”),  Raminho da Zabumba (em “Fogo de Braseiro”) e Julio Cesar Mendes (em “Desvario”).

 

Banda de Pau e Corda (formação):

 

Sérgio Andrade (voz, percussão e vocal)

Júlio Rangel (viola e vocal)

Sérgio Eduardo (contrabaixo)

Zé Freire (violão e vocal)

Yko Brasil (flauta transversal e pífano)

Alexandre Baros (bateria, percussão e vocal)

 

 

 

 

 

Com informações: Assessoria Biscoito Fino – Coringa Comunicação

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 18/12, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Papas da Língua @papasdalinguareuniao Serginho Moah @serginhomoahoficial que completa 61 anos.

#serginhomoah #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 18/12, é aniversário do guitarrista Keith Richards @officialkeef da banda The Rolling Stones @therollingstones que completa 82 anos.

#keithrichards #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 17/12, é aniversário do ex-baixista da banda R.E.M, Mike Mills que completa 67 anos.

#mikemills #rem #happybirthday
Hoje, 17/12, é aniversário do cantor e compositor Paul Rodgers @paulrodgersofficial que completa 76 anos.

Foi vocalista das bandas Bad Company e Free.

#paulrodgers #happybirthday
#boomerangmusic
Hoje, 14/12, é aniversário do baixista e compositor Cliff Williams @cliffwilliams_official ex-integrante da banda AC/DC @acdc 

#cliffwilliams #acdc #happybirthday
Em 14/12/1979, há exatamente 46 anos atrás era lançado o terceiro álbum de estúdio da banda The Clash @the_clash "London Calling".

The Clash

Joe Strummer – vocais, backing vocals, guitarra rítmica, piano
Mick Jones – guitarra solo, piano, harmónica, backing vocals
Paul Simonon – baixo, backing vocals, vocal em "The Guns of Brixton"
Topper Headon – bateria, percussão

Músicos adicionais

Mick Gallagher – órgão
The Irish Horns – metais

Tracklist 

1. London Calling
2. Brand New Cadillac
3. Jimmy Jazz
4. Hateful
5. Rudie Can’t Fail
6. Spanish Bombs
7. The Right Profile
8. Lost In The Supermarket
9. Clampdown
10. The Guns Of Brixton
11. Wrong ‘Em Boyo
12. Death Or Glory
13. Koka Kola
14. The Card Cheat
15. Lover’s Rock
16. Four Horsemen
17. I’m Not Down
18. Revolution Rock
19. Train In Vain

#theclash #londoncalling #boomerangmusic
Hoje, 12/12, é aniversário da cantora e compositora Dionne Warwick @therealdionnew que completa 85 anos.

#dionnewarwick #happybirthday
Hoje, 12/12, é aniversário do ex guitarrista da banda Kiss @kissonline Bruce Kulick @bruce.kulick que completa 72 anos.

#kiss #brucekulick #happybirthday