Banda Gente lança a emblemática música “Rainha do Fogo”, com história de mulher que se levanta contra a tirania e vira mito
Cheio de latinidade e afro-brasilidade, single será lançado dia 28/01 e tem a participação da cantora Luciane Dom
Capa: Ilustração da artista visual Tatch Pereira
Um conto, um mito, uma mulher, uma força.
“Rainha do Fogo”, nova música da Banda Gente, com participação da cantora Luciane Dom, traz história e suingue, mistério e latinidade, poder e afro-brasilidade. Não há como se omitir do refrão
“Lá vai a rainha do fogo
Que pôs o seu rei de joelho pela chama
Lá vai a rainha do fogo
As cinzas serão testemunhas de sua fama.”
O novo single, a ser lançado dia 28 de janeiro, arrepia quem ouve e quem toca. Conduzido pela eclética guitarra de Wallace Cruz, o som que mistura salsa, samba, rock e música afro invoca uma força desconhecida; reverencia uma deusa que deixou seu rastro, mas que não se sabe sua imagem.
Wallace conta de onde saiu a história: “A música faz parte de uma trilogia que narra a vingança de uma mulher simples que amava sua cidade e cuidava das lamparinas que a iluminavam. Apaixonada pelo fogo com sua piromania, se sentiu desalmada quando um rei tirano a cidade incendiou; para se vingar, ela seduz o rei, põe fogo em seu castelo e parte andarilha, com sua navalha e flor no cabelo para reconstruir sua vida”.
Interpretada pelas fortes e emblemáticas mulheres Iolly Amâncio, vocalista da Banda Gente, e Luciane Dom, importante cantora da nova geração da MPB, “Rainha do Fogo” se apoia na revolução feminina. Elas que, ao longo dos anos, vêm enfrentando desafios dos mais diversos, hoje aprofundados por um governo obscurantista e uma sociedade tão carregada de machismo e misoginia.
“Se eles vêm com fogo e suas inquisições, nossas mulheres rainhas com fogo queimarão todo império retrógrado. Pelas chamas não passarão!”, proclama Iolly.
SHOW NO CIRCO VOADOR – DIA 04 DE FEVEREIRO
O single é o primeiro lançamento da Banda Gente em 2022 mirando a retomada de shows pelo Brasil. A primeira apresentação do ano é mais que especial: É um marco. A Banda Gente será a atração de abertura do show da LETRUX no Circo Voador, dia 4 de fevereiro. “Subir nesse palco icônico é nos sentir fazendo parte da história do Rio. Será o momento de multiplicar uma energia nova e viva com a galera. Estamos preparando um show vibrante pra descarregar toda tensão acumulada nesses dois anos longe da plateia”, conta Iolly Amâncio.
A cantora e Letícia Novaes, a Letrux, se conheceram pessoalmente em 2019 através do projeto ASA (Arte Sônica Amplificada, do Oi Futuro + British Council), que une mulheres da música e do som. Trocaram ideias, e-mails, composições, gravaram duas músicas juntas (uma delas é a releitura de “Preta, Pretinha” no álbum-homenagem Replay Clássicos: Acabou Chorare, da Som Livre) e, desde então, elas mantêm uma relação de admiração e criatividade. “Mais do que uma artista, conheci uma humana inspiradora. Partilhamos uma afinidade muito gostosa e, com tanta energia e afeto, o show não pode ser menos que emocionante!”, sugere Iolly. “A Letrux nos traz força. O show será cheio de vitalidade e ainda terá uma surpresa inesquecível que vocês verão só no dia. Vamos lá!”, aguça ela.
PROJETO “DESCARREGAR”
A música chega após a realização do projeto “Descarregar”, de 2021, que resultou no show audiovisual Banda Gente na Laje, dirigido pelo premiado Jodele Larcher e disponível no YouTube da banda, e no EP Descarregar Ao Vivo (selo Diversão e Arte com distribuição da Elemess Music), reunindo músicas de destaque da carreira da banda com novos arranjos e em versão mais “tropical”. São elas: “Por Tua Causa”, “Indiferença”, “Samba do Trem”, “Cólera” e “Meu Sonho”, todas extraídas deste show, gravado do alto de uma laje em Mesquita, na Baixada Fluminense, cidade natal do grupo.
SOBRE A BANDA GENTE
A Banda Gente e seu Rock tropical vem conquistando espaço no Rio de Janeiro e outros estados com seu som urbano e tons mestiços, cintilando suingue e poesia. Tem sete anos de estrada e seis trabalhos lançados, entre álbuns e singles. Tem parcerias com Letrux, Roberta Dittz, Luiza Casé e Luciane Dom, além de um histórico show no Palco Favela do Rock in Rio com a banda Canto Cego. O grupo anda no mesmo trilho musical de artistas como O Rappa, Elza Soares, Nação Zumbi, Novos Baianos, Metá Metá e Canto Cego. O grupo é formado por Iolly Amâncio (vocal), Wallace Cruz (guitarra), Jonathan Panta (baixo), Jéssica Nepomuceno (bateria) e Adonis Lima (Percussão).
LETRA
“Rainha do Fogo”
(Wallace Cruz / Iolly Amâncio)
Part. Especial: Luciane Dom (vocais)
De tanto brincar com fogo ela aprendeu
E a chama carrega com ela onde for
Navalha escondida em seu peito
Cabelo carrega uma flor
Vagando pelo mundo afora
Carrega consigo uma dor
Deixando de se lamentar ela se ergueu
Afim de se reinventar ela dançou
Num gole de bebida quente
Seus deuses reverenciou
Vida inteira pela frente
Mundo inteiro ao seu dispor
Lá vai a rainha do fogo
Que pôs o seu rei de joelho pela chama
Lá vai a rainha do fogo
As cinzas serão testemunhas de sua fama.
Deixando de se lamentar ela se ergueu
Afim de se reinventar ela dançou
Num gole de bebida quente
Seus deuses reverenciou
Vida inteira pela frente
Mundo inteiro ao seu dispor
Lá vai a rainha do fogo
Que pôs o seu rei de joelho pela chama
Lá vai a rainha do fogo
As cinzas serão testemunhas de sua fama.
MAIS SOBRE A ‘BANDA GENTE’:
Instagram: @bandagente
YouTube: BandaGente
Facebook: @BandaGente
Spotify: Banda Gente
Com informações: Fogo no Paiol Music Hub