Benito di Paula tem a carreira celebrada no EP Madrugada, reunindo regravações de importantes nomes da música brasileira
Com seis faixas, o EP conclui a primeira parte de um songbook intitulado Benito 80, que, no segundo semestre, se desdobrará em um álbum
A celebração do octogenário de Benito di Paula teve início com o lançamento de O Infalível Zen (2021), primeiro disco de inéditas em 25 anos, concebido por ele ao lado do filho, Rodrigo Vellozo. Agora, eles dão continuidade às comemorações com a idealização de um songbook, em que reúnem relevantes nomes da música brasileira em releituras de clássicos de Benito. “Proteção às Borboletas” e “Se Não For Amor”, apresentadas previamente como singles, foram gravadas por Teresa Cristina e João Bosco, respectivamente. Com data marcada para dia 14 de julho, o resultado desta primeira parte do projeto é exposto por meio do EP Madrugada (ouça aqui), que soma Mariana Aydar, Demônios da Garoa, Rodrigo Campos e o próprio Rodrigo Vellozo à lista de convidados.
“Madrugada”, faixa-título do EP, foi composta, originalmente, por Benito e gravada por Jair Rodrigues no seu álbum homônimo de 1982. A canção chega com uma nova roupagem e com uma reunião de diferentes gerações do samba paulista, como Demônios da Garoa, Rodrigo Campos e Rodrigo Vellozo.
Já “Do Jeito Que A Vida Quer”, composição feita por Benito em homenagem ao sambista Ataulfo Alves, alcança novos traços na voz de Mariana Aydar. “A participação da Mariana foi muito especial. Ela conheceu a obra do meu pai durante a infância e, como muitos brasileiros, tem memória profunda e afetiva em relação a ele e seu repertório”, comenta Rodrigo Vellozo, que, além de participar de uma das canções, é idealizador do projeto.
“Proteção às Borboletas” ganha versão de Teresa Cristina, enquanto “Se não for amor” chega em gravação de João Bosco. Esta última, inclusive, foi a primeira música do projeto a ser lançada e traz arranjos de metais de Thiago França.
“Cada um dos artistas que estão no plano tem uma ligação profunda e particular com o acervo e com a história do grande artista que é o meu pai. Conseguimos reunir vários universos dentro dos oitenta anos de vida de Benito”, finaliza Vellozo.
Pensado como uma extensão do EP, a versão completa do songbook chegará no segundo semestre. “O que me inspirou a idealizar um propósito como esse foi a ideia de explorar as mais diversas e profundas perspectivas sobre a obra do meu pai”, pontua Rodrigo. O rapper Criolo e a cantora e compositora Juçara Marçal são alguns dos nomes já confirmados para o álbum.
Ficha Técnica:
“Se não for amor”
João Bosco – voz e violão
Thiago França – arranjo, regência, sax e flauta
Grazi Pizani – trompete
Maria Beraldo – clarone
Amilcar Rodrigues – trompete
Allan Abadia – trombone
Pedro Fuentes – trombone
“Madrugada”
Demônios da garoa – vozes
Rodrigo Campos – voz, surdo, cavaco
Rodrigo Vellozo – voz, piano
Allen Alencar – guitarra
Marcelo Cabral – baixo
Thiago França – sax
Igor Caracas – bateria, tamborim
“Proteção às borboletas”
Teresa Cristina – voz
Rodrigo Vellozo – piano acústico e Rhodes
Rodrigo Campos – cavaco, agogô, surdo
Thiago França – flauta
Marcelo Cabral – contrabaixo
Igor Caracas – bateria, tamborim, ganzá
“Do jeito que a vida quer”
Mariana Aydar – voz
Rodrigo Campos – cavaco, surdo, agogô
Marcelo Cabral – baixo
Allen Alencar – guitarra
Thiago França – sax
Igor Caracas – bateria
Gravação: Alexandre Fontanetti e Frederico Pacheco
Assistente de gravação: Insano Luz
Mixagem: Alexandre Fontanetti
Masterizado: Felipe Tichauer
Arte: Manuela Eichner
Design: Julio Dui
Músicas escritas por Benito Di Paula
Direção artística: Rodrigo Vellozo e Romulo Fróes
Com informações: TROVOA Comunicação