Benito di Paula tem a carreira celebrada no EP Madrugada, reunindo regravações de importantes nomes da música brasileira

Com seis faixas, o EP conclui a primeira parte de um songbook intitulado Benito 80, que, no segundo semestre, se desdobrará em um álbum

 

A celebração do octogenário de Benito di Paula teve início com o lançamento de O Infalível Zen (2021), primeiro disco de inéditas em 25 anos, concebido por ele ao lado do filho, Rodrigo Vellozo. Agora, eles dão continuidade às comemorações com a idealização de um songbook, em que reúnem relevantes nomes da música brasileira em releituras de clássicos de Benito. “Proteção às Borboletas” e “Se Não For Amor”, apresentadas previamente como singles, foram gravadas por Teresa Cristina e João Bosco, respectivamente. Com data marcada para dia 14 de julho, o resultado desta primeira parte do projeto é exposto por meio do EP Madrugada (ouça aqui), que soma Mariana Aydar, Demônios da Garoa, Rodrigo Campos e o próprio Rodrigo Vellozo à lista de convidados.

 

Madrugada”, faixa-título do EP, foi composta, originalmente, por Benito e gravada por Jair Rodrigues no seu álbum homônimo de 1982. A canção chega com uma nova roupagem e com uma reunião de  diferentes gerações do samba paulista, como Demônios da Garoa, Rodrigo Campos e Rodrigo Vellozo.

 

“Do Jeito Que A Vida Quer”, composição feita por Benito em homenagem ao sambista Ataulfo Alves, alcança novos traços na voz de Mariana Aydar. “A participação da Mariana foi muito especial. Ela conheceu a obra do meu pai durante a infância e, como muitos brasileiros, tem memória profunda e afetiva em relação a ele e seu repertório”, comenta Rodrigo Vellozo, que, além de participar de uma das canções, é idealizador do projeto.

 

Proteção às Borboletas” ganha versão de Teresa Cristina, enquanto  “Se não for amor” chega em gravação de João Bosco. Esta última, inclusive,  foi a primeira música do projeto a ser lançada e traz  arranjos de metais de Thiago França.

 

“Cada um dos artistas que estão no plano tem uma ligação profunda e particular com o acervo e com a história do grande artista que é o meu pai. Conseguimos reunir vários universos dentro dos oitenta anos de vida de Benito”, finaliza Vellozo.

 

Pensado como uma extensão do EP, a versão completa do songbook chegará no segundo semestre. “O que me inspirou a idealizar um propósito como esse foi a ideia de explorar as mais diversas e profundas perspectivas sobre a obra do meu pai”, pontua Rodrigo. O rapper Criolo e a cantora e compositora Juçara Marçal são alguns dos nomes já confirmados para o álbum.

 

Ouça o EP “Madrugada” aqui

 

Ficha Técnica:

 

“Se não for amor”
João Bosco – voz e violão
Thiago França – arranjo, regência, sax e flauta
Grazi Pizani – trompete
Maria Beraldo – clarone
Amilcar Rodrigues – trompete
Allan Abadia – trombone
Pedro Fuentes – trombone

 

“Madrugada”
Demônios da garoa – vozes
Rodrigo Campos – voz, surdo, cavaco
Rodrigo Vellozo – voz, piano
Allen Alencar – guitarra
Marcelo Cabral – baixo
Thiago França – sax
Igor Caracas – bateria, tamborim

 

“Proteção às borboletas”
Teresa Cristina – voz
Rodrigo Vellozo – piano acústico e Rhodes
Rodrigo Campos – cavaco, agogô, surdo
Thiago França – flauta
Marcelo Cabral – contrabaixo
Igor Caracas – bateria, tamborim, ganzá

 

“Do jeito que a vida quer”
Mariana Aydar – voz
Rodrigo Campos – cavaco, surdo, agogô
Marcelo Cabral – baixo
Allen Alencar – guitarra
Thiago França – sax
Igor Caracas – bateria

 

Gravação: Alexandre Fontanetti e Frederico Pacheco
Assistente de gravação: Insano Luz
Mixagem: Alexandre Fontanetti
Masterizado: Felipe Tichauer
Arte: Manuela Eichner
Design: Julio Dui
Músicas escritas por Benito Di Paula
Direção artística: Rodrigo Vellozo e Romulo Fróes

 

 

 

 

 

 

 

Com informações:  TROVOA Comunicação

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje (30/03), é aniversário da cantora e compositora Céline Dion @celinedion que completa 57 anos.

#celinedion #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (30/03), é aniversário da cantora e compositora Norah Jones @norahjones que completa 46 anos.

#norahjones #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (30/03), é aniversário do guitarrista, compositor, cantor e bluesman Eric Clapton @ericclapton que completa 80 anos.

#ericclapton #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (27/03), é aniversário da cantora e compositora Xuxa @xuxameneghel que completa 62 anos.

#xuxa #happybirthday
Hoje (27/03), é aniversário da cantora e compositora Mariah Carey @mariahcarey que completa 56 anos.

#mariahcarey #happybirthday  #boomerangmusic
Hoje (27/03), é aniversário do saudoso cantor, compositor e vocalista da Legião Urbana Renato Russo @renatorussooficial que completaria 65 anos.

Mobilizou uma geração com suas letras marcantes nos anos 80 e 90.

Foto 📷 @rui_mendes_photographer que também fez aniversário nesta semana

#renatorusso #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 26/03, é aniversário da cantora e compositora Diana Ross @dianaross que completa 81 anos.

#dianaross #happybirthday #boomerangmusic