BUHR faz show “Selvática 10 anos” no Sesc Pompeia dia 22 de agosto
Uma das artistas mais inovadoras de sua geração, cantora, compositora, atriz, escritora e artista plástica, Karina Buhr sobe ao palco do Sesc Pompeia dia 22 de agosto para apresentar uma releitura de seu álbum “Selvática”, que completa 10 anos. Além de revisitar essa obra com uma formação diferente da do disco original, o show marca sua mudança de nome. A artista passa a assinar apenas BUHR.
“Selvática” é um álbum que celebra a liberdade de mentes e corpos em 11 faixas autorais, que vão do reggae ao punk rock, e mergulha em temas como ocupação das cidades, em “Alcunha de Ladrão” e “Cerca de Prédio”, exploração das trabalhadoras em “Pic Nic”, feminicídio em “Esôfago”, questiona o amor romântico em “Desperdiço-te-me”. Na faixa “Rimã” BUHR faz uma carta musicada sobre fotos de sua irmã, Priscilla Buhr, que fez a emblemática foto da capa de “Selvática”.
Em “Eu sou um monstro”, BUHR dá o recado: “Mulher, tua apatia te mata/ Não queira de graça/ O que nem você dá pra você, mulher// Hoje eu não quero falar de beleza/ Ouvir você me chamar de princesa/ eu sou um monstro!”. Na faixa “Selvática”, uma “antipregração”, que reescreve algumas linhas da história, acompanhada por Elke Maravilha e Denise Assunção, BUHR traz guerreiras do Daomé e de Rojava, a jurema da favela e as “oliveiras palestinas suculentas avisam: já não há quem possa!”.
“Selvática” nasceu totalmente alinhado ao seu tempo: os anos 2010 foram marcados pelo chamado “feminismo 4.0”, que, em sua quarta onda, reacendia a chama da luta contra o patriarcado nas ruas, nos textões, nas hashtags, na arte e na política, enquanto a primeira presidenta do Brasil estava em vias de sofrer um golpe. “Selvática” foi lançado em 29 de setembro de 2015.
Para esse show especial, BUHR decidiu rearranjar todas as canções. Se juntou a Régis Damasceno (guitarra) e Rami Freitas (bateria, sintetizador e sampler) com novas versões das músicas, trazendo para o primeiro plano a crueza literária e percussiva de quando as canções nasceram. Um show onde BUHR expande o conceito do álbum para o agora, dez anos depois, no contexto de transformações que os feminismos e as relações e percepções de gênero trilharam. O universo teatral que permeia a obra da artista segue presente aqui também em texto falado, com a participação especial de Roberta Estrela D’Alva e visuais de biarritz.
Em setembro, BUHR se apresenta no Festival The Town, num show preparado especialmente para a ocasião.
Show: BUHR – “Selvática”
Local: Sesc Pompéia (rua Clélia, 93)
Data: 22 de agosto (sexta)
Horário: 21h
Ingressos: 60 (inteira)
Link: https://www.sescsp.org.br/programacao/buhr/
Com informações: Assessoria de Imprensa Piky – Mariana Candeias