CAIXA CULTURAL SÃO PAULO APRESENTA CONTO DE CASA, COM CAROL LEVY
Diversão, interação e muito aprendizado em um show envolvente para encantar crianças de todas as idades
A artista pernambucana resgata a criança que está dentro de todos nós em um espetáculo no qual a deliciosa interatividade com o público é um dos pontos altos
Crédito foto: Andrea Rego Barros- Divulgação
Carol Levy arrebatou o público paulistano em 2017, quando veio a São Paulo com o seu espetáculo Canta Bicho. Fenômeno de popularidade no Nordeste há bastante tempo graças à sua criatividade e carisma, também conquistou um público grande por aqui, ela que tem três DVDs e um CD em seu currículo.
Agora, a cantora, compositora e contadora de histórias volta à capital paulista para apresentar o show Conto de Casa, uma deliciosa experiência repleta de músicas e histórias e com direito a muita interatividade com o público.
As apresentações, com entrada gratuita, acontecem em dois fins de semana seguidos, de 18 a 27 de outubro, de sexta a domingo às 17h, com sessão extra aos sábados às 15h.
Em Conto de Casa, a cantora convida a plateia a participar de toda a montagem, ora cantando junto, ora sugerindo o que acontecerá na história e até ajudando a artista a cozinhar uma sopinha, por exemplo. “A gente investe na imaginação das crianças, não dá as coisas de mão beijada, fazemos muito com pouco”, reflete
No palco, Carol Levy é acompanhada por Carlinhos Borges, seu diretor musical e marido. “Resolvemos fazer isso juntos e sozinhos, como um resgate à época em que começamos esse trabalho de contar e cantar histórias nas livrarias lá em 2010. Isso também facilita a nossa interação com o público”, explica.
Uma casa para compartilhar
O show começa com Carol Levy chegando ao palco, que representa a sua casa, com uma sombrinha na mão, fugindo da chuva e citando o clássico filme Cantando na Chuva (Singin’ In The Rain). Ao olhar para a plateia e ver seus adoráveis convidados, dá as boas-vindas e abre a porta para o pessoal.
Carol Levy aposta na imaginação de todos e mostra que qualquer coisa do nosso entorno pode virar uma princesa ou um lindo passarinho. “O projeto está cheio de novidades! Montei uma casa linda, novinha, cheia de coisas boas para partilhar com as crianças e estou louquinha para receber uma visita”, garante.
O formato do espetáculo abre espaço para que cada apresentação seja única, sempre com direito a improvisos e desdobramentos inesperados, que Carol, sempre atenta, procura desenvolver para interagir com a público e cativar a todos.
No palco, um figurino assinado por Marcondes Lima, inspirado nos anos 60, e cenário criado por Bia Pessoa, um belíssimo painel em tecido com desenho da cozinha, sala e hall de passagem, remetendo à casa da artista. O espetáculo é dirigido por Luciano Pontes, artista e diretor multifacetado, e apresenta um formato mais intimista.
Para Carol Levy, seu principal objetivo não só com este espetáculo, mas com tudo o que realiza em termos profissionais, é fazer com que os adultos percebam o quanto temos de tomar cuidado com as crianças, como a arte pode ajudar nesse sentido, e o quanto as crianças dependem dos adultos para conseguir superar seus problemas e dificuldades para se desenvolverem em termos de formação educacional e pessoal.
“Se os pais e professores fizerem um bom trabalho educativo, ajudarão a tornar suas crianças adultos melhores. Fico emocionada com as reações de pais e crianças após meus espetáculos, pois eles entendem esse meu objetivo, que é fazer da arte um instrumento de educação e de melhora do ser humano”, reflete.
Workshop “Também Quero Contar Histórias”
O estilo e o modus operandi de Carol Levy no palco são tão marcantes que é natural que ela realize concorridos workshops. O em São Paulo ocorrerá no segundo domingo da temporada de Conto de Casa, no dia 27 de outubro, na Caixa Cultural São Paulo.
Durante a aula, Carol vai falar sobre a importância de contar histórias, as técnicas da narrativa, os erros cometidos, dará sugestão de livros e muito mais. “É uma delícia, pois abro o meu coração, falo de forma muito prática, dou noções de corpo, voz, dinâmica, contato com o público, tudo o que acho fundamental”, explica Carol.
Outra preocupação é a de ouvir com atenção as pessoas que participam, buscando atender as necessidades específicas de cada uma delas. Seus quase 11 anos de bem-sucedida experiência, com um trabalho inspirado em artistas como Helio Ziskind, Palavra Cantada e Bia Bedran, entre outros, ficam à disposição dos participantes.
A inscrição é limitada para 25 pessoas e acontecerá somente pelo e-mail contato@carollevy.com.br . A classificação é para maiores de 18 anos.
Pequena biografia
Carol possui uma formação bem diversificada. Ela participou de um coral, fez canto lírico no Conservatório Pernambucano de Música e cursou a faculdade de Publicidade e Propaganda. De quebra, fez locuções, jingles publicitários e vozes para animação.
Aí, em busca de sua identidade artística, resolveu se dedicar ao público infantil. O início ocorreu com uma apresentação no prédio onde morava. Era a semente de um trabalho que em pouco tempo ganharia ótima repercussão e bons frutos.
Em 2013, por exemplo, ela lançou seu primeiro DVD, Contarola, que ficou durante dois anos no catálogo da Netflix. Em 2015 e 2016, apresentou na Rede Globo Nordeste o bem-sucedido programa Contarolando Com Carol Levy, que teve um total de 25 episódios e mostrava bem azeitada mistura de canções e historinhas.
Além da divulgação de seu trabalho via Youtube e redes sociais, Carol Levy está presente no aplicativo Playkids, e figura no Top 10 dos vídeos mais vistos ali. Um de seus segredos é a capacidade de interação com as crianças, e de cativar a atenção delas, mesmo em tempo de celulares, internet, games e redes sociais.
A CAIXA Cultural São Paulo
Localizada na Praça da Sé, a CAIXA Cultural São Paulo oferece uma programação diversificada, com opções gratuitas, estimulando a inclusão e a cidadania. O espaço está situado em um prédio histórico construído em estilo “Art déco” e inaugurado em 1939. Conta com três galerias, salão nobre, auditório e sala de oficinas. Em 2018, apresentou 40 projetos culturais e educativos tais como espetáculos de dança, teatro, shows, debates, leituras dramáticas, oficinas e palestras. O espaço também abriga o Museu da CAIXA, uma exposição permanente que conta com instalações e inúmeros objetos originais, preservados desde a década de 40, mantendo vivas a história da instituição e de uma época da cidade de São Paulo e do Brasil.
Mais informações: http://www.carollevy.com.br/
Canal de Carol Levy no Youtube:
Ficha Técnica do espetáculo:
Concepção: Carol Levy e Luciano Pontes
Direção Geral: Carlinhos Borges e Carol Levy
Direção Artística: Luciano Pontes
Texto: Carol Levy
Cantora e Contadora de Histórias: Carol Levy
Direção Musical, Arranjos, Trilha Sonora: Carlinhos Borges
Operação de Luz: Carol Autran
Técnico de Som: Demetrius Amaro
Criação de Figurinos: Marcondes Lima
Criação e Execução de Cenários: Bia Pessoa
Produção Executiva: Bruno Cássio Leal
Produção Local: Raphaella Feitosa
Realização: Guaxe Produções e Onomatopeia Ideias Sonoras
Duração: 70 Minutos
Serviço:
Conto de Casa
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111, Centro)
Datas: 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de outubro (sexta a domingo, às 17h, com sessão extra aos sábados às 15h)
Entrada franca: (ingressos distribuídos a partir das 9h do dia da apresentação)
Capacidade: 80 pessoas
Classificação indicativa: Livre
Informações: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: CAIXA e Governo federal
Workshop Também Quero Contar Histórias
Facilitador: Carol Levy
Quando: 27 de outubro de 2019 (domingo)
Horário: 09h30 às 12h30
Onde: CAIXA Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111, Centro)
Lotação: 25 pessoas
Inscrição: pelo e-mail contato@carollevy.com.br
Informações: (11) 3321-4400
Entrada franca
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Assessoria de Imprensa do espetáculo – Miriam Martinez
Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural São Paulo (SP)