Vie Rose e Emiliana Organic promovem jantar com vinhos sustentáveis e biodinâmicos

Chef Álvaro Alencar assina o menu do restaurante de inspiração mediterrânea, novidade em Pinheiros, e que trabalha com horta orgânica

 

Nem todo vinho é vegano, nem todo vinho orgânico é vegano ou biodinâmico. Essas e outras curiosidades serão tema de aula-jantar que o restaurante Vie Rose promove, nesta terça (08/10), às 20 horas, em Pinheiros, em parceria com a Emiliana Organic, empresa chilena considerada hoje a maior vinícola orgânica do mundo. O jantar harmonizado em seis etapas é assinado pelo chef Álvaro Alencar (ex-Maní, Manioca e A Figueira Rubayat) e custa R$ 260 por pessoa, já incluindo os vinhos e bebidas não-alcoólicas.

 

A empresa Emiliana, que completa aniversário de 20 anos de trabalho com orgânicos, é hoje a maior vinícola orgânica do mundo com vinhedos em regiões como Casablanca, Maipo e Colchágua:

 

vinhos veganos, sem aditivos químicos e respeito ao meio ambiente. Crédito: Divulgação.

 

Na cozinha do Vie Rose, recém-inaugurado em Pinheiros, inspirações numa culinária mediterrânea, simples, fresca e versátil. A restauratrice Leticia Lopes têm a preocupação de trabalhar com pequenos produtores rurais e produtos agroecológicos. Ela fechou parceria com a Fazu Rede de Fazendas Urbanas, que promove um trabalho de produção de hortaliças orgânicas em São Paulo. Alface, alface roxa, rúcula e agrião são todos hidropônicos, não levam agrotóxicos ou outros produtos químicos e são plantados e colhidos diretamente da horta do restaurante, às vistas do cliente. Total sintonia com a proposta da Emiliana e sua linha de vinhos orgânicos e biodinâmicos.

 

Para começar o jantar, o Vie Rose sugere: Dadinho de Tapioca com Queijo Serra da Canastra e Geleia de Pimenta, Pastel de Abóbora com Especiarias Servido com Geleia de Pimenta, Queijo Coalho Grelhado com Mel Trufado e Tartare de Beterraba (beterraba defumada com sour cream vegano, feito com leite de castanha, óleo de canola e limão). As entradinhas harmonizam com o Adobe Rosé, lançamento da vinícola Emiliana. O vinho é orgânico, ou seja, as videiras são cultivadas com adubos e fertilizantes naturais, preservando o fruto da forma mais pura.

 

No evento, o Filé Mignon com Molho Rôti e Gratin de Mandioquinha, criação do chef Álvaro Alencar, do Vie Rose, será acompanhado do vinho tinto biodinâmico e sustentável Gê, composto pelas uvas Syrah,  Carmenère e Cabernet Sauvignon. Crédito: Tadeu Brunelli.

 

 

Na sequência, será servida a Salada Tropical com Queijo (folhas verdes colhidas da horta do Vie Rose, acompanhadas de frutas da estação, gorgonzola, nozes e emulsão de mostarda e mel). Para harmonizar, o vinho branco orgânico e biodinâmico Novas Chardonnay, feito com uvas Chardonnay, cultivadas em solo franco-argiloso. Um rótulo que reproduz fielmente seu terroir. Como pratos principais, o Risoto de Cogumelos finalizado com azeite trufado (prato que pode vir na versão vegana) e que combina com o tinto orgânico e biodinâmico Coyam (que, em dialeto mapuche, significa carvalho chileno, fazendo referência às majestosas árvores frondosas dos vinhedos de Los Robles). O segundo prato será Filé Mignon com Molho Rôti e Gratin de Mandioquinha, acompanhado do vinho tinto Gê, composto pelas uvas Syrah,  Carmenère e Cabernet Sauvignon. O rótulo, intenso em aromas e sabores, traduz muito bem o conceito de biodinâmico: seu nome faz menção ao planeta Terra e a toda a energia biodinâmica que o envolve. Para finalizar com doçura, o Pudim de Leite do Vie Rose e o Brownie de Chocolate, servido com sorvete de caramelo com flor de sal e ganache de chocolate amargo.

 

Todos os vinhos do menu-degustação da noite no Vie Rose serão veganos. Os enólogos da Emiliana explicarão por que a maioria dos vinhos do mercado não é vegana. No processo de clarificação do vinho, normalmente entra algum tipo de proteína animal: como caseína (proteína do leite), gelatina (de origem bovina ou suína), cola de peixe, óleo de peixe, quitina (produto da casca de crustáceos) e até clara de ovo. Para ser vegano, o produtor faz uso de agentes não-animais no processo, como carbono, argila, calcário, sílica e caseína vegetal.

 

O jantar marca também os 20 anos de início da vinícola Emiliana com o trabalho de orgânicos. É considerada hoje a maior empresa do mundo certificada nas práticas de vinhos orgânicos e biodinâmicos, com manejo 100% orgânico. Foi reconhecida como “Companhia Verde do Ano”, em concurso realizado pela prestigiada revista inglesa The Drink Businness. A divisão de vinhos da La Pastina é a responsável pelos vinhos da Emiliana no Brasil.  Noite que harmoniza alta qualidade de vinhos e gastronomia com o respeito ao meio ambiente.

 

Vendas antecipadas pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/jantar-harmonizado—vie-rose-e-emiliana-20-anos-de-cultura-organica__660609|) ou no cel. 9 3318-2019.

 

Sobre o Vie Rose:

 

Celebrar o encontro. Do almoço entre amigos, na varanda com jardim ao estilo provençal, até um miniwedding, do happy hour ao jantar romântico, do almoço no jardim com seu pet preferido ao coquetel-surpresa no bar da casa, do aniversário animado no mezanino ao almoço de negócios em sala reservada. Momentos especiais em um ambiente especial, assim nasceu o Vie Rose, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo. Criado pela empresária e restauratrice paulistana Letícia Lopes (barista e sommelier de formação, executiva do mercado financeiro, ex-sócia do Grupo Ruella), o Vie Rose surgiu para ser, mais do que um restaurante, um espaço para celebrar a vida em seus diferentes momentos. O décor cult e divertido traz objetos de arte e de contemplação. Vie Rose – literalmente “vida rosa” – tem esse espírito romântico e astral, como na música, buscando ver a vida sempre com lentes cor-de-rosa. A rosa, que dá nome à casa, aparece em desenhos nas mesas, decorando pratos e até sendo a estrela principal de drinques, como o Vie Rose, que reúne rosa, gim e limão-siciliano. Culinária para alimentar e alegrar a alma. O lado rosa, o lado mágico da vida.

 

www.vierose.com.br

Rua Vupabussu, 199 – Alto de Pinheiros

CEP: 05429-040 – São Paulo – SP

Tel. 11 3097-9257 / 4858-1996 e 9 3318-2019.

Instagram: @vierosecelebrar

Facebook: /vierosebistro

 

 

Sobre a Emiliana Organic:

 

Criada em 1986 pelos visionários irmãos José e Rafael Guilisasti no Chile, a Emiliana Organic Vineyards é considerada hoje a maior vinícola orgânica do mundo, produzindo vinhos com caráter e personalidade únicos, com a máxima expressão do terroir, com vinhedos em Casablanca, Maipo e Colchágua. Todo o trabalho é marcado por elevados padrões de produção que se refletem em seu extenso portfólio de vinhos sustentáveis orgânicos e biodinâmicos.

https://tienda.emiliana.cl/

 

 

Informações à imprensa: SG Comunicação & Imagem

#SIGA NO INSTAGRAM
Faleceu nesta terça, 25/08, aos 80 anos, a cantora, atriz e compositora Dolly Parton @dollyparton 

Uma lenda da música country que nos deixa, uma grande perda.

#dollyparton #boomerangmusic
#rip
Hoje, 25/08, é aniversário do guitarrista da banda Def Leppard @defleppard Vivian Campbell @viviancampbell que completa 64 anos.

#viviancampbell #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 25/08, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Made In Brazil @bandamadeinbrazil Oswaldo Vecchione @oswaldovecchione que completa 79 anos.

Foto @leandroalmeidashow

#oswaldovcchione #happybirthday #madeinbrazil #boomerangmusic
Em 25/08/1986, há exatamente 40 anos atrás era lançado o 7° álbum de estúdio do cantor e compositor Paul Simon "Graceland".

Tracklist:

1. The Boy In the Bubble
2. Graceland
3. I Know What I Know
4. Gumboots
5. Diamonds On the Soles of Her Shoes
6. You Can Call Me Al
7. Under African Skies
8. Homeless
9. Crazy Love, Vol. II
10. That Was Your Mother
11. All Around the World or the Myth of Fingerprints
12. Homeless (Demo) (Bonus Track)
13. Diamonds on the Soles of Her Shoes (Unreleased Version) (Alternate Version)
14. All Around the World or the Myth of Fingerprints (Early Version) (Early Version)
15. The Story of "Graceland" as Told by Paul Simon

#paulsimon #graceland #boomerangmusic
Hoje, 25/08, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Judas Priest @judaspriest Rob Halford @robhalfordlegacy que completa 75 anos.

#robhalford #judaspriest #boomerangmusic
Em agosto de 1986, há exatamente 40 anos atrás era lançado o 6° álbum de estúdio da banda Toto @totothemselves "Fahrenheit".

Integrantes:

Toto

Joseph Williams – vocal principal (1, 2, 4, 6–9) , vocal de apoio
Steve Lukather – guitarras, vocais principais (3, 5) , vocais de apoio
David Paich – piano, teclados, sintetizadores, vocais de apoio
Steve Porcaro – teclados, sintetizadores, eletrônica
Mike Porcaro – baixo
Jeff Porcaro – bateria, percussão

Track list:
	1.	Till The End
	2.	We Can Make It Tonight
	3.	Without Your Love
	4.	Can’t Stand It Any Longer
	5.	I’ll Be Over You
	6.	Fahrenheit
	7.	Somewhere Tonight
	8.	Could This Be Love
	9.	Lea
	10.	Don’t Stop Me Now [Instrumental]

#toto #farehenheit #boomerangmusic
Em 25/08/1988, há exatamente 38 anos atrás era lançado o 4° álbum de estúdio da banda Metallica @metallica "....And Justice For All".

Metallica

James Hetfield – vocals, rhythm guitar, acoustic guitar, harmony guitar, second guitar solo on "To Live Is to Die", production
Lars Ulrich – drums, production
Kirk Hammett – lead guitar
Jason Newsted – bass

Faixas:

01. Blackened (Hetfield/Ulrich/Newsted) - 6:41
02. ...And Justice for All (Hetfield/Ulrich/Hammett) - 9:46
03. Eye of the Beholder (Hetfield/Ulrich/Hammett) - 6:29
04. One (Hetfield/Ulrich) - 7:24
05. The Shortest Straw (Hetfield/Ulrich) - 6:35
06. Harvester of Sorrow (Hetfield/Ulrich) - 5:45
07. The Frayed Ends of Sanity (Hetfield/Ulrich/Hammett) - 7:41
08. To Live Is to Die (Hetfield/Ulrich/Burton) - 9:49
09. Dyers Eve (Hetfield/Ulrich/Hammett) - 5:13

#metallica #andjusticeforall #boomerangmusic