Cantora e compositora ILESSI apresenta espetáculo que celebra a diversidade na música brasileira na CASA DE FRANCISCA

No dia 25 de julho, às 21h30, a Casa de Francisca será palco para o espetáculo da cantora e compositora Ilessi.  Com uma fusão vibrante de expressões musicais e a direção musical de Marcelo Galter, o show promete uma jornada emocional através das complexidades das heranças da diáspora negra no Brasil, segundo a visão ímpar de Ilessi. Essa apresentação foi viabilizada pelo Proac-SP de Circulação de shows e além de São Paulo, passará por outras cidades do Estado de SP, como Tatuí e Diadema.

 

O espetáculo não se limita a contar histórias de perda, exílio e viagens, mas também explora estéticas musicais e poéticas que transcendem simplificações étnicas estreitas. Inspirados por figuras influentes como Moacyr Santos, Tânia Maria e Letieres Leite, os arranjos e performances de Ilessi e sua banda revelam uma rica tapeçaria de polifonia e polirritmia.

 

A banda, composta por músicos de destaque fortemente influenciados pela cultura negra, inclui Ldson Galter no baixo, Marcelo Galter no piano, Reinaldo Boaventura na percussão, todos de Salvador, além da própria Ilessi nos vocais, originalmente do Rio de Janeiro e radicada em São Paulo. Juntos, eles apresentam uma vasta gama de sonoridades, desde os ritmos do candomblé até diversas vertentes presentes na música brasileira, como o jazz, o samba e a balada.

 

O repertório cuidadosamente selecionado inclui composições originais de Ilessi, como “Brejeira Flor” em parceria com Simone Guimarães, além de peças de compositores brasileiros de gerações passadas e atuais, como Johnny Alf, Milton Nascimento, Thiago Amud e Tânia Maria. A improvisação também é uma marca deste show presente na performance de todos os músicos.  A interpretação de Ilessi se destaca não só pelo domínio de linguagens improvisatórias mais convencionais, mas também pelo caráter de experimentação, flertando com o delírio e usando sonoridades múltiplas como o grito, imitação de vozes, criação de personagens, reprodução de vozes inspiradas no canto de povos de outros países e interjeições.

 

Este show não é apenas uma celebração da música, mas também uma afirmação da importância da diversidade na cena musical brasileira, refletindo o compromisso dos artistas envolvidos com uma estética musical livre e revolucionária. Representando não apenas suas próprias vivências, mas também uma união única dessas experiências, o show de Ilessi e sua banda desafia os limites estilísticos e narrativos, contribuindo para uma história musical mais democrática e inclusiva.

 

O caráter diaspórico, tanto do caminho que artistas negros traçaram em suas trajetórias, tanto de determinados gêneros e formas musicais apresentados neste projeto, é tema que vêm sendo cada vez mais abordado por artistas negros que desejam ver a cena musical brasileira mais plural e a escrita de sua história mais democrática. A relevância específica deste show se dá no compromisso com uma estética musical livre e revolucionária, que representa profundamente a vivência musical de cada um dos músicos individualmente, assim como o resultado da união dessas vivências. A reunião desses músicos propõe a inquietude e a inconformidade sempre característica do negro brasileiro, através da música construída por eles, buscando sonoridades que não foram tão exploradas no universo da canção popular brasileira.

 

SOBRE ILESSI

 

Cantora, compositora e pesquisadora musical brasileira, a carioca Ilessi iniciou sua carreira em 1998 e desde então, vem se destacando como uma das grandes vozes dessa geração, com reconhecimento nacional e internacional. Sua música já a levou para diversas regiões do Brasil e países como França, Suécia e Inglaterra.

 

Em 2022, lançou com o violonista Vicente Paschoal, “Rendição”, álbum de autorais do duo e de outras parcerias do músico, além da participação especial da cantora e violonista Luísa Lacerda. Sua discografia inicia com “Brigador – Ilessi canta Pedro Amorim e Paulo César Pinheiro”, em 2009. Ilessi também lançou outros álbuns, incluindo “Mundo Afora: Meada” em 2018, que traz músicas de novos compositores de diferentes regiões do Brasil, “Com os pés no futuro – Ilessi e Diogo Sili interpretam Manduka” em 2020 e “Dama de Espadas”, disco com canções autorais, produzido por Elísio Freitas e Vovô Bebê em 2022. 

 

Vídeos:

 

https://youtu.be/kcSvxqasPxk?si=cteJ2ulCgr4z5lLZ

https://youtu.be/veK7mH01t8w?si=ahA4t1MG23JTPRCr

 

Instagram:   https://www.instagram.com/ilessi.oficial/

 

SERVIÇO: ILESSI

 

Data e horário: dia 25 de julho, às 21h30

Local: Casa de Francisca – Rua Quintino Bocaiúva, 22 – Sé – São Paulo – SP

Ingressos: R$ 26

https://pixelticket.com.br/eventos/21954/ilessi-qui-25-07-abertura-da-casa-19h30

*Lista @cartografianegra*
20 convites gratuitos para pessoas negras e povos originários.
Preencha o formulário:
https://tinyurl.com/mrhvr435

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Débora Venturini Assessoria de Comunicação

#SIGA NO INSTAGRAM
Lançado em 1976, o quarto álbum de estúdio da banda Kiss @kissonline Destroyer completa 49 anos.

Produzido por Bob Elzin e lançado pela gravadora Casablanca Records.

Faixas do Disco

1 –  Detroit Rock City

2 – King Of The Night Time World

3 – God Of Thunder

4 – Great Expectations

5 – Flaming Youth

6 – Sweet Pain

7 – Shout It Out Loud

8 – Beth

9 – Do You Love Me?

#destroyer #kiss #boomerangmusic
Hoje (16/03), é aniversário do cantor e compositor Branco Mello @brancomello dos Titãs que completa 62 anos.

#brancomello #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (16/03), é aniversário da cantora, compositora e guitarrista Nancy Wilson @nancywilson da banda HEART @heartofficial que completa 70 anos.

#nancywilson #happybirthday #heart #boomerangmusic
Hoje (14/03), é aniversário do saudoso cantor, compositor e produtor Quincy Jones @quincyjones que completaria 92 anos.

#quincyjones #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (14/03), é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Suicidal Tendencies @suicidaltendencies Mike Muir que completa 62 anos.

Foto 📷 Van Campos @natrilha.van 

#mikemuir #suicidaltendencies #happybirthday #boomerangmusic
Lançado em 14/03/1986, há exatamente 39 anos, o filme Crossroads,  em português A Encruzilhada, traz uma história de um talentoso estudante de guitarra que descobre a história de uma música perdida escrita pelo lendário bluesman Robert Johnson. Esse jovem músico acaba excursionando pelo sul dos Estados Unidos ao lado do músico Willie Brown que chegou a tocar com o músico.

No elenco Ralph Macchio @ralph_macchio Joe Seneca e Steve Vai @stevevaihimself Tim Russ e Jami Gertz.

Bom filme com uma ótima trilha sonora.

#crossroads #39years #boomerangmusic
Hoje (14/03), é aniversário da cantora e compositora Lia Paris @liaparis que completa 39 anos.

#liaparis #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (14/03), é aniversário do guitarrista e compositor Carlos Stein @carlosestein da banda Nenhum de Nós @nenhumdenosoficial que completa 62 anos.

#carlosstein #happybirthday #boomerangmusic