Cantora e compositora ILESSI apresenta espetáculo que celebra a diversidade na música brasileira na CASA DE FRANCISCA

No dia 25 de julho, às 21h30, a Casa de Francisca será palco para o espetáculo da cantora e compositora Ilessi.  Com uma fusão vibrante de expressões musicais e a direção musical de Marcelo Galter, o show promete uma jornada emocional através das complexidades das heranças da diáspora negra no Brasil, segundo a visão ímpar de Ilessi. Essa apresentação foi viabilizada pelo Proac-SP de Circulação de shows e além de São Paulo, passará por outras cidades do Estado de SP, como Tatuí e Diadema.

 

O espetáculo não se limita a contar histórias de perda, exílio e viagens, mas também explora estéticas musicais e poéticas que transcendem simplificações étnicas estreitas. Inspirados por figuras influentes como Moacyr Santos, Tânia Maria e Letieres Leite, os arranjos e performances de Ilessi e sua banda revelam uma rica tapeçaria de polifonia e polirritmia.

 

A banda, composta por músicos de destaque fortemente influenciados pela cultura negra, inclui Ldson Galter no baixo, Marcelo Galter no piano, Reinaldo Boaventura na percussão, todos de Salvador, além da própria Ilessi nos vocais, originalmente do Rio de Janeiro e radicada em São Paulo. Juntos, eles apresentam uma vasta gama de sonoridades, desde os ritmos do candomblé até diversas vertentes presentes na música brasileira, como o jazz, o samba e a balada.

 

O repertório cuidadosamente selecionado inclui composições originais de Ilessi, como “Brejeira Flor” em parceria com Simone Guimarães, além de peças de compositores brasileiros de gerações passadas e atuais, como Johnny Alf, Milton Nascimento, Thiago Amud e Tânia Maria. A improvisação também é uma marca deste show presente na performance de todos os músicos.  A interpretação de Ilessi se destaca não só pelo domínio de linguagens improvisatórias mais convencionais, mas também pelo caráter de experimentação, flertando com o delírio e usando sonoridades múltiplas como o grito, imitação de vozes, criação de personagens, reprodução de vozes inspiradas no canto de povos de outros países e interjeições.

 

Este show não é apenas uma celebração da música, mas também uma afirmação da importância da diversidade na cena musical brasileira, refletindo o compromisso dos artistas envolvidos com uma estética musical livre e revolucionária. Representando não apenas suas próprias vivências, mas também uma união única dessas experiências, o show de Ilessi e sua banda desafia os limites estilísticos e narrativos, contribuindo para uma história musical mais democrática e inclusiva.

 

O caráter diaspórico, tanto do caminho que artistas negros traçaram em suas trajetórias, tanto de determinados gêneros e formas musicais apresentados neste projeto, é tema que vêm sendo cada vez mais abordado por artistas negros que desejam ver a cena musical brasileira mais plural e a escrita de sua história mais democrática. A relevância específica deste show se dá no compromisso com uma estética musical livre e revolucionária, que representa profundamente a vivência musical de cada um dos músicos individualmente, assim como o resultado da união dessas vivências. A reunião desses músicos propõe a inquietude e a inconformidade sempre característica do negro brasileiro, através da música construída por eles, buscando sonoridades que não foram tão exploradas no universo da canção popular brasileira.

 

SOBRE ILESSI

 

Cantora, compositora e pesquisadora musical brasileira, a carioca Ilessi iniciou sua carreira em 1998 e desde então, vem se destacando como uma das grandes vozes dessa geração, com reconhecimento nacional e internacional. Sua música já a levou para diversas regiões do Brasil e países como França, Suécia e Inglaterra.

 

Em 2022, lançou com o violonista Vicente Paschoal, “Rendição”, álbum de autorais do duo e de outras parcerias do músico, além da participação especial da cantora e violonista Luísa Lacerda. Sua discografia inicia com “Brigador – Ilessi canta Pedro Amorim e Paulo César Pinheiro”, em 2009. Ilessi também lançou outros álbuns, incluindo “Mundo Afora: Meada” em 2018, que traz músicas de novos compositores de diferentes regiões do Brasil, “Com os pés no futuro – Ilessi e Diogo Sili interpretam Manduka” em 2020 e “Dama de Espadas”, disco com canções autorais, produzido por Elísio Freitas e Vovô Bebê em 2022. 

 

Vídeos:

 

https://youtu.be/kcSvxqasPxk?si=cteJ2ulCgr4z5lLZ

https://youtu.be/veK7mH01t8w?si=ahA4t1MG23JTPRCr

 

Instagram:   https://www.instagram.com/ilessi.oficial/

 

SERVIÇO: ILESSI

 

Data e horário: dia 25 de julho, às 21h30

Local: Casa de Francisca – Rua Quintino Bocaiúva, 22 – Sé – São Paulo – SP

Ingressos: R$ 26

https://pixelticket.com.br/eventos/21954/ilessi-qui-25-07-abertura-da-casa-19h30

*Lista @cartografianegra*
20 convites gratuitos para pessoas negras e povos originários.
Preencha o formulário:
https://tinyurl.com/mrhvr435

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Débora Venturini Assessoria de Comunicação

#SIGA NO INSTAGRAM
Em 24/05/1989, há exatamente 37 anos atrás era lançado nos cinemas dos Estados Unidos o filme Indiana Jones e a Última Cruzada.

Estrelando Harrison Ford, Sean Connery e grande elenco.

Filme dirigido por Steven Spielberg 

#indianajoneseaúltimacruzada #boomerangmusic
Em 24/05/1985, há exatamente 41 anos atrás era lançado nos cinemas dos Estados Unidos o filme James Bond 007, A View To Kill, em português Na Mira dos Assassinos.

No elenco além de Roger Moore, Grace Jones, Tanya Roberts e Christopher Walker.

Filmaço com trilha de Duran Duran.

#007 #duranduran #boomerangmusic
Hoje, 24/05, é aniversário do cantor e compositor Bob Dylan @bobdylan que completa 85 anos.

#bobdylan #happybirthday #boomerangmusic
Em 24/05/1988, há exatamente 38 anos atrás era lançado o 8° álbum de estúdio da banda Van Halen “OU812”.

Happy 38th anniversary to Van Halen eighth studio album “OU812” released on May 24th 1988.

Integrantes:
Sammy Hagar (vocals)
Eddie Van Halen (guitars, keys)
Michael Anthony (bass)
Alex Van Halen (drums)

Track list:

	1.	Mine All Mine
	2.	When It’s Love
	3.	A.F.U. (Naturally Wired)
	4.	Cabo Wabo
	5.	Source Of Infection
	6.	Feels So Good
	7.	Finish What Ya Started
	8.	Black And Blue
	9.	Sucker In A Three Piece
	10.	A Apolitical Blues

#vanhalen #ou812 #sammyhagar #eddievanhalen #alexvanhalen
Em 23 de maio de 1986, há exatamente 40 anos atrás era o album da banda AC/DC "Who Made Who".

Trilha sonora do filme Maximum Overdrive de Stephen King.

Integrantes:

AC/DC

Angus Young – lead guitar
Malcolm Young – rhythm guitar, backing vocals
Cliff Williams – bass guitar, backing vocals (tracks 1–4, 6–9)
Brian Johnson – lead vocals (tracks 1–4, 6–9)
Simon Wright – drums (tracks 1, 3, 4, 7, 8)

Bon Scott – lead vocals (track 5)
Phil Rudd – drums (tracks 2, 5, 6, 9)
Mark Evans – bass guitar (track 5)

Tracklist:

1. Who Made Who (Young / Young / Johnson)
2. You Shook Me All Night Long (Young / Young / Johnson)
3. D.T. (instrumental) (Young / Young)
4. Sink The Pink (Young / Young / Johnson)
5. Ride On (Young / Young / Scott)
6. Hells Bells (Young / Young / Johnson)
7. Shake Your Foundations (Young / Young / Johnson)
8. Chase The Ace (instrumental) (Young / Young)
9. For Those About To Rock (We Salute You) (Young / Young / Johnson)

#acdc #whomadewho
Em 23/05/2005, há exatamente 21 anos atrás era lançado o 2° álbum de estúdio da banda Audioslave "Out Of Exile".

Integrantes:

Audioslave

Chris Cornell – lead vocals; backing vocals on "Out of Exile"
Tom Morello – guitars
Tim Commerford – bass guitar
Brad Wilk – drums

Tracklist:

1. Your Time Has Come
2. Out Of Exile
3. Be Yourself
4. Doesn’t Remind Me
5. Drown Me Slowly
6. Heavens Dead
7. The Worm
8. Man Or Animal
9. Yesterday To Tomorrow
10. Dandelion
11. #1 Zero
12. The Curse

#outofexile #audioslave #boomerangmusic
Em 23/05/1989, há exatamente 37 anos atrás era lançado o 11° álbum de estúdio da banda Ramones @ramones "Brain Drain".

Ramones

Joey Ramone – lead vocals (tracks 1–3, 5–13)
Johnny Ramone – guitar
Dee Dee Ramone – bass, backing vocals,[a] lead vocals (track 4)
Marky Ramone – drums

o último lançamento dos Ramones com a participação do baixista/compositor/vocalista Dee Dee Ramone, e o primeiro a contar com Marky Ramone desde sua demissão inicial da banda após Subterranean Jungle, de 1983, e o último álbum de estúdio da banda pela Sire Records.

 Este também foi o último álbum dos Ramones a ser produzido por Daniel Rey, até ¡Adios Amigos!, de 1995. O álbum termina com a improvável canção natalina Merry Christmas (I Don't Want to Fight Tonight).

Tracklist:

01 - I Believe in Miracles 03:21
02 - Zero Zero UFO 02:25
03 - Don't Bust My Chops 02:28
04 - Punishment Fits the Crime 03:05
05 - All Screwed Up 03:59
06 - Palisades Park 02:19
07 - Pet Sematary 03:30
08 - Learn to Listen 01:50
09 - Can't Get You Outta My Mind 03:21
10 - Ignorance Is Bliss 02:38
11 - Come Back, Baby 04:01
12 - Merry Christmas (I Don't Want to Fight Tonight) 02:04

#braindrain #ramones #boomerangmusic
Em 23/05/1980, há exatamente 46 anos atrás era lançado o 3° álbum de estúdio da banda Whitesnake @whitesnake “Ready an’ Willing”.

Integrantes:

David Coverdale (vocals)
Micky Moody (guitars)
Bernie Marsden (guitars)
Jon Lord (keys)
Neil Murray (bass)
Ian Paice (drums)

Track list:

	1.	Fool For Your Loving
	2.	Sweet Talker
	3.	Ready An’ Willing
	4.	Carry Your Load
	5.	Blindman
	6.	Ain’t Gonna Cry No More
	7.	Love Man
	8.	Black And Blue
	9.	She’s A Woman

#whitesneake #davidcoverdale #mickymoody #berniemarsden #jonlord