CCSP realiza mostra gratuita de filmes coreanos
A mostra Made In Korea apresenta o trabalho de diversos diretores coreanos que demonstram um domínio nas narrativas que revitalizou o cinema blockbuster. Não à toa Hollywood tenta importar ideias de filmes para remakes, como o caso de Old Boy, e diretores para produções de filmes de altíssimo orçamento.
O filme Um Dia Difícil acompanha a história de um detetive que mata um homem acidentalmente em um atropelamento, desencadeando uma série de eventos tragicômicos. É repleto de comédia, apesar de se tratar de um thriller policial, com cenas de ação impressionantes que são raras de serem vistas nos últimos anos.
Este é apenas um exemplo dentre tantos filmes selecionados para mostra. Pegando o gancho do sucesso de Parasita (que está para ser refilmado em Hollywood), novo filme de Joon-ho Bong que disputa as maiores indicações do Oscar 2020, serão exibidos os filmes que mais impulsionaram a carreira do cineasta, como Memórias de Um Assassino e Mother – A Busca Pela Verdade.
Sala Lima Barreto (99 lugares)
entrada gratuita – a bilheteria será aberta uma hora antes da primeira sessão do dia para a retirada de ingressos (consulte a programação completa das duas salas de cinema do CCSP no site Circuito Spcine)
+ info: o filme Parasita ficará em cartaz na Sala Paulo Emílio pelo Circuito Spcine no período da mostra
Programação:
11/2 TERÇA
15h Memórias de Um Assassino
17h30 Mr. Vingança
19h45 Crying Fists
12/2 QUARTA
1630 The Yellow Sea
19h A Criada
13/2 QUINTA
16h O Caçador
19hO Lamento
14/2 SEXTA
16h Eu Vi o Diabo
19h Em Chamas
16/2 DOMINGO
15h30 Invasão Zumbi
18h Um Dia Difícil
20h The Gangster, The Cop, The Devil
18/2 TERÇA
15h Mother – A Busca Pela Verdade
17h30 Old Boy
20h O Caçador
19/2 QUARTA
16h30 Em Chamas
19h30 The Yellow Sea
20/2 QUINTA
15h Eu Vi o Diabo (foto cartaz)
17h30 Um Dia Difícil
19h45 Crying Fists
21/2 SEXTA
16h O Lamento
19h A Criada
22/2 SÁBADO
15h Mr. Vingança
17h30 Old Boy
20h Lady Vingança
23/2 DOMINGO
15h Medo
17h15 Memórias de Um assassino
19h45 Mother – A Busca Pela Verdade
15/2
Mostra Carla Miguelote
Cine Sapatão
Iniciando a residência cineclubista Cine Sapatão no CCSP, será realizada uma pequena mostra com quatro curtas da diretora carioca Carla Miguelote. A ordem de exibição atende a um critério temático, mais que cronológico, culminando com o lançamento no final de 2019, de Esguicho. Após a exibição, será relizada uma roda de conversa com a diretora Carla Miguelote.
Realização: Projeto de Cultura Criação Audiovisual e Diversidade: Narrativas de Si e do Outro, coordenado pela professora Carla Miguelote (Escola de Letras) e vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UniRio.
Direção: Carla Miguelote – Assistente de Direção: Fernanda Martins – Produção: Ana Carolina Garrana, Danielle Santos e Izabela Soares – Assistentes de Produção: Laira Fernandes e Rafael Cardoso – Direção de Fotografia: Ana Carolina Garrana – Operação de Câmera: Fernanda Martins – Câmera Extra: Luciana Avellar – Edição: Carla Miguelote e Fernanda Martins – Color Grading: Lupércio Bogéa – Som Direto: Izabela Soares – Mixagem: Ricardo Bento (Trix Produções) – Música: Que estrago (Letrux) – Elenco: Amanda, Carla, Claudia, Natália, Paula e Renata
Sala Lima Barreto (99 lugares)
entrada gratuita – a bilheteria será aberta uma hora antes da primeira sessão do dia para a retirada de ingressos (consulte a programação completa das duas salas de cinema do CCSP no site Circuito Spcine)
programação
15/2 SÁBADO
17h30 Sessão Curtas de Carla Miguelote + Lançamento do filme Esguicho
19h Debate com Carla Miguelote
Curtas
AMIGA OCULTA
(2017, 20min)
Eu adoro. Eu odeio. Eu queria. Eu sofri. Eu tenho orgulho de. Eu tenho medo de. Anonimamente, nove mulheres completam essas frases em pedaços de papel, que são colocados em uma caixa. Em círculo, elas retiram e leem os papeis um a um, compartilhando experiências e reivindicações feministas.
Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo, Curta Cinema – Festival Internacional de Curta do Rio de Janeiro, 2017.
COMO SE NÃO VÍSSEMOS A UM PALMO DO OLHO A PINÇA DO ESCORPIÃO
(2019, 10min)
Uma cena de sacrifício se anuncia. Veem-se a lenha, a faca, o altar. Mas onde está o cordeiro? Seis mulheres bebem alegremente numa mesa de bar, como se, no atual cenário político, não fossem elas a serem sacrificadas.
Festival Mulheres do Fim do Mundo na Casa Porto, Rio de Janeiro, fevereiro de 2019, e no Festival Elas por Elas, na Praça Tiradentes, Rio de Janeiro, julho de 2019.
QUAL IMAGEM
(2018, 13min)
A partir de sua experiência pessoal, a diretora faz uma reflexão crítica diante de imagens de ejaculação feminina, denunciando o discurso majoritariamente masculino e machista sobre a sexualidade da mulher.
Toronto Queer Film Festival, 2019.
ESGUICHO – LANÇAMENTO
(2019, 24 min)
Esguicho é um documentário sobre a “ejaculação feminina” (squirting). Afastando-se das duas formas principais de discurso sobre o tema, o científico e o pornográfico, o filme se interessa pela experiência das próprias mulheres que ejaculam. Desmistificando a ideia de que a ejaculação feminina é algo raro e excêntrico, as entrevistadas falam livremente e com naturalidade dos seus esguichos.
26/2 a 1º/3
Terrence Malick: Cinema Transcendental
O CCSP e o Circuito Spcine exibem uma retrospectiva completa de Terrence Malick. Desde seu primeiro filme, Terra de Ninguém (Badlands), o diretor parece empreender uma busca incansável para descobrir e tensionar os limites desconhecidos da expressão visual, elevando o seu trabalho de mero entretenimento para uma poesia visual, que em muitos momentos transcende a simples percepção lógica de narrativa.
Seus filmes são divididos em duas fases, a primeira, que os críticos chamam de “crimes da paixão”, envolve seus primeiros e mais aclamados trabalhos, como Terra de Ninguém (Badlands) e Cinzas no Paraíso (Days of Heaven). E a sua segunda fase, que começa após o seu silêncio de quase 20 anos, se caracterizando por uma maior inquietude estrutural e narrativa, resultando em filmes mais experimentais e polêmicos, como por exemplo, o seu conjunto de três filmes intitulados pelos críticos de Tríptico da Queda, que aglutina suas obras mais questionáveis em uma trilogia de personagens excessivamente burgueses e brancos que são: Amor Pleno (To the Wonder), Cavaleiro de Copas (Knight of Cups) e De Canção em Canção
(Song to Song).
Sala Lima Barreto (99 lugares)
entrada gratuita – a bilheteria será aberta uma hora antes da primeira sessão do dia para a retirada de ingressos (consulte a programação completa das duas salas de cinema do CCSP no site Circuito Spcine)
+ info: O último filme do diretor, Uma Vida Oculta (a hidden life), ficará em cartaz na Sala Paulo Emílio pelo Circuito Spcine no período da mostra
Programação
26/2 QUARTA
17h Cinzas no Paraíso
19h Além da Linha Vermelha
27/2 QUINTA
15h Terra de Ninguém
17h De Canção a Canção
19h30 A Árvore da Vida
28/2 SEXTA
15h Cavaleiro de Copas
17h30 Terra de Ninguém
19h30 O Novo Mundo
29/2 SÁBADO
15h Amor Pleno
17h40 Cinzas no Paraíso
19h40 A Árvore da Vida
28/2 DOMINGO
15h O Novo Mundo – Versão Extendida
19h Além da Linha Vermelha
Assessoria de Imprensa – CCSP