Chico César e Zeca Baleiro anunciam lançamento álbum conjunto

“Lovers” e “Respira” são as primeiras canções do projeto

 

Uma nova safra de mais de 20 canções, compostas ao longo deste último ano, marcou a retomada da parceria inaugurada há quase 30 anos por Chico César e Zeca Baleiro. Animados pelo resultado das novas parcerias musicais, os cantores anunciaram o lançamento de um álbum para breve. Mas antes disso, Chico e Zeca antecipam as canções “Lovers” e “Respira” para esta sexta-feira (21). O single duplo chega às plataformas digitais pela Chita/Saravá Discos.

 

Quando os shows e gravações pararam por conta da pandemia, Chico César e Zeca Baleiro começaram a compor bastante juntos. Desde maio de 2020 até o início deste ano, foram mais de 20 composições – reggaes, baladas, xotes e rocks. Como os dois compõem letra e música, o processo de criação foi bem variado, com muitas experimentações. Tem letra de Chico com música de Zeca e vice-versa, mas tem também canções criadas em conjunto, refrão de um que o outro desenvolveu, enfim, melodias e versos fluindo de ambos os lados.

 

Com produção de Swami Jr., Chico e Zeca vêm trabalhando desde agosto em 10 canções compostas durante esse período. O primeiro lançamento reunirá duas delas, “Respira” e “Lovers”, a única canção produzida por Érico Theobaldo. “Não se entregue não / Ainda tem chão, respira”, acalentam Chico e Zeca na delicada “Respira”, e evocam em “Lovers” a atmosfera romântica do estilo de reggae lovers, que os maranhenses adoram dançar coladinho, para cantar “Lovers para os haters”.

 

“Concretiza-se, assim, o encontro de três décadas. Parece que demorou mas tudo tem seu tempo, o período de maturação. A pandemia, de certo modo, veio nos dizer da necessidade de estar perto das pessoas com as quais nos identificamos e nos vinculamos em ética e estética. Claro que tematizamos a pandemia, mas também fizemos canções que poderiam ter sido geradas em qualquer momento e falam de outras coisas, assuntos perenes em nós”, relata Chico César.

 

“Eu e o Chico nos conhecemos desde 91, ano em que cheguei em São Paulo. Nos tornamos amigos e parceiros desde então, mas a real é que nunca fizemos muitas músicas juntos. A ‘parceria’ se dava mais num plano de troca estética e admiração mútua. Com a pandemia e o isolamento, algo se deu, algum pavio criativo acendeu em nós. Começamos a trocar ideias, pedaços de letra ou melodia, refrões à espera de estrofes e, desde maio do ano passado, compusemos duas dezenas de canções. Resolvemos gravá-las por reconhecer nessa produção o coroamento de uma longa história de amizade e afinidade musical”, completa Zeca Baleiro.

 

“Conheci Chico César e Zeca Baleiro no início dos anos 90. Eram então dois jovens brilhantes e, sobretudo, corajosos artistas nordestinos enfrentando a metrópole paulistana com a couraça do sonho inabalável. Conhecendo pouco a pouco o que eles criavam e o oceano de talento que os habitava, tive a certeza de que logo estariam no ‘altar’ da música brasileira, junto a seus grandes ídolos. Chico e Zeca são daquele seleto grupo de compositores em cuja música há o grito clandestino de haver alma. Em sua obra estão a voz do Nordeste, de Arari e Catolé do Rocha, a voz de todas as vozes da canção brasileira em uma visão generosa, plural e grandiosa da música popular. Para mim, sempre foi uma glória estar com eles em tantos discos, shows e projetos que me deram tanto de música e de vida. O convite para produzir esse álbum em dupla, inédito, em que apresentam parcerias feitas em tempos de pandemia, é um desses ‘chamados’ a que se deve atender imediatamente, sem hesitar. Imensa honra ter aos meus cuidados canções tão preciosas, de dois imensos e fundamentais artistas. Obrigado meus irmãos e parceiros!”, finaliza Swami Jr.

 

O novo double single de Chico César e Zeca Baleiro, “Lovers + Respira”, está disponível nas plataformas digitais via ONErpm.

 

Ouça “Lovers + Respira”

 

 

Sobre a ONErpm: Considerada uma potência na redefinição da nova indústria da música, a desenvolvedora ONErpm é uma das empresas do ramo que mais crescem no mercado global. Com mais de 3 mil canais do YouTube que geram coletivamente mais de 8,5 bilhões de views por mês, a ONErpm é também a maior network de música da América Latina e uma das maiores do mundo.

 

Com escritórios e estúdios em Nova York, Nashville, Miami, Atlanta, Los Angeles, São Francisco, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Lima, Santiago do Chile, Buenos Aires, Bogotá, Cidade do México, Kingston, Madrid, Kiev, Abuja e Moscou, a ONErpm ocupa um espaço único entre gravadora tradicional e distribuidora, aproveitando da sua tecnologia própria, análise de dados e time especializado de marketing e promoção, a empresa consegue fornecer, de forma única, soluções de negócios com suporte local e alcance global para mais de mais de 250.000 artistas, selos e criadores de vídeos em todo o mundo.

 

 

 

 

 

Com informações: Mateus Aléo – ONErpm