CHORÃO, O ÚLTIMO ROCK STAR DO BRASIL

SINGLE COM NOVA VERSÃO DO HIT ‘ZÓIO DE LULA’, CANTADA POR MARCELO D2, NAÇÃO ZUMBI, MANEVA E HUNGRIA, HOMENAGEIA O CANTOR DO CHARLIE BROWN JR., QUE FARIA 49 ANOS DIA 9 DE ABRIL

 

Ouça o EP aquihttps://umusicbrazil.lnk.to/ZoioDeLula

(Disponível a partir da meia-noite de hoje)

 

Assista ao clipe aquihttps://www.youtube.com/watch?v=fS5ynK9Sm2U

(Disponível amanhã, dia 9, a partir das 11h)

 

 Por Hagamenon Brito

 

Durão e bad boy para alguns e dono de personalidade forte, mas atencioso e carinhoso com os brothers, Chorão (1970-2013) traduziu melhor do que ninguém o que a molecada urbana brasileira sentia e queria ouvir entre o final dos anos 1990 e a primeira década da era 2000.

 

A banda santista Charlie Brown Jr., da qual Chorão era líder, vocalista e principal compositor, se transformou no maior grupo de rock do país com uma sonoridade skate rock (doses de punk californiano + ska reggae + hip hop + funk) e um discurso simples e sincero que caíram imediatamente no gosto de quem tem sede de viver.  Era um som urgente e em sintonia com as ruas.

 

Seis anos depois da sua partida, o brilho musical de Alexandre Magno Abrão (seu nome de batismo) continua vivo e conquistando novos corações e mentes, mesmo porque o rock’n’roll nacional diminuiu de importância no mercado e ele, com seu talento e autenticidade, foi o último astro do gênero no Brasil.

 

Não por acaso, o CBJr tem 1,2 milhão de inscritos no YouTube e 2,1 milhões de ouvintes mensais no Spotify, onde a banda tem 3,3 milhões de seguidores. As pontes afetivas e musicais que Chorão construiu seguem indestrutíveis.

 

Então, neste dia 9 de abril de 2019, quando o homeboy Chorão completaria 49 anos, faz todo o sentido a Universal Music homenageá-lo com uma série de lançamentos.  O primeiro, terça-feira (9), é um single com uma nova versão do hit “Zóio de Lula” (1999), produzida por Marcelo Lobato (tecladista da banda O Rappa) e interpretada por Marcelo D2Nação ZumbiManeva e Hungria.

 

Junto com o lançamento do single, nas plataformas digitais, chega também um EP com duas faixas: a canção original, gravada no álbum “Preço Curto… Prazo Logo” – e primeira música do Charlie Brown a atingir o topo das paradas nas rádios do país – e a nova versão. A capa do EP reproduz o desenho que Chorão fez para o promo de rádio, em 1999. Ouça o EP aqui: https://umusicbrazil.lnk.to/ZoioDeLula . Ainda no mesmo dia, a partir das 11h, será lançado o videoclipe da versão, um registro em estúdio dirigido por Daniel Ferro. Assista ao clipe aqui: https://www.youtube.com/watch?v=fS5ynK9Sm2U .

 

Sempre fui muito amigo de Chorão. A gente teve uma amizade antes das bandas, quando a gente andava de skate. Acho que estava faltando, estava precisando de uma coisa assim nesse momento. Ainda mais participar dessa música com essa rapaziada toda, com a Nação (Zumbi) tocando. Foi bom demais”, afirma Marcelo D2.

 

Planet Hemp e Chico Science & Nação Zumbi influenciaram os primeiros passos do Charlie Brown na década de 1990. Especialmente, o Planet de D2, para quem a banda de Chorão abriu um show no Guarujá (SP) no comecinho da carreira. Onde estiver, o homeboy certamente vai espalhar fumaça no ar e gostar da homenagem.

 

Pra gente é do caralho fazer parte dessa homenagem, se encontrando com o pessoal do Maneva, com o D2. É um grito pelo Chorão”, diz Jorge Du Peixe, vocalista da Nação Zumbi. “É uma homenagem a uma pessoa que foi tão carinhosa com a gente, tão receptiva e dedicada. Fico feliz de ter sido convidado”, completa Lúcio Maia, guitarrista da banda pernambucana.

 

O produtor Marcelo Lobato acerta na vibração de confraternização presente na versão 2019 de “Zóio de Lula”, algo que o videoclipe explicita ainda mais. “A gravação remete à música original, mas traz novos elementos, novas interpretações. Acho que foi o caminho mais interessante”, explica.

 

A banda paulista de reggae Maneva e o rapper brasiliense Hungria não conheceram Chorão, mas, claro, sabem bem da sua importância e costumam tocar “Zóio de Lula” em shows. “Essa versão é como trazer o Maneva dentro do CBJr, o D2 dentro do CBJr, a Nação dentro do CBJr, Hungria dentro do CBJr e, consequentemente, a gente se sente mais perto, tanto deles, quanto do CBJr”, diz Thales, vocalista do Maneva. “Um cantor nunca morre, eu boto o som dele e escuto ele, música é isso. Chorão fala no meu ouvido todo dia”, afirma Hungria.

 

E a temporada de homenagens prossegue. No último dia 5, foi lançado  um minidocumentário de 10 minutos sobre a gravação do single, com depoimentos dos músicos (assista aqui: https://youtu.be/kj4_7tg9MEY) . E de 23 de abril a 9 de julho serão lançados semanalmente os 24 vídeos do DVD “Na Estrada 2003/2004”, do Charlie Brown Jr. E ainda tem mais por vir… É isso, #choraoeterno.

 

www.universalmusic.com.br

 Universal Music Brasil :: Departamento de Imprensa e Comunicação / PR

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 18/12, é aniversário do cantor e compositor Alejandro Sanz @alejandrosanz que completa 57 anos.

#alejandrosanz #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 18/12, é aniversário da cantora e compositora Billie Eilish @billieeilish que completa 24 anos.

#billieeilish #happybirthday
Hoje, 18/12, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Papas da Língua @papasdalinguareuniao Serginho Moah @serginhomoahoficial que completa 61 anos.

#serginhomoah #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 18/12, é aniversário do guitarrista Keith Richards @officialkeef da banda The Rolling Stones @therollingstones que completa 82 anos.

#keithrichards #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 17/12, é aniversário do ex-baixista da banda R.E.M, Mike Mills que completa 67 anos.

#mikemills #rem #happybirthday
Hoje, 17/12, é aniversário do cantor e compositor Paul Rodgers @paulrodgersofficial que completa 76 anos.

Foi vocalista das bandas Bad Company e Free.

#paulrodgers #happybirthday
#boomerangmusic
Hoje, 14/12, é aniversário do baixista e compositor Cliff Williams @cliffwilliams_official ex-integrante da banda AC/DC @acdc 

#cliffwilliams #acdc #happybirthday
Em 14/12/1979, há exatamente 46 anos atrás era lançado o terceiro álbum de estúdio da banda The Clash @the_clash "London Calling".

The Clash

Joe Strummer – vocais, backing vocals, guitarra rítmica, piano
Mick Jones – guitarra solo, piano, harmónica, backing vocals
Paul Simonon – baixo, backing vocals, vocal em "The Guns of Brixton"
Topper Headon – bateria, percussão

Músicos adicionais

Mick Gallagher – órgão
The Irish Horns – metais

Tracklist 

1. London Calling
2. Brand New Cadillac
3. Jimmy Jazz
4. Hateful
5. Rudie Can’t Fail
6. Spanish Bombs
7. The Right Profile
8. Lost In The Supermarket
9. Clampdown
10. The Guns Of Brixton
11. Wrong ‘Em Boyo
12. Death Or Glory
13. Koka Kola
14. The Card Cheat
15. Lover’s Rock
16. Four Horsemen
17. I’m Not Down
18. Revolution Rock
19. Train In Vain

#theclash #londoncalling #boomerangmusic