Clube do Balanço lança álbum instrumental “Cadê Tereza”

A música instrumental é parte fundamental da cultura do samba-rock. Vários clássicos de samba jazz e bossa nova são sucesso nas pistas dos maiores bailes de São Paulo. Atento a este aspecto da cultura, a banda Clube do Balanço sempre gravou músicas instrumentais nos seus álbuns. Destacamos “Palladium” do carioca Orlandivo, e “Morando no Sapato” de Reginaldo Gomes, Tiquinho e Marco Mattoli (incluída na trilha sonora do filme “Mundo Cão”). Além destas, “Muito Incrementado”, do álbum “Samba Incrementado” (2014), foi trilha de diversas propagandas, e “Seu Alberto” de Gringo Pirrongelli já é considerado um clássico dos bailes.

 

O nome do novo álbum, “Cadê Tereza”, refere-se a um dos maiores hits do Samba Rock, e ao mesmo tempo também à incrível cantora Tereza Gama, que tem participação “escondida” em apenas uma faixa deste disco.

 

A ideia de gravar um álbum 100% instrumental era antiga, foi amadurecendo sem pressa ao longo dos anos e finalmente a banda botou em prática começando as gravações das 8 novas faixas em outubro de 2023. Este álbum instrumental traz um show renovado, sem nunca deixar de lado seus maiores sucessos, mantendo a qualidade impecável e sonoridade única do Clube do Balanço.

 

O álbum abre com “Que Coisa” do Maestro Tiquinho, faixa dançante com inspiração no Latin Jazz dos anos 60. Aqui, os efeitos e batidas vocais da cantora Tereza Gama evocam e homenageiam o grande mestre Orlandivo. Já “Roupa no Varal”, também do Maestro Tiquinho, é dedicada às danças de salão, tem pitadas de forró e gafieira e privilegia o diálogo melódico dos solistas. Marcelo Maita apresenta sua “Frigobar”, Edu “Peixe” vem com “Cachorrada” e “Presságio” e Reginaldo 16 Ton faz uma linda homenagem ao João Donato com sua “Samba a La Donato”. Fecham o repertório mais duas homenagens, agora do baixista Gringo Pirrongelli: “A orquestra Invisível do Seu Oswaldo”, o primeiro DJ do Brasil, e “Balanço para o Inglês”, que nos recorda Paulo Inglês, uma figura central nos movimentos da música negra paulistanos, em particular nos maiores bailes da cidade e na cultura do samba-rock. Paulo Inglês era amigo pessoal de James Brown e, sempre muito elegante, costumava ir nas domingueiras do Clube do Balanço ainda na época da roda de samba-rock no Cruz da Esperança.

 

O novo álbum também conta com convidados especialíssimos: Walmir Borges na guitarra, Sérgio Barba na Cuíca, Wilson Fumaça na percussão, Dino Oliveira na percussão e Olegário Júnior no violão.

 

A produção musical ganha novo leme desta vez, e fica por conta de Bruno Bona, que vem há décadas produzindo e arranjando para artistas como Jorge Benjor, Wilson Simoninha, Marco Mattoli, Pélico, Marcelo Quintanilha, Gringo Pirrongeli e Lu Horta, entre dezenas de outros.

 

 

A formação da banda continua a mesma desde 1999, Tereza Gama (voz), Maestro Tiquinho (trombone), Reginaldo 16 Ton (trompete), Gringo Pirrongelli (contrabaixo), Fred Prince (percussão), Marcelo Maita (teclados), Edu Peixe Salmaso (bateria).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Dinei Isidoro Assessoria de Imprensa

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje (15/05), é aniversário do músico e produtor Brian Eno @brianeno que completa 76 anos.

Foi integrante da banda Roxy Music, mas produziu dezenas de artistas como U2, David Bowie, entre muitos.

#brianeno #happybirthday
#boomerangmusic
Hoje (15/05), é aniversário do cantor e compositor Andrew Eldritch @andrew_eldritch que completa 65 anos.

Vocalista e fundador da banda The Sisters Of Mercy

#thesistersofmercy #andreweldritch #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (15/05), é aniversário do cantor, compositor, ator e multiinstrumentista André Abujamra @andre_abujamra que completa 59 anos.

#andreabujamra #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (13/05), é aniversário do cantor e compositor Sebastião Reis @sebastiao.reis13 que completa 29 anos.

#sebastiaoreis #boomerangmusic #happybirthday
Hoje (13/05), é aniversário do mágico cantor, compositor, pianista e multiinstrumentista Stevie Wonder que completa 74 anos.

#steviewonder #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (12/05), é aniversário do baterista e multiinstrumentista André Jung @andrejung61 que completa 63 anos.

Foi baterista dos Titãs e da banda IRA!

#Andrejung #boomerangmusic #happybirthday
Hoje (12/05), é aniversário do cantor, compositor e guitarrista Clemente @clementetadeu das bandas Plebe Rude e Inocentes.

#Clemente #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (12/05), é aniversário da cantora e compositora Vanessa Bumagny.

#vanessabumagny #happybirthday #boomerangmusic #cinemaapocalipse