Conheça a cantora e compositora BELA

Assistir ao videoclipe da canção “The Wolf”, nas plataformas digitais, permite descobrir muita coisa. Fica evidente que a cantora e compositora BELA, de 26 anos, tem uma voz encantadora, com delicadeza mas capaz de arrebatar com força o ouvinte. Ela escreve versos em inglês com densidade poética, e ainda apresenta um clipe com rara combinação de beleza, sensibilidade e simplicidade.

 

Mas há muito mais a ser descoberto. Em seu segundo single, BELA constrói um pouco mais a identidade musical que busca como um desafio pessoal: ser uma artista de folk pop que consiga reunir o melhor de dois mundos, bebendo na fonte de artistas gringos do gênero, mas injetando uma brasilidade, num resultado forte e incomum.

 

“The Wolf” chega em inglês porque reflete as vivências de quase um ano em Londres, para onde BELA foi, como ela mesmo diz, de mala e cuia. Largou um emprego em agência de publicidade para estudar no BIMM (The British and Irish Modern Music Institute).

 

Criança ligada às artes numa família de mãe fotógrafa e tia escritora, BELA se formou em Comunicação na PUC-RJ, mas depois de trabalhar numa agência por três anos percebeu que aquilo era agradável, mas não seria algo capaz de preencher sua vida.

 

Formada em balé clássico, a música já a acompanhava havia muito tempo, com aulas de canto, participação nos corais da escola e estudos para atuar em musicais. Mas a fagulha que acendeu a vontade de realmente se jogar na música veio pela primeira vez no Lollapalooza de 2016, ao assistir aos shows de Mumford and Sons e Of Monsters and Men, bandas do melhor indie folk do planeta.

 

“Nem eu consigo muito dizer de onde vem essa ligação com o folk. É um estilo que me toca muito, desde a primeira vez que eu vi o Mumford and Sons ao vivo. Depois, ganhei na agência ingressos para o show de Anavitória e fiquei maravilhada. Tinha um medinho de seguir para música quando era mais nova, mas, em 2019, eu quis fazer essa transição profissional”, recorda.

 

Ela aprendeu muita coisa em sua vida londrina, muito além das salas da faculdade. Tocou na rua, fez shows, até num lugar onde Ed Sheeran se apresentou, o que conta com entusiasmo de fã devotada. Por conta da pandemia e do lockdown, voltou para o Rio. Mas sem qualquer frustração, porque sente dentro dela um chamado forte para conduzir sua carreira no Brasil.

 

“Desandar”, seu primeiro single, foi lançado digitalmente antes de ir para o Reino Unido. Escrever em português ou inglês não é determinante. Embora dedique muita transpiração ao ato de compor, sente que as canções estão vagando por aí, e às vezes tem a sensação de ser atravessada pela inspiração. A vontade de levar sentimentos ao papel é forte. Ela se define como uma pessoa observadora. “Não sou falastrona”, diz, rindo. Gosta de notar as coisas não tão aparentes e escrever sobre elas.

 

“The Wolf” teve origem em um sonho, que relembra com minúcias. “Estava num deserto, cega, não enxergava nada. Sentia o vento. A visão retorna e estou perto de um morro. Há uma corda dourada e um lobo no alto do morro. Acho que essa cegueira representa bem meu momento de mudança, de mergulhar em um mundo totalmente diferente. O lobo pode representar uma força de libertação, no meu caso uma força feminina de seguir o coração, de correr atrás do que quero e não do que os outros pensam ser o melhor para mim.”

 

Em “The Wolf”, BELA toca banjo, um instrumento essencial para a música folk. Ela domina também o violão e o banjolele, “um banjo pequenininho”, espécie de “parente” do havaiano ukelele. O single foi produzido por Guiga (Guilherme Jarlicht), único amigo brasileiro dela na faculdade londrina. Produzido no Soho Sonic Studio, estúdio aonde artistas como Keane, Leona Lewis e Diplo já gravaram, teve participações presenciais e à distância: Leo Rodrigues (violão), Pedro Mamede (bateria), Leo Jarlicht (baixo) e Maria Palma (backing vocals).

 

Além dos belos vocais de apoio, que ajudam a formar uma espécie de uivo etéreo, a portuguesa Maria dirigiu e editou o clipe, e também é responsável pelas fotos de divulgação do trabalho. “The Wolf” mostra BELA em um campo florido, com imagens delicadas. “Gosto de mato, do verde. O mood do clipe traduz bem como me sinto bem em contato com a natureza.”

 

BELA sabe que uma ou duas canções não são suficientes para exibir a identidade de uma artista. Trabalha agora bastante no ambiente digital, em novas composições e gravações. Quer lançar um EP no início de 2021. As novas demos trazem canções autorais em português e uma série de covers, adaptando músicas de pagode ou outros ritmos brasileiros em releituras para uma linguagem folk.“Quero muito dar mais voz ao folk no Brasil!”

 

Eis aqui BELA, artista com uma missão.

 

Por Thales de Menezes

 

Ouça “The Wolf”: https://ditto.fm/the-wolf-bela

 

Assista em:  youtube.com/belazaremba

 

Instagram: @isabelazaremba

 

 

Com informações: Bribba Castro Assessoria

#SIGA NO INSTAGRAM
Em 26/002/1991, há exatamente 35 anos atrás era lançado o 9° álbum de estúdio da banda Motörhead @officialmotorhead “1916”.

Integrantes:

Lemmy Kilmister (vocals, bass)
Phil “Wizzö” Campbell (guitars)
Michael “Würzel” Burston (guitars)
Phil “Philthy Animal” Taylor (drums)
Additional musicians: James Hoskins (cello)

Track list:

	1.	The One To Sing The Blues
	2.	I’m So Bad (Baby I Don’t Care)
	3.	No Voices In The Sky
	4.	Going To Brazil
	5.	Nightmare/The Dreamtime
	6.	Love Me Forever
	7.	Angel City
	8.	Make My Day
	9.	Ramones
	10.	Shut You Down
	11.	1916

#motorhead #1916 #lemmykilmister #philcampbell #wurzel
Em 26/02/1988, há exatamente 38 anos atrás era lançado nos cinemas dos Estados Unidos o filme Bloodsport, em português O Grande Dragão Branco.

Estrelado por Jean-Claude Van Damme @jcvd 

Filmaço de ação 

#bloodsport #boomerangmusic #ograndedragaobranco
Em 26/02/1988, há exatamente 38 anos atrás era lançado nos cinemas dos Estados Unidos o eletrizante trailer Frantic, em português Busca Frenética.

Dirigido por Roman Polanski e estrelado por Harrison Ford e Emmanuelle Seigner. A trilha sonora é de Ennio Morricone.

Filmaço de suspense.

#buscafrenetica #frantic #boomerangmusic
Hoje, 26/02, é aniversário do cantor e compositor Michael Bolton @michaelbolton que completa 73 anos 

#michaelbolton #happybirthday #boomerangmusic
Na próxima sexta, 27/02, vai rolar o show da banda Living Colour @livingcolourofficial no Tokio Marine Hall @tokiomarinehall

A tour "The Best Of 40 Years", celebra a trajetória da banda formada em Nova Iorque, nos Estados Unidos em 1984.

O Living Colour é formado por

COREY GLOVER @coreyglover - vocais
VERNON REID @vurnt22 - guitarras
DOUG WIMBISH - baixo
WILLIAM CALHOUN - bateria

Abertura da casa: 20h
Banda de abertura - Madzilla: 20:50
Living Colour: 22h

SET LIST 

Glamour Boys
Memories Can’t Wait
Leave It Alone
Desperate People
Ignorance Is Bliss
Go Away
Funny Vibe
Bi
Open Letter (To A Landlord)
Drum Solo
This Is The Life
Nothingness
Doug Wimbish Solo Spot
Love Rears Its Ugly Head
Pride
Type
Cult Of Personality

Bis:

Solace Of You
Time’s Up
Middle Man

Realização @toplinkmusic 

#toplinkmusic #livingcolour #thebestof40years #boomerangmusic
Em 25/02/1985, há exatamente 41 anos atrás era lançado o 2° álbum de estúdio da banda Tears For Fears @tearsforfearsmusic "Songs From The Big Chair".

Tears for Fears

Roland Orzabal – vocals, keyboards, guitars (all but 5), synth bass (1), LinnDrum programming (1), grand piano (5)
Curt Smith – vocals, bass guitar (2, 4-7), synth bass (3)[15]
Ian Stanley – keyboards, LinnDrum programming, arrangements (8)
Manny Elias – drums (2–7), drum arrangement (2)

Tracklist

1.Shout
2.The Working Hour
3.Everybody Wants to Rule the World
4.Mothers Talk
5.I Believe
6.Broken
7.Head Over Heals/Broken
8.Listen

#Tearsforfears #songsfromthebigchair
Hoje, 25/02, é aniversário do saudoso cantor e compositor George Harrison @georgeharrisonofficial que completaria 83 anos.

Ex-integrante da banda The Beatles @thebeatles 

Falecido em 29/11/2001.

#georgeharrison #thebeatles #happybirthday
Em 25/02/1992, há exatamente 34 anos atrás era lançado o 6° álbum de estúdio da banda Pantera “Vulgar Display Of Power”.

Integrantes:

Phil Anselmo (vocals)
Diamond Darrell (guitars)
Rex (bass)
Vinnie Paul (drums)

Track list:

	1.	Mouth For War
	2.	A New Level
	3.	Walk
	4.	Fucking Hostile
	5.	This Love
	6.	Rise
	7.	No Good (Attack The Radical)
	8.	Live In A Hole
	9.	Regular People (Conceit)
	10.	By Demons Be Driven
	11.	Hollow

#pantera #panteraband #philanselmo #dimegagdarrell #vulgardisplayofpower