Cristina Guimarães lança EP “Em Canto” que marca o seu reencontro com a voz cantada

A paulistana Cristina Guimarães lança seu primeiro EP, Em Canto, no dia 24 de março. O trabalho, de voz e piano, traz quatro composições que a apresentam como uma intérprete singular, de timbre grave e aveludado, que imprime sua identidade à música popular brasileira.

 

Na primeira faixa, “Caso Você Case” (Vital Farias), o arranjo intimista sugere a docilidade de uma caixinha de música e endossa a feminilidade contida na letra que invoca o despertar da mulher para sua individualidade. Em contraponto, a tonalidade grave de voz de Cristina confere força à mensagem da canção: “Caso você case / Não escreva a nota / Não destrave a porta / Não esteja morta / Não estrague a horta”.

 

Das quatro faixas do EP, duas foram lançadas como singles. A primeira é “Dindi”, um clássico de Tom Jobim (parceria com Aloysio de Oliveira) e um dos ‘hinos’ da bossa nova. “A bossa nova foi fundamental na minha formação. Ouvia porque queria entender a harmonia, a sonoridade, o coloquial, o inusitado que esse movimento trouxe”, revela a cantora. A outra é “Tempo Velho”, de Douglas Germano – compositor contemporâneo, expoente do samba paulista. Essa música traduz a metrópole, a musicalidade paulistana, sobre a qual ela comenta: “o verso ‘minha voz é vento’ é muito representativo para mim nesse momento de retomada da carreira, é uma verdade em mim”.

 

Pérola de Lupicínio Rodrigues, “Nunca” fecha o EP Em Canto: outra canção clássica que amarra a ideia da intérprete de retomar sua voz cantada com um trabalho clássico, mas livre de estereótipos. “Esta música surgiu no processo de criação do trabalho, perfeita para o contexto que idealizei apresentar”, afirma.

 

Em Canto tem produção musical de Luis Felipe Gama, que também executa o piano e assina os arranjos.

 

Cristina Guimarães, que é filha de pianista, descobriu o amor pelo canto na juventude. Estudou canto; formou-se em Psicologia na Universidade São Francisco, em Itatiba, SP; cursou Psicanálise na Escola de Psicanálise de Campinas e segue em formação no Instituto Vox de Pesquisa em Psicanálise, em São Paulo, cidade onde mantém trabalho em consultório. Paralelamente, seguiu cantando. Em Campinas, foi a voz de grupos que se apresentavam na cidade, atuando ao lado de instrumentista de renome como o pianista Bebeto von Buettner, o baterista Ramo Montagner e, no Trio Azeviche, com o guitarrista Bruno Mangueira e o baixista Marcos Souza, entre outros.

 

Em 2019, a pianista e cantora Cida Moreira, com quem fazia aulas de canto, incentivou-a assumir definitivamente sua relação com a música. Foi quando decidiu investir em um trabalho próprio de intérprete, gravar alguns singles e, finalmente, lançar seu primeiro EP. Cristina também prepara o show Presente & Cotidiano, com canções compostas e gravadas por Luiz Melodia, uma paixão que pretende colocar no palco em breve, junto com André Bedurê (direção musical, violão e baixo), Gustavo Souza (bateria) e Rovilson Pascoal (guitarra). Esse trabalho de releituras é pautado pela originalidade, trazendo arranjos que apresentam Cristina Guimarães interpretando Luiz Melodia.

 

FICHA TÉCNICA – Em Canto (EP) – Voz: Cristina Guimarães. Piano, arranjos e produção musical: Luis Felipe Gama. Faixas: 1 – Caso Você Case (Vital Farias); 2 – Dindi (Antônio Carlos Jobim e Aloysio de Oliveira); 3 – Tempo Velho (Douglas Germano); 4 – Nunca (Lupicínio Rodrigues). Captação de áudio (2021): Beto Mendonça e Gustavo do Vale – Estúdio 185 Apodi. Edição: Luiz Bueno e Pedro Luz. Mixagem e masterização (2022): Alexandre Fontanetti e Luiz Bueno – Estúdio Space Blues. Produção fonográfica: Cristina Guimarães. Fotografia: Gal Oppido. Capa/arte: João Nunez. Assistência de produção: Liliane Pugliesi. Distribuição digital: Tratore.

 

Lançamento/single: Em Canto

Artista: Cristina Guimarães

Data: 24 de março de 2023

Nas principais plataformas de música.

Pre-save: https://tratore.ffm.to/cristinaem

Na rede: @cristinahguimaraes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: VERBENA ASSESSORIA

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 22/01, é aniversário do cantor e compositor Steve Perry @steveperrymusic que completa 77 anos.

Foi vocalista da banda Journey

#steveperry #happybirthday #boomerangmusic
Em 22/01/2016, há exatamente 10 anos atrás era lançado o 15° álbum de estúdio da banda Megadeth @megadeth “Dystopia".

Line-up:

Dave Mustaine (vocals, guitars)
Kiko Loureiro (guitars)
David Ellefson (bass)
Chris Adler (drums)
Additional musicians: Farah Siraj (vocals) Blair Masters (keys) Eric Darken (percussion)

Track list:

	1.	The Threat Is Real
	2.	Dystopia
	3.	Fatal Illusion
	4.	Death From Within
	5.	Bullet To the Brain
	6.	Post American World
	7.	Poisonous Shadows
	8.	Look Who’s Talking
	9.	Conquer Or Die
	10.	Lying In State
	11.	The Emperor
	12.	Last Dying Wish
	13.	Foreign Policy

#megadeth #davemustaine #kikoloureiro #davidellefson #chrisadler
Hoje, 22/01, é aniversário do saudoso cantor, compositor e vocalista da banda INXS @officialinxs que completaria 66 anos.

Falecido em 22/11/1997

#inxs #michaelhutchence #happybirthday
Hoje, 22/01, é aniversário do baterista Steven Adler @realstevenadler que completa 61 anos.

Foi baterista da banda Guns N' Roses.

#steveadler #happybirthday #boomerangmusic
Em 21/01/1984, há exatamente 42 anos atrás era lançado o primeiro álbum de estúdio da banda Bon Jovi “Bon Jovi”.

Line-up:

Jon Bon Jovi (vocals, guitars)
Richie Sambora (guitars)
David Rashbaum (keys)
Alec John Such (bass)
Tico Torres ‘The Hit Man’ (drums)
Additional musicians: Tim Pierce (guitars) Roy Bittan (keys) Huey McDonald (bass) Frankie La Rocka (drums)

Track list:

	1.	Runaway
	2.	Roulette
	3.	She Don’t Know Me
	4.	Shot Through The Heart
	5.	Love Lies
	6.	Breakout
	7.	Burning For Love
	8.	Come Back
	9.	Get Ready

#bonjovi #jonbonjovi #richiesambora #davidbryan #alecjohnsuch
Hoje, 21/01, é aniversário do cantor, compositor e ator Paulo Miklos @miklospaulo que completa 67 anos.

Foi integrante da banda Titãs @titasoficial

#paulomiklos #happybirthday #boomerangmusic