24º Cultura Inglesa Festival propõe experiência imersiva em evento totalmente digital e gratuito

Edição ocorre entre os dias 6 e 28 de março em novo formato e com inúmeras atrações, permitindo ao público “criar” sua própria experiência

 


São Paulo, Fevereiro de 2021
– Cultura, inovação e responsabilidade social. Esses são os elementos que, juntos, dão forma ao 24º Cultura Inglesa Festival, tradicional evento de cultura, educação e arte promovido pela Associação Cultura Inglesa São Paulo, instituição sem fins lucrativos que tem como missão a promoção da cultura britânica. A grande novidade da edição deste ano, que ocorrerá entre os dias 6 e 28 de março, ficará por conta de sua versão totalmente digital e pela programação diversificada.

Com o novo formato, o público terá acesso gratuito a uma ampla e diversificada agenda de atrações, que serão transmitidas em plataforma concebida especialmente para o festival , na qual o usuário poderá interagir, construir sua própria curadoria e “criar” sua própria experiência.

 

A programação de 2021 será marcada pela celebração da diversidade cultural e pelo cruzamento de diferentes linguagens artísticas, com apresentações de artistas de dentro e fora do país cuja obra é atravessada pela influência da cultura britânica. É o caso do cantor e compositor baiano Caetano Veloso, que, em sua Live, contará a experiência do seu exílio em Londres nos anos 60 e a influência da música britânica no seu processo criativo, além de tocar músicas que marcaram o período e do seu repertório em inglês.

 

Pela plataforma do evento, o público poderá criar um perfil e personalizar a grade de programação de acordo com suas preferências, além de ter à disposição conteúdos e experiências que resultam de colaborações do Brasil e do Reino Unido, por meio de parcerias inéditas da Cultura Inglesa com instituições de renome.

Dentre as atrações estão a releitura de clássicos da música pop e erudita britânica, exibição de filmes e documentários inéditos, apresentações de dança e poesia, artes visuais e imersão digital nos mundos da gastronomia, do audiovisual e da ciência, além de propôr importantes discussões sobre sustentabilidade e meio ambiente.

 

O público infantil também será contemplado por uma programação especial, que inclui a exibição de animações, show de mágica e contação de histórias interativa. O 24º Cultura Inglesa Festival também promoverá duas competições abertas à participação do público: o DepicT! Brasil, versão brasileira da competição britânica de filmes de 90 segundos, e o 1º Slam CI, campeonato de poesia falada.

 

Paralelo à programação de arte e cultura, ocorrerão os CIF Talks, série de encontros e conversas com convidados acerca de temas da atualidade. Esta ainda será a primeira edição do evento a contar com recursos de acessibilidade, com libras e audiodescrição.

 

“O conceito desta primeira edição digital do Cultura Inglesa Festival é ‘culture (re)start’ ou ‘recomeço da cultura’. A intenção foi criar um espaço de reflexão para temas importantes dos tempos atuais e como os festivais podem responder a esse momento sem perder o seu propósito central, que é o da celebração do encontro.  Além de uma experiência inovadora de fruição individual e coletiva, o festival traz na programação a excelência artística, a vanguarda da cultura britânica, e o diálogo e colaboração entre artistas de diferentes territórios e visões de mundo.”, destaca Liliane Rebelo, Gerente de Cultura e Sociedade na Cultura Inglesa.

 

O plataforma do Cultura Inglesa Festival 2021 entrará no ar dia 26 de fevereiro com o anúncio da programação e teasers audiovisuais, e no dia 6 de março haverá o evento de abertura da programação: uma intervenção urbana com projeções mapeadas de grande escala, transmitidas ao vivo pela plataforma e com a participação de videoartistas e DJs.

 

O endereço oficial da plataforma do primeiro Cultura Inglesa Festival digital é www.culturainglesafestival.com.br que vai ao ar no dia 26 de fevereiro.

 

Serviço:

 

24º Cultura Inglesa Festival

O que é: Evento de cultura, arte e educação promovido há 23 anos pela Associação Cultura Inglesa São Paulo

Quando: De 06 a 28/03

Onde: Plataforma digital do 24º Cultura Inglesa Festival

Acesso: Gratuito

Link para página oficial: www.culturainglesafestival.com.br

 

Sobre o Cultura Inglesa Festival

O Cultura Inglesa Festival é um evento organizado pela Associação Cultura Inglesa São Paulo para a promoção democrática e acessível de atividades culturais, artísticas e educativas a um público amplo e diverso. Em 2021, chega à sua 24º edição, em formato inédito, 100% digital, por meio de uma plataforma exclusivamente concebida para o projeto.

 

 

Informações à imprensa:  Máquina Cohn & Wolfe