Da composição ao lançamento: Banda Flake Rock Inc explica o processo de produção de uma música

Com seis canções autorais já lançadas, a banda se destacou nos aplicativos de música

 

Vocês já pararam para pensar qual o maior objeto de desejo de um artista? Muitos podem pensar em fama, dinheiro, mas nada disso é possível sem os grandes Hits. Existem aqueles que estouram com uma única canção e depois não ouvimos mais falar e aqueles que lançam sucesso atrás de sucesso, que já ficaram conhecidos como Hitmakers. Mas como um hit é criado? Como uma canção sai do imaginário do compositor e vai parar na boca do povo? Destaque nos aplicativos de música, principalmente no Spotify tendo emplacado três canções na maior playlist do segmento, a Pátrica Rock, a banda Flake Rock Inc decidiu abrir seus segredos e contar como é a produção de suas músicas desde a composição, até o lançamento e como uma banda independente se organiza em cada um desses passos.

 

Composição

 

“As composições da banda são feitas por mim e muito do que eu faço já é pensando na atmosfera que a música terá com a banda. Eu adoro compor e escrever quando estou sozinho, mesmo nas músicas que assino em parceria, como por exemplo Bandeira Preta (nosso próximo single) que o Janny (contrabaixo) também assina, eu sempre faço a minha parte sozinho. Sempre achei o processo de composição algo muito íntimo, não dá pra se dizer a frase mais romântica do mundo com algumas pessoas te olhando, é preciso estar só com sua paixão que nesse caso é a música. O processo de composição varia de música pra música, às vezes me vem a melodia primeiro e eu faço a letra por cima e às vezes estou inspirado para escrever algo e depois preciso encontrar a melodia. A segunda opção é sempre mais difícil, pois exige uma remodelagem grande da letra e as vezes me soa meio industrializado demais. Às vezes melodia e letra vem junto e essas são as músicas mais assustadoramente boas que se pode fazer, mas exige uma conexão muito grande com o subconsciente e todas as formas de energia que estão em volta de você”, conta o vocalista da banda, Guilherme.

 

“A inspiração para escrever vem dos sentimentos que as coisas mais normais e simples do mundo nos fornecem, como uma noite repleta de estrelas e mistérios ou um bobo sentimento de não querer deixar a juventude para trás. De todas as formas, a conexão com universo e o mar são coisas que sempre habitam minha cabeça na hora de compor. A música é simplesmente a energia que alimenta sua alma, você só é o veículo que cospe e sintetiza ela, mas ela em si, é pura energia”, completa o vocalista.

 

Produção

 

“Nosso processo de produção das músicas após a composição é um pouco mais complexo pois envolve a opinião de todos os membros da banda e muitas vezes gera conflitos internos. As músicas são gravadas no nosso estúdio próprio, com o Ota (baterista) assumindo a frente dos softwares de gravação e regulagens. As partes de cada um são gravadas separadamente após ensaios e mais ensaios com a banda toda na track a ser gravada. Cada um faz sua parte e trás de casa as próprias linhas prontas. Após essa “primeira etapa” de gravação as músicas passam para o produtor e engenheiro de som (trabalho feito por Guilherme Canaes e Paulo Anhaia nos nossos lançamentos) e depois são enviadas já prontas para lançarmos em conjunto com nossa distribuidora. Todo esse processo é um pouco desgastante, pois são ajustes mínimos e muitas pessoas dando opinião sobre uma mesma coisa. Apesar do trabalho duro e árduo, estamos adorando os resultados”, explica Guilherme.

 

Lançamento

 

“As divulgações normalmente eu gero o ISRC da música, que seria um código único de cada música. Depois disso, por meio do portal de nossa distribuidora digital que é a IMusics eu atrelo o ISRC ao arquivo WAV, juntamente a capa da música. Nessa parte também colocamos o gênero dela e contamos um pouco sobre ela, como foi escrita e qual a mensagem que ela quer transmitir e, por fim, agendamos a data de lançamento para todas as plataformas digitais de streaming. Normalmente, optamos pelas sextas-feiras pq é o dia que os curadores do spotify atualizam as playlists”, descreve o guitarrista Rafael.

 

“Todos esses passos são super importantes para que os curadores conheçam um pouco mais sobre a música que está sendo lançada e entendam o sentido dela perante o cenário atual. Por último, eu pego o fonograma que eu gerei lá no começo no software do ISRC e envio para as associações dos músicos em que cada membro está cadastrado para que música tenha seu registro feito e, assim, possamos monetizá-la. Com isso todos os direitos autorais estão seguros e atrelados a nós”, finaliza.

 

Sobre a Flake Rock Inc

 

O que mais poderia unir três estudantes de engenharia mecânica? Se você respondeu o interesse por cálculos, está profundamente errado. Rafael (guitarrista) despertou seu interesse pela música na adolescência quando começou a tocar guitarra por conta própria. Já Guilherme (cantor) começou a tocar violão com apenas sete anos e a compôr com oito. Ricardo (baixista) iniciou tocando guitarra aos 15 anos e aos 17 já se apresentava com a banda do colégio em sua formatura. Apaixonados pelo rock e compartilhando referências como Black Sabbath e Red Hot Chili Peppers, os músicos se conheceram e reconheceram durante a faculdade quando deram início a banda “Subúrbia” em 2014. Mas ainda faltava um representante muito importante, o baterista. Por meio de um amigo em comum, os engenheiros conheceram o administrador Fábio, que desde os 16 anos se dedica ao instrumento. Com essa nova aquisição, “Subúrbia” tornou-se Flake Rock Inc em 2017.

 

Desde então, a banda já se apresentou em eventos fechados, bares e pequenos festivais em São Paulo e região, unindo em seu repertório covers de grandes nomes do rock nacional e internacional e canções autorais.

 

Em março de 2020, com a chegada da pandemia, decidiram finalmente iniciar os lançamentos de suas próprias composições quando disponibilizaram em todos aplicativos de música a canção “Textura da Lua”. Hoje, a Flake já conta com seis músicas autorais disponíveis, além do clipe de “Antes do Sol Sair”.

 

Conheça mais:

 

Instagram: https://instagram.com/flakerock.inc?igshid=5kcmzpsgci9c

Youtube: https://youtube.com/channel/UCsqseO8hLufeWseqcngCs4g

Spotify: https://open.spotify.com/artist/4UzemrBmEjJIq6BOqBDnDJ?si=6nkjFLrmTl6P2Y3Im-5OiA

 

 

 

 

Com informações: ASSESSORIA DE IMPRENSA – Gabriela Gimenes