Da repetição dos loops nascem as músicas e novo disco do duo Tartamudo

Depois dos singles “Countergambit” e “Convite ao Prazer” com Scandurra, banda apresenta “A loop is a loop is a loop”

 

“A loop is a loops is a loop”: este é o nome do primeiro disco do duo instrumental Tartamudo, formado por Wilton Rossi (guitarras, teclados, loops, baixo) e Zepedro Gollo  (bateria eletrônica, loops, teclado). Os dois são velhos conhecidos da cena brasiliense. Wilton já passou pelo Divine e Superquadra ao lado do incansável Cláudio Bull, duas bandas que marcaram a música da capital federal entre as décadas de 1990 e 2000. Enquanto Zepedro desbravava o cinema nacional fazendo roteiro, montagem e trilha sonora de  filmes como “Se Nada Mais Der Certo” (2008), de José Eduardo Belmonte e “O Último Cine Drive-in” (2014), de Iberê Carvalho.

 

O álbum é inspirado no verso do poema “Sacred Emily” da estadunidense e importante artista e ativista Gertrude Stein, que ajudou a revelar grandes nomes da arte moderna quando morava na França, desde Picasso, a Matisse, passando por Hemingway e Scott Fitzgerald: “a rose is a rose is a rose”.

 

“A repetição sugere a materialidade do objeto, no caso, a rosa, resgatando um significado que se perdeu na banalização da flor mais famosa. Há diversas versões e paródias desse verso. Nós trazemos a ênfase para o nível celular do nosso processo criativo: o loop. Tudo que criamos é transformado em repetições e nosso método consiste basicamente em trabalhar camadas de elementos repetidos até que o arranjo seja encontrado, polido e finalizado. Enfim, o título desse álbum de estreia aponta para o ponto seminal do nosso processo, de onde todo o trabalho emerge” comenta Wilton Rossi.

 

A repetição está no nome do disco, no ponto central de como as músicas são criadas (loop) e também no nome da banda, pois “tartamudo” é um substantivo masculino para “gago”, a personificação da repetição. O que também se reflete nas artes escolhidas pela banda para representar visualmente o som, que já puderam ser conferidas nos lançamentos de Countergambit(essa com clipe) e a versão de Convite ao Prazer da banda paulista Gang 90, essa contando com as participações especiais de Edgard Scandurra e da própria Taciana Barros. Ambas as músicas fazem parte do disco.

 

’A loop is a loop is a loop’ reflete um exercício de contenção do Tartamudo. As músicas passaram a ter um pouco menos de elementos e não se alongam como em trabalhos anteriores. Estamos visando uma ideia central que concentre a força de cada música. É uma busca pela síntese. A arte reflete esse esforço, pois cada imagem aponta para um elemento visual, um ícone que representa de alguma forma o trabalho em questão”, explica Wilton.

 

O disco também está repleto de participações especiais (além das supracitadas), como o brasiliense Kelton ao lado de Jair Marcos, guitarrista da cultuada banda paulista Fellini, em “Heist”; em “O Intruso”, temos o bluesman Carlos Café; e fechando o álbum, a versão para “Êxtase”, música de Guilherme Arantes, essa com um feat com a cantora Mila Fá.

 

“Fizemos nossa versão de ‘Êxtase’, do Guilherme Arantes, e o resultado nos agradou demais. Achamos que a música não poderia abrir mão da voz (diferente de nossa versão de ‘Tudo tudo tudo’ do Caetano, que ficou instrumental). A mensagem na música, que fala da experiência da paternidade, é tocante, linda. A Mila Fá tem uma voz maravilhosa e uma formação musical que tornou o trabalho com ela uma experiência encantadora para nós. Fizemos a gravação em casa, no nosso estúdio, num clima bem intimista que caiu bem com a música. O resultado ficou realmente muito bonito”, elogia Wilton.

 

Já as músicas passam pelo dub, ambient, música clássica e MPB, mas especificamente  refletem, neste álbum, a batida pesada e direta do funk carioca, as guitarras angulares do Gang of Four e do PIL, os riffs do B-52’s, a batida motorik do krautrock, o groove de Madchester, a soul music e o amálgama musical do trip hop, o ambient ácido de Aphex Twin e as paisagens sonoras de Brian Eno. Sem contar a admiração – sempre presente – por Caetano Veloso. “Caetano é o nosso David Bowie, só que ainda melhor. Um artista plural, um intelectual que amamos e que representa a maior ambição artística que podemos almejar. Ele seguramente nos influencia de muitas outras maneiras. Até nas nossas brincadeiras no estúdio, que envolvem muitos trechos e trocadilhos de letras dele. Aliás, como é bom poder tocar um instrumento!”, brinca Wilton.

 

 

Confira o disco “A loop is a loop is a loop” nas principais as plataformas digitais.

 

Deezer: https://www.deezer.com/br/album/299519542

 

Spotify: https://open.spotify.com/artist/78YW10XELJVUfFF6pQxkLQ/discography/all?uri=spotify:album:0QfwtP9Mn3gXOkgdyVCPIA

 

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=EaOw6KiVPws&list=OLAK5uy_mZyUNP4Fpb-HHCiV1yE_sSMnv-LLMIvKY

 

Mais sobre Tartamudo

 

Tartamudo é um duo de multi-instrumentistas com foco na criação de camadas musicais repetitivas, desenvolvendo sonoridades que variam de criações ruidosas e baseadas na distorção até melodias ambient sensoriais e imersivas.

 

As influências do duo vão da repetição do krautrock (Neu!, Kraftwerk, Can), à música minimal e aos tape loops da avant garde (Philip Glass, Steve Reich, Terry Riley), ao ruído da No Wave e do Velvet Underground, chegando até à linguagem visual do cinema experimental (Chris Marker, Kenneth Anger, Robert Frank).

 

Tartamudo é música na sua forma mais primitiva, algo que opera no seu corpo com base no volume e na repetição. É uma busca por algo mais elementar e primal. Provavelmente sua pulsação vai se acelerar e seu corpo vai se mover, quer você queira ou não. Tartamudo é aquela pessoa que tem dificuldade na fala e, portanto, gagueja. Ou seja, ela repete algumas palavras ou sílabas, enquanto a dupla brasilense repete os sons.

 

Tartamudo é Zepedro Gollo (bateria eletrônica, loops, teclados) e Wilton Rossi (guitarras, teclados, loops, baixo).

 

Redes Sociais

 

SoundCloud: https://soundcloud.com/tartamudobsb

 

Instagram: https://www.instagram.com/tartamudomusic/

 

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCpATyBH4pfOZalKPC5e4nGg/featured

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Favorite Assessoria

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 18/12, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Papas da Língua @papasdalinguareuniao Serginho Moah @serginhomoahoficial que completa 61 anos.

#serginhomoah #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 18/12, é aniversário do guitarrista Keith Richards @officialkeef da banda The Rolling Stones @therollingstones que completa 82 anos.

#keithrichards #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 17/12, é aniversário do ex-baixista da banda R.E.M, Mike Mills que completa 67 anos.

#mikemills #rem #happybirthday
Hoje, 17/12, é aniversário do cantor e compositor Paul Rodgers @paulrodgersofficial que completa 76 anos.

Foi vocalista das bandas Bad Company e Free.

#paulrodgers #happybirthday
#boomerangmusic
Hoje, 14/12, é aniversário do baixista e compositor Cliff Williams @cliffwilliams_official ex-integrante da banda AC/DC @acdc 

#cliffwilliams #acdc #happybirthday
Em 14/12/1979, há exatamente 46 anos atrás era lançado o terceiro álbum de estúdio da banda The Clash @the_clash "London Calling".

The Clash

Joe Strummer – vocais, backing vocals, guitarra rítmica, piano
Mick Jones – guitarra solo, piano, harmónica, backing vocals
Paul Simonon – baixo, backing vocals, vocal em "The Guns of Brixton"
Topper Headon – bateria, percussão

Músicos adicionais

Mick Gallagher – órgão
The Irish Horns – metais

Tracklist 

1. London Calling
2. Brand New Cadillac
3. Jimmy Jazz
4. Hateful
5. Rudie Can’t Fail
6. Spanish Bombs
7. The Right Profile
8. Lost In The Supermarket
9. Clampdown
10. The Guns Of Brixton
11. Wrong ‘Em Boyo
12. Death Or Glory
13. Koka Kola
14. The Card Cheat
15. Lover’s Rock
16. Four Horsemen
17. I’m Not Down
18. Revolution Rock
19. Train In Vain

#theclash #londoncalling #boomerangmusic
Hoje, 12/12, é aniversário da cantora e compositora Dionne Warwick @therealdionnew que completa 85 anos.

#dionnewarwick #happybirthday
Hoje, 12/12, é aniversário do ex guitarrista da banda Kiss @kissonline Bruce Kulick @bruce.kulick que completa 72 anos.

#kiss #brucekulick #happybirthday