Da repetição dos loops nascem as músicas e novo disco do duo Tartamudo

Depois dos singles “Countergambit” e “Convite ao Prazer” com Scandurra, banda apresenta “A loop is a loop is a loop”

 

“A loop is a loops is a loop”: este é o nome do primeiro disco do duo instrumental Tartamudo, formado por Wilton Rossi (guitarras, teclados, loops, baixo) e Zepedro Gollo  (bateria eletrônica, loops, teclado). Os dois são velhos conhecidos da cena brasiliense. Wilton já passou pelo Divine e Superquadra ao lado do incansável Cláudio Bull, duas bandas que marcaram a música da capital federal entre as décadas de 1990 e 2000. Enquanto Zepedro desbravava o cinema nacional fazendo roteiro, montagem e trilha sonora de  filmes como “Se Nada Mais Der Certo” (2008), de José Eduardo Belmonte e “O Último Cine Drive-in” (2014), de Iberê Carvalho.

 

O álbum é inspirado no verso do poema “Sacred Emily” da estadunidense e importante artista e ativista Gertrude Stein, que ajudou a revelar grandes nomes da arte moderna quando morava na França, desde Picasso, a Matisse, passando por Hemingway e Scott Fitzgerald: “a rose is a rose is a rose”.

 

“A repetição sugere a materialidade do objeto, no caso, a rosa, resgatando um significado que se perdeu na banalização da flor mais famosa. Há diversas versões e paródias desse verso. Nós trazemos a ênfase para o nível celular do nosso processo criativo: o loop. Tudo que criamos é transformado em repetições e nosso método consiste basicamente em trabalhar camadas de elementos repetidos até que o arranjo seja encontrado, polido e finalizado. Enfim, o título desse álbum de estreia aponta para o ponto seminal do nosso processo, de onde todo o trabalho emerge” comenta Wilton Rossi.

 

A repetição está no nome do disco, no ponto central de como as músicas são criadas (loop) e também no nome da banda, pois “tartamudo” é um substantivo masculino para “gago”, a personificação da repetição. O que também se reflete nas artes escolhidas pela banda para representar visualmente o som, que já puderam ser conferidas nos lançamentos de Countergambit(essa com clipe) e a versão de Convite ao Prazer da banda paulista Gang 90, essa contando com as participações especiais de Edgard Scandurra e da própria Taciana Barros. Ambas as músicas fazem parte do disco.

 

’A loop is a loop is a loop’ reflete um exercício de contenção do Tartamudo. As músicas passaram a ter um pouco menos de elementos e não se alongam como em trabalhos anteriores. Estamos visando uma ideia central que concentre a força de cada música. É uma busca pela síntese. A arte reflete esse esforço, pois cada imagem aponta para um elemento visual, um ícone que representa de alguma forma o trabalho em questão”, explica Wilton.

 

O disco também está repleto de participações especiais (além das supracitadas), como o brasiliense Kelton ao lado de Jair Marcos, guitarrista da cultuada banda paulista Fellini, em “Heist”; em “O Intruso”, temos o bluesman Carlos Café; e fechando o álbum, a versão para “Êxtase”, música de Guilherme Arantes, essa com um feat com a cantora Mila Fá.

 

“Fizemos nossa versão de ‘Êxtase’, do Guilherme Arantes, e o resultado nos agradou demais. Achamos que a música não poderia abrir mão da voz (diferente de nossa versão de ‘Tudo tudo tudo’ do Caetano, que ficou instrumental). A mensagem na música, que fala da experiência da paternidade, é tocante, linda. A Mila Fá tem uma voz maravilhosa e uma formação musical que tornou o trabalho com ela uma experiência encantadora para nós. Fizemos a gravação em casa, no nosso estúdio, num clima bem intimista que caiu bem com a música. O resultado ficou realmente muito bonito”, elogia Wilton.

 

Já as músicas passam pelo dub, ambient, música clássica e MPB, mas especificamente  refletem, neste álbum, a batida pesada e direta do funk carioca, as guitarras angulares do Gang of Four e do PIL, os riffs do B-52’s, a batida motorik do krautrock, o groove de Madchester, a soul music e o amálgama musical do trip hop, o ambient ácido de Aphex Twin e as paisagens sonoras de Brian Eno. Sem contar a admiração – sempre presente – por Caetano Veloso. “Caetano é o nosso David Bowie, só que ainda melhor. Um artista plural, um intelectual que amamos e que representa a maior ambição artística que podemos almejar. Ele seguramente nos influencia de muitas outras maneiras. Até nas nossas brincadeiras no estúdio, que envolvem muitos trechos e trocadilhos de letras dele. Aliás, como é bom poder tocar um instrumento!”, brinca Wilton.

 

 

Confira o disco “A loop is a loop is a loop” nas principais as plataformas digitais.

 

Deezer: https://www.deezer.com/br/album/299519542

 

Spotify: https://open.spotify.com/artist/78YW10XELJVUfFF6pQxkLQ/discography/all?uri=spotify:album:0QfwtP9Mn3gXOkgdyVCPIA

 

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=EaOw6KiVPws&list=OLAK5uy_mZyUNP4Fpb-HHCiV1yE_sSMnv-LLMIvKY

 

Mais sobre Tartamudo

 

Tartamudo é um duo de multi-instrumentistas com foco na criação de camadas musicais repetitivas, desenvolvendo sonoridades que variam de criações ruidosas e baseadas na distorção até melodias ambient sensoriais e imersivas.

 

As influências do duo vão da repetição do krautrock (Neu!, Kraftwerk, Can), à música minimal e aos tape loops da avant garde (Philip Glass, Steve Reich, Terry Riley), ao ruído da No Wave e do Velvet Underground, chegando até à linguagem visual do cinema experimental (Chris Marker, Kenneth Anger, Robert Frank).

 

Tartamudo é música na sua forma mais primitiva, algo que opera no seu corpo com base no volume e na repetição. É uma busca por algo mais elementar e primal. Provavelmente sua pulsação vai se acelerar e seu corpo vai se mover, quer você queira ou não. Tartamudo é aquela pessoa que tem dificuldade na fala e, portanto, gagueja. Ou seja, ela repete algumas palavras ou sílabas, enquanto a dupla brasilense repete os sons.

 

Tartamudo é Zepedro Gollo (bateria eletrônica, loops, teclados) e Wilton Rossi (guitarras, teclados, loops, baixo).

 

Redes Sociais

 

SoundCloud: https://soundcloud.com/tartamudobsb

 

Instagram: https://www.instagram.com/tartamudomusic/

 

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCpATyBH4pfOZalKPC5e4nGg/featured

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Favorite Assessoria

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 07/11, é aniversário do cantor e compositor Johnny Rivers que completa 83 anos.

#johnnyrivers #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 07/11, é aniversário da cantora e compositora Joni Mitchell @jonimitchell que completa 82 anos.

#jonimitchell #happybirthday #boomerangmusic
Lançado em 1983, há exatamente 42 anos atrás era lançado o segundo álbum ao vivo da banda The Doors @thedoors "Alive She Cried".

Gravado ao vivo entre 1968 a 1970 em 
New York, Detroit, Boston, Copenhagen
The Doors

Jim Morrison – vocals
Robby Krieger – guitar
Ray Manzarek – organ, keyboard bass
John Densmore – drums

Tracklist:

1. Gloria (Van Morrison) (6:19)
2. Light My Fire (The Doors) (Incl. Graveyard Poem (Jim Morrison)) (9:54)
3. You Make Me Real (The Doors) (3:04)
4. Texas Radio And The Big Beat (The Doors) (1:53)
5. Love Me Two Times (The Doors) (3:18)
6. Little Red Rooster (Willie Dixon) (7:05)
7. Moonlight Drive (Incl. Horse Latitudes) (The Doors) (5:33)

#thedoors #aliveshecried #boomerangmusic
Em 07/11/1981, há exatamente 44 anos atrás era lançado o segundo álbum de estúdio do cantor e compositor Ozzy Osbourne @ozzyosbourne “Diary Of A Madman”.

Line-up:

Ozzy Osbourne (vocals)
Randy Rhoads (guitars)
Bob Daisley (bass)
Lee Kerslake (drums)
Additional musicians: Louis Clark (Strings)

Track list:

	1.	Over The Mountain
	2.	Flying High Again
	3.	You Can’t Kill Rock And Roll
	4.	Believer
	5.	Little Dolls
	6.	Tonight
	7.	S.A.T.O.
	8.	Diary Of A Madman

#ozzyosbourne #diaryofamadman #randyrhoads #bobdaisley #leekerslake #boomerangmusic
Hoje, 07/11, é aniversário do guitarrista Tommy Thayer @tommy_thayer_official da banda Kiss @kissonline que completa 65 anos.

#tommythayer #happybirthday #Kiss #boomerangmusic
Em 06/11/2015, há exatamente 10 anos atrás era lançada a caixa com 3 discos do cantor e compositor country Genuine "Alan Jackson" Story.

Tracklist

Disc One
1. Blue Blooded Woman
2. Here In The Real World
3. Wanted
4. Chasin’ That Neon Rainbow
5. I’d Love You All Over Again
6. Don’t Rock The Jukebox
7. Someday
8. Dallas
9. Midnight In Montgomery
10. Love’s Got A Hold On You
11. She’s Got The Rhythm (And I Got The Blues)
12. Tonight I Climbed The Wall
13. Chattahoochee
14. Mercury Blues
15. (Who Says) You Can’t Have It All
16. Summertime Blues
17. Gone Country
18. Born Too Late (Previously Unreleased)
19. If Tears Could Talk (Previously Unreleased)
20. Seven Bridges Road – LIVE (Previously Unreleased)

Disc Two
1. Livin’ On Love
2. I Don’t Even Know Your Name
3. Tall, Tall Trees
4. I’ll Try
5. Home
6. Little Bitty
7. Who’s Cheatin’ Who
8. There Goes
9. Between The Devil And Me
10. A House With No Curtains
11. I’ll Go On Loving You
12. Right On The Money
13. Gone Crazy
14. Little Man
15. Pop A Top
16. The Blues Man
17. It Must Be Love
18. Wings (Previously Unreleased)
19. Seguro Que Hell Yes (Previously Unreleased)
20. The Star-Spangled Banner (Previously Unreleased)

Disc Three
1. Where I Come From
2. When Somebody Loves You
3. Where Were You (When The World Stopped Turning)
4. Drive (For Daddy Gene)
5. Work In Progress
6. That’d Be Alright
7. It’s Five O’Clock Somewhere—with Jimmy Buffett
8. Remember When
9. Too Much Of A Good Thing
10. Monday Morning Church
11. Like Red On A Rose
12. A Woman’s Love
13. Small Town Southern Man
14. Good Time
15. Country Boy
16. Sissy’s Song
17. As She’s Walking Away—Zac Brown Band featuring Alan Jackson
18. Love Is Hard (Previously Unreleased)
19. Ain’t Just A Southern Thing (Previously Unreleased)

#alanjackson #countrymusic #genuine #boomerangmusic
Em novembro de 2002, há exatamente 23 anos atrás era lançado o 8° álbum do cantor, compositor e guitarrista Eric Clapton @ericclapton o ao vivo e duplo "One More Car One More Rider".

Também foi lançado em DVD

Eric Clapton e banda 

Eric Clapton – guitar, lead vocals
Andy Fairweather-Low – guitar, backing vocals
Billy Preston – Hammond B-3 organ, keyboards, backing vocals
David Sancious – piano, keyboards, melodica, guitar, backing vocals
Greg Phillinganes - Hammond B-3 organ, keyboards/synthesizers
Nathan East – bass guitar, backing vocals
Steve Gadd – drums

Tracklist DVD

1 Key To The Highway
2 Reptile
3 Got You On My Mind
4 Tears In Heaven
5 Bell Bottom Blues
6 Change The World
7 My Father's Eyes
8 River Of Tears
9 Goin' Down Slow
10 She's Gone
11 I Want A Little Girl
12 Badge
13 Hoochie Coochie Man
14 Have You Ever Loved A Woman?
15 Cocaine
16 Wonderful Tonight
17 Layla
18 Will It Go Round In Circles
19 Sunshine Of Your Love
20 Over The Rainbow

#ericclapton
#onemorecaronemorerider #boomerangmusic