Dami Doria mescla música brasileira, rock e jazz no novo álbum, “Um Som”

Artista sergipano lança segundo disco após campanha de financiamento coletivo

 

“Um Som” é, ao mesmo tempo, singular e plural. Uma voz única, uma sonoridade coesa, e uma ampla gama de possibilidades coabitam o novo álbum do cantor, compositor e violonista sergipano Dami Doria, lançado após uma bem sucedida campanha de financiamento coletivo. Antecipado pelo single “Curva Certa”, o álbum completo chega às principais plataformas de streaming.

 

Ouça “Um Som”: https://smarturl.it/DamiUmSom 

 

Natural de Aracaju, Dami toca violão há duas de suas três décadas de vida. Compõe desde a adolescência e vem construindo uma trajetória como músico, arranjador e intérprete. Em 2012, começou a chamar atenção como compositor, quando venceu o II Festival Alumiar de Novas Composições de Forrá na categoria Música Inovadora.

 

Em 2015, lançou seu primeiro álbum, “Acordando”, reunindo sete gravações caseiras que vinha produzindo – duas delas, “Gameleira” e “Ao acaso”, foram selecionadas na mostra de música sergipana Sescanção em 2015. E já nessa época foi plantada a primeira semente de “Um Som”, com faixas como “Mandioca” e “Sambão” recebendo seus primeiros arranjos em apresentações ao vivo.

 

Mas o novo disco começou a ganhar forma mesmo em 2018, quando o entrosamento da banda que o acompanhava nos palcos foi traduzido em estúdio. O bom resultado das gravações foi o pontapé inicial para a produção, trabalhada ao longo de alguns anos. O próprio “Um Som” é um retrato das composições de Dami Doria durante diversos períodos diferentes, sob variadas influências e temas.

 

“Em comparação com o meu primeiro álbum (que foi produzido sem planejamento, de forma caseira e informal), ‘Um som’ é um trabalho retocado que durou mais de três anos para ser produzido. Eu tive a intenção de fazer um álbum e ansiava para que ele fosse bem apresentável. Por isso eu me esforcei para realizar certas instrumentações mais complicadas em músicas como ‘Edelson Pantera nas Minas Gerais’ e ‘Sete anos no Tibete’. Mas esse nível de exigência não dava pra ser atendido em todas as músicas do álbum, como consequência disso esse disco tem faixas das mais intrincadas às mais simples – ‘Samba da parada’, por exemplo, foi gravada completamente ao vivo”, relembra Dami.

 

O álbum vai das montanhas de Minas às do Tibete, da brasilidade de “Sambão” ao inglês da experimental “When”, que encerra o disco. Já a faixa-título resume o espírito de coesão e diversidade do álbum.

 

“No âmbito da música, o título ‘Um Som’ faz referência ao termo ‘uníssono’, que representa a forma mais simples de várias vozes cantarem uma melodia: cantando a mesma nota na mesma oitava ou numa oitava diferente. No entanto, no âmbito do álbum, eu vejo uma interpretação completamente oposta para o título ‘Um Som’, que na verdade significaria justamente os vários sons que a gente pôde desenvolver no disco. Como quando a gente se junta com amigos para tocar e diz: vamos fazer um som! O ‘um’ simboliza as mil possibilidades. É por isso que esse disco tem uma mistura de vários gêneros que fazem parte do meu mundo, como o samba, o choro, o rock, a música experimental e a canção”, explica Dami.

 

Pela primeira vez, o artista reúne muitas de suas múltiplas facetas. O resultado é um álbum plural e coeso e uma espécie de re-estreia de um criador que se encontra novamente com as canções que construiu até aqui. “Um Som” é uma ponte do Dami do passado para o Dami do futuro. O álbum já está disponível nas principais plataformas.

 

Ouça “Um Som”: https://smarturl.it/DamiUmSom 

 

 

Ficha técnica

 

Edição: João Mário

Mixagem: Fabrício Rossini

Fotografia capa: Bárbara Brandão

Design gráfico: Rafael Amorim

Fotos: Isabela Moraes

 

Acompanhe Dami Doria:

 

https://www.instagram.com/daminarayana/

https://www.youtube.com/channel/UCQmogepWrV93qWsn5sT-pqg

https://open.spotify.com/artist/2novWH5eYPIpdHYXfpsE2p?si=C9TIDlWxQxmzPbejceWBdg

https://soundcloud.com/dami-doria

https://www.facebook.com/damidoria

 

 

  

Informações para imprensa: Build UP Media

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje (05/05), é aniversário do cantor e compositor Ian McCulloch @official_ianmcculloch que completa 66 anos.

Vocalista da banda Echo and The Bunnymen @officialbunnymen 

#IanMcCulloch #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (05/05), é aniversário da cantora e compositora Adele @adele que completa 37 anos.

#adele #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (04/05), é aniversário do cantor e compositor Lulu Santos @lulusantosoficial que completa 72 anos.

#lulusantos #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (04/05), é aniversário do cantor e compositor Herbert Vianna @herbertvianna dos Paralamas que completa 64 anos.

#herbertvianna #happybirthday #boomerangmusic
Lançado em maio de 1988, há exatamente 37 anos, era lançado "Stay On These Roads", o terceiro álbum de estúdio da banda norueguesa A-Ha @officialaha pela Warner Bros Records. 

Na época o álbum vendeu cerca de aproximadamente 4 milhões de cópias em todo o mundo. 

Faixas:

A1 Stay On These Roads

A2 The Blood That Moves The Body

A3 Touchy

A4 This Alone Is Love

A5 Hurry Home

B1 The Living Daylights

B2 There's Never A Forever Thing

B3 Out Of Blue Comes Green

B4 You Are The One

B5 You'll End Up Crying

Morten Harket @mortenharket
Paul Waaktaar-Savoy @waaktaarpal
Magne Furuholmen @magne_furuholmen 

#stayontheseroads #boomerangmusic #aha
Hoje (03/05), é aniversário do saudoso cantor e compositor James Brown @jamesbrown que completaria 92 anos.

#jamesbrown #happybirthday #soulman #soulmusic #boomerangmusic
A cantora e compositora Suzanne Vega @therealsuzannevega lança Flying With Angels , seu novo álbum,

É o primeiro álbum de estúdio de Vega desde Lover, Beloved: Songs from an Evening with Carson McCullers , de 2016 , embora, como esse disco continha músicas escritas meia década antes (para a peça Carson McCullers Talks About Love ) , Flying With Angels é, na verdade, o primeiro álbum de novas músicas de Suzanne em 11 anos ( Tales from the Realm of the Queen of Pentacles, de 2014, sendo o último).

Com “Flying With Angels”, Suzanne Vega reafirma sua posição como uma das grandes contadoras de histórias da música folk e promete entregar mais um disco repleto de profundidade e emoção.

Faixas 

01. “Speakers’ Corner”
02. “Flying with Angels”
03. “Witch”
04. “Chambermaid”
05. “Love Thief”
06. “Lucinda”
07. “Last Train from Mariupol”
08. “Alley”
09. “Rats”
10. “Galway”

#suzannevega #flyingwithangels #newalbum #boomerangmusic
Faleceu hoje (01/05), a cantora e compositora Nana Caymmi @nanacaymmi aos 84 anos.

#nanacaymmi #rip #MPB #boomerangmusic