De Baixada em Baixada: Da Ghama, fundador e ex-guitarrista do Cidade Negra, vive nova fase musical em Itanhaém, SP

Entre relançamentos e novas produções, a região virou pano de fundo para as músicas e videoclipes da carreira solo do ex-Cidade Negra

 

O reggae da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, desembarcou na Baixada Santista, em São Paulo, com o precursor do gênero no Brasil, Da Ghama, fundador e ex-guitarrista da banda Cidade Negra. Agora, seguindo carreira solo, o artista canta, compõe e produz grande parte de seu repertório em Itanhaém, litoral de São Paulo, cidade onde escolheu viver há cinco anos.

 

Nesta nova fase, Da Ghama ressignificou sucessos dos anos 1990, aproveitando esse novo momento para dar uma nova “cara” para as canções. O cantor dá voz a versão do hino “Falar A Verdade”, em uma releitura madura e crítica à intolerância religiosa. No novo videoclipe, gravado no Guaraú, em Peruíbe, o cantor interpreta Jesus Cristo Afro. Em “Firmamento”, numa pegada ragga com dance hall, o centro da cidade de Santos vira o cenário de uma reflexão sobre a vida.

 

“As duas músicas têm assuntos que estão em destaque. Queria reinterpretar com esse novo olhar. Me despertou a vontade de voltar ao estúdio e dar uma remasterizada. O reggae é plural”, destaca Da Ghama.

 

Por aqui, o músico comemora os seus 35 anos de carreira seguindo novos passos na música e explorando as sonoridades do reggae, samba-bossa, pop e MPB. Hoje, o músico trabalha em seu terceiro álbum solo “Sinal de Paz”. Inclusive, em abril deste ano, o cantor fez o pré-lançamento do disco em um show intimista no Sesc Santos.

 

“Foi uma energia incrível, um reencontro com o público e, especialmente, com a plateia santista. Estiveram por lá muitos fãs antigos, que foram matar a saudade da época do ‘Reggae Night’, e uma galera mais nova, para conhecer o som. Fez um ‘barulho’ legal”, exclama o artista.

 

Da Ghama segue produzindo o álbum em estúdio, mas a estreia ainda não tem uma data definida. Por enquanto, os fãs podem aproveitar a vibe com os singles lançados nas plataformas digitais, como o “Reggae do Avião”, composição em parceria com o cantor Evandro Mesquita, da banda Blitz; e com participações de Samambaia (baixista) e Franja (guitarrista), da banda Planta e Raiz.

 

Em um voo Salvador-Bahia, Da Ghama iniciou a letra, que viaja pela história da segurança do amor e de questões sociais; e ainda nas nuvens, chamou seu parceiro. “O encontro com Evandro foi muito bacana e a gravação valeu muito a pena. Ele é um carioca descontraído e foi ele quem batizou a música”, afirma.

 

Para este ano, Da Ghama ainda promete compartilhar diversos hits nos canais digitais, como Youtube e Spotify, com participações de artistas conhecidos. A música “Fácil de Entender”, do primeiro disco de Jorge Vercillo e com guitarra de Da Ghama, desta vez, ganha vida na voz do músico em seu terceiro álbum, além de singles gravados com Serginho Moah, do Papas da Língua; e outro realizado com os integrantes da banda Maskavo.

 

Celebrando sua própria obra, o músico relançou com um videolyric, no Youtube, a canção “Vem Nega”, composição de Vell Rangel. A música faz parte do seu segundo álbum, o “BaixAfrikaBrasil” (2017). A partir de agosto, a música ganha espaço em plataformas como Spotify, Deezer, Apple Music e outras.

 

Para saber mais, basta acessar o link: https://bfan.link/vem-nega.

 

“Relançamos para presentear os namorados em junho deste ano e está sendo bem positivo no Youtube. Pensamos em trazer até no novo álbum”, conta.

 

Projetos

 

Longe do agito das grandes cidades e vivendo em Itanhaém, Da Ghama divide a sua rotina entre a música, a família e o ativismo engajado em projetos sociais espalhados pelo Brasil.

 

Sobre o Da Ghama

 

De Belford Roxo, no Rio de Janeiro, Da Ghama construiu sua carreira como compositor, cantor, guitarrista e produtor musical. O músico ganhou destaque na cena musical como fundador e guitarrista da banda de reggae Cidade Negra, nos anos 1990. Ao lado do grupo, trilhou um caminho de sucesso e muitas contribuições com artistas de renome por 22 anos.

 

Com 35 anos de carreira, agora em Itanhaém, Baixada Santista; Da Ghama segue como artista solo e com dois álbuns já lançados, “Violas e Canções” (2010) e “BaixaAfrikaBrasil” (2017) e trabalha em seu novo disco “Sinal de Paz”. O artista também comanda sua produtora Reggae Brasil Produções Artísticas.

 

Créditos: Carlos Júnior/Divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Assessoria de Imprensa – OPTIMA NETWORK

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 15/07, é aniversário do guitarrista e compositor Joe Satriani @joesatriani que completa 74 anos.

#joesatriani #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 15/07, é aniversário do baterista Marky Ramone @markyramoneofficial que completa 74 anos.

Foi integrante da banda The Ramones.

#markyramone #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 15/07, é aniversário do cantor e compositor Samuel Rosa @samuelrosaoficial que completa 60 anos.

#Samuelrosa #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 14/07, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Imagine Dragons @imaginedragons Dan Reynolds @danreynolds que completa 39 anos.

#danreynolds #boomerangmusic #happybirthday
Em 14/07/1992, há exatamente 34 anos atrás era lançado o 5° álbum de estúdio da banda Ministry "Psalm 69".

Ministry

Al Jourgensen – vocals (all tracks except "Jesus Built My Hotrod" and instrumentals), guitars, keyboards, production

Paul Barker – vocals, bass, programming, production

Additional personnel

Gibby Haynes – vocals and lyrics (on "Jesus Built My Hotrod")

Mike Scaccia – guitars

Louis Svitek – guitars

Michael Balch – keyboards, programming

Howie Beno – programming

William Rieflin – drums

Tracklist de Psalm 69 :

1. N.W.O.
2. Just One Fix
3. TVII
4. Hero
5. Jesus Built My Hotrod
6. Scare Crow
7. Psalm 69
8. Corrosion
9. Grace

#ministry #psalm69 #boomerangmusic
Em 14/07/1978, há exatamente 48 anos era lançado o 2° álbum de estúdio da banda Talking Heads @talkingheadsofficial "More Songs About Buildings and Food".

Talking Heads

David Byrne – lead vocals, guitar, synthesized percussion

Chris Frantz – drums, percussion

Jerry Harrison – piano, organ, synthesizer, guitar, backing vocals

Tina Weymouth – bass guitar

Additional musicians

Brian Eno – synthesizers, piano, guitar, percussion, backing vocals

"Tina and the Typing Pool" (Weymouth plus women who worked in the studio offices)[11] – backing vocals on "The Good Thing"

LP One, Side One
1. Thank You For Sending Me An Angel
2. With Our Love
3. The Good Thing
4. Warning Sign
5. The Girls Want To Be With The Girls
6. Found A Job

LP One, Side Two
1. Artists Only
2. I’m Not In Love
3. Stay Hungry
4. Take Me To The River
5. The Big Country

#talkingheads #boomerangmusic
Em 14/07/1992, há exatamente 34 anos atrás era lançado o 5° álbum de estúdio da banda Megadeth @megadeth “Countdown to Extinction”.

Integrantes:

Dave Mustaine (vocals, guitars)
Marty Friedman (guitars)
David Ellefson (bass)
Nick Menza (drums)

Track list:

	1.	Skin O’ My Teeth
	2.	Symphony Of Destruction
	3.	Architecture Of Aggression
	4.	Foreclosure Of A Dream
	5.	Sweating Bullets
	6.	This Was My Life
	7.	Countdown To Extinction
	8.	High Speed Dirt
	9.	Psychotron
	10.	Captive Honor
	11.	Ashes In Your Mouth

#megadeth #countdowntoextinction #davemustaine #davidellefson #martyfriedman
Em julho de 1988, há exatamente 38 anos atrás era lançado o filme Dirty Harry Na Lista Negra (Dead Pool). 

Esse é o quinto e último filme da série do detetive durão Dirty Harry.

Estrelando Clint Eastwood, Liam Neeson, Jim Carrey e grande elenco.

Dirigido por Buddy Van Horn.

#dirtyharry #boomerangmusic #clinteastwood