De Madrid para o mundo: C. Tangana lança álbum que confirma seu status como um artista completo

“El Madrileño” é o trabalho mais ambicioso e completo de C. Tangana até o momento.

 

No ponto mais alto de seu auge criativo, C. Tangana construiu uma incrível rede de colaboradores, incluindo Toquinho e Jorge Drexler, neste álbum sobre viagens.

 

Ouça o álbum: https://tangana.lnk.to/Madrileno

 

Assista aos vídeos de “El Madrileño”: https://ctangana.lnk.to/ElMadrilenoYouTube

 

Assim como há literatura sobre viagens, há também música sobre viagens. Porque El Madrileño é, sem dúvida nenhuma, um álbum sobre viagens. Uma obra onde C. Tangana abre a bússola em Madrid e a gira para desenhar diferentes tamanhos de círculos que chegam em Cuba, México, Argentina, Brasil, Uruguai e toda a América Latina. Assim como nos livros sobre viagens, em álbuns sobre viagens, o lugar para onde você está indo é tão importante quanto o lugar de onde você vem; o viajante importa tanto quanto as pessoas que ele ou ela encontra ao longo do caminho. Ou seja: em El Madrileño, o que C. Tangana trouxe de volta da aventura pela América do Sul, que ele começou há dois anos em Cuba, é tão relevante quanto o que ele levou de sua cidade natal, Madrid.

 

Neste aguardado novo álbum, anunciado por singles em primeiro lugar, recordes de streaming e hype, C. Tangana buscou um diálogo com os sons dos vários países em que esteve. Quando dizemos diálogo, também queremos dizer estar entre amigos, conhecer e celebrar. Ser mais um viajante do que um turista. Até mesmo um explorador, que se atreve a se aventurar no território não desbravado que permanece inexplorado entre os gêneros tradicionais e o pop moderno. “Cuándo olvidaré”, por exemplo, uma canção onde encontramos diferentes referências ao tango argentino (“Nostalgias” de Enrique Cadicamo e Juan Carlos Cobián), guajira cubano (“Al vaivén de mi carreta” de Ñico Saquito), bulería (“Pasan Los Días” de La Tana), um loop vocal de R&B (“Slide” de H.E.R.) e um monólogo emocionante do icônico cantor de copla e pasodoble Pepe Blanco. A combinação de todos esses elementos, aparentemente diversos, que parece ser uma emulsão sonora natural é a obra de um talentoso criador no auge da sua capacidade (Pucho, que também produz o álbum) e colaboradores de alta qualidade (os produtores Alizzz e Víctor Martínez, este último que também toca qualquer instrumento, se necessário) que estão cientes de que quanto maior for o desafio, maior será a recompensa.

 

Este núcleo criativo de produção (Alizzz e Víctor) com quem C. Tangana compartilha sua visão do álbum (sua missão!) é acompanhado por um grupo de colaboradores de alta qualidade que não são simplesmente uma mera coleção de nomes: São também encontros frutíferos e alegres entre músicos de todas as latitudes, cada qual com a sua própria maneira de entender a música, mas que compartilham a maneira como compreendem a criação artística: de um ponto de vista romântico. C. Tangana reafirmou o respeito (e é por isso que ele mesmo conquistou o respeito em troca) por artistas lendários como o guitarrista cubano Elíades Ochoa, o multi-premiado cantor e compositor uruguaio Jorge Drexler, os reis do Rumba-Pop Gypsy Kings, o ícone da alma latina José Feliciano, o sempre visionário Kiko Veneno e o carismático Andrés Calamaro. Porém, no El Madrileño, C. Tangana não só homenageia artistas pertencentes a gerações anteriores que o inspiraram, mas também àqueles contemporâneos com quem Pucho tem uma proximidade especial, particularmente os do México: Omar Apollo –o cantor americano de R&B de origem mexicana que atualmente gera muito burburinho–, Ed Maverick –o garoto maravilha da música Indie mexicana– e Carín León e Adriel Favela, dois pilares do folclore mexicano da atualidade.  Todas essas canções executadas com artistas convidados (incluindo também colaborações lançadas anteriormente de Niño de Elche, La Húngara e Toquinho) são algo maior do que uma coleção de participações. Eles são um mapa de conexões artísticas entre pares que ajuda a delinear o conceito geral do álbum: a busca por um som pan-americano ideal e atemporal, com tanto respeito pela tradição quanto motivado por um impulso de vanguarda, revelando o passado, bem como, e acima de tudo, o futuro.

 

El Madrileño é um álbum extraordinariamente ambicioso e seu sucesso está à altura do desafio. C. Tangana chegou à sua maturidade criativa e agora está completo como cantor, produtor, músico sem amarras e artista transbordando o rio da música urbana de onde ele originalmente vem. Ao se ver nos outros, em contextos estrangeiros, ele se encontrou. Assim como com os “palos de ida y vuelta”, os estilos musicais latino-americanos orgânica e naturalmente integrados ao Flamenco, ou com o melhor pop — sempre entre experimentação e tradição, Pucho é Pucho mais do que nunca. Agora sabemos o que podemos esperar dele: tudo.

 

No entanto, há uma coisa que não devemos esperar do novo C. Tangana: que este, agora artista completo esqueça seu próprio passado. Há todos aqueles que sempre estiveram lá (Alizzz, Víctor Martínez, Santos Bacana…) e aqueles que se juntaram e parece que sempre estiveram por perto: Iván Floro com suas pinturas a óleo, agora para sempre conectado ao mundo de C. Tangana e a direção criativa de Little Spain, a produtora fundada por Pucho e Santos Bacana, entre outros, lançada ao mesmo tempo em que o El Madrileño estava sendo desenvolvido. Porque, ao final, se o álbum foi batizado de El Madrileño é porque Pucho segue à risca um princípio infalível da criação artística: quanto mais local, mais universal.

 

 

 

 

Com informações:  Assessoria de Imprensa – Sony Music –  Perfexx Assessoria – www.perfexx.com.br

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 07/02, é aniversário do baterista Simon Dawson, o novo baterista do Iron Maiden @ironmaiden que completa 68 anos.

#Simondawson #happybirthday #ironmaiden
Hoje, 07/02, é aniversário do compositor e tecladista da banda Bon Jovi @bonjovi David Bryan @davidbryanmusic que completa 64 anos.

#davidbryan #bonjovi #happybirthday
Em 07/02/2012, há exatamente 14 anos atrás era lançado o 12° álbum de estúdio da banda Van Halen @vanhalen “A Different Kind of Truth”.

Integrantes:

David Lee Roth (vocals)
Eddie Van Halen (guitars, keys)
Wolfgang Van Halen (bass)
Alex Van Halen (drums)

Track list:

	1.	Tattoo
	2.	She’s The Woman
	3.	You And Your Blues
	4.	China Town
	5.	Blood And Fire
	6.	Bullethead
	7.	As Is
	8.	Honeybabysweetiedoll
	9.	The Trouble With Never
	10.	Outta Space
	11.	Stay Frosty
	12.	Big River
	13.	Beats Workin’

#vanhalen #davidleeroth #eddievanhalen #alexvanhalen
Hoje, 07/02, é aniversário do guitarrista, multiinstrumentista, um dos membros dos Novos Baianos, Pepeu Gomes @pepeugomesoficial que completa 74 anos.

#pepeugomes #happybirthday #mpb
Hoje, 06/02, é aniversário da saudosa cantora e compositora Natalie Cole @nataliecoleofficial que completaria 76 anos.

Falecida em 31/12/2015

#nataliecole #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 06/02, é aniversário do saudoso cantor e compositor Bob Marley @bobmarley que completaria 81 anos.

#bobmarley #happybirthday #reggaemusic
Hoje, 06/02, é aniversário do incrível cantor e compositor Rick Astley @officialrickastley que completa 60 anos.

Lançou hoje em todas as plataformas de streaming seu novo single "Waiting For You"

#rickastley #happybirthday #boomerangmusic
Há 15 anos atrás, em 06/11/2011, falecia o grandioso guitarrista de blues Gary Moore. 

Vale a pena relembrar e ouvir a discografia dessa lenda.

#garymoore #boomerangmusic