Depois de 40 anos, Blindagem lança single inédito em parceria com Paulo Leminski e com Ivo Rodrigues nos vocais

Saca Marmanja é o nome da canção que estava guardada desde os ensaios do álbum de estreia da banda 

 

Uma das mais importantes representantes da música paranaense, a Blindagem, lançou recentemente, Saca Marmanja, um presente para o público que acompanha a banda desde a década de 70. A faixa, encontrada em uma fita antiga, tem composição assinada pelos cinco integrantes, Ivo Rodrigues, Alberto Rodriguez, Marinho Jr, Paulo Juk e Paulo Teixeira, além do poeta e escritor Paulo Leminski, importante parceiro do grupo. Para o videoclipe, disponibilizado junto com o single, foram resgatados trechos de imagens de um show nos anos 1980. O lançamento faz parte da campanha de financiamento coletivo para relançar o disco de estreia, que comemorou 40 anos em 2021.

 

Assista aqui e ouça aqui.

 

Saca Marmanja é uma canção registrada pela Blindagem no início da década de 80, durante os ensaios para a gravação do primeiro álbum. A partir de uma fita da família do guitarrista Paulo Teixeira, a música foi digitalizada neste ano e posteriormente remasterizada pelo engenheiro de som Leonardo Montenegro. A gravação do ensaio foi feita no estúdio Audisom, como uma forma de testar os novos equipamentos adquiridos. É também a única música com co-autoria de todos os integrantes da banda na época com o poeta Paulo Leminski, que normalmente compunha somente com Ivo.

 

Para o videoclipe, o diretor Rayman Virmond buscou imagens de shows, a fim de explorar a energia da banda tocando ao vivo. Os trechos encontrados fazem parte de uma gravação em VHS feita durante um show da Blindagem na década de 80. “Apesar de não ser um registro fiel da canção ao vivo, a performance reflete muito bem a energia dos músicos na mesma época da composição de Saca Marmanja”, comenta Rayman.

 

A última vez que a Blindagem lançou uma música com Ivo nos vocais foi há 25 anos, em 1997, no disco Dias Incertos. Depois de 2010, quando ele faleceu, a banda seguiu com Rodriggo Vivasz até 2021, com quem lançou o single O Equilibrista (2015) e o álbum Rock Pinhão (2020). A partir de 2022, William Vox, é o novo vocalista.

 

Ainda Mais Verde

 

Com o objetivo de relançar o disco Blindagem (Continental, 1981) remasterizado, foi criada a campanha de financiamento coletivo Ainda Mais Verde, idealizado por Ana Clara Piet, Rayman Virmond e Rod Krieger, numa parceria do estúdio criativo e produtora Magic Beans com o estúdio de criação Magma. O nome propõe uma conexão com o álbum, uma vez que também é chamado de Verdura ou de Até Mais Verde. Isso porque, conhecida por ser pioneira do chamado ‘rock rural’, um dos assuntos chaves tratados pela Blindagem desde o início é algo que está bastante em voga hoje: as questões climáticas.

 

A capa do álbum, criada pela agência de publicidade curitibana, P.A.Z, conta com fotografia de João Urban, direção de arte de Lee Swain e ilustração do logo por Nilson Muller. Na arte, um montanhista encontra-se no refúgio no Pico Paraná e contempla a imensidão da protegida Serra do Mar Paranaense, inserida em um dos biomas de maior diversidade do mundo, a Mata Atlântica. Além disso, a capa completa-se com uma chapa de aço como uma cobertura a essa fotografia, simbolizando a ‘proteção’ que a palavra Blindagem sugere.

 

Sendo assim, o título Ainda Mais Verde reflete essa urgência com a preocupação da preservação ambiental, bem como a ligação histórica com o nome e o conceito do álbum lançado há 40 anos. Acesse a campanha aqui.

 

ASSISTA AQUI

 

SMARTLINK AQUI

 

FICHA TÉCNICA

 

Música

 

Alberto Rodriguez – Guitarra/Voz

Ivo Rodrigues – Voz

Marinho Jr – Bateria

Paulo Juk – Baixo

Paulo Teixeira – Guitarra/Voz

Masterização por Leonardo Montenegro

 

Letra e música compostas por Paulo Leminski, Ivo Rodrigues, Alberto Rodriguez, Marinho Jr., Paulo Juk, Paulo Teixeira.

 

Vídeo

 

Imagens de arquivo de show ao vivo da Blindagem, na década de 80.

Direção/edição: Rayman Virmond Juk

Design: Ana Clara Piet

 

LINKS

 

Instagram

Facebook

Youtube

 

SOBRE BLINDAGEM

 

Fundada na década de 70 com linguagem e estilo próprios, a banda Blindagem se tornou referência no rock paranaense. Ao longo dos anos, conquistou reconhecimento de fãs fiéis de várias gerações. É considerada a banda que foi pioneira no Estado a conseguir destaque nacional, com sucessos tocados em rádios de todo o país, shows em grandes festivais e participação nos principais programas de televisão.

 

Nascida da banda Movimento Parado, a Blindagem ganhou novos rumos quando se reuniram Paulo Juk, Amaury Stocchero, Alberto Rodrigues e Marinho Jr, tornando-se lendária a partir de 1979, com a entrada de Ivo Rodrigues Jr. Conhecido por sua voz poderosa desde os tempos de cantor infantil, passando por astro da TV e vocal da banda A Chave, Ivo trouxe seu talento e suas parcerias com o poeta Paulo Leminski, que ganharam uma nova roupagem com a banda. Já com Paulo Teixeira empunhando sua guitarra como poucos, o resultado apareceu de forma avassaladora em 1981, com o LP Blindagem, da Continental. Em 1984, Pato Romero torna-se baterista da banda. Com esta formação, a banda gravou dois álbuns oficiais (Cara e Coroa, 1987 e Dias Incertos, 1997), além do álbum Greatest Hits, com diversos singles; e o lendário DVD Rock em Concerto, registro do show com a Orquestra Sinfônica do Paraná, no Teatro Guaíra.

 

Em 2010, com a passagem do vocalista Ivo Rodrigues, os vocais foram assumidos por Rodriggo Vivasz. Nesta formação a banda gravou ainda o single O Equilibrista e o álbum Rock Pinhão, que conta com interpretações de músicas de autores paranaenses. No final de 2021 Rodriggo deixou a banda para seguir com seus projetos musicais. Em 2022, William Vox assumiu os vocais da Blindagem, trazendo uma nova energia para a banda.

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: CAFÉ 8 Assessoria de Imprensa

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje (24/05), é aniversário do cantor e compositor Bob Dylan @bobdylan que completa 83 anos.

#bobdylan #happybirthday #boomerangmusic #folk
Hoje (20/05), é aniversário do cantor, compositor e pintor Bryan Behr @bryanbehroficial que completa 28 anos.

#bryanbehr #boomerangmusic #happybirthday
Hoje (15/05), é aniversário do músico e produtor Brian Eno @brianeno que completa 76 anos.

Foi integrante da banda Roxy Music, mas produziu dezenas de artistas como U2, David Bowie, entre muitos.

#brianeno #happybirthday
#boomerangmusic
Hoje (15/05), é aniversário do cantor e compositor Andrew Eldritch @andrew_eldritch que completa 65 anos.

Vocalista e fundador da banda The Sisters Of Mercy

#thesistersofmercy #andreweldritch #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (15/05), é aniversário do cantor, compositor, ator e multiinstrumentista André Abujamra @andre_abujamra que completa 59 anos.

#andreabujamra #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (13/05), é aniversário do cantor e compositor Sebastião Reis @sebastiao.reis13 que completa 29 anos.

#sebastiaoreis #boomerangmusic #happybirthday
Hoje (13/05), é aniversário do mágico cantor, compositor, pianista e multiinstrumentista Stevie Wonder que completa 74 anos.

#steviewonder #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (12/05), é aniversário do baterista e multiinstrumentista André Jung @andrejung61 que completa 63 anos.

Foi baterista dos Titãs e da banda IRA!

#Andrejung #boomerangmusic #happybirthday