“Divina Dádiva-Dívida”: Celso Sim e João Camarero gravam disco em homenagem a Elizeth Cardoso

O repertório da cantora é posto em constante diálogo com o tempo de agora

 

No Dia Nacional do Samba (02/12), Celso Sim e João Camarero homenageiam Elizeth Cardoso em álbum de voz e violão, lançado pelo selo CIRCUS. São 16 faixas, entre elas canções e textos que vão de Noel Rosa a Davi Kopenawa. As gravações foram todas captadas em registro audiovisual de Daniel Capuruço, que deverá ser disponibilizado junto ao álbum.

 

“Sem dúvida, Celso Sim e João Camarero prepararam uma homenagem bem diferente daquelas que já foram feitas a Elizeth. Ambos souberam traduzir em música e com um belíssimo repertório todo o amor que ela nutria pelo Brasil”, escreve Alaíde Costa no texto de apresentação do álbum. Celso Sim e João Camarero assinam conjuntamente a escolha do repertório, os arranjos, a direção e a produção musical.

 

O prólogo de Divina Dádiva-Dívida é enunciado por “A Queda do Céu”, texto de Davi Kopenawa e Bruce Albert, narração da antropogênese (ou nascimento dos homens) segundo mito yanomami: “Desejo, portanto, falar-lhes do tempo muito remoto em que os ancestrais animais se metamorfosearam e do tempo em que Omama nos criou, quando os brancos ainda estavam muito longe de nós”. Em “Aroeira” (Romildo Bastos / Toninho Nascimento), canção que abre o disco, nasce a voz do cantor: “Sou cantor porque / Aroeira, ê aroeira, já secou”. “Lançado pela cantora carioca no álbum “Feito em casa” (1974), o samba [..] passou despercebido pelo público. Tanto que jamais foi regravado. Até então”, lembra o jornalista Mauro Ferreira. O repertório também apresenta canções já bastante conhecidas na voz de Elizeth – é o caso de “Luz Negra” (Nelson Cavaquinho / Amâncio Cardoso), “Três Apitos” (Noel Rosa), “Chão de Estrelas” (Orestes Barbosa / Sílvio Caldas), “A Flor e Espinho” (Nelson Cavaquinho / Guilherme de Brito / Alcides Caminha), “Chega de Saudade” (Antônio Carlos Jobim / Vinicius de Moraes).

 

“Acredito que a compreensão profunda da obra é que dá o norte para o caminho ideal. Recriar os mundos através de leituras que fogem da superficialidade óbvia é, de certa maneira, continuar o legado artístico e continuar desenrolando o mesmo fio da história”, comenta o violonista João Camarero.

 

Elizeth Cardoso faria 100 anos em 2020. Sua trajetória musical se funde com a formação cultural do país e é desse nó que “Divina Dádiva-Dívida” trama sua rede. “Divina é o codinome de Elizeth. Dádiva-Dívida é o Brasil. Divina Dádiva-Dívida é a Elizeth Brasil Cardoso: o Brasil profundo sem fundo, a divina dádiva da esperança que é, também, dívida. A dádiva-dívida como herança”, diz Celso Sim.

 

Celso e João colocam as canções em diálogo com o tempo de agora, fazendo atravessá-las constantemente o passado e o presente. “Uma história do Brasil que não cessa de futuros”, escrevem. “De Manhã” (Caetano Veloso), a última faixa do disco, embora conhecida, não é óbvia no repertório de Elizeth. O samba, como arremate do disco, lança a obra da cantora à luz de um outro dia, amanhecido e divino:

 

“E foi por ela

Que o galo cocorocô”

Crédito fotos: Pablo Saborido

Divina Dádiva-Dívida

Celso Sim e João Camarero

 

  1. A Queda do Céu (Davi Kopenawa / Bruce Albert)
  2. Aroeira (Romildo Bastos / Toninho Nascimento)
  3. Serra da Boa Esperança (Lamartine Babo)
  4. Luz Negra (Nelson Cavaquinho / Amâncio Cardoso)
  5. Olho da Terra (Grace Passô)
  6. Autonomia (Cartola – Angenor de Oliveira)
  7. Mente Ao Meu Coração (Francisco Malfitano)
  8. Três Apitos (Noel Rosa)
  9. Minhas Madrugadas (Paulinho da Viola / Candeia)
  10. Serafim Ponte Grande (Oswald de Andrade)
  11. Chão de Estrelas (Orestes Barbosa / Sílvio Caldas)
  12. A Flor e Espinho (Nelson Cavaquinho / Guilherme de Brito / Alcides Caminha
  13. Chega de Saudade (Antônio Carlos Jobim / Vinicius de Moraes)
  14. Canto de Regresso À Pátria | Pau Brasil (Oswald de Andrade)
  15. Sabiá (Tom Jobim / Chico Buarque)
  16. De Manhã (Caetano Veloso)

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: IMPRENSA Circus Produções

#SIGA NO INSTAGRAM
The Blues Brothers Live
Hoje (16/07), é aniversário do brilhante cantor e compositor Ed Kowalczky @edkowalczyk da banda Live @livetheband que completa 53 anos.

#edkowalczyk #happybirthday #Live #boomerangmusic
Hoje (16/07), é aniversário do brilhante baterista Stewart Coperland @stewart_copeland da banda The Police @thepolicebandofficial que completa 72 anos.

#thepolice #boomerangmusic #stewartcopeland
A banda MR. BIG FINALIZA SUA CARREIRA COM ‘THE BIG FINISH LIVE’ com dois lançamentos

MR. BIG formada por Eric Martin (vocal principal), Paul Gilbert (guitarra, vocal), Billy Sheehan (baixo, vocal), Nick D'Virgilio (bateria, vocal) - está encerrando sua carreira de 35 anos em GRANDE… com não um, mas dois lançamentos de álbuns. 

O primeiro é o décimo álbum de estúdio, TEN, lançado em 12 de julho. O último álbum ao vivo lançado será The BIG Finish Live, que será lançado em 6 de setembro.

 Lista de músicas 
 
1. Addicted To That Rush
2. Take Cover
3. Undertow
4. Daddy, Brother, Lover, Little Boy (The Electric Drill Song)
5. Alive And Kickin'
6. Green-Tinted Sixties Mind
7. CDFF- Lucky This Time
8. Voodoo Kiss
9. Never Say Never
10. Just Take My Heart
11. My Kinda Woman
12. A Little Too Loose
13. Road To Ruin
14. To Be With You
15. Big Love
16. The Chain
17. Promise Her The Moon
18. Where Do I Fit In
19. Wild World
20. Paul Gilbert Guitar Solo
21. Colorado Bulldog
22. Billy Sheehan Bass Solo
23. Shy Boy
24. 30 Days in the hole
25. Good Lovin'
26. Baba O' Riley

The BIG Finish Live é um novo álbum ao vivo e filme-concerto da turnê de despedida “The BIG Finish” do MR.BIG, onde a banda tocou seu álbum LEAN INTO IT, que vendeu um milhão de cópias, na íntegra, além de clássicos adicionais do MR.BIG. 

Filmado em 4K no Budokan em Tóquio, Japão, em 26 de agosto de 2023, esta performance histórica estará disponível em diversos formatos de alta qualidade: Vinil Preto 180g (3 LP), SACDs Estéreo Híbrido Multicanal (2), MQA -CDs (2), CDs MQA + Blu-Ray (2), Blu-ray 4K Ultra HD (apresentando bastidores e filmagens de entrevistas) e cassete (2). 

Todos esses formatos virão com um livreto/inserção que inclui fotos inéditas de sua apresentação no Budokan, bem como um adesivo ou cartão postal para os fãs.

Aguardem !!

#mrbig #boomerangmusic
A Netflix @netflix soltou o poster da quinta e última temporada da série Stranger Things @strangerthingstv 

A primeira parte da última temporada estreia em 2025, lembrando que ela será dividida em duas partes.

Estão curiosos? 

#strangerthings #boomerangmusic #netflix
Hoje (09/07), é aniversário do brilhante ator e produtor Tom Hanks @tomhanks que completa 68 anos.

#tomhanks #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (09/07), é aniversário do cantor e compositor Jack White @officialjackwhite que completa 49 anos.

Fundador das bandas The White Stripes e The Raconteurs

#jackwhite #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (09/07), é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Siimple Minds @simplemindsmusic Mr. Jim Kerr @jim_kerr_official_  que completa 65 anos.

#jimkerr #happybirthday #boomerangmusic