“Divina Dádiva-Dívida”: Celso Sim e João Camarero gravam disco em homenagem a Elizeth Cardoso

O repertório da cantora é posto em constante diálogo com o tempo de agora

 

No Dia Nacional do Samba (02/12), Celso Sim e João Camarero homenageiam Elizeth Cardoso em álbum de voz e violão, lançado pelo selo CIRCUS. São 16 faixas, entre elas canções e textos que vão de Noel Rosa a Davi Kopenawa. As gravações foram todas captadas em registro audiovisual de Daniel Capuruço, que deverá ser disponibilizado junto ao álbum.

 

“Sem dúvida, Celso Sim e João Camarero prepararam uma homenagem bem diferente daquelas que já foram feitas a Elizeth. Ambos souberam traduzir em música e com um belíssimo repertório todo o amor que ela nutria pelo Brasil”, escreve Alaíde Costa no texto de apresentação do álbum. Celso Sim e João Camarero assinam conjuntamente a escolha do repertório, os arranjos, a direção e a produção musical.

 

O prólogo de Divina Dádiva-Dívida é enunciado por “A Queda do Céu”, texto de Davi Kopenawa e Bruce Albert, narração da antropogênese (ou nascimento dos homens) segundo mito yanomami: “Desejo, portanto, falar-lhes do tempo muito remoto em que os ancestrais animais se metamorfosearam e do tempo em que Omama nos criou, quando os brancos ainda estavam muito longe de nós”. Em “Aroeira” (Romildo Bastos / Toninho Nascimento), canção que abre o disco, nasce a voz do cantor: “Sou cantor porque / Aroeira, ê aroeira, já secou”. “Lançado pela cantora carioca no álbum “Feito em casa” (1974), o samba [..] passou despercebido pelo público. Tanto que jamais foi regravado. Até então”, lembra o jornalista Mauro Ferreira. O repertório também apresenta canções já bastante conhecidas na voz de Elizeth – é o caso de “Luz Negra” (Nelson Cavaquinho / Amâncio Cardoso), “Três Apitos” (Noel Rosa), “Chão de Estrelas” (Orestes Barbosa / Sílvio Caldas), “A Flor e Espinho” (Nelson Cavaquinho / Guilherme de Brito / Alcides Caminha), “Chega de Saudade” (Antônio Carlos Jobim / Vinicius de Moraes).

 

“Acredito que a compreensão profunda da obra é que dá o norte para o caminho ideal. Recriar os mundos através de leituras que fogem da superficialidade óbvia é, de certa maneira, continuar o legado artístico e continuar desenrolando o mesmo fio da história”, comenta o violonista João Camarero.

 

Elizeth Cardoso faria 100 anos em 2020. Sua trajetória musical se funde com a formação cultural do país e é desse nó que “Divina Dádiva-Dívida” trama sua rede. “Divina é o codinome de Elizeth. Dádiva-Dívida é o Brasil. Divina Dádiva-Dívida é a Elizeth Brasil Cardoso: o Brasil profundo sem fundo, a divina dádiva da esperança que é, também, dívida. A dádiva-dívida como herança”, diz Celso Sim.

 

Celso e João colocam as canções em diálogo com o tempo de agora, fazendo atravessá-las constantemente o passado e o presente. “Uma história do Brasil que não cessa de futuros”, escrevem. “De Manhã” (Caetano Veloso), a última faixa do disco, embora conhecida, não é óbvia no repertório de Elizeth. O samba, como arremate do disco, lança a obra da cantora à luz de um outro dia, amanhecido e divino:

 

“E foi por ela

Que o galo cocorocô”

Crédito fotos: Pablo Saborido

Divina Dádiva-Dívida

Celso Sim e João Camarero

 

  1. A Queda do Céu (Davi Kopenawa / Bruce Albert)
  2. Aroeira (Romildo Bastos / Toninho Nascimento)
  3. Serra da Boa Esperança (Lamartine Babo)
  4. Luz Negra (Nelson Cavaquinho / Amâncio Cardoso)
  5. Olho da Terra (Grace Passô)
  6. Autonomia (Cartola – Angenor de Oliveira)
  7. Mente Ao Meu Coração (Francisco Malfitano)
  8. Três Apitos (Noel Rosa)
  9. Minhas Madrugadas (Paulinho da Viola / Candeia)
  10. Serafim Ponte Grande (Oswald de Andrade)
  11. Chão de Estrelas (Orestes Barbosa / Sílvio Caldas)
  12. A Flor e Espinho (Nelson Cavaquinho / Guilherme de Brito / Alcides Caminha
  13. Chega de Saudade (Antônio Carlos Jobim / Vinicius de Moraes)
  14. Canto de Regresso À Pátria | Pau Brasil (Oswald de Andrade)
  15. Sabiá (Tom Jobim / Chico Buarque)
  16. De Manhã (Caetano Veloso)

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: IMPRENSA Circus Produções

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