“Divina Dádiva-Dívida”: Celso Sim e João Camarero gravam disco em homenagem a Elizeth Cardoso

O repertório da cantora é posto em constante diálogo com o tempo de agora

 

No Dia Nacional do Samba (02/12), Celso Sim e João Camarero homenageiam Elizeth Cardoso em álbum de voz e violão, lançado pelo selo CIRCUS. São 16 faixas, entre elas canções e textos que vão de Noel Rosa a Davi Kopenawa. As gravações foram todas captadas em registro audiovisual de Daniel Capuruço, que deverá ser disponibilizado junto ao álbum.

 

“Sem dúvida, Celso Sim e João Camarero prepararam uma homenagem bem diferente daquelas que já foram feitas a Elizeth. Ambos souberam traduzir em música e com um belíssimo repertório todo o amor que ela nutria pelo Brasil”, escreve Alaíde Costa no texto de apresentação do álbum. Celso Sim e João Camarero assinam conjuntamente a escolha do repertório, os arranjos, a direção e a produção musical.

 

O prólogo de Divina Dádiva-Dívida é enunciado por “A Queda do Céu”, texto de Davi Kopenawa e Bruce Albert, narração da antropogênese (ou nascimento dos homens) segundo mito yanomami: “Desejo, portanto, falar-lhes do tempo muito remoto em que os ancestrais animais se metamorfosearam e do tempo em que Omama nos criou, quando os brancos ainda estavam muito longe de nós”. Em “Aroeira” (Romildo Bastos / Toninho Nascimento), canção que abre o disco, nasce a voz do cantor: “Sou cantor porque / Aroeira, ê aroeira, já secou”. “Lançado pela cantora carioca no álbum “Feito em casa” (1974), o samba [..] passou despercebido pelo público. Tanto que jamais foi regravado. Até então”, lembra o jornalista Mauro Ferreira. O repertório também apresenta canções já bastante conhecidas na voz de Elizeth – é o caso de “Luz Negra” (Nelson Cavaquinho / Amâncio Cardoso), “Três Apitos” (Noel Rosa), “Chão de Estrelas” (Orestes Barbosa / Sílvio Caldas), “A Flor e Espinho” (Nelson Cavaquinho / Guilherme de Brito / Alcides Caminha), “Chega de Saudade” (Antônio Carlos Jobim / Vinicius de Moraes).

 

“Acredito que a compreensão profunda da obra é que dá o norte para o caminho ideal. Recriar os mundos através de leituras que fogem da superficialidade óbvia é, de certa maneira, continuar o legado artístico e continuar desenrolando o mesmo fio da história”, comenta o violonista João Camarero.

 

Elizeth Cardoso faria 100 anos em 2020. Sua trajetória musical se funde com a formação cultural do país e é desse nó que “Divina Dádiva-Dívida” trama sua rede. “Divina é o codinome de Elizeth. Dádiva-Dívida é o Brasil. Divina Dádiva-Dívida é a Elizeth Brasil Cardoso: o Brasil profundo sem fundo, a divina dádiva da esperança que é, também, dívida. A dádiva-dívida como herança”, diz Celso Sim.

 

Celso e João colocam as canções em diálogo com o tempo de agora, fazendo atravessá-las constantemente o passado e o presente. “Uma história do Brasil que não cessa de futuros”, escrevem. “De Manhã” (Caetano Veloso), a última faixa do disco, embora conhecida, não é óbvia no repertório de Elizeth. O samba, como arremate do disco, lança a obra da cantora à luz de um outro dia, amanhecido e divino:

 

“E foi por ela

Que o galo cocorocô”

Crédito fotos: Pablo Saborido

Divina Dádiva-Dívida

Celso Sim e João Camarero

 

  1. A Queda do Céu (Davi Kopenawa / Bruce Albert)
  2. Aroeira (Romildo Bastos / Toninho Nascimento)
  3. Serra da Boa Esperança (Lamartine Babo)
  4. Luz Negra (Nelson Cavaquinho / Amâncio Cardoso)
  5. Olho da Terra (Grace Passô)
  6. Autonomia (Cartola – Angenor de Oliveira)
  7. Mente Ao Meu Coração (Francisco Malfitano)
  8. Três Apitos (Noel Rosa)
  9. Minhas Madrugadas (Paulinho da Viola / Candeia)
  10. Serafim Ponte Grande (Oswald de Andrade)
  11. Chão de Estrelas (Orestes Barbosa / Sílvio Caldas)
  12. A Flor e Espinho (Nelson Cavaquinho / Guilherme de Brito / Alcides Caminha
  13. Chega de Saudade (Antônio Carlos Jobim / Vinicius de Moraes)
  14. Canto de Regresso À Pátria | Pau Brasil (Oswald de Andrade)
  15. Sabiá (Tom Jobim / Chico Buarque)
  16. De Manhã (Caetano Veloso)

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: IMPRENSA Circus Produções

#SIGA NO INSTAGRAM
Em 09/05/1980, há exatamente 46 anos atrás era lançado o 4° álbum de estúdio da cantora, compositora e atriz Grace Jones @gracejonesofficial "Warm Leatherette.

Integrantes do álbum:

Grace Jones – vocals, background vocals
Barry Reynolds – guitar
Mikey Chung – guitar
Wally Badarou – keyboards
Robbie Shakespeare – bass guitar
Sly Dunbar – drums
Uziah "Sticky" Thompson – percussion

Faixas:

01. Warm Leatherette
02. Private Life
03. A Rolling Stone
04. Love is the Drug
05. The Hunter Gets Captured by the Game
06. Bullshit
07. Breakdown
08. Pars
Em 09/05/1989, há exatamente 37 anos atrás era lançado o 3° álbum de estúdio da cantora e compositora Cyndi Lauper @cyndilauper "A Night To Remember", pela Epic Records.

Tracklist:

Lado A
01. Intro 0:27
02. I Drove All Night 4:11
03. Primitive 3:48
04. My First Night Without You 3:01
05. Like A Cat 3:23
06. Heading West 3:54

Lado B
01. A Night To Remember 3:43
02. Unconditional Love 3:55
03. Insecurious 3:31
04. Dancing With A Stranger 4:11
05. I Don't Want To Be Your Friend 4:21
06. Kindred Spirit 1:16

Produtores - Cyndi Lauper, Lennie Petze e Phil Ramone

#cyndilauper #boomerangmusic #anighttoremember
Em 09/05/2006, há exatamente 20 anos atrás era lançado a coletânea da banda Korn @korn_official "Live & Rare"

Live & Rare (2006) traz 13 faixas, focada em performances ao vivo (principalmente CBGB 2003 e Woodstock '99) e raridades. 

Os integrantes:

Jonathan Davis (vocal), Munky (guitarra), Brian "Head" Welch (guitarra), Fieldy (baixo) e David Silveria (bateria).

Tracklist (Live & Rare)

Did My Time (Live at CBGB)
Blind (Live at CBGB)
Falling Away from Me (Live at CBGB)
Right Now (Live at CBGB)
Got the Life (Live at CBGB)
Here to Stay (Live at CBGB)
Freak on a Leash (Live at CBGB)
Another Brick in the Wall, Pts. 1, 2, 3 (Live - Projekt Revolution 2004)
One (Live - MTV ICON: Metallica 2003)
My Gift to You (Live at Woodstock '99)
A.D.I.D.A.S. (Live at Woodstock '99)
Earache My Eye (Cover Cheech & Chong - Estúdio)
Proud (Trilha Sonora - Estúdio)

#korn #liveandrare #boomerangmusic
Em 09/05/2006, há exatamente 20 anos atrás era lançado o 9° álbum de estúdio da banda Red Hot Chilli Peppers @chilipeppers "Stadium Arcadium".

Integrantes:

Anthony Kiedis – vocais
John Frusciante – guitarra, vocal de apoio, teclado
Flea – baixo, trompete
Chad Smith – bateria

Tracklist:

Dani California
Snow (Hey Oh)
Charlie
Stadium Arcadium
Hump de Bump
She's Only 18
Slow Cheetah
Torture Me
Strip My Mind
Especially In Michigan
Warlocks
C'mon Girl
Wet Sand
Hey
Desecration Smile
Tell Me Baby
Hard To Concentrate
21st Century
She Looks To Me
Readymade
If
Make You Feel Better
Animal Bar
So Much I
Storm In A Teacup
We Believe
Turn It Again
Death Of A Martian

#stadiumarcadium #boomerangmusic #redhotchillipeppers
Hoje, 09/05, é aniversário do cantor e compositor Billy Joel @billyjoel que completa 77 anos.

#billyjoel #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 09/05, é aniversário do incrível cantor, compositor e vocalista da banda Depeche Mode @depechemode Dave Gahan @theimposter que completa 64 anos.

#davegahan #depechemode #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 08/05, é aniversário do cantor, compositor e multiinstrumentista Daniel Tessler @tessoficial 

Confiram o trabalho deles nas plataformas digitais, vocês irão curtir.

#tess #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 08/05, é aniversário do lendário cantor, compositor e bluesman Robert Johnson que completaria 115 anos.

#robertjohnson #happybirthday #boomerangmusic