DJ PERNAMBUCANA IDLIBRA LANÇA O EP “MUGANGA”

SEU PRIMEIRO TRABALHO AUTORAL, MISTURA BREGAFUNK COM VERTENTES DA MÚSICA ELETRÔNICA.

 

Ouça aqui:  https://onerpm.link/muganga

 

 ‘‘Muganga’’ é uma palavra originária da língua Quimbundo, presente no noroeste da África. Recife, quanto a cidade que carrega o primeiro porto transatlântico entre as Américas do país, têm em sua linguagem cotidiana vários termos africanos como consequência do forte processo da diáspora africana em nossas terras. A partir dessa mixagem cultural, ‘‘Muganga’’ se torna um adjetivo para alguém que tem trejeitos estranhos, termo que sempre perseguiu a vida da artista e agora se torna símbolo de potência em seu mais novo trabalho.

 

‘‘Eu nunca tive medo de experimentar com as possibilidades que existem em comandar uma pista de dança, mas colocar um trabalho autoral pro mundo é outra coisa. Só agora me sinto pronta pra decodificar essas texturas e criar algo que seja realmente meu, expondo o processo atual de uma pesquisa que continua infinitamente em aberto.’’ Libra Lima, DJ e artista audiovisual



O EP Muganga propõe uma experiência sonora de densidade e alta temperatura, mesclando ritmos ardentes com diversas referências da música eletrônica brasileira. As baterias e synths estridentes em junção com o longo trabalho de sampleamento ilustram o caráter experimental dentro da construção de todo o EP. Vocais de MCs de Bregafunk, cantoras de R&B e samples de grandes nomes da música eletrônica como The Prodigy, são algumas das referências presentes nos jogos rítmicos criados em cada uma das faixas. A simbiose entre os marcadores políticos, estéticos e corporais de movimentos culturais como dos Funks Brasileiros e da cultura Ball Room, ilustra a potência da experimentação que a artista propõe em sua linguagem musical.

 

IDLIBRA é o projeto musical da artista transdisciplinar pernambucana Libra Lima, que atua tanto no cenário musical como em produções cinematográficas. Co-fundadora da coletiva SCAPA e curadora do palco Kamikaze do Festival Coquetel Molotov, IDLIBRA é DJ desde 2016 e atualmente é artista residente da festa Nbomb e dupla de apresentação da cantora pernambucana Uana. Quanto pesquisadora, têm tentado mapear as sonoridades oriundas de coletividades racializadas e dissidentes pelo mundo, tendo a experiência da pista de dança como ambiente de experimentação do encontro e desencontro entre essas geografias sonoras. A música eletrônica é base das suas seleções que flertam com vertentes do Afrobeat, Vogue, Techno e as mais variadas vertentes do Funk Brasileiro, sempre buscando vestígios que resgatam marcas de ritmos afro e latinos. Já passou pelos principais festivais do seu estado como MecaBrennand, Guaiamum Treloso, Festival Recbeat e WEHOO, e em várias cidades pelo Brasil como São Paulo, Salvador, Fortaleza, Natal e Maceió. Assinou a trilha sonora de algumas peças de teatro, como a obra ‘‘Salto’’ do grupo Bote de Teatro e ‘‘Mar Fechado’’ do grupo Agridoce, e está presente no Álbum Menga Deluxe do artista pernambucano Afroito. Em 2022, fez sua primeira turnê europeia e passou por países como Alemanha, Estónia e Portugal, protagonizando a música eletrônica brasileira e as possibilidades de interseção entre as mais variadas linguagens sonoras.

 

Produção Musical: IDLIBRA

Produção Musical faixa ‘‘MEMAME’’: IDLIBRA e GENI

Mixagem e Masterização: Entropia

Distribuição: Fábrica Music

 

Créditos da Capa

Direção Criativa: IDLIBRA

Direção de Fotografia, Montagem e Edição: JEAN

Figurino: Efraim Tavares

Maquiagem e Unhas: Taya Limeira

Cabelo: Thalinda

Making Of: Matheus Lohan

Produção de set: Sumaya Nascimento

Identidade visual: Gabriel Furmiga

3D Lettering: Guilherme de Lima

 

 

www.instagram.com/idlibra

www.twitter.com/idlibraa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Bebel Prates Assessoria de Comunicação

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje (07/09), é aniversário do cantor, compositor, ator e vocalista da banda Cidade Negra, Toni Garrido @tonigarridooficial que completa 56 anos.

#tonigarrido #cidadenegra #boomerangmusic #happybirthday
Hoje (07/09), é aniversário da cantora, compositora guitarrista Chrissie Hynde @chrissiehyndemusic que completa 72 anos.

Vocalista da banda The Pretenders @thepretendershq 

#thepretenders #chrissiehynde #boomerangmusic #happybirthday
SORTEIO!
>>> GANHE 3 PARES DE INGRESSOS - PDDM POR DENTRO DA MÚSICA ESTREIA COM SHOW DO COMPOSITOR E TECLADISTA HENRIQUE PORTUGAL @ahportugal
E SOLAR BIG BAND.

PARA OS DIAS 15, 16 e 17 DE SETEMBRO, NO TEATRO UNIMED, EM SÃO PAULO.

1 PAR DE INGRESSOS POR NOITE

Para participar:

1. Siga @boomerangmusicoficial  e @teatrounimed

2. Marque nos comentários quem você quer levar para o show

3. Deixar o perfil aberto

O resultado sairá na quinta-feira (14/09). Boa sorte!

Obs.: Despesas com trajeto, hospedagem e alimentação são de responsabilidade dos ganhadores.

Serão quatro ganhadores, cada um com um par.

#teatrounimed #boomerangmusic #promoção #sorteio
Hoje (06/09), é aniversário do cantor, compositor e baixista Roger Waters @rogerwaters que completa 80 anos.

Um dos fundadores da banda Pink Floyd @pinkfloyd 

#rogerwaters #boomerangmusic #happybirthday #pinkfloyd
Hoje (06/09), é aniversário do guitarrista e compositor Paul Waaktaar-Savoy @waaktaarpal da banda A-Ha @officialaha que completa 62 anos.

#aha #boomerangmusic #happybirthday #paulwaaktaarsavoy
Hoje (05/09), é aniversário do saudoso cantor e compositor Freddie Mercury @freddiemercury que completaria 77 anos.

Um dos maiores artistas do mundo da música e vocalista da banda Queen. 

#freddiemercury #happybirthday #boomerangmusic