Eduardo Kobra assina o pôster para 3ª edição do Rio Montreux Jazz Festival

Evento acontece no Rio de Janeiro entre os dias 12 e 14 de outubro

 

O Rio Montreux Jazz Festival convidou o artista plástico Kobra para desenvolver o pôster da terceira edição do evento, que acontecerá no Rio de Janeiro entre os dias 12 e 14 de outubro de 2023. Como tradição do Festival de Montreux na Suíça, que acontece desde 1967, os pôsteres são um patrimônio evento e uma importante peça de comunicação do festival. Seguindo a tradição aqui no Brasil, o Rio Montreux Festival traz esse DNA do festival suíço desde sua primeira edição em 2019.

 

“Sempre gostei muito do trabalho do Kobra, gosto da sutilileza, da leveza e do seu preciosismo que aborda em suas obras. Quando conversamos e fiz o convite, ele ficou muito feliz e disse que seria muito especial na carreira dele. Topou de cara”, diz Marco Mazzola, CEO do Rio Montreux Jazz festival, que fez o convite a Kobra.

 

O processo de criação

 

O artista, que se especializou em trabalhar com diferentes materiais ao longo de sua carreira, reforça que o principal componente para o desenvolvimento do pôster do Rio Montreux Jazz Festival 2023 foi a inspiração. A obra remete aos movimentos das mãos nos instrumentos musicais. Kobra destaca como esses movimentos, tão diferentes entre os instrumentos, acabam interconectados.

 

Quando percebi isso, vi que cipf-es.org poderia compor, literalmente, a minha peça com essa sensação – retirando os instrumentos e deixando apenas os movimentos das mãos”, conta Kobra. “Esse convite me permitiu trazer um pouco do meu trabalho, que tem conexões com a música há alguns anos. E agora, poder refletir isso em um pôster que é icônico, simbólico, na cidade do Rio de Janeiro é muito consistente. E aqui pude trazer também um toque de brasilidade”, finaliza.

 

O destaque está nas razões que levaram à criação desta peça. A partir desse momento, Kobra utilizou papel cartão, lápis e borracha – técnica antiga e bem simples -, somando depois canetas poskas coloridas, para criar os primeiros movimentos que imaginou.

 

Após essa etapa, o artista fez uma pesquisa mais aprofundada sobre os movimentos reais das mãos dos músicos com seus instrumentos, aprofundando e evoluindo os primeiros desenhos do papel cartão. Nesse momento, Kobra traz o aerógrafo, com uma técnica mais de sombreamento e de ilustração. Na sequência, as imagens foram escaneadas e finalizadas digitalmente.

 

Kobra e a música

 

Ritmos como hip hop e street tiveram forte influência na história e trajetória de Kobra como artista. Com a oportunidade de viagens por diversos países, o contato com diferentes estilos musicais teve impacto direto em seu trabalho e processo criativo.

 

Quero dar minha contribuição para esses gênios da música, sobre os quais estou sempre aprendendo e espalhando murais pelo mundo inteiro. É muito significativo para a minha trajetória poder contribuir com o pôster, que é uma peça que fica para a história, em um festival dessa magnitude, com essa relevância mundial”, reforça Kobra.

 

A trajetória do artista

 

Artista plástico de 48 anos, Eduardo Kobra tem 3.000 murais, em cerca de 35 países, incluindo diversas cidades e estados brasileiros e dois murais que já entraram para o Guinness World Record como “o maior mural do Mundo”.

 

Em todos os trabalhos, o artista urbano busca democratizar a arte e transformar as ruas, avenidas, estradas e até montanhas em galerias a céu aberto. Entre os temas mais presentes na obra de Kobra estão a paz, a tolerância, a ecologia, a sustentabilidade e o respeito à diversidade.

 

Entre os painéis icônicos do artista estão: “Etnias – Todos Somos Um”, no Rio de Janeiro; “Oscar Niemeyer”, em São Paulo; “The Times They Are A-Changin” (sobre Bob Dylan), em Minneapolis; “Let me be Myself” (sobre Anne Frank), em Amsterdã; “A Bailarina” (Maya Plisetskaia), em Moscou; “Fight For Street Art” (Basquiat e Andy Warhol), em Nova York; e “David”, nas montanhas de Carrara.

 

Entre grandes nomes da música já retratados por Kobra em suas criações estão Bob Dylan, Dizzy Gillespie, Amy Winehouse e Janis Joplin.

 

Instagram @riomontreuxjazzfestival

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: FleishmanHillard

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 23/06, é aniversário da cantora e compositora Elza Soares @elzasoaresoficial que completaria 96 anos.

Falecida em 20/01/2022

#elzasoares #happybirthday #boomerangmusic
Em 23/06/1981, há exatamente 45 anos atrás era lançado o álbum de estreia do grupo Tom Tom Club @tomtomclubofficial 

Integrantes:

Tom Tom Club

Tina Weymouth – lead vocals, bass guitar, co-producer
Chris Frantz – drums, co-producer
Adrian Belew – guitar
Monte Brown – guitar
Tyrone Downie – keyboards
Uziah Thompson – percussion
Lani Weymouth – vocals
Laura Weymouth – vocals
Loric Weymouth – vocals
either Benji Armbrister or Kendal Stubbs – bass guitar on "Genius of Love" (uncredited)

Track List :

Wordy Rappinghood
Genius Of Love
Tom Tom Theme
Éléphant / The Elephant
As Above, So Below
Lorelei
On, On, On, On...
Booming And Zooming
Under The Boardwalk

#tomtomclub #boomerangmusic
Em 23/06/1986, há exatamente 40 anos atrás era lançado a trilha sonora do filme "Labirinto - A Magia do Tempo".

Composta por David Bowie e Trevor Jones.

Tracklist 

Labyrinth

01. Opening Titles Including Underground - David Bowie
02. Into the Labyrinth - Trevor Jones
03. Magic Dance - David Bowie
04. Sarah - Trevor Jones
05. Chilly Down - David Bowie
06. Hallucination - Trevor Jones
07. As the World Falls Down - David Bowie
08. Goblin Battle - Trevor Jones
09. Within You - David Bowie
10. Thirteen O'Clock - Trevor Jones
11. Home at Last - Trevor Jones
12. Underground - David Bowie

#labirinto #boomerangmusic
Em 23/06/1989, há exatamente 37 anos atrás era lançado nos cinemas dos Estados Unidos o filme Batman.

Dirigido por Tim Burton.

No elenco Kim Basinger, Michael Keaton, Jack Nicholson  e grande elenco.

Ótimo filme

#batman #boomerangmusic
Em 23/06/1986, há exatamente 40 anos atrás era lançado o 2° álbum de estúdio do cantor e compositor Peter Cetera "Solitude/Solitaire".

Peter Cetera foi membro da banda Chicago.

Track List: 
1. "Big Mistake"
2. "They Don't Make 'Em Like They Used To"
3. "Glory Of Love"
4. "Queen Of The Masquerade Ball"
5. "Daddy's Girl"
6. "The Next Time I Fall" (with Amy Grant)
7. "Wake Up To Love"
8. "Solitude/Solitaire"
9. "Only Love Knows Why"

#petercetera #boomerangmusic
Hoje, 22/06, é aniversário do cantor e compositor Todd Rundgren @the_todd_rundgren que completa 78 anos.

#toddrondgren #happybirthday #boomerangmusic