Entrevista com a cantora Roberta Campos apresentando o seu novo álbum “O Amor Liberta”

A cantora e compositora Roberta Campos acaba de lançar seu novo álbum de inéditas  “Só o Amor Liberta”, em todas as plataformas digitais, um trabalho inédito gravado durante a pandemia e que traz lindas canções. A novidade nesse álbum são as parcerias com compositores como De Maria e personalidades como Hyldon, Humberto Gessinger e Luiz Caldas, além da participação da banda Natiruts na canção “Miragem”. São 11 canções com um alto astral elevado, pra cima, vale a pena conferir.

 

OUÇA AQUI:  “O Amor Liberta” :   https://orcd.co/oamorliberta

 

Com quatro álbuns de estúdio na carreira, um EP e um álbum ao vivo, a cantora mineira sempre surpreendeu com a sua voz delicada, ótimas canções, parcerias com grandes artistas como Skank, Olodum, Natiruts, Vitor Kley e já faz parte da nossa música popular brasileira.

 

Discografia: 

 

2008 – Para Aquelas Perguntas Tortas

2010 – Varrendo a Lua

2012 – Diário de Um Dia

2015 – Todo Caminho é Sorte

2019 – Todo Caminho é Sorte – Ao Vivo

2020 – Só Conheço o Mar

2021 – “O Amor Liberta”

 

Na entrevista, gentilmente, a cantora Roberta Campos, fala sobre o novo álbum, os clipes, parcerias e sobre o que aconteceu com ela na pandemia. Confira !

 

Boomerang Music – Como foi trabalhar a concepção do álbum “O Amor Liberta” em meio a pandemia ?

 

Roberta Campos Foi normal até a parte de gravar as demos, que sempre faço antes de entrar em estúdio! Gravo em minha casa, em meu home studio. Deixo assim, as músicas desenhadas para colori-las nas gravações!

 

Conversei muito com Paul Ralphes, que produziu meu disco. Deixamos tudo bem encaminhado! Timbres, músicos, os instrumentos que eu queria usar nas canções, horários, dias, tudo!

Quando entramos em estúdio foi bem fluido, as canções foram tomando forma em seus arranjos com uma certa rapidez! Quando percebemos, já tínhamos o álbum pronto em uma semana, praticamente.

 

O que aconteceu de mais de diferente, foi entrarmos em estúdio separados. Cada músico foi gravar no seu dia marcado. Normalmente ficamos todos os dias de gravação juntos, estúdio cheio de músicos, visitas…dessa vez foi mais solitário, mas foi bom ainda assim! Foram dias divertidos e cheios de emoção!

Eu queria muito fazer esse álbum!

 

Boomerang Music – Qual foi o seu maior desafio na construção do seu quinto álbum e como foi montar o repertório? 

 

Roberta Campos Escolher as músicas sempre é meu maior desafio! Eu componho muito e para esse disco, como veio a pandemia e eu tive tempo de olhar pro repertório e repensar algumas coisas, cada música nova que fazia eu pensava se caberia no disco! Mas depois me acalmei, pois, o disco conta uma história e as canções que deveriam estar nele se escolheram! Tem até uma canção que fiz em 2011 e veio entrar nesse disco agora, 10 anos depois. No mais foi tranquilo, eu sempre quis fazer um trabalho com o Paul Ralphes e finalmente nos encontramos. Na verdade, fizemos um single em 2019, “Fique Na Minha Vida “que tem a participação do Vitor Kley, ali foi um gostinho pro disco! Sempre sou muito segura dos músicos que escolho, os instrumentos que quero nas músicas, normalmente eu escuto uma instrumentação quando estou compondo! Então fui passando tudo pro Paul! Ele é incrível, me trouxe mais segurança ainda! Nos divertimos muito!  

 

Boomerang Music – “O Amor Liberta”, tem mpb, tem guitarras e traz um som mais pop,  com melodias feitas na medida, era isso mesmo que você estava pretendendo fazer desde o início ? Inclusive é um álbum bem diferente  de “Só Conheço o Mar”. 

 

Roberta Campos – Era bem isso que eu queria! Queria ter um som mais cheio, pulsante, encorpado, para acompanhar a alma das músicas!

 

No EP “Só Conheço o Mar”, mesmo ele sendo um trabalho bem diferente do disco, até pela proposta dele, eu já vinha com essa pegada de ter arranjos mais pulsantes! Eu antes fazia arranjo mais minimalista nas minhas músicas, agora senti vontade de ter mais! Mas, o mais que a canção pede! Vejo que essas canções estão mais elaboradas, em termos melódicos e de escrita! Eu falo mais, queria ouvir mais também!

 

Boomerang Music  – Como foi trabalhar com o produtor Paul Ralphes que possui um conhecimento enorme e já trabalhou com artistas como Jota Quest, Gabriel Elias e dezenas de artistas. 

 

Roberta Campos – Conheci o Paul produzindo várias bandas que eu curto! Ele fez discos incríveis, como o Acústico MTV do Kid Abelha, que foi um dos que mais me marcou! Eu sempre namorei essa produção com ele e agora deu certo! Estou muito feliz em ter o Paul Ralphes na minha história!

Ele é uma pessoa maravilhosa e um profissional incrível! Foi muito fácil e prazeroso trabalhar com ele! Aprendi muito e o resultado todos podem conferir, nem preciso falar! O Paul é muito gentil, do tamanho do talento dele!  

 

Boomerang Music – Conte um pouquinho sobre suas parcerias no álbum e sobre a participação especial do Natiruts, na música “Miragem”.

 

Roberta Campos – Tenho duas parcerias que surgiram em 2016! Uma foi com Hyldon, em “Se A Saudade Apertar”, a outra com Humberto Gessinger em “Começa Tudo Outra Vez”! Assim que fiz com eles essas canções eu já as deixei guardadinhas para quando fosse fazer um disco!

 

Em 2019 eu conheci o Luiz Caldas, porque ele me mandou um vídeo pelo Instagram, onde ele cantava em um show a minha música “Minha Felicidade”! Dali pra frente ficamos amigos e o Luiz me convidou a fazer uma canção com ele, fizemos a canção e cantei junto em seu disco, no mesmo ano de 2019! Em 2020 eu mandei uma parte de canção para que ele terminasse, assim fizemos “É Natural”! Ficou linda! O Luiz é genial e um cara generoso demais!

 

Conheci o De Maria em um show que participei da Luiza Possi! Achei ele muito talentoso e tivemos uma boa sintonia! Eu tinha uma ideia de música e mandei pra ele! Em Uma semana tínhamos “Chegou o Meu Verão” pronta! 

 

Boomerang Music  – Em “Só Conheço o Mar”, você lançou clipes bem legais, você pretende gravar clipes também nas músicas do seu novo álbum, além de Miragem? 

 

Roberta Campos – Pretendo fazer mais vídeo clipes desse álbum sim! Tem algumas canções que já imagino uma história pra contar através de imagens! O público pode esperar, que logo vem mais novidades!

 

Boomerang Music – Existe algum artista ou banda que você tem o sonho de cantar ou gravar junto futuramente?

 

Roberta Campos – Tem muita gente que gosto e que seria lindo fazer coisas juntos! Mas vou falar do Djavan e da Marisa Monte, que são dois ídolos que eu amo e seria feliz demais fazer música com eles, cantar juntos, gravar juntos, seria incrível! Quero realizar!

 

Boomerang Music – Você é uma compositora de mão cheia, você tem muitas composições inéditas guardadas? 

 

Roberta Campos – Tenho muitas! Nos últimos meses eu entrei numa fase ainda mais criativa que o normal! Sempre compus muito, mas venho compondo bem mais!

 

Fiz muitas parcerias, além de canções que fiz sozinha! Muita coisa! Em português, em espanhol, que é minha nova paixão, comecei estudar há pouco mais de um ano e fiz parceiros da Guatemala, Republica Dominicana, México, Chile, Espanha…
Estou compondo com muita gente bacana, como Carlinhos Brown, Nico Rezende, Michael Sullivan, Phil Veras, Juliano Holanda, Gabriel Aragão… Além das novas composições, eu já tinha mais de 500 músicas guardadas!
Inclusive estou no momento passando canções para que as pessoas também as cante! Quero espalhar!

 

Boomerang Music – Qual a mensagem do seu novo álbum “O Amor Liberta” e nesses tempos difíceis que estamos vivendo, o tema vem renovar ?

 

Roberta Campos – Esse nome traduz o meu momento! De amor próprio, esse amor que reverbera em toda nossa vida! Me trazendo um amor recíproco e real! Me livrei de culpas, medos, dúvidas e tudo que me prendesse a qualquer lugar ou sentimento que não fizesse parte de mim! E isso que desejo para o mundo! Força e liberdade do amor!
Vejo um momento propício para compartilhar esse disco com as pessoas! Ele é feliz, tem uma mensagem de resiliência, amor, esperança e é isso que precisamos agora!  Renovação! Renascimento!  

 

Boomerang Music – Quais os seus planos para quando os shows e eventos voltarem? Você está pronta para cair na estrada com esse novo show? 

 

Roberta Campos – Desejo poder trabalhar muito! Viajar com meu show para todos os lugares que eu planejei e não pude ir e para todos os que eu nem imaginaria estar! Quero continuar com meu propósito que é levar minha música para o maior número de pessoas possível!
Eu sempre estive pronta, só estou aguardando o momento de retomar minha agenda, com o violão no colo, sempre!

 

Já montei a banda, já fiz o repertório! Está tudo pronto por aqui!

 

 

 

 

 

Foto: Lucas Seixas

 

Entrevista realizada por Marco Antonio / Boomerang Music

 

Agradecimentos especiais: Carla Clara – Perfexx Assessoria de Imprensa / Roberta Campos