Entrevista com o baterista João Barone sobre o lançamento do livro “1,2,3,4! Contando o tempo com Os Paralamas do Sucesso”

O baterista João Barone, da banda Os Paralamas do Sucesso, acaba de lançar o livro1,2,3,4! Contando o tempo com Os Paralamas do Sucesso” (Máquina de Livros, 416 páginas, 2024, foto de capa de Maurício Valladares),que tem prefácio do jornalista, cineasta e produtor José Emilio Rondeau e a orelha escrita pela jornalista Elisabete Pacheco.

 

Em 1,2,3,4! Contando o tempo com Os Paralamas do Sucesso, lançado pela Editora Máquina de Livros, Barone faz um mergulho na trajetória da banda, com desconcertante sinceridade e uma incrível riqueza de detalhes. Ele busca na infância simples o fascínio pela bateria e lembra os primeiros passos ao lado de Herbert Vianna e de Bi Ribeiro no início dos anos 80, antes da fama: os ensaios na casa da Vovó Ondina, as tardes com os amigos na Praia de Ipanema, a gravação da demo que virou sensação na Rádio Fluminense FM…

 

– Poucas pessoas têm o privilégio de passar 40 anos exercendo uma mesma atividade. No meu caso, tocar bateria nos Paralamas me proporcionou conhecer o mundo inteiro sem gastar nenhum tostão, como diz o verso de Melô do marinheiro. Sou a prova de que os sonhos podem se tornar realidade – diz Barone.

 

O livro faz um passeio pela trajetória da banda, ao longo de 84 capítulos. Barone fala sobre o contrato para o primeiro disco, o convívio com outros grupos da geração, as farras nas turnês pelo Brasil e o apoteótico show no Rock in Rio de 1985, que mudou o patamar dos Paralamas do Sucesso. Numa narrativa precisa e embalada de afeto, ele revela ainda os bastidores das gravações de cada disco e como nasceram alguns dos inúmeros sucessos do trio. Barone reconstitui ambientes e diálogos, botando o leitor na cena dos acontecimentos.

 

– Minha motivação foi preservar as lembranças dos muitos episódios da nossa jornada até aqui, repleta de alegrias, aflições, amores, tristezas, ansiedades, comédias e tragédias. E de um ponto de vista único e muito especial: sentado atrás de uma bateria.

 

As lembranças de João Barone são aguçadas. Ele detalha desde os contratempos em viagens até a vitoriosa carreira internacional da banda, que se tornou fenômeno na América Latina e desbravou a Europa – inclusive, abrindo a primeira grande turnê solo de Brian May, logo após o fim do Queen. O livro traz também momentos delicados e de extrema emoção, especialmente ao narrar o acidente de ultraleve com Herbert, em 2001, e as semanas de agonia que se seguiram, até a volta triunfal da banda.

 

Com prefácio de José Emilio Rondeau e orelha de Elisabete Pacheco, ambos jornalistas, 1,2,3,4! Contando o tempo com Os Paralamas do Sucesso é essencial não só para quem busca conhecer a trajetória do grupo, mas também a evolução do rock brasileiro. O livro traz ainda mais de 80 imagens do acervo pessoal de Barone – quase todas inéditas –, que incluem manuscritos de letras, credenciais de shows históricos, documentos e cartazes do início da carreira.

 

Barone fará lançamentos em várias cidades do país. A primeira noite de autógrafos será no Rio de Janeiro, no dia 20 de agosto, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon.

 

Em turnê com a banda CALL THE POLICE, João Barone, conversou por telefone com o Boomerang Music, em uma entrevista pra falar sobre o lançamento do livro, os 40 anos de banda, as novidades dos Paralamas e sobre seu projeto paralelo com Andy Summers e Rodrigo Santos que tem no roteiro do show clássicos do THE POLICE.

 

FICHA TÉCNICA

 

Título: 1,2,3,4! Contando o tempo com Os Paralamas do Sucesso

Autor: João Barone

Editora: Máquina de Livros

Páginas: 416

Preços: R$ 89 (impresso) e R$ 49 (e-book)

Compre aqui:  1,2,3,4! Contando o Tempo com Os Paralamas do Sucesso | Amazon.com.br

 

Boomerang Music – Como surgiu a ideia de se contar suas histórias e dos Paralamas para os fãs e admiradores?

 

 

Boomerang Music – Você já tem escrito três livros sobre o Brasil e a Segunda Guerra Mundial, o projeto de se contar sobre os bastidores e as histórias da banda já era um projeto que já estava sendo preparado há um longo tempo?

 

 

 

Boomerang Music – Sua agenda é bem corrida, mas você pretende fazer sessões de autógrafos do livro 1,2 3,4! Contando o tempo com Os Paralamas do Sucesso em algumas cidades?

 

 

Boomerang Music  – Há a possiblidade do livro 1,2,3, 4! Contando o tempo com Os Paralamas do Sucesso ter um volume II futuramente?

 

 

Boomerang Music  –  40 anos de estrada e Os Paralamas continuam a levar muitas alegrias e muita energia aos palcos? Qual a receita e o segredo de tudo isso?

 

 

Boomerang Music – Quais as novidades sobre os 40 anos do Paralamas? Vocês gravaram um DVD em abril aqui em São Paulo, ele irá sair em CD e nas plataformas digitais futuramente?

 

 

Boomerang Music – Sobre um futuro álbum de inéditas, vocês pretendem trazer novidades para os fãs da banda?

 

 

Boomerang Music – Atualmente você está em turnê com o CALL THE POLICE, como está sendo para você reviver os grandes clássicos do THE POLICE em mais um ano reencontrando o lendário Andy Summers?

 

 

Boomerang Music – Aproveitando também que comentamos sobre o THE POLICE, você é um grande admirador do baterista STEWART COPERLAND, além dele, pode citar mais dois bateristas que te inspiraram em sua trajetória?

 

 

Boomerang Music – Para finalizar você possui 40 anos de carreira, há algum sonho, desejo ou projeto na música que ainda pretende realizar?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agradecimentos especiais: João Barone (Os Paralamas do Sucesso) e Passarim Comunicação 

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 10/12, é aniversário da baterista Meg White da banda White Stripes @thewhitestripes que completa 51 anos.

#megwhite #happybirthday
#whitestripes
Hoje, 10/12, é aniversário do cantor, compositor e ex integrante da banda Wang Chung @wangchungofficial Jack Hues @jackhuesofficial que completa 71 anos.

#jackhues #wangchung #boomerangmusic
Em 10/12/1985, há exatamente 40 anos atrás era lançado o primeiro álbum de estúdio da banda Fine Young Cannibals @fineyoungcannibals 

Fine Young Cannibals 

Roland Gift – vocais
Andy Cox – guitarra, órgão em "Time Isn't Kind"
David Steele – baixo, piano, teclados

Track listing

"Johnny Come Home" - 3:35
"Couldn't Care More" - 3:30
"Don't Ask Me to Choose" - 3:05
"Funny How Love Is" - 3:28
"Suspicious Minds" - 3:56
"Blue" - 3:31
"Move to Work" - 3:26
"On a Promise" - 3:06
"Time Isn't Kind" - 3:12

#fineyoungcannibals #boomerangmusic
Em 10/12/1976, há exatamente 49 anos atrás era lançado o 5° álbum de estúdio da banda Queen @queen “A Day At The Races”.

Line-up:

Freddie Mercury (vocals, keys)
Brian May (vocals, guitars)
John Deacon (bass)
Roger Taylor (vocals, drums)
Additional musicians: Mike Stone (vocals)

Track list:

	1.	Tie Your Mother Down
	2.	You Take My Breath Away
	3.	Long Away
	4.	The Millionaire Waltz
	5.	You And I
	6.	Somebody To Love
	7.	White Man
	8.	Good Old-Fashioned Lover Boy
	9.	Drowse
	10.	Teo Torriatte (Let Us Cling Together)

#queen #queenband #adayattheraces
Hoje, 10/12, é aniversário da saudosa cantora e compositora Cassia Eller @cassiaelleroficial que completaria 63 anos.

#cassiaeller #happybirthday #mpb
Em dezembro de 1972, há exatamente 53 anos atrás era lançado o álbum ao vivo do Deep Purple @deeppurple “Made in Japan” gravado ao vivo em Osaka e Tokyo,.

Line-up:

Ian Gillian (vocals, harmonica, percussion)
Ritchie Blackmore (guitars)
Jon Lord (keys)
Roger Glover (bass)
Ian Paice (drums)

Track list:

	1.	Highway Star
	2.	Child in Time
	3.	Smoke on the Water
	4.	The Mule
	5.	Strange Kind of Woman
	6.	Lazy
	7.	Space Truckin’

#deeppurple #madeinjapan #boomerangmusic
Hoje, 09/12, é aniversário do saudoso baixista e compositor Canisso @canisso_rmds da banda Raimundos @raimundosrock que completaria 60 anos.

#Canisso #raimundos #happybirthday
Hoje, 08/12, é aniversário do saudoso cantor, compositor,  poeta e vocalista da banda The Doors @thedoors Jim Morrison @jimmorrison que completaria 82 anos.

#thedoors #jimmorrison #happybirthday