Entrevista com o guitarrista Augusto Licks, um dos fundadores da banda Engenheiros do Hawaii

Conversamos com o fundador e guitarrista da banda Os Engenheiros do HAWAII, Augusto Licks, que se reuniu novamente com o baterista Carlos Maltz e desde abril estão fazendo alguns shows para matar a saudade de seus eternos fãs.

 

LICKS e MALTZ estão de volta com a participação da banda tributo Engenheiros Sem CREA. As apresentações já passaram por Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Brasília e Goiânia.

 

Como todos já sabem o vocalista Humberto Gessinger no momento não tem a pretensão de reunir a banda novamente e segue em carreira solo. Mas se até SLASH e AXL ROSE que se odiaram no passado estão juntos e os irmãos bad boys Gallagher se reuniram de novo com o OASIS, quem sabe o gremista uma hora não amolece seu coração e presenteia seus fãs com a reunião com seus antigos velhos e bons amigos de banda, não é ?

 

Mas LICKS e MALTZ estão ai, e nesta semana eles passam por Campinas, Ribeirão Preto e São Paulo, por isso conversamos com o guitarrista Augusto Licks para falarmos desse reencontro que está deixando os fãs nostálgicos e felizes.

 

Boomerang Music – Vocês já passaram por Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Goiânia e agora irão passar por São Paulo, local que teve uma grande importância para os Engenheiros do Hawaii. Como está a expectativa de reencontrar os fãs novamente?

 

Licks – Como se diz na gíria da crônica esportiva, “é grande a expectativa”. Em São Paulo tínhamos uma inteira confederação de Fã-Clubes de Engenheiros do Hawaii, a “Turma de Sampa”, liderada pela Margarete Gouveia. Havia mais de setenta FCs. Passados 31 anos, aquelas pessoas terão domingo a oportunidade de se reencontrar, e de ouvir novamente aquilo que foi a trilha sonora de suas juventudes, um show de sua banda favorita.

 

Boomerang Music – Acredito que depois de alguns shows que vocês já fizeram, vocês estão mais entrosados com o pessoal dos Engenheiro sem CREA, essa turnê pode se estender mais do que o planejado?

 

Licks – Quando nos reunimos pela primeira vez em abril em Porto Alegre, houve uma caravana de gente de todo o país, sem exagero, o que incluiu muita gente paulista.

 

Para nós será sempre uma satisfação enorme poder tocar pra quem quer nos ver e ouvir, e não é pouca gente, é só acompanhar as redes sociais e os pedidos insistentes. Ao longo desses primeiros shows temos ouvido declarações de amor, depoimentos emocionados, agradecimentos fervorosos por estarmos de volta. Então acredito que essa turnê ainda tem bastante chão pela frente. Já na semana seguinte estaremos de volta ao RS, onde tudo começou, e depois Belo Horizonte. Os shows têm sido rigorosamente como fazíamos quando Engenheiros, com muito pique e energia, e invariavelmente carregados de muita emoção na plateia, é só ver as imagens das apresentações de até agora. E claro, o entrosamento vai aumentando na medida que os shows se tornam frequentes, era o que acontecia na nossa época GLM.

 

Boomerang Music – Sobre o set list vocês tocam músicas de toda a discografia da banda? O repertório é fixo ou pode ser mudado conforme no decorrer da turnê?

 

Licks – A definição do set list do show aconteceu de maneira muito fácil, selecionamos as canções que consideramos mais significativas daqueles sete anos em que fomos uma banda, com um álbum novo a cada ano.

Mas além disso conseguimos também encaixar três canções que Engenheiros nunca tocavam ao vivo, então nossos fãs terão esse bônus a mais. E sim, é natural que alguns ajustes ocorram ao longo de uma turnê, sempre foi assim. Por exemplo, no primeiro show em Porto Alegre ainda não tocávamos “Anoiteceu Em Porto Alegre”, pois para aquele show tivemos pouquíssimos ensaios em função da logística geográfica: eu moro no Riode janeiro, o Carlos em Joaçaba SC, o Sandro em Esteio RS.

 

Boomerang Music – Os Engenheiros do Hawaii foram uma das maiores bandas do rock nacional, reunir dois integrantes da formação original depois de muito tempo deve estar sendo um grande barato, reviver aqueles bons momentos, e também tem a questão da amizade, a reunião Licks & Maltz pode ser duradoura daqui para frente?

 

Licks –  O que eu posso dizer é que trata-se de um acontecimento, e um acontecimento feliz. Quem poderia imaginar Licks & Maltz tocando juntos depois de um afastamento de 31 anos ? Tínhamos nos falado pela última vez numa sala de tribunal. Palmas pro Sandro Trindade dos Engenheiros Sem CREA, que há anos vinha costurando essa reunião, e pra produtora Abstratti que viabilizou. É um gesto de paz nosso, uma demonstração e talvez exemplo de que em tempos de polarização e intolerância ainda é possível haver entendimento. Eu acredito firmemente que na música, como em outras manifestações artísticas, todas as diferenças acabam é enriquecendo o resultado, e é o que o público recebe. Estamos felizes por realizar isso, e a felicidade que enxergamos estampada nos rostos das pessoas é muito evidente.

 

Boomerang Music – Sei que é um assunto que já foi se falado e que sempre será, mas se houve a tentativa ou a expectativa futura de você se reencontrarem com o Gessinger para se tomar um café e que voltar a fazer alguns shows juntos seria trilegal?

 

Licks –  Ele foi convidado, era pra ser uma reunião GLM (Gessinger, Licks & Maltz). Não aceitou, e deu entrevistas deixando claro que não quer voltar a tocar conosco. Então, só resta respeitar, é o livre-arbítrio.

Caso mude de ideia, nossas portas continuarão abertas, será benvindo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agradecimentos: TEDESCO Comunicação e Mídia

#SIGA NO INSTAGRAM
Em novembro de 1972, há exatamente 53 anos atrás era lançado o segundo álbum de estúdio do cantor e compositor Lou Reed "Transformer". 

Álbum produzido por David Bowie e Mick Ronson

Integrantes 

Lou Reed – vocais principais, guitarra rítmica
Mick Ronson – guitarra solo, piano, arranjador
David Bowie – vocais de apoio, teclados, violão (em "Wagon Wheel" e "Walk on the Wild Side")
Herbie Flowers – baixo, contrabaixo, trompete (em "Goodnight Ladies" e "Make Up")
John Halsey – bateria
Músicos adicionais

Trevor Bolder – trompete
Ronnie Ross – saxofones (em "Goodnight Ladies" e "Walk on the Wild Side")
Thunderthighs – vocais de apoio
Klaus Voormann – baixo (em "Perfect Day", "Goodnight Ladies", "Satellite of Love" e "Make Up")
Barry DeSouza – bateria
Ritchie Dharma – bateria

Tracklist 

Lado A:

1. Vicious 2:55
2. Andy’s Chest 3:17
3. Perfect Day 3:43
4. Hangin’ Round 3:39
5. Walk On The Wild Side 4:12

Lado B

1. Make Up 2:58
2. Satellite Of Love 3:40
3. Wagon Wheel 3:19
4. New York Telephone Conversation 1:31
5. I’m So Free 3:07
6. Goodnight Ladies

 

#transformer #loureed #boomerangmusic #davidbowie
Em 08/11/1980, há exatamente 45 anos atrás era lançado o 4° álbum de estúdio da banda Motorhead @motorhead "Ace Of Spades".

Line-up:

Lemmy Kilmister (vocals, bass)
‘Fast’ Eddie Clarke (guitars)
Phil Taylor (drums)

Track list:

	1.	Ace Of Spades
	2.	Love Me Like A Reptile
	3.	Shoot You In The Back
	4.	Live To Win
	5.	Fast And Loose
	6.	(We Are) The Road Crew
	7.	Fire, Fire
	8.	Jailbait
	9.	Dance
	10.	Bite The Bullet
	11.	The Chase Is Better Than The Catch
	12.	The Hammer

#motorhead #aceofspades #lemmykilmister #fasteddieclarke #philtaylor #boomerangmusic
Em 08/11/1971, há exatamente 54 anos atrás era lançado o 4° álbum de estúdio da banda Led Zeppelin @ledzeppelin "IV".

Line-up:

Robert Plant (vocals, harmonica)
Jimmy Page (guitars, mandolina)
John Paul Jones (bass, keys, mandolina)
John Bonham (drums)
Additional musicians: Sandy Denny (vocals)

Track list:

	1.	Black Dog
	2.	Rock and Roll
	3.	The Beattle of Evermore
	4.	Stairway To Heaven.mp3
	5.	Misty Mountain Hop
	6.	Four Sticks
	7.	Going to California
	8.	When the Levee Breaks

#ledzeppelin #ledzeppeliniv #robertplant #jimmypage #johnpauljones #johnbonham #boomerangmusic
Hoje, 07/11, é aniversário do cantor e compositor Johnny Rivers que completa 83 anos.

#johnnyrivers #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 07/11, é aniversário da cantora e compositora Joni Mitchell @jonimitchell que completa 82 anos.

#jonimitchell #happybirthday #boomerangmusic
Lançado em 1983, há exatamente 42 anos atrás era lançado o segundo álbum ao vivo da banda The Doors @thedoors "Alive She Cried".

Gravado ao vivo entre 1968 a 1970 em 
New York, Detroit, Boston, Copenhagen
The Doors

Jim Morrison – vocals
Robby Krieger – guitar
Ray Manzarek – organ, keyboard bass
John Densmore – drums

Tracklist:

1. Gloria (Van Morrison) (6:19)
2. Light My Fire (The Doors) (Incl. Graveyard Poem (Jim Morrison)) (9:54)
3. You Make Me Real (The Doors) (3:04)
4. Texas Radio And The Big Beat (The Doors) (1:53)
5. Love Me Two Times (The Doors) (3:18)
6. Little Red Rooster (Willie Dixon) (7:05)
7. Moonlight Drive (Incl. Horse Latitudes) (The Doors) (5:33)

#thedoors #aliveshecried #boomerangmusic
Em 07/11/1981, há exatamente 44 anos atrás era lançado o segundo álbum de estúdio do cantor e compositor Ozzy Osbourne @ozzyosbourne “Diary Of A Madman”.

Line-up:

Ozzy Osbourne (vocals)
Randy Rhoads (guitars)
Bob Daisley (bass)
Lee Kerslake (drums)
Additional musicians: Louis Clark (Strings)

Track list:

	1.	Over The Mountain
	2.	Flying High Again
	3.	You Can’t Kill Rock And Roll
	4.	Believer
	5.	Little Dolls
	6.	Tonight
	7.	S.A.T.O.
	8.	Diary Of A Madman

#ozzyosbourne #diaryofamadman #randyrhoads #bobdaisley #leekerslake #boomerangmusic