Estreia do Podcast “Sereno Canto” com canções de Thiago Ramil

Projeto inovador Sereno Canto”, com canções de Thiago Ramil e contações de histórias com 7 artistas convidados, apresentará Podcast, Álbum Visual, Livro Digital e espetáculo ao vivo sobre o Acalanto e a arte de contar histórias e preparar o sono.

 

Lançamento: 27 de Janeiro – 1º episódio: 

“As lágrimas coloridas de uma árvore falante”de Raul Jung e Thiago Ramil

 

Instagram: https://www.instagram.com/projetoserenocanto/

 

“Se o Dormir é uma necessidade fisiológica, por que resistir a ele?” (Ana Cavani Jorge).

 

A resistência ao dormir, vivenciado por crianças, adolescentes e adultos, encontra abrigo nos braços de histórias e canções do Projeto Sereno Canto. A pesquisa e a prática do Acalanto (contação de história e canções para dormir) vem sendo realizada por Thiago Ramil e Raul Jung há 10 anos em instituições públicas da cidade de Porto Alegre (RS) e, mais recentemente, intensificou a atuação com um grupo de apoiadores da sociedade civil que acredita no trabalho que vem sendo desenvolvido.

 

A partir de 27 de janeiro de 2023, o grande público poderá se acalantar nessas canções e histórias, com o lançamento da nova fase do projeto: Uma série de sete podcasts com Contadores de Histórias convidados, todos mestres de saberes e artistas, trazendo as expressões culturais de diferentes regiões do Estado do Rio Grande do Sul, acompanhados de canções para cada episódio. Posteriormente, o material será lançado em formato de álbum visual em animação com as 7 canções; um livro digital com as histórias, imagens e trilhas, além de um show especial, gratuito, com os acalantos do Sereno Canto e a participação de convidades.

 

A curadoria do Sereno Canto é de Thiago Ramil e da antropóloga e produtora Geórgia Macedo. O primeiro episódio chama-se “As lágrimas coloridas de uma árvore falante”, escrita por Ramil em parceria com Raul Jung, Psicólogo da Escola de Aplicação da UFRGS. A história apresenta a menina Marcela, que acreditava não precisar dormir. Depois de uma noite em claro, ela adormece no caminho da escola e, no sonho, se depara com uma grande árvore. Ao cair do sereno, a árvore deixa pingar “lágrimas coloridas” de suas folhas: histórias e experiências que  acompanham a menina por toda a vida.

 

“E quando o dia dorme

e a noite tudo cobre

o sereno lhe recobre

Escorre uma gota

que corre pela folha

caminha pelo galho

até a ponta fina

a chorar uma lágrima colorida.

Cada gota era uma conto

cada canto uma gota

cada gota uma história

que embalava o sono”

 

Trecho da letra da música “As lágrimas coloridas de uma árvore falante”.

 

O ACALANTO E O SERENO CANTO

 

“Dormir é um ponto sensível na nossa constituição psíquica e são múltiplas as dificuldades relacionadas ao sono. Ele representa um desafio para muitas pessoas em diversas idades  É um momento de solidão, às vezes de angústia, e percebemos que o Acalanto é um processo que contribui para enfrentar e suavizar esse momento, e não fugir dele”, sugere Thiago Ramil, que, ao lado do também psicólogo Raul Jung, vem experimentando e desenvolvendo o projeto com crianças e adolescente de casas de acolhimento e escolas da rede pública municipal de Porto Alegre desde 2012.

 

O podcast Sereno Canto valoriza a diversidade social, étnica e racial, com a transmissão oral de histórias e vivências trazidas pelos convidados e traz um ouvido atento e reflexivo sobre a cultura popular e o momento do dormir. Todas as histórias do podcast receberão uma trilha original composta ou adaptada por Thiago Ramil, seja cantada, instrumental ou com outros elementos sonoros. Os episódios serão lançados mensalmente nas plataformas de streaming de áudio e vídeo (YouTube) e estarão disponíveis como um livro digital no site oficial do Sereno Canto ao final do projeto.

 

“O Acalanto não é apenas uma canção de ninar ou uma história para dormir. É um conjunto de intenções amparadas pela melodia doce, pelas narrativas profundas e pela troca, seja pela respiração, pelo olhar, pelo cantar, pela história e improviso. Um caminho para um dormir tranquilo e seguro”, sugere ele. Este projeto desenvolvido pelo Sereno Canto é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. 

 

CONVIDADOS ESPECIAIS, EPISÓDIOS E LANÇAMENTOS PODCAST SERENO CANTO:

 

27/01/2023 – Episódio 01 – Convidado: Raul Jung – Um dos idealizadores do Sereno Canto, Psicólogo da Escola de Aplicação da UFRGS, Raul narra o episódio “As lágrimas coloridas de uma árvore falante”, escrita em parceria com Ramil, sobre a menina Marcela, que acreditava não precisar dormir. Depois de uma noite em claro, ela adormece no caminho da escola e, no sonho, se depara com uma grande árvore que, ao cair do sereno, deixa pingar “lágrimas coloridas” de suas folhas: histórias que a acompanham por toda a vida.

 

24/02/2023 – Episódio 02 – Convidada: Iracema Gah Téh Nascimento – Uma mestra indígena e kujá (pajé) do povo Kaingang, cuja territorialidade abrange os Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Iracema compartilha uma história de sua cultura sobre uma grande ave que cuida e acompanha seus filhotes ao atravessar longos caminhos. E ao contar, se recorda de sua mãe e sua avó contando-lhe essa mesma história. “Ela narra a história em Kaingang e explica seu contexto em português”, conta Ramil. “Neste episódio minha composição será instrumental, a partir de um arranjo vocal com boca chiusa, construído em cima da canção de ninar que ela cantarola na história”.

 

31/03/2023 – Episódio 03 – Convidado: Maurício Alves – Educador social há 20 anos na rede socioassistencial de Porto Alegre. Atualmente realiza atividades na AFASO (Associação Famílias em Solidariedade), desenvolve um trabalho com enfoque na promoção da Literatura e do Artesanato com crianças e adolescentes na comunidade da Bom Jesus em Porto Alegre/RS. “Aurora e Camar, entre o Sol e o Luar ”é uma história de sua autoria, que fala sobre dois personagens, uma menina que gostava do dia e um menino que gostava da noite. Neste episódio, Ramil trará uma canção de sua autoria inspirada na temática da história.

 

28/04/2023 – Episódio 04 – Convidada: Clarissa Ferreira – Violinista, compositora, pós-graduada em Arteterapia e doutora em Etnomusicologia, é autora do livro “Gauchismo Líquido: Reflexões contemporâneas sobre a cultura do Rio Grande do Sul” e apresentará no quarto episódio, uma história inspirada em uma das poesias do escritor Mário Quintana. Essa história conta sobre uma vaca que  consegue captar todos os sons da natureza, e que a partir de um encantamento, ela passa a traduzir tudo que escuta através do canto e da música.

 

26/05/2023 – Episódio 05 – Convidada Maria Ortega – Mestra indígena Mbyá-Guarani, da região das Missões Guaraníticas, é professora infantil da escola localizada na Terra Indígena Koenju, da região de São Miguel das Missões, territorialidade do Povo Guarani, compartilha com a gente a história do Príncipe Kure (porco), demonstrando que é preciso atenção, pois os olhos podem nos enganar quanto a verdadeira imagem de cada um.

 

30/06/2023 – Episódio 06 – Convidado: Pedro Bertoldi – Pedro é professor e atuante de projetos socioeducacionais de Porto Alegre. Escreveu contos inspirados no espetáculo infantil Amazônia – um olhar sobre a florestasobre animais que perdem seus ambientes naturais em função da destruição da natureza. Os contos serão interpretados pelo próprio autor, de forma adaptada à proposta do acalanto. A canção, entoada de forma sutil e sussurrante, será composta por Thiago Ramil e inspirada na temática da história.

 

28/07/2023 – Episódio 07 – Convidada: Iara Deodoro – Pós-graduada em Educação Popular, Gestão de Movimentos Sociais e Graduada em Assistência Social, é coreógrafa do Afro-Sul Odomodê, com trabalhos de fomento e fortalecimento da cultura negra. Trará uma história relacionada a presença da população negra no Sul do Brasil e a sua importância para a constituição do tecido social e para a formação cultural da região.

 

PRÓXIMOS LANÇAMENTOS:

 

11/08/2023 – Lançamento do Álbum visual “Sereno Canto”

01/09/2023 – Lançamento do cartão pop up com Livro digital + Álbum digital

15/09/2023 – Show de Lançamento “Sereno Canto” em Porto Alegre (local a definir)

 

REDES SOCIAIS

 

Instagram: @projetoserenocanto

Youtube: https://www.youtube.com/@serenocanto

 

FICHA TÉCNICA

 

Direção de Produção – Thiago Ramil

Produção Executiva – Geórgia de Macedo

Assistente de Produção – Virgínia Torres

Coordenação de Comunicação – Lorena Relva

Curadoria Podcasts – Thiago Ramil e Geórgia de Macedo

Design Gráfico – Carol Rosa

Animação 3D – Vinícius Albernaz

Social Media – Ananda Aliardi

Assessoria de Imprensa – Fogo no Paiol Music Hub (Kélita Myra e Luna Ribeiro)

Convidados Podcasts – Raul Jung / Iracema Gah Téh Nascimento / Clarissa Ferreira / Iara Deodoro / Maria Ortega / Maurício Alves / Pedro Bertoldi.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Fogo no Paiol Music Hub Comunicação e Marketing

#SIGA NO INSTAGRAM
Em 09/07/1982, há exatamente 43 anos atrás,  era lançado nos cinemas dos EUA o clássico de ficção científica, o filme "Tron". 

No papel principal o ator Jeff Bridges @thejeffbridges 

#tron #43years #boomerangmusic
Em 09/07/2002, há exatamente 23 anos atrás era lançado o 8° álbum de estúdio da banda californiana Red Hot Chili Peppers @chilipeppers "By The Way".

Produzido por Rick Rubin

Anthony Kiedis – vocais
John Frusciante – guitarra, back vocal
Flea – baixo
Chad Smith – bateria

Track Listing

By the Way – 3:37
Universally Speaking – 4:19
This is the Place – 4:17
Dosed – 5:12
Don't Forget Me – 4:37
The Zephyr Song – 3:52
Can't Stop – 4:29
I Could Die for You – 3:13
Midnight – 4:55
Throw Away Your Television – 3:44
Cabron – 3:38
Tear – 5:17
On Mercury – 3:28
Minor Thing – 3:37
Warm Tape – 4:16
Venice Queen – 6:07

#bytheway #boomerangmusic #redhotchillipeppers
Em 09/07/1971, há exatamente 54 anos atrás era lançado o 5° álbum de estúdio da banda DEEP PURPLE @deeppurple_official "Fireball".

Componentes:

Ian Gillan - Voz
Ritchie Blackmore - Guitarra
Roger Glover - Bajo
Ian Paice - Batería
Jon Lord - Teclados

Tracklist

1. Fireball (3:24)
2. No No No (6:54)
3. Demon’s Eye (5:19)
4. Anyon's Daughter (4:42)
5. The Mule (5:21)
6. Fools (8:18)
7. No One Came (6:24)

#fireball #deeppurple #boomerangmusic
Hoje (09/07), é aniversário do apresentador, compositor e baterista Charles Gavin @charles_gavin que completa 65 anos.

Foi integrante dos Titãs @titasoficial e atualmente toca no Pop3 @pop3.oficial

#charlesgavin #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (09/07), é  aniversário do cantor e compositor Jack White @officialjackwhite que completa 50 anos.

Vocalista das bandas The Racounters @theraconteurs e The White Stipes @thewhitestripes

#jackwhite #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (09/07), é aniversário do cantor e compositor Jim Kerr que completa 66 anos.

Vocalista da banda Simple Minds @simplemindsmusic 

#jimkerr #simpleminds #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (08/07), é aniversário do saudoso cantor e compositor Moraes Moreira @moraesmoreiraoficial que completaria 78 anos.

#moraesmoreira #happybirthday ##boomerangmusic
Em julho de 1991, há exatamente 34 anos atrás era lançado nos cinemas dos EUA, "Point Break", em português "Os Caçadores de Emoções".

Filmaço com os astros Patrick Swayze e Keanu Reeves.

#boomerangmusic #pointbreak #34years