Estreia do Podcast “Sereno Canto” com canções de Thiago Ramil

Projeto inovador Sereno Canto”, com canções de Thiago Ramil e contações de histórias com 7 artistas convidados, apresentará Podcast, Álbum Visual, Livro Digital e espetáculo ao vivo sobre o Acalanto e a arte de contar histórias e preparar o sono.

 

Lançamento: 27 de Janeiro – 1º episódio: 

“As lágrimas coloridas de uma árvore falante”de Raul Jung e Thiago Ramil

 

Instagram: https://www.instagram.com/projetoserenocanto/

 

“Se o Dormir é uma necessidade fisiológica, por que resistir a ele?” (Ana Cavani Jorge).

 

A resistência ao dormir, vivenciado por crianças, adolescentes e adultos, encontra abrigo nos braços de histórias e canções do Projeto Sereno Canto. A pesquisa e a prática do Acalanto (contação de história e canções para dormir) vem sendo realizada por Thiago Ramil e Raul Jung há 10 anos em instituições públicas da cidade de Porto Alegre (RS) e, mais recentemente, intensificou a atuação com um grupo de apoiadores da sociedade civil que acredita no trabalho que vem sendo desenvolvido.

 

A partir de 27 de janeiro de 2023, o grande público poderá se acalantar nessas canções e histórias, com o lançamento da nova fase do projeto: Uma série de sete podcasts com Contadores de Histórias convidados, todos mestres de saberes e artistas, trazendo as expressões culturais de diferentes regiões do Estado do Rio Grande do Sul, acompanhados de canções para cada episódio. Posteriormente, o material será lançado em formato de álbum visual em animação com as 7 canções; um livro digital com as histórias, imagens e trilhas, além de um show especial, gratuito, com os acalantos do Sereno Canto e a participação de convidades.

 

A curadoria do Sereno Canto é de Thiago Ramil e da antropóloga e produtora Geórgia Macedo. O primeiro episódio chama-se “As lágrimas coloridas de uma árvore falante”, escrita por Ramil em parceria com Raul Jung, Psicólogo da Escola de Aplicação da UFRGS. A história apresenta a menina Marcela, que acreditava não precisar dormir. Depois de uma noite em claro, ela adormece no caminho da escola e, no sonho, se depara com uma grande árvore. Ao cair do sereno, a árvore deixa pingar “lágrimas coloridas” de suas folhas: histórias e experiências que  acompanham a menina por toda a vida.

 

“E quando o dia dorme

e a noite tudo cobre

o sereno lhe recobre

Escorre uma gota

que corre pela folha

caminha pelo galho

até a ponta fina

a chorar uma lágrima colorida.

Cada gota era uma conto

cada canto uma gota

cada gota uma história

que embalava o sono”

 

Trecho da letra da música “As lágrimas coloridas de uma árvore falante”.

 

O ACALANTO E O SERENO CANTO

 

“Dormir é um ponto sensível na nossa constituição psíquica e são múltiplas as dificuldades relacionadas ao sono. Ele representa um desafio para muitas pessoas em diversas idades  É um momento de solidão, às vezes de angústia, e percebemos que o Acalanto é um processo que contribui para enfrentar e suavizar esse momento, e não fugir dele”, sugere Thiago Ramil, que, ao lado do também psicólogo Raul Jung, vem experimentando e desenvolvendo o projeto com crianças e adolescente de casas de acolhimento e escolas da rede pública municipal de Porto Alegre desde 2012.

 

O podcast Sereno Canto valoriza a diversidade social, étnica e racial, com a transmissão oral de histórias e vivências trazidas pelos convidados e traz um ouvido atento e reflexivo sobre a cultura popular e o momento do dormir. Todas as histórias do podcast receberão uma trilha original composta ou adaptada por Thiago Ramil, seja cantada, instrumental ou com outros elementos sonoros. Os episódios serão lançados mensalmente nas plataformas de streaming de áudio e vídeo (YouTube) e estarão disponíveis como um livro digital no site oficial do Sereno Canto ao final do projeto.

 

“O Acalanto não é apenas uma canção de ninar ou uma história para dormir. É um conjunto de intenções amparadas pela melodia doce, pelas narrativas profundas e pela troca, seja pela respiração, pelo olhar, pelo cantar, pela história e improviso. Um caminho para um dormir tranquilo e seguro”, sugere ele. Este projeto desenvolvido pelo Sereno Canto é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. 

 

CONVIDADOS ESPECIAIS, EPISÓDIOS E LANÇAMENTOS PODCAST SERENO CANTO:

 

27/01/2023 – Episódio 01 – Convidado: Raul Jung – Um dos idealizadores do Sereno Canto, Psicólogo da Escola de Aplicação da UFRGS, Raul narra o episódio “As lágrimas coloridas de uma árvore falante”, escrita em parceria com Ramil, sobre a menina Marcela, que acreditava não precisar dormir. Depois de uma noite em claro, ela adormece no caminho da escola e, no sonho, se depara com uma grande árvore que, ao cair do sereno, deixa pingar “lágrimas coloridas” de suas folhas: histórias que a acompanham por toda a vida.

 

24/02/2023 – Episódio 02 – Convidada: Iracema Gah Téh Nascimento – Uma mestra indígena e kujá (pajé) do povo Kaingang, cuja territorialidade abrange os Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Iracema compartilha uma história de sua cultura sobre uma grande ave que cuida e acompanha seus filhotes ao atravessar longos caminhos. E ao contar, se recorda de sua mãe e sua avó contando-lhe essa mesma história. “Ela narra a história em Kaingang e explica seu contexto em português”, conta Ramil. “Neste episódio minha composição será instrumental, a partir de um arranjo vocal com boca chiusa, construído em cima da canção de ninar que ela cantarola na história”.

 

31/03/2023 – Episódio 03 – Convidado: Maurício Alves – Educador social há 20 anos na rede socioassistencial de Porto Alegre. Atualmente realiza atividades na AFASO (Associação Famílias em Solidariedade), desenvolve um trabalho com enfoque na promoção da Literatura e do Artesanato com crianças e adolescentes na comunidade da Bom Jesus em Porto Alegre/RS. “Aurora e Camar, entre o Sol e o Luar ”é uma história de sua autoria, que fala sobre dois personagens, uma menina que gostava do dia e um menino que gostava da noite. Neste episódio, Ramil trará uma canção de sua autoria inspirada na temática da história.

 

28/04/2023 – Episódio 04 – Convidada: Clarissa Ferreira – Violinista, compositora, pós-graduada em Arteterapia e doutora em Etnomusicologia, é autora do livro “Gauchismo Líquido: Reflexões contemporâneas sobre a cultura do Rio Grande do Sul” e apresentará no quarto episódio, uma história inspirada em uma das poesias do escritor Mário Quintana. Essa história conta sobre uma vaca que  consegue captar todos os sons da natureza, e que a partir de um encantamento, ela passa a traduzir tudo que escuta através do canto e da música.

 

26/05/2023 – Episódio 05 – Convidada Maria Ortega – Mestra indígena Mbyá-Guarani, da região das Missões Guaraníticas, é professora infantil da escola localizada na Terra Indígena Koenju, da região de São Miguel das Missões, territorialidade do Povo Guarani, compartilha com a gente a história do Príncipe Kure (porco), demonstrando que é preciso atenção, pois os olhos podem nos enganar quanto a verdadeira imagem de cada um.

 

30/06/2023 – Episódio 06 – Convidado: Pedro Bertoldi – Pedro é professor e atuante de projetos socioeducacionais de Porto Alegre. Escreveu contos inspirados no espetáculo infantil Amazônia – um olhar sobre a florestasobre animais que perdem seus ambientes naturais em função da destruição da natureza. Os contos serão interpretados pelo próprio autor, de forma adaptada à proposta do acalanto. A canção, entoada de forma sutil e sussurrante, será composta por Thiago Ramil e inspirada na temática da história.

 

28/07/2023 – Episódio 07 – Convidada: Iara Deodoro – Pós-graduada em Educação Popular, Gestão de Movimentos Sociais e Graduada em Assistência Social, é coreógrafa do Afro-Sul Odomodê, com trabalhos de fomento e fortalecimento da cultura negra. Trará uma história relacionada a presença da população negra no Sul do Brasil e a sua importância para a constituição do tecido social e para a formação cultural da região.

 

PRÓXIMOS LANÇAMENTOS:

 

11/08/2023 – Lançamento do Álbum visual “Sereno Canto”

01/09/2023 – Lançamento do cartão pop up com Livro digital + Álbum digital

15/09/2023 – Show de Lançamento “Sereno Canto” em Porto Alegre (local a definir)

 

REDES SOCIAIS

 

Instagram: @projetoserenocanto

Youtube: https://www.youtube.com/@serenocanto

 

FICHA TÉCNICA

 

Direção de Produção – Thiago Ramil

Produção Executiva – Geórgia de Macedo

Assistente de Produção – Virgínia Torres

Coordenação de Comunicação – Lorena Relva

Curadoria Podcasts – Thiago Ramil e Geórgia de Macedo

Design Gráfico – Carol Rosa

Animação 3D – Vinícius Albernaz

Social Media – Ananda Aliardi

Assessoria de Imprensa – Fogo no Paiol Music Hub (Kélita Myra e Luna Ribeiro)

Convidados Podcasts – Raul Jung / Iracema Gah Téh Nascimento / Clarissa Ferreira / Iara Deodoro / Maria Ortega / Maurício Alves / Pedro Bertoldi.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Fogo no Paiol Music Hub Comunicação e Marketing

#SIGA NO INSTAGRAM
The Blues Brothers Live
Hoje (16/07), é aniversário do brilhante cantor e compositor Ed Kowalczky @edkowalczyk da banda Live @livetheband que completa 53 anos.

#edkowalczyk #happybirthday #Live #boomerangmusic
Hoje (16/07), é aniversário do brilhante baterista Stewart Coperland @stewart_copeland da banda The Police @thepolicebandofficial que completa 72 anos.

#thepolice #boomerangmusic #stewartcopeland
A banda MR. BIG FINALIZA SUA CARREIRA COM ‘THE BIG FINISH LIVE’ com dois lançamentos

MR. BIG formada por Eric Martin (vocal principal), Paul Gilbert (guitarra, vocal), Billy Sheehan (baixo, vocal), Nick D'Virgilio (bateria, vocal) - está encerrando sua carreira de 35 anos em GRANDE… com não um, mas dois lançamentos de álbuns. 

O primeiro é o décimo álbum de estúdio, TEN, lançado em 12 de julho. O último álbum ao vivo lançado será The BIG Finish Live, que será lançado em 6 de setembro.

 Lista de músicas 
 
1. Addicted To That Rush
2. Take Cover
3. Undertow
4. Daddy, Brother, Lover, Little Boy (The Electric Drill Song)
5. Alive And Kickin'
6. Green-Tinted Sixties Mind
7. CDFF- Lucky This Time
8. Voodoo Kiss
9. Never Say Never
10. Just Take My Heart
11. My Kinda Woman
12. A Little Too Loose
13. Road To Ruin
14. To Be With You
15. Big Love
16. The Chain
17. Promise Her The Moon
18. Where Do I Fit In
19. Wild World
20. Paul Gilbert Guitar Solo
21. Colorado Bulldog
22. Billy Sheehan Bass Solo
23. Shy Boy
24. 30 Days in the hole
25. Good Lovin'
26. Baba O' Riley

The BIG Finish Live é um novo álbum ao vivo e filme-concerto da turnê de despedida “The BIG Finish” do MR.BIG, onde a banda tocou seu álbum LEAN INTO IT, que vendeu um milhão de cópias, na íntegra, além de clássicos adicionais do MR.BIG. 

Filmado em 4K no Budokan em Tóquio, Japão, em 26 de agosto de 2023, esta performance histórica estará disponível em diversos formatos de alta qualidade: Vinil Preto 180g (3 LP), SACDs Estéreo Híbrido Multicanal (2), MQA -CDs (2), CDs MQA + Blu-Ray (2), Blu-ray 4K Ultra HD (apresentando bastidores e filmagens de entrevistas) e cassete (2). 

Todos esses formatos virão com um livreto/inserção que inclui fotos inéditas de sua apresentação no Budokan, bem como um adesivo ou cartão postal para os fãs.

Aguardem !!

#mrbig #boomerangmusic
A Netflix @netflix soltou o poster da quinta e última temporada da série Stranger Things @strangerthingstv 

A primeira parte da última temporada estreia em 2025, lembrando que ela será dividida em duas partes.

Estão curiosos? 

#strangerthings #boomerangmusic #netflix
Hoje (09/07), é aniversário do brilhante ator e produtor Tom Hanks @tomhanks que completa 68 anos.

#tomhanks #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (09/07), é aniversário do cantor e compositor Jack White @officialjackwhite que completa 49 anos.

Fundador das bandas The White Stripes e The Raconteurs

#jackwhite #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (09/07), é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Siimple Minds @simplemindsmusic Mr. Jim Kerr @jim_kerr_official_  que completa 65 anos.

#jimkerr #happybirthday #boomerangmusic