Exposição inédita dedicada a B.B. King traz a São Paulo itens raros da vida e obra do Rei do Blues

“B.B. King: um mundo melhor em algum lugar” estreia no MIS em 26 de julho, trazendo temas de segregação e inclusão em uma experiência sensorial

 

B.B. King se apresentando na prisão do Condado de Cook, em 1971. Cortesia B.B.King Museum

 

A partir do dia 26 de julho, diversos itens da vida e obra de B.B. King estarão disponíveis para visitação do público em uma exposição inédita dedicada ao Rei do Blues. A mostra “B.B. King: um mundo melhor em algum lugar”, realizada pelo MIS (Instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo), pega emprestado parte do nome do disco de 1981 para tratar de temas de segregação e inclusão, proporcionando uma experiência sensorial. O projeto tem curadoria de André Sturm e Cacau Ras, consultoria de Chris Flannery, planejamento do Atelier Marko Brajovic, também responsável pelo projeto expográfico, e pesquisa e textos de Gabriela Antero.

 

Primeira exposição inteiramente dedicada ao artista no Brasil, o projeto traz itens históricos da vida de B.B. King. Entre os destaques, estão imagens do acervo do B.B. King Museum, de diversas fases da carreira do artista, desde o jovem Riley Ben King, aos 23 anos, com o violão Gibson L48, de Michael Ocs, até seu retrato exibindo o prêmio de Melhor Álbum de Blues Tradicional na 42ª Cerimônia do Grammy, em 2000. Além disso, a mostra ainda conta com as credenciais de todas as turnês realizadas por B.B. King no Brasil, nos últimos 30 anos, em diversos espaços e configurações, um pin exclusivo temático distribuído por B.B. para fãs ao final dos shows, o primeiro troféu Grammy recebido pelo cantor em 1971 e a icônica guitarra Gibson Lucille, assinada por King em seu show em São Paulo em 1993.

 

A trajetória de vida e superação de B.B. King é metáfora para tratar do tema maior da exposição: os preconceitos vivenciados por todos até os dias de hoje em nossa sociedade. Paralelamente à trajetória do artista, a mostra ilustra outros movimentos de luta contra a segregação ao redor do mundo, trazendo uma narrativa que se dá pela intersecção entre a vida do músico, o panorama de lutas pelo mundo e o projeto cenográfico, que narra a mudança do tempo rumo a um futuro mais plural e colorido.

 

Experiência sensorial

 

B.B. King: um mundo melhor em algum lugar” é uma experiência sensorial que percorre épocas, fatos e conteúdos da vida de B.B. King. Para a criação conceitual do projeto, foi feita uma linha do tempo e do espaço que percorre a história do artista e dos desdobramentos social e cultural da segregação, fluxo inspirado no curso meândrico do rio Mississipi – onde está localizada, às margens, a cidade de Memphis, conhecida como a capital do blues. O rio se converte numa metáfora que traz a mistura de cores, texturas e formas no movimento contínuo da vida.

 

No começo da exposição, o público se depara com uma geometria preta e branca que divide e separa, representando a segregação. Pouco a pouco, essa configuração se transforma em uma paleta multicolorida da diversidade de cores e conteúdos, criando uma praça que celebra a diversidade e convida ao diálogo, sem esquecer do que ainda precisa ser superado.

 

Rei do Blues

 

B.B. King é surpreendido com um bolo de aniversário no programa de televisão American Bandstand, em 1979. Ao seu lado, está o apresentador Dick Clark. Cortesia B.B. King Museum

 

B.B. King é o nome artístico de Riley Ben King, nascido em 16 de setembro de 1925, em Berclair, no Mississipi (EUA), e morto em 15 de maio de 2015, aos 89 anos. Sua infância nas plantações de algodão, o surgimento do blues e sua consagração como uma lenda do gênero estão dentro do contexto da segregação, uma separação causada pelos interesses políticos e econômicos da elite branca racista dos EUA, e legalizada até os anos 1960.

 

O cantor era conhecido como Rei do Blues e considerado o maior guitarrista do gênero de sua geração. Em quase sessenta anos de carreira, B.B. King gravou mais de cinquenta discos. Entre seus hits, estão “Three O’Clock Blues”, “The Thrill Is Gone”, “Please Love Me” e muitas outras canções que marcaram gerações. O Rei influenciou grandes astros da música, como Jimi Hendrix e Carlos Santana.

 

Um artista que desde cedo sentiu as duras condições da segregação norte-americana e alcançou o sucesso promovendo a cultura negra, tendo recebido grande reconhecimento em vida. Ele foi premiado com a medalha presidencial, o prêmio Kennedy e quinze Grammys. Em 2008, foi criado o B.B. King Museum no Mississippi, com um grande acervo sobre a vida do artista.

 

Serviço | B.B. King: um mundo melhor em algum lugar

 

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

 

Data: 26 de julho a 08 de outubro

Horários: terças a sextas, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) | Entrada gratuita às terças (retirada na bilheteria física do MIS)

 

Mais informações: https://www.mis-sp.org.br/exposicoes/futura/8c331110-2805-419a-b314-d6e5ffd5b7b2/bb-king-um-mundo-melhor-em-algum-lugar

 

A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O MIS tem como mantenedoras as empresas Youse e B3 e tem o apoio institucional das empresas Kapitalo Investimentos, Vivo, Grupo Travelex Confidence, Grupo Veneza, John Deere, TozziniFreire Advogados, Siemens e Lenovo. O apoio de mídia é da Cultura Leste Produções, Folha de S.Paulo, JCDecaux, Kiss FM e TV Cultura. O apoio operacional é da Telium, Kaspersky, Pestana Hotel Group, Blue Moon, LosDos Takeria, Arte do Crepe, Cabana Burguer e Café Orfeu.

 

A exposição “B.B. King: um mundo melhor em algum lugar” contou com projeto e desenvolvimento do Atelier Marko Brajovic, produção da Hybrida Production, cessão de acervo do B.B King Museum e apoio cultural do Belas Artes Grupo e Bourbon Street Music Club.

 

SITE www.mis-sp.org.br

 

REDES

 

Facebook: museudaimagemedosom
Twitter: @mis_sp
Instagram: @mis_sp
You Tube: /missaopaulo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Assessoria de Imprensa MIS

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 27/05, é aniversário da cantora, compositora e vocalista da banda Siouxie and The Banshees, Siouxsie Sioux @siouxsieandthebanshees que completa 69 anos.

#siouxieandthebanshees #siouxiesioux #happybirthday
Em maio de 2003, há exatamente 23 anos atrás era lançado o 9° álbum de estúdio da banda Sepultura @sepultura "Roorback".

Integrantes:

Derrick Green - vocais
Andreas Kisser - guitarras
Paulo Jr. - baixo
Igor Cavalera – bateria, percussão

João Barone - participação especial

Tracklist:

1. Come Back Alive - Sepultura (3.06)
2. Godless - Sepultura (4.21)
3. Apes of God - Sepultura (3.36)
4. More of the Same - Sepultura (3.58)
5. Urge - Sepultura (3.16)
6. Corrupted - Sepultura (2.32)
7. As It Is - Sepultura (4.26)
8. Mind War - Sepultura (2.59)
9. Leech - Sepultura (2.24)
10. The Rift - Sepultura (2.56)
11. Bottomed Out - Sepultura (4.35)
12. Activist - Sepultura (1.53)
13. Outro - Sepultura (11.38)
14. Messiah (Bonus Track) - Sepultura
15. Angel (Bonus Track) - Sepultura
16. Black Steel in the Hour of Chaos (Bonus Track) - Sepultura
17. Mongoloid (Bonus Track) - Sepultura
18. Mountain Song (Bonus Track) - Sepultura
19. Bullet the Blue Sky (Bonus Track) - Sepultura
20. Piranha (Bonus Track) - Sepultura

#roorback #Sepultura
#boomerangmusic
Em 26/05/1987, há exatamente 39 anos atrás era lançado o álbum ao vivo da banda Simple Minds @simplemindsmusic "Simple Minds Live In The City Of Light".

Integrantes:

Vocals : Jim Kerr.
Guitar : Charlie Burchill.
Keyboards, Piano : Michael MacNeil.
Bass : John Giblin.
Drums & Vocals : Mel Gaynor.
Additional Singing : Robin Clark.
Percussion : Sue Hadjopoulos.
Violin : Lisa Germano.

Tracklist:

01. Ghost Dancing (Live, Paris, 12.08.86)
02. Big Sleep (Live, Paris, 12.08.86)
03. Waterfront (Live, Paris, 12.08.86)
04. Promised You A Miracle (Live, Paris, 12.08.86)
05. Someone Somewhere In Summertime (Live, Sydney, October 1986)
06. Oh Jungleland (Live, Paris, 12.08.86)
07. Alive & Kicking (Live, Paris, 12.08.86)
08. Don’t You Forget About Me (Live, Paris, 12.08.86)
09. Once Upon A Time (Live, Paris, 12.08.86)
10. Book Of Brilliant Things (Live, Paris, 12.08.86)
11. East At Easter (Live, Paris, 12.08.86)
12. Sanctify Yourself (Live, Paris, 12.08.86)
13. Love Song – Medley (Live, Paris, 12.08.86)
14. New Gold Dream (Live, Paris, 12.08.86)

#simpleminds #boomerangmusic
Hoje, 26/05, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda The Mission @themissionuk Wayne Hussey que completa 68 anos.

Foi integrante das bandas Sisters Of Mercy e Dead Or Alive.

#waynehussey #happybirthday #themission #boomerangmusic
Hoje, 26/05, é aniversário do cantor e compositor Lenny Kravitz @lennykravitz que completa 62 anos.

#lennykravitz #happybirthday #boomerangmusic
Em 26/05/1986, há exatamente 40 anos atrás era lançado o terceiro álbum de estúdio da banda Europe “The Final Countdown”.

Integrantes:

Joey Tempest (vocals)
John Norum (guitars)
Mic Michaeli (keys)
John Levén (bass)
Ian Haugland (drums)

Track list:

	1.	The Final Countdown
	2.	Rock The Night
	3.	Carrie
	4.	Danger On The Track
	5.	Ninja
	6.	Cherokee
	7.	Time Has Come
	8.	Heart Of Stone
	9.	On The Loose
	10.	Love Chaser

#europe#joeytempest #johnnorum #micmichaeli #thefinalcountdown
Em 25/05/1983, há exatamente 43 anos atrás era lançado o album de estreia do cantor e compositor Dio “Holy Diver”.

Integrantes:

Ronnie James Dio (vocals, keys)
Vivian Campbell (guitars)
Jimmy Bain (bass, keys)
Vinny Appice (drums)

Track list:

	1.	Stand Up And Shout
	2.	Holy Diver
	3.	Gypsy
	4.	Caught In The Middle
	5.	Don’t Talk To Strangers
	6.	Straight Through The Hbum art
	7.	Invisible
	8.	Rainbow In The Dark
	9.	Shame On The Night

#dio #ronniejamesdio #vivancampbell #jimmybain vinnyappice #holydiver
Hoje, 25/05, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Scorpions @scorpions Klaus Meine que completa 78 anos

#klausmeine #Scorpions #happybirthday