Fagner lança o álbum inédito “Além Desse Futuro”

Hoje, (2 de agosto), o cantor e compositor Fagner entrega nas plataformas de streams o 38º álbum de sua discografia, “Além Desse Futuro” (Universal Music). O novo projeto do artista cearense chega exatos dez anos após seu último álbum de inéditas, “Pássaros Urbanos”, lançado em 2014.

 

OUÇA: https://umusicbrazil.lnk.to/AlemDesseFuturoPR

 

Quem abre os trabalhos do novo álbum é a faixa-título, composta por Fagner em parceria com o poeta cearense Fausto Nilo, letrista recorrente na discografia do artista há exatos 50 anos. Nos versos da canção, que foi produzida por Fagner e Zeca Baleiro, o cantor já revela seu característico cancioneiro romântico, em que  passeia, com desenvoltura, pelo Brasil urbano e sertanejo. “Se a luz de um trem / Relembra meu ninguém / Perdido num sertão sem cor / Além do mundo em chamas / A gente ainda se ama / Além desse futuro meu amor”.

 

Também relevante parceiro de Fagner nas últimas décadas, Zeca Baleiro assina com o artista a autoria e produção da segunda faixa do disco, “Noites do Leblon”, na qual o cantor maranhense ainda participa em dueto que reafirma a identidade musical entre os dois.

 

Composta por Fagner e Caio Sílvio (autor de grandes sucessos da discografia do cearense, como “Noturno [Coração Alado]” e “Pequenino Cão”), a inédita cantiga de ninar “Filho Meu” traz letra em forma de oração: “Dias de verão / Vão te surpreender / A vida é mesmo pra valer (…) / Dias sim dias não / A luz virá da escuridão / Faça o bem, siga a sua intuição / Pois dentro de você / No coração há um lugar / Que mal algum pode alcançar”.  Há mais de dez anos, Fagner descobriu a paternidade tardia do advogado Bruno Tocantins e de seus netos, Arthur e Clara, por quem o avô também se derrete. “Foi uma felicidade esse reencontro. Fiz essa música com o Caio, que percebeu a beleza dessa história e fez essa homenagem sutil para o Bruno. É uma canção que tenho apresentado a alguns amigos e não há quem não se emocione. É uma das músicas que mais gosto nesse disco”, diz o cantor.

 

Presente no repertório dos recentes shows de Fagner, o hit “Onde Deus Possa Me Ouvir”, legado do cantor e compositor mineiro Vander Lee (1966 – 2016), já gravado por Gal Costa, Leila Pinheiro, Elba Ramalho, entre outros, ganha finalmente um tocante registro de Fagner, que em 2022 realizou o homônimo show-tributo ao artista, no Palácio das Artes (BH). Na ocasião do show, que ainda marcou o retorno de Fagner aos palcos após a pandemia, o cantor afirmou: “É uma justa homenagem a um dos artistas mais talentosos da nossa música, que nos deixou tão cedo. Tive a oportunidade de conviver com ele, ainda que por pouco tempo, mas fiquei lhe devendo a gravação desse hino, que falou tão fundo ao meu coração, assim como a tantos brasileiros”. A nova versão de Fagner conta na bateria com o prestigiado produtor Rick Bonadio, que também assina a mixagem de todas as faixas do álbum.

 

O amor romântico retorna na inédita “Ponta de Punhal”, primeira parceria do artista com Toninho Geraes e Chico Alves. “Solidão é ponta de punhal / Que me escancara o coração / Descortinando essa paixão tão desmedida / E ao me ver assim perdido e só / Uma saudade vem sem dó / E crava os dentes na ferida”, entoa Fagner no contundente refrão. A canção traz a elegante guitarra do instrumentista, compositor, arranjador e produtor musical cearense Cristiano Pinho, que saiu de cena no último dia 3 de julho, guitarrista que acompanhava Fagner nos palcos e estúdios nos últimos 30 anos. “Cristiano Pinho era um gênio reverenciado por muitos músicos no Brasil. Ele era um artesão e um sacerdote da música. Sua ausência tem sido muito sentida”, declara Fagner.

 

E é no embalo do reggae que surge o dueto de Fagner e Jorge Vercillo em “Amigo de Copo”, primeira composição em parceria entre dois. O artista carioca ainda toca violão na faixa, junto com seu filho, Vini Vercillo. Em 2013, o cantor cearense fez uma participação em “Homem Grande”, canção do DVD “Luar de Sol – Ao Vivo no Ceará”, que Vercillo gravou na terra natal de Fagner. Juntos, eles ainda gravaram o clipe numa roça em Beberibe, no interior do Ceará.

 

A resiliência do amor maduro está presente em “Recomeçar”, canção de Fagner, Caio Sílvio e Aulo Braz, que novamente conta com a sutil guitarra de Cristiano Pinho. Nos versos, Fagner canta conformado: “Vida que não cabe na bagagem / Tanta coisa já ficou pra trás / Sonhos que não duram a viagem (…) / O amor nem sempre / Ao nosso alcance / Podemos ser felizes sem romance”. “Essa canção é um estímulo para as pessoas seguirem em frente, recomeçar…”

 

Fagner e o músico e compositor maranhense Erasmo Dibel foram apresentados por Zeca Baleiro, amigo e parceiro de longa data de ambos. Desse encontro surgiu “Besta Fera”, canção composta pelo trio durante a pandemia e que fecha o novo disco do artista. “Compusemos essa música por mensagens e só conheci o Dibel pessoalmente na semana passada, no Maranhão. Eu já tinha gravado anteriormente uma participação numa música dele, o reggae ‘Reclame’, que foi lançada em abril de 2021. Ele é um grande poeta com quem ainda quero trabalhar muito”.

 

Com 50 anos de carreira completados em 2023 e prestes a celebrar 75 anos, Fagner não tem a menor intenção de parar de cantar, de compor e nem de fazer novos parceiros. Que venha o futuro!

 

por Susana Ribeiro / Julho de 2024

 

Repertório “Além Desse Futuro”:

 

1) “Além desse futuro” (Fagner / Fausto Nilo)

2) “Noites do Leblon” (Fagner / Zeca Baleiro)

3) “Filho Meu” (Fagner /Caio Sílvio)

4) “Onde Deus Possa me Ouvir” (Vander Lee)

5) “Ponta de Punhal” (Fagner /Toninho Geraes / Chico Alves)

6) “Amigo de Copo” (Fagner / Jorge Vercilo )

7) “Recomeçar” (Fagner / Caio Sílvio / Aulo Braz)

8) “Besta Fera”  (Fagner , Erasmo Dibel  / Zeca Baleiro)

 

 

 

 

 

 

Com informações:  www.universalmusic.com.br

Universal Music Brasil 

#SIGA NO INSTAGRAM
Em 08/02/1985, há exatamente 41 anos atrás era lançado nos cinemas dos Estados Unidos a comédia A Primeira Transa de Jonathan.

Clássico filme da Sessão da Tarde.

#aprimeiratransadejonathan #boomerangmusic
Em 08/02/1988, há exatamente 38 anos atrás era lançado 7° álbum de estúdio da banda Toto @totothemselves
“The Seventh One”.

Integrantes:

Joseph Williams (vocals)
Steve Lukather (vocals, guitars)
David Paich (keys)
Mike Porcaro (bass)
Jeff Porcaro (drums)
Additional musicians: Steve Porcaro (keys) Joe Porcaro (vibes)

Track list:

	1.	Pamela
	2.	You Got Me
	3.	Anna
	4.	Stop Loving You
	5.	Mushanga
	6.	Stay Away
	7.	Straight for the Heart
	8.	Only the Children
	9.	A Thousand Years
	10.	These Chains
	11.	Home of the Brave

#toto #totoband #theseventhone
Hoje, 08/02, é aniversário do guitarrista e compositor da banda Charlie Brown Jr. @charliebrownjr Thiago Castanho @thiagocastanho que completa 51 anos.

#charliebrownjr #Thiagocastanho #happybirthday
Hoje, 08/02, é aniversário do guitarrista Yves Passarell @yvespassarell da banda Capital Inicial @capitalinicial que completa 57 anos.

#yvespassarell #capitalinicial #boomerangmusic
Hoje, 08/02, é aniversário do compositor e maestro John Williams que completa 94 anos.

Compositor de dezenas de marcantes trilhas sonoras.

#johnwilliams #boomerangmusic
Em 07/02/2020, há exatamente 6 anos atrás era lançado o 15° álbum de estúdio da banda Sepultura @sepultura "Quadra".

Integrantes:

Sepultura

Derrick Green − vocais
Andreas Kisser − guitarra
Paulo Jr. − baixo
Eloy Casagrande − bateria, percussão

Tracklist:

01. Isolation
02. Means To An End
03. Last Time
04. Capital Enslavement
05. Ali
06. Raging Void
07. Guardians Of Earth
08. The Pentagram
09. Autem
10. Quadra
11. Agony Of Defeat
12. Fear; Pain; Chaos; Suffering

#quadra #Sepultura #boomerangmusic
Hoje, 07/02, é aniversário do baterista Simon Dawson, o novo baterista do Iron Maiden @ironmaiden que completa 68 anos.

#Simondawson #happybirthday #ironmaiden
Hoje, 07/02, é aniversário do compositor e tecladista da banda Bon Jovi @bonjovi David Bryan @davidbryanmusic que completa 64 anos.

#davidbryan #bonjovi #happybirthday