Fagner lança o álbum inédito “Além Desse Futuro”

Hoje, (2 de agosto), o cantor e compositor Fagner entrega nas plataformas de streams o 38º álbum de sua discografia, “Além Desse Futuro” (Universal Music). O novo projeto do artista cearense chega exatos dez anos após seu último álbum de inéditas, “Pássaros Urbanos”, lançado em 2014.

 

OUÇA: https://umusicbrazil.lnk.to/AlemDesseFuturoPR

 

Quem abre os trabalhos do novo álbum é a faixa-título, composta por Fagner em parceria com o poeta cearense Fausto Nilo, letrista recorrente na discografia do artista há exatos 50 anos. Nos versos da canção, que foi produzida por Fagner e Zeca Baleiro, o cantor já revela seu característico cancioneiro romântico, em que  passeia, com desenvoltura, pelo Brasil urbano e sertanejo. “Se a luz de um trem / Relembra meu ninguém / Perdido num sertão sem cor / Além do mundo em chamas / A gente ainda se ama / Além desse futuro meu amor”.

 

Também relevante parceiro de Fagner nas últimas décadas, Zeca Baleiro assina com o artista a autoria e produção da segunda faixa do disco, “Noites do Leblon”, na qual o cantor maranhense ainda participa em dueto que reafirma a identidade musical entre os dois.

 

Composta por Fagner e Caio Sílvio (autor de grandes sucessos da discografia do cearense, como “Noturno [Coração Alado]” e “Pequenino Cão”), a inédita cantiga de ninar “Filho Meu” traz letra em forma de oração: “Dias de verão / Vão te surpreender / A vida é mesmo pra valer (…) / Dias sim dias não / A luz virá da escuridão / Faça o bem, siga a sua intuição / Pois dentro de você / No coração há um lugar / Que mal algum pode alcançar”.  Há mais de dez anos, Fagner descobriu a paternidade tardia do advogado Bruno Tocantins e de seus netos, Arthur e Clara, por quem o avô também se derrete. “Foi uma felicidade esse reencontro. Fiz essa música com o Caio, que percebeu a beleza dessa história e fez essa homenagem sutil para o Bruno. É uma canção que tenho apresentado a alguns amigos e não há quem não se emocione. É uma das músicas que mais gosto nesse disco”, diz o cantor.

 

Presente no repertório dos recentes shows de Fagner, o hit “Onde Deus Possa Me Ouvir”, legado do cantor e compositor mineiro Vander Lee (1966 – 2016), já gravado por Gal Costa, Leila Pinheiro, Elba Ramalho, entre outros, ganha finalmente um tocante registro de Fagner, que em 2022 realizou o homônimo show-tributo ao artista, no Palácio das Artes (BH). Na ocasião do show, que ainda marcou o retorno de Fagner aos palcos após a pandemia, o cantor afirmou: “É uma justa homenagem a um dos artistas mais talentosos da nossa música, que nos deixou tão cedo. Tive a oportunidade de conviver com ele, ainda que por pouco tempo, mas fiquei lhe devendo a gravação desse hino, que falou tão fundo ao meu coração, assim como a tantos brasileiros”. A nova versão de Fagner conta na bateria com o prestigiado produtor Rick Bonadio, que também assina a mixagem de todas as faixas do álbum.

 

O amor romântico retorna na inédita “Ponta de Punhal”, primeira parceria do artista com Toninho Geraes e Chico Alves. “Solidão é ponta de punhal / Que me escancara o coração / Descortinando essa paixão tão desmedida / E ao me ver assim perdido e só / Uma saudade vem sem dó / E crava os dentes na ferida”, entoa Fagner no contundente refrão. A canção traz a elegante guitarra do instrumentista, compositor, arranjador e produtor musical cearense Cristiano Pinho, que saiu de cena no último dia 3 de julho, guitarrista que acompanhava Fagner nos palcos e estúdios nos últimos 30 anos. “Cristiano Pinho era um gênio reverenciado por muitos músicos no Brasil. Ele era um artesão e um sacerdote da música. Sua ausência tem sido muito sentida”, declara Fagner.

 

E é no embalo do reggae que surge o dueto de Fagner e Jorge Vercillo em “Amigo de Copo”, primeira composição em parceria entre dois. O artista carioca ainda toca violão na faixa, junto com seu filho, Vini Vercillo. Em 2013, o cantor cearense fez uma participação em “Homem Grande”, canção do DVD “Luar de Sol – Ao Vivo no Ceará”, que Vercillo gravou na terra natal de Fagner. Juntos, eles ainda gravaram o clipe numa roça em Beberibe, no interior do Ceará.

 

A resiliência do amor maduro está presente em “Recomeçar”, canção de Fagner, Caio Sílvio e Aulo Braz, que novamente conta com a sutil guitarra de Cristiano Pinho. Nos versos, Fagner canta conformado: “Vida que não cabe na bagagem / Tanta coisa já ficou pra trás / Sonhos que não duram a viagem (…) / O amor nem sempre / Ao nosso alcance / Podemos ser felizes sem romance”. “Essa canção é um estímulo para as pessoas seguirem em frente, recomeçar…”

 

Fagner e o músico e compositor maranhense Erasmo Dibel foram apresentados por Zeca Baleiro, amigo e parceiro de longa data de ambos. Desse encontro surgiu “Besta Fera”, canção composta pelo trio durante a pandemia e que fecha o novo disco do artista. “Compusemos essa música por mensagens e só conheci o Dibel pessoalmente na semana passada, no Maranhão. Eu já tinha gravado anteriormente uma participação numa música dele, o reggae ‘Reclame’, que foi lançada em abril de 2021. Ele é um grande poeta com quem ainda quero trabalhar muito”.

 

Com 50 anos de carreira completados em 2023 e prestes a celebrar 75 anos, Fagner não tem a menor intenção de parar de cantar, de compor e nem de fazer novos parceiros. Que venha o futuro!

 

por Susana Ribeiro / Julho de 2024

 

Repertório “Além Desse Futuro”:

 

1) “Além desse futuro” (Fagner / Fausto Nilo)

2) “Noites do Leblon” (Fagner / Zeca Baleiro)

3) “Filho Meu” (Fagner /Caio Sílvio)

4) “Onde Deus Possa me Ouvir” (Vander Lee)

5) “Ponta de Punhal” (Fagner /Toninho Geraes / Chico Alves)

6) “Amigo de Copo” (Fagner / Jorge Vercilo )

7) “Recomeçar” (Fagner / Caio Sílvio / Aulo Braz)

8) “Besta Fera”  (Fagner , Erasmo Dibel  / Zeca Baleiro)

 

 

 

 

 

 

Com informações:  www.universalmusic.com.br

Universal Music Brasil 

#SIGA NO INSTAGRAM
Em 16/11/2000, há exatamente 25 anos atrás era lançado o 3° álbum de estúdio da banda Charlie Brown Jr.  @charliebrownjr "Nadando com os Tubarões".

Produzido por Tadeu Patolla @tadeupatolla 

Formação

Chorão: vocal
Champignon: baixo, vocal e beatbox
Marcão Britto: guitarra
Thiago Castanho: guitarra
Renato Pelado: bateria

Tracklist 

01 Rubão
02 Ralé
03 Não é Sério
04 O Penetra
05 A Banca
06 Tudo Mudar
07 Fichado
08 Ouviu-se Falar
09 Amor Pelas Ruas
10 Essa é por Quem Ficou pra Trás
11 Transar no Escuro
12 Fundão
13 Somos Extremes no Esporte e na Música
14 Talvez a Metade do Caminho
15 Pra Mais Tarde Fazermos a Cabeça
16 No Desafio, Ibiraboys ( Vinheta ) / A União Prevalece
17 Trocando uma Idéia com Deus

#charliebrownjr #nadandocomostubarões #boomerangmusic
Em 16/11/1987, há exatamente 38 anos atrás era lançado o álbum de estreia do cantor e compositor Rick Astley @officialrickastley "Whenever You Need Somebody".

Tracklist

A1 – Never Gonna Give You Up – 3:32
A2 – Whenever You Need Somebody – 3:53
A3 – Together Forever – 3:25
A4 – It Would Take A Strong Strong Man – 3:40
A5 – The Love Has Gone – 4:20
B1 – Don’t Say Goodbye – 4:08
B2 – Slipping Away – 3:52
B3 – No More Looking For Love – 3:13
B4 – You Move Me – 3:42
B5 – When I Fall In Love – 3:02

#rickastley #wheneveryouneedsomebody #boomerangmusic
Em novembro de 2007, há exatamente 18 anos atrás era lançado o 8° álbum de estúdio da banda Charlie Brown Jr. "RITMO, RITUAL E RESPONSA", produzido por Chorão e Thiago Castanho.

Integrantes:

Chorão: vocal
Thiago Castanho: guitarra
Pinguim: bateria
Heitor Gomes: baixo

Tracklist:

01. Pontes Indestrutíveis
02. O que Ela Gosta é de Barriga
03. Não Viva em Vão
04. Ritmo, Ritual e Responsa
05. Be Myself
06. Uma Criança com Seu Olhar
07. Liberdade é Tudo
08. O Universo a Nosso Favor
09. Ninguém Entende Você
10. Quando Tudo Aconteceu
11. Beco Sem Saída
12. Sem Medo da Escuridão (Part. MV Bill)
13. Nua, Linda e Inigualável
14. Vida de Magnata (Part. de João Gordo)
15. Que Espécie de Vermes São Vocês?
16. Buscando um Novo Rumo
17. Vivendo a Vida Numa Louca Viagem
18. Curva de Hill
19. Direto e Reto Sempre
20. Skateboard Amor Eterno
21. Café Fundation
22. Paranormal
23. Senhor do Tempo

#ritmoritualeresponsa #charliebrownjr #boomerangmusic
Em 15/11/1983, há exatamente 42 anos atrás era lançado o 3° álbum de estúdio do cantor e compositor Ozzy Osbourne “Bark At The Moon”

Integrantes:

Ozzy Osbourne (vocals)
Jake E. Lee (guitars)
Don Airey (keys)
Bob Daisley (bass)
Tommy Aldridge (drums)
Additional musicians: Louis Clark (strings)

Track list:

	1.	Bark At The Moon
	2.	You’re No Different
	3.	Now You See It (Now You Don’t)
	4.	Rock ‘N’ Roll Rebel
	5.	Centre Of Eternity
	6.	So Tired
	7.	Slow Down
	8.	Waiting For Darkness

#ozzyosbourne #ozzy #barkatthemoon #jakeelee #bobdaisley #tommyaldridge #donairey #boomerangmusic
Em novembro de 1988, há exatamente 37 anos atrás era lançado o álbum de estreia do duo Milli Vanilli @millivanilli.official "All Of Nothing"

Integrantes:

Milli Vanilli

Rob Pilatus 
Fab Morvan 

Tracklist:

Lado A

1- Can't You Feel My Love 3:34
2- Boy In The Tree 3:11
3- Money 4:11
4- Dance With A Devil 4:11
5- I'm Gonna Miss You 4:00
6- All Or Nothing 3:44

Lado B

1- Baby Don't Forget My Number 4:08
2- Dreams To Remember 3:57
3- Is It Love 3:24
4- Ma Baker 4:23
5- Girl, You Know It's True 4:12

#millivanilli #boomerangmusic #allornothing
Em novembro de 2000, há exatamente 25 anos atrás era lançado o sexto álbum de estúdio da banda The Offspring @offspring "Conspiracy OF One", pela Columbia Records.

Integrantes:

Dexter Holland – Vocal e guitarra rítmica
Noodles – Guitarra líder e vocal de apoio
Greg K. – Baixo e vocal de apoio
Ron Welty – Bateria

Tracklist:

Lado A

1. Intro 0:05
2. Come Out Swinging 2:47
3. Original Prankster 3:40
4. Want You Bad 3:22
5. Million Miles Away 3:39
6. Dammit, I Changed Again 2:48
7. Living In Chaos 3:28

Lado B

1. Special Delivery 3:00
2. One Fine Day 2:44
3. All Along 1:38
4. Denial, Revisited 4:32
5. Vultures 3:34
6. Conspiracy Of One 2:17
7. 80 Times 2:05

#conspiracyofone #boomerangmusic #theoffspring
Em 15/11/1986, há exatamente 39 anos atrás era lançado o álbum de estreia da banda Beastie Boys @beastieboys "Licence To III".

Produzido por Rick Rubin

Integrantes:

Michael Diamond (Mike D)
Adam Yauch (MCA)
Adam Horovitz (Ad-Rock)

Tracklist:

"Rhymin & Stealin"
"The New Style"
"She's Crafty"
"Posse in Effect"
"Slow Ride"
"Girls"
"Fight for Your Right"
"No Sleep Till Brooklyn"
"Paul Revere"
"Hold It Now, Hit It"
"Brass Monkey"
"Slow and Low"
"Time To Get Ill"

#licencetoIII #boomerangmusic #beastieboys
Em novembro de 1985, há exatamente 40 anos atrás era lançado o álbum de estreia do duo The Jesus And Mary Chain @jesusandmarychain "PsychoCandy".

The Jesus and Mary Chain

Jim Reid – vocals, guitar
William Reid – vocals, guitar
Douglas Hart – bass
Bobby Gillespie – drums

Tracklist:

1. Just Like Honey
2. The Living End
3. Taste The Floor
4. The Hardest Walk
5. Cut Dead
6. In A Hole
7. Taste Of Cindy
8. Some Candy Talking
9. Never Understand
10. Inside Me
11. Sowing Seeds
12. My Little Underground
13. You Trip Me Up
14. Something's Wrong
15. It's So Hard

#thejesusandmarychain #psychocandy #boomerangmusic