Festival no Centro Histórico de SP promove cultura e experiências

1º. Festival A Vida No Centro conta com programação gratuita de experiências para aumentar o conhecimento e estimular uma nova relação com o centro da cidade

 

São Paulo, outubro de 2019 – Ocupar o Centro Histórico de São Paulo com arte, cultura e experiências, estimulando assim uma nova relação das pessoas com a região onde a cidade nasceu. Esse é o propósito do 1º Festival A Vida no Centro, com atrações gratuitas, nos dias 9 e 10 de novembro, na Praça Antônio Prado, no Centro de São Paulo, (Coreto da Bolsa), um dos lugares mais charmosos e que melhor simbolizam o novo momento do Centro, que vem se transformando por meio da gastronomia e da cultura.

 

O festival é uma iniciativa dos empreendedores Denize Bacoccina e Clayton Melo , criadores da A Vida no Centro – plataforma de informação e inteligência especializada no Centro de São Paulo – e  Gê Rocha, da CoPlayers, de projetos de comunicação, e conta com o patrocínio do Grupo Bio Ritmo e apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, e do vereador Police Neto.

 

“O propósito da A Vida no Centro é mostrar o que o centro de São Paulo tem de melhor, e isso passa diretamente pela cultura, história e beleza arquitetônica da região central. Um momento para as pessoas experimentarem o Centro”, explica Clayton Melo diretor da plataforma A Vida no Centro.

 

O festival traz um conceito de brasilidade e diversidade, cujo perfil abrange pessoas de toda a cidade, bem como turistas que desejam conhecer e aproveitar o que o Centro de São Paulo tem de melhor. “Temos uma variedade de atividades, para diversos públicos em diferentes momentos do dia. O festival começa com discussões sobre a cidade e os desafios da vida urbana, com especialistas em temas como mobilidade, diversidade nas empresas, negócios de impacto social, mas também traz muita música, gastronomia e diversão”, complementa Denize Bacoccina.

 

“O objetivo do Festival é dar maior visibilidade ao centro histórico e atrair novos olhares para o coração da cidade. Grande parte da população e dos turistas ainda desconhece a efervescência cultural desse patrimônio nacional, que abriga museus, galerias e um circuito gastronômico incrível, entre outras inúmeras opções de entretenimento para todos os gostos e bolsos, comenta Gê Rocha.

 

Entre as atrações previstas estão nomes como a cantora paulistana Mariana Aydar, músicos da cena independente, como Thiago Pimentel e Ana Cacimba, festa com DJs no coreto da praça, arena infantil com contadores de histórias, passeios e atividades lúdicas, circuito gastronômico, walking tours e visitas guiadas a prédios históricos do Centro. Haverá ainda ciclos de debates para discutir o presente e o futuro do centro da cidade de São Paulo, aulas abertas de ginástica, edição pocket da Feira Preta, entre outras surpresas. No domingo de manhã, um painel na sede da academia Bio Ritmo na Rua 15 de Novembro vai discutir os riscos do sedentarismo e a importância da atividade física para a saúde.

 

Todas as atrações são gratuitas – e a maior parte ao ar livre. As apresentações musicais estão concentradas na Praça Antônio Prado – em palcos montados no coreto e no meio da praça – com exceção do show da cantora Mariana Aydar, que acontece no palco que será montado na Rua 15 de Novembro.  O público também terá a oportunidade de conhecer prédios históricos e a própria história da cidade em caminhadas guiadas que serão realizadas no entorno.

 

Programação Festival A Vida no Centro – Datas: 9/11 e 10/11

 

Sábado (9/11)

 

Diálogos A Vida no Centro

Local: CCBB (Rua Álvares Penteado, 112)

* Retirada de ingresso na bilheteria do CCBB meia hora antes de cada debate

*Programação preliminar sujeita à confirmação dos participantes

10h30 – 10h45 – Os planos e ações da Prefeitura para o Centro de São Paulo.

10h45 às 11h – “Como a economia criativa está transformando o Centro de São Paulo”, por A Vida no Centro 

11h às 12h Painel 1 – Negócios de impacto social: o que são e o que isso têm a ver com o Centro de SP

 

Em 2015, a ONU propôs uma nova agenda de desenvolvimento sustentável, a Agenda 2030, composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Um desses objetivos é tornar as cidades mais sustentáveis e inclusivas. É nesse contexto que entram em cena os negócios de impacto social, que têm o propósito de transformar positivamente a realidade por meio de inovações criadas, por exemplo, pelas startups. Mas qual o papel das empresas no fomento desse processo? Como o setor privado pode, num esforço conjunto com o poder público e toda a sociedade, impulsionar mudanças positivas em São Paulo?

 

14h às 15hPainel 2 – Como a gastronomia está transformando o Centro de São Paulo

 

A região central vive uma grande efervescência gastronômica, com a abertura de uma série de novos bares e restaurantes, que atraem frequentadores e turistas e geram empregos. Uma pesquisa do Dieese, por encomenda da Prefeitura de São Paulo, registra que apenas os distritos da Sé, República e Consolação reúnem cerca de dois mil estabelecimentos, quase 10% do total registrado na cidade. Esses dados são de 2016, antes, portanto, do atual boom gastronômico do Centro de São Paulo. Quais os fatores que levaram a região a se tornar o polo de gastronomia mais vibrante da cidade e qual o impacto disso no desenvolvimento do Centro?

 

 

15h às 16h – Painel 3 – O poder da diversidade no Centro de São Paulo e os benefícios da pluralidade para o desenvolvimento

 

O Centro é o território onde a diversidade se apresenta com mais força em São Paulo, seja no ponto de vista de gênero, racial, origem étnica ou classe social. Como a sociedade pode aproveitar todo esse potencial, desenvolvendo talentos, estimulando o empreendedorismo e contribuindo assim para uma sociedade mais justa do ponto de vista social?

 

Feira Preta/Afrolab (Praça Antônio Prado) 

16h à 1h – Feira Preta Pocket – Roupas, acessórios etc.

 

Comida de rua (Praça Antônio Prado)

16h à 1h – Comida de rua em diferentes pontos da Praça Antônio Prado e Rua João Brícola

 

Praça Antônio Prado

16h às 18h – Thiago Pimentel Quarteto

18h às 20h – DJ no coreto

 

Visitas Guiadas no Centro Histórico (horários a confirmar)

  • Edifício Martinelli
  • Edifício Matarazzo
  • CCBB

 

Palco Principal – Rua 15 de Novembro

 

20h às 22h – Mariana Aydar

 

Praça Antônio Prado

22h à 1h – Festa com DJ

 

Domingo (10/11)

Bio Ritmo (Rua 15 de Novembro, 194)

10h às 12h – Debate na Bio Ritmo – A importância da atividade física e os riscos do sedentarismo

 

Arena infantil (Praça Antônio Prado)

10h às 13h – Atividades para o público infantil, como contação de histórias, pintura, brincadeiras

 

Praça Antônio Prado

10h às 18h –– Feira Preta Pocket Roupas, acessórios etc

 

Comida de rua

10h às 18h – Comida de rua em diferentes pontos da Praça Antônio Prado e Rua João Brícola

 

Praça Antônio Prado

12h às 13h – Aula aberta Bio Ritmo – Zumba

 

Passeios e Visitas Guiadas no Centro Histórico

  • 10h –  Walking Tour “O Centro de São Paulo pelo olhar da arquitetura”, pela guia Tayana Santos.
  • 11h – passeio CalçadaSP
  • 14h30 – Free Walking Tour

Visitas Guiadas no Centro Histórico (horários a confirmar)

  • Edifício Martinelli
  • Edifício Matarazzo
  • CCBB

 

Praça Antônio Prado

13h às 18h – DJ

17h – Ana Cacimba

 

Informações à imprensa – Tempero Cultural

#SIGA NO INSTAGRAM
Em 30/06/1996, há exatamente 30 anos atrás era lançado o 3° e último álbum de estúdio da banda Sublime @sublime 

Sublime

Bradley Nowell – vocal principal, guitarra, sintetizador
Eric Wilson – baixo, vocais de apoio, sintetizador
Bud Gaugh – bateria, sintetizador

Tracklist 

Garden Grove
What I Got
Wrong Way
Same In The End
April 29, 1992 (Miami)
Santeria
Seed
Jailhouse
Pawn Shop
Paddle Out
The Ballad Of Johnny Butt
Burritos
Under My Voodoo
Get Ready
Caress Me Down
What I Got (Reprise)
Doin’ Time

#Sublime #boomerangmusic
Em 30/07/1996, há exatamente 30 anos atrás era lançado o álbum "Unplugged MTV" da banda Alice In Chains @aliceinchains 

Integrantes:

Banda

Layne Staley - vocal, violão rítmico em "Angry Chair"
Jerry Cantrell - violão solo, vocal
Mike Inez - baixolão, violão rítmico em "Killer is Me"
Sean Kinney - bateria

Participações

Scott Olson - violão, baixo em "Killer is Me"

Tracklist:

1 Nutshell 4:58
2 Brother 5:27
3 No Excuses 4:57
4 Sludge Factory 4:36
5 Down In A Hole 5:46
6 Angry Chair 4:36
7 Rooster 6:41
8 Got Me Wrong 4:59
9 Heaven Beside You 5:38
10 Would? 3:43
11 Frogs 7:30
12 Over Now 7:12
13 Killer Is Me 5:23

#aliceinchains #Unpluggedmtv #boomerangmusic
Hoje, 30/07, é aniversário da cantora e compositora Kate Bush @katebushmusic que completa 68 anos.

#katebush #happybirthday #boomerangmusic
Em 29/07/1983, há exatamente 43 anos atrás era lançado nos cinemas dos Estados Unidos o filme Férias Frustradas.

Dirigido por Harold Ramis (aquele mesmo ator de Os Caça Fantasmas).

Filme de comédia estrelado por Chevy Chase, Beverly D' Angelo, Anthony Michael Hall e grande elenco.

Nostalgia total, Sessão da Tarde.

#feriasfrustradas #boomerangmusic
Em 29/07/1988, há exatamente 38 anos atrás era lançado nos cinemas dos Estados Unidos o filme de drama Cocktail.

Estrelando Tom Cruise, Bryan Brown, Elisabeth Shue, Lisa Banes, Kelly Lynch, and Gina Gershon, Cocktail traz o ambicioso bartender Brian Flanagan que tenta fazer sucesso em New York City e na  Jamaica ganhando dinheiro e status.

Dirigido por Roger Donaldson

#cocktail #boomerangmusic #tomcruise
Hoje, 29/07, é aniversário do cantor, compositor e baixista da banda Rush @rush Geddy Lee @geddyimages que completa 73 anos.

#rush #geddylee #happybirthday #boomerangmusic
Em 28/07/1986, há exatamente 40 anos atrás era lançado o 4° álbum de estúdio da banda R.E.M @rem "Lifes Rich Pageant".

R.E.M.

Bill Berry – drums, vocals
Peter Buck – guitar
Mike Mills – bass, vocals
Michael Stipe – vocals

Tracklist:

Begin The Begin
These Days
Fall On Me
Cuyahoga
Hyena
Underneath The Bunker
The Flowers Of Guatamala
I Believe
What If We Give It Away?
Just A Touch
Swan Swan H
Superman

#LifesRichPageant #rem #boomerangmusic
Em 28/07/1986, há exatamente 40 anos atrás era lançado o 1° álbum ao vivo da banda RPM.

Show gravado nos dias 26 e 27 de maio de 1986 no Pavilhão de Convenções do Complexo do Anhembi.

Produzido por Marco Mazzola @marcomazzolaoficial 

Produção do show e luzes @neymatogrosso

Integrantes:

Formação

Paulo Ricardo: vocal, baixo
Fernando Deluqui: guitarra, vocal de apoio
Luiz Schiavon: teclados, piano
Paulo Pagni: bateria, sintetizador, vocal de apoio

Tracklist:

1. Revoluções Por Minuto (Paulo Ricardo / Luiz Schiavon)
2. Alvorada Voraz (Luiz Schiavon / Paulo P. A. Pagni / Paulo Ricardo)
3. A Cruz e a Espada (Paulo Ricardo / Luiz Schiavon)
4. Naja (Instrumental) (Paulo Ricardo / Luiz Schiavon)
5. Olhar 43 (Paulo Ricardo / Luiz Schiavon)
6. Estação no Inferno (Paulo Ricardo / Luiz Schiavon)
7. London, London (Caetano Veloso)
8. Flores Astrais (João Apolinário / João Ricardo)
9. Rádio Pirata (incidental: Light My Fire) (Paulo Ricardo / Luiz Schiavon) (Morrison/Manzarek/Krieger/Densmore)

@pauloricardo
@fernandodeluqui 

#radiopirataaovivo #rpm #40anos #boomerangmusic