Gabriel, O Pensador: 20 Anos do lançamento de “Seja Você Mesmo (Mas Não Seja Sempre o Mesmo)”

Relembre os clássicos atemporais do Gabriel, o Pensador e do Rap Nacional/Internacional aqui:

https://ads.sonymusic.com.br/GabrielOPensador

 

Gabriel, O Pensador ficou alguns instantes em silêncio. Pensando, obviamente. A pergunta era a filosófica e prática, ao mesmo tempo: “Quem era o Gabriel, o Pensador que gravou o álbum ‘Seja Você Mesmo (Mas Não Seja Sempre o Mesmo)’, lançado em 2001, e como aquele Gabriel se comparava àquele do presente?”.

 

E a resposta do artista é igualmente complexa e existencialista. Gabriel Contino afirma que chegou aos 47 anos mantendo a essência de duas décadas atrás: a vontade de não se repetir.

 

Sem perceber, Gabriel, O Pensador respondeu com a essência do título do álbum que comemora 20 anos neste 2021, responsável por transformar o rapper em um dos grandes nomes da música brasileira do início do século.

 

E o tempo nos permite perceber como o roqueiro “Seja Você Mesmo (Mas Não Seja Sempre o Mesmo)”, lançado pela Sony Music, mudou status do Pensador, de rapper de língua afiada que lutava contra o establishment à figura que com voz e alcance para combater o conformismo e promover um pensamento crítico. Tudo isso vertia em cada um dos versos pulsantes do quinto disco do artista.

 

Sempre quis propor um pensamento mais crítico e contra a alienação. Isso desde ‘Retrato de Um Playboy’”, diz Gabriel, o Pensador. “Ainda sou esse cara que tenta sacudir um pouco o ouvinte para ele se ligar em certas coisas. Aliás, ‘Se Liga Aí’ é o título da primeira música do álbum e não é à toa”.

 

Ouvir “Se Liga Aí”, a primeira do álbum, inicia a jornada pelo discurso de Gabriel, O Pensador no álbum que parecia vir do futuro – ou seja, do nosso presente. “Deixa a mina ter mulher / Deixa ela viver em pé / Cada um sabe o que quer“, rima Pensador, por exemplo. Da defesa da causa LGBTQIA+ ao combate ao negacionismo (“Liberdade negativa é negar a verdade“, um verso de “Se Liga Aí”), o Pensador de 2001 é tão pertinente quando o de 2021.

 

Para provar a atualidade da obra de Gabriel, o Pensador – e celebrar as duas décadas do álbum –, a emblemática música “Pega Ladrão”, que fazia tanto sentido antes quanto agora, ganha um lyric vídeo inédito produzido por B+CA/filmes, a ser lançado no próximo dia 22/10, às 10h, no canal do artista no Youtube. O vídeo faz referência à foto de Gabriel jovem que estampou a capa do disco de 2001 e assusta pela atualidade das rimas.

 

É uma música que possui um questionamento importante até hoje. O papel do eleitor é cobrar resultado de quem votamos. Há anos surgiram esses currais eleitorais pelo Brasil que aceitam qualquer absurdo, esses fãs de políticos que passa pano para qualquer escândalo que eles participam. Faz muito sentido essa música hoje também.

 

 

 

Inconformismo permeia o álbum aniversariante. Não por acaso três das 11 canções têm perguntas como título. “Tem Alguém Aí?” aborda a dependência química e de álcool no nervo da questão, enquanto “É pra rir ou pra chorar?”, debochada, ironiza a histórica desigualdade social brasileira.

 

“Até Quando?”, um dos maiores hits do álbum, se tornou uma espécie de hino daquela época. A cada porrada que o brasileiro levava, a canção de Gabriel, o Pensador fazia mais sentido.

 

Celebrando 20 anos, “Seja Você Mesmo (Mas Não Seja Sempre o Mesmo)” tem as produções dos mestres Liminha, Itaal Shur e Chico Neves, além das participações de Digão (Raimundos) e Lenine em “Tem Alguém Aí?” e “Brasa”, respectivamente.

 

Foi Liminha quem ajudou a injetar as distorções e as guitarras que marcam a sonoridade do álbum. Já o norte-americano Itaal ajudou Gabriel a encontrar uma forma de compor mais livre e dar mais espaço para o instrumental de suas músicas, como visto na suingada “Masturbação Mental”.

 

Como ele mesmo diz no diálogo que faz a introdução de “Masturbação Mental”: “Alô, ‘cê tá mudando as suas músicas?“, diz a pergunta. E Gabriel, o Pensador responde: “Não, eu tô musicando as minhas mudanças“.

 

Ouvir o álbum é uma experiência de viagem no tempo, mas curiosamente nenhuma faixa parece envelhecer um dia sequer. Tem sido assim com Gabriel, o Pensador desde o surgimento em 1992. Quando o Brasil estava abalado com o processo de impeachment do então presidente Fernando Collor, o rapper estreou com a música “Tô Feliz (Matei o Presidente)”. Em 2021, em mais um ano de reboliço político, o imparável Gabriel soltou “Nossa Mente”, uma parceria com o duo Chemical Surf, também carregada de críticas políticas.

 

Se o rap é um gênero gigantesco no Brasil neste século, isso se deve à sequência alucinante de álbuns lançados pelo Gabriel, o Pensador. A sequência de “Gabriel o Pensador” (1993), “Ainda É só o Começo” (1995), “Quebra-Cabeça” (1997) e “Nádegas a Declarar” (1999) são retratos dos conturbados anos 90.

 

A partir do pesado “Seja Você Mesmo (Mas Não Seja Sempre o Mesmo)”, Gabriel extrapolou a música para se realmente o “Pensador” do seu alter-ego. Enquanto o Brasil precisar de mudança, Gabriel estará lá pedindo para que cada um de nós abra os olhos. E, no caminho, estará mudando a si próprio também.

 

Ouça aqui o álbum “Seja Você Mesmo (Mas Não Seja Sempre o Mesmo)”:

https://ads.sonymusic.com.br/SejaVoceMesmo

 

 

Assista ao lyric vídeo de “Pega Ladrão”:   https://youtu.be/MzH2wtWtJKE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações:  Assessoria de Imprensa – Sony Music  –  Perfexx Assessoria – www.perfexx.com.br 

#SIGA NO INSTAGRAM
The Blues Brothers Live
Hoje (16/07), é aniversário do brilhante cantor e compositor Ed Kowalczky @edkowalczyk da banda Live @livetheband que completa 53 anos.

#edkowalczyk #happybirthday #Live #boomerangmusic
Hoje (16/07), é aniversário do brilhante baterista Stewart Coperland @stewart_copeland da banda The Police @thepolicebandofficial que completa 72 anos.

#thepolice #boomerangmusic #stewartcopeland
A banda MR. BIG FINALIZA SUA CARREIRA COM ‘THE BIG FINISH LIVE’ com dois lançamentos

MR. BIG formada por Eric Martin (vocal principal), Paul Gilbert (guitarra, vocal), Billy Sheehan (baixo, vocal), Nick D'Virgilio (bateria, vocal) - está encerrando sua carreira de 35 anos em GRANDE… com não um, mas dois lançamentos de álbuns. 

O primeiro é o décimo álbum de estúdio, TEN, lançado em 12 de julho. O último álbum ao vivo lançado será The BIG Finish Live, que será lançado em 6 de setembro.

 Lista de músicas 
 
1. Addicted To That Rush
2. Take Cover
3. Undertow
4. Daddy, Brother, Lover, Little Boy (The Electric Drill Song)
5. Alive And Kickin'
6. Green-Tinted Sixties Mind
7. CDFF- Lucky This Time
8. Voodoo Kiss
9. Never Say Never
10. Just Take My Heart
11. My Kinda Woman
12. A Little Too Loose
13. Road To Ruin
14. To Be With You
15. Big Love
16. The Chain
17. Promise Her The Moon
18. Where Do I Fit In
19. Wild World
20. Paul Gilbert Guitar Solo
21. Colorado Bulldog
22. Billy Sheehan Bass Solo
23. Shy Boy
24. 30 Days in the hole
25. Good Lovin'
26. Baba O' Riley

The BIG Finish Live é um novo álbum ao vivo e filme-concerto da turnê de despedida “The BIG Finish” do MR.BIG, onde a banda tocou seu álbum LEAN INTO IT, que vendeu um milhão de cópias, na íntegra, além de clássicos adicionais do MR.BIG. 

Filmado em 4K no Budokan em Tóquio, Japão, em 26 de agosto de 2023, esta performance histórica estará disponível em diversos formatos de alta qualidade: Vinil Preto 180g (3 LP), SACDs Estéreo Híbrido Multicanal (2), MQA -CDs (2), CDs MQA + Blu-Ray (2), Blu-ray 4K Ultra HD (apresentando bastidores e filmagens de entrevistas) e cassete (2). 

Todos esses formatos virão com um livreto/inserção que inclui fotos inéditas de sua apresentação no Budokan, bem como um adesivo ou cartão postal para os fãs.

Aguardem !!

#mrbig #boomerangmusic
A Netflix @netflix soltou o poster da quinta e última temporada da série Stranger Things @strangerthingstv 

A primeira parte da última temporada estreia em 2025, lembrando que ela será dividida em duas partes.

Estão curiosos? 

#strangerthings #boomerangmusic #netflix
Hoje (09/07), é aniversário do brilhante ator e produtor Tom Hanks @tomhanks que completa 68 anos.

#tomhanks #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (09/07), é aniversário do cantor e compositor Jack White @officialjackwhite que completa 49 anos.

Fundador das bandas The White Stripes e The Raconteurs

#jackwhite #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (09/07), é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Siimple Minds @simplemindsmusic Mr. Jim Kerr @jim_kerr_official_  que completa 65 anos.

#jimkerr #happybirthday #boomerangmusic